• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4: Resultados da Pesquisa

4.2 Descrição da Cultura Organizacional

Este tópico revela os perfis atuais e ideais da cultura organizacional, na visão dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o modelo dos valores competitivos desenvolvido por Cameron e Quinn, conforme explicado anteriormente no capítulo 3.

O modelo utilizado na pesquisa avaliou a cultura organizacional através de seis dimensões: 1) Características Dominantes; 2) Liderança Organizacional; 3)Gerenciamento de Pessoas e Equipes; 4) União Organizacional; 5) Ênfase Estratégica; e 6) Critérios de Sucesso. A tabela 4.7, logo abaixo, apresenta a situação atual e ideal dessas dimensões, por meio de seus valores-médios, e mais a seguir, encontram-se as análises dos mesmos.

Como a soma dos valores distribuídos para os quatro perfis culturais equivale a 10, isso significa que uma cultura organizacional igualmente representada pelos quatro elementos analisados apontaria, como resultado do equilíbrio, um valor médio geral de 2,5 para cada um dos quatro perfis. Como esse equilíbrio não aconteceu, foram considerados predominantes apenas os perfis culturais que apresentaram valores-médios superiores a 2,5. Esse procedimento de análise foi utilizado tanto com relação ao perfil cultural atual do hotel, como em relação ao perfil percebido como o ideal.

Tabela 4.7 – Valor Médio dos Tipos de Cultura Organizacional do Hotel nas Diferentes Dimensões Culturais

Tipos de Cultura Organizacional

Grupal Inovadora Racional Hierárquica Dimensões da Cultura

Organizacional

Atual Ideal Atual Ideal Atual Ideal Atual Ideal Características Dominantes 2,53 3,13 2,70 2,70 2,63 2,43 2,13 1,73

Liderança Organizacional 2,83 3,20 3,00 2,40 2,53 2,07 1,63 2,33

Gerenc. de Pessoas e Equipes 2,57 3,53 2,40 2,57 2,53 1,87 2,50 2,03 União Organizacional 2,67 3,03 2,63 2,87 2,53 2,23 2,17 1,87 Ênfase Estratégica 2,50 3,37 2,73 2,97 2,63 1,83 2,13 1,83 Critérios de Sucesso 2,87 2,87 2,57 2,97 2,40 2,07 2,17 2,10 FONTE: Dados da pesquisa, 2008.

* Os tipos culturais foram avaliados pelos funcionários numa escala de 1 a 4, sendo 4 o que mais representa a cultura do hotel.

** Os valores acima de 2,5, que representam as culturas predominantes, estão destacados em negrito.

As Características Dominantes da organização representam como a organização se caracteriza de uma maneira geral. Conforme a Tabela 4.7, no Soleil Suíte Hotel predomina na situação atual as características relativas à Cultura Inovadora, que recebeu um valor médio de 2,70. As Culturas Racional e Grupal também receberam certo destaque, com valores médios iguais a, respectivamente, 2,63 e 2,53. Já a Cultura Hierárquica se apresenta em menor intensidade com um valor médio de 2,13. Esses valores demonstram que as Características Dominantes do hotel são regidas pela flexibilidade no ambiente interno e externo (Grupal e Inovadora) e pela estabilidade e controle no ambiente externo (Racional).

Com relação à situação percebida como ideal para as Características Dominantes pelos funcionários do hotel, constata-se um desejo de aumentar a ênfase na Cultura Grupal, que passa do valor médio de 2,53 para 3,13. Como o modelo cultural utilizado no estudo trata de valores competitivos, à medida que um tipo de cultura aumenta, as outras diminuem. Com exceção da Cultura Inovadora, que se manteve com o mesmo valor médio, houve uma redução considerável dos valores ideais das Culturas Racional e Hierárquica. Assim, houve uma alteração nas culturas dominantes, prevalecendo a Cultura Grupal e Inovadora (respectivamente, 3,13 e 2,70). Com isso, na situação ideal, as Características Dominantes do hotel apresentam flexibilidade e dinamismo, principalmente no ambiente interno (Grupal) e também no ambiente externo (Inovadora). A preocupação com estabilidade e controle no

ambiente externo (Racional) já não é uma característica predominante, como no caso da situação atual.

A dimensão Liderança Organizacional revela o estilo e a abordagem de liderança presente na organização. Na situação atual, prevalece o perfil de liderança referente à Cultura Inovadora, com média 3,00. Na seqüência, também existe a presença significativa do perfil da Cultura Grupal, que apresenta média 2,83, seguida do perfil da Cultura Racional, com média 2,53. Novamente, a Cultura Hierárquica recebeu valor médio inferior a 2,5 (1,63), influenciando pouco na liderança. Nesse sentido, pode-se dizer que a Liderança Organizacional praticada no hotel incentiva a inovação e a criatividade (Inovadora), além da participação, do trabalho em equipe (Grupal), e de um certo direcionamento para se alcançar metas e resultados por meio de competitividade (Racional).

Na situação ideal, a Liderança Organizacional preferida pelos funcionários é a caracterizada pela Cultura Grupal que passa de um valor médio de 2,83 para 3,20. As Culturas Inovadora e Racional deixam de ser predominantes, apresentando valores-médios inferiores a 2,50. Apesar de um aumento da Cultura Hierárquica, ainda não é o suficiente para se tornar tão predominante. Como resultado, a liderança continua com ênfase no consenso e na colaboração (Grupal), oferecendo um pouco menos de liberdade individual (Inovadora) e de rigidez e controle no alcance de metas e resultados (Racional).

A dimensão Gerenciamento de Pessoas e Equipes corresponde à maneira como os funcionários são tratados e como se caracteriza o ambiente de trabalho. Na situação atual do Soleil Suíte Hotel, os valores da Cultura Grupal, Racional e Hierárquica nessa dimensão estão bem próximos, com média, respectivamente de 2,57, 2,53, e 2,50. A Cultura Inovadora apresenta valor de 2,40, sendo a menos predominante. Dessa forma, a gestão de pessoas no hotel prioriza o trabalho em equipe e a participação (Grupal), seguidos pela ênfase em competitividade e no cumprimento de metas (Racional) e, ainda, pela estabilidade e segurança no emprego (Hierárquica).

Na situação ideal, os funcionários vislumbram valores maiores para a Cultura Grupal (3,53), a Cultura Inovadora (2,57) e menores para as Culturas Racional (1,87) e Hierárquica (2,03). Assim, dissemina-se a participação, a colaboração, a criatividade e a liberdade individual, focando a flexibilidade e diferenciação interna (Grupal) e externa (Inovadora).

A dimensão União Organizacional se relaciona aos mecanismos ou vínculos que mantêm a organização em harmonia. Nessa dimensão, as características mais presentes são as das Culturas Grupal e Inovadora, com média, respectivamente de 2,67 e 2,63. Também se

destacam os valores da Cultura Racional, com média de 2,53. A Cultura Hierárquica aparece como a menos predominante, com um valor médio de apenas 2,17. Por meio desses dados, entende-se que atualmente os funcionários do hotel consideram importantes para manter a organização unida, essencialmente, valores como lealdade e confiança (Grupal), o comprometimento com a experimentação, a inovação e o desenvolvimento (Inovadora), e a preocupação em atingir metas, enfatizando sempre a vitória (Racional).

Na situação ideal da dimensão União Organizacional, observa-se um desejo de aumentar as Culturas Grupal e Inovadora, que passam, respectivamente, de médias 2,67 e 2,63 para médias 3,03 e 2,87. Esse desejo dos funcionários repercute em uma diminuição das Culturas Racional e Hierárquica, dando pouca representatividade as mesmas. De qualquer forma, a ênfase em valores como lealdade e confiança, possibilitando que as pessoas compartilhem suas experiências pessoais e profissionais (Grupal), e criatividade e inovação, possibilitando que as pessoas sempre mudem para melhorar (Inovadora) continuam sendo os responsáveis pela coesão organizacional interna e externa.

A dimensão Ênfase Estratégica determina as áreas que merecem uma maior atenção para garantir o direcionamento da estratégia da organização. Os valores que mais orientam a estratégia do Soleil Suíte Hotel, na visão dos funcionários, fazem parte das Culturas Inovadora (2,73) e Racional (2,63). Em seguida, aparecem os não menos importantes valores da Cultura Grupal (2,50). Já a Cultura Hierárquica recebeu um valor médio de 2,13, não sendo muito representativo. Esses dados demonstram que o hotel foca suas estratégias sobre os benefícios que podem ser obtidos através do crescimento rápido e da aquisição de novos recursos (Inovadora), através de ações competitivas e do alcance de alvos e metas mensuráveis (Racional), e bem como, da participação, confiança e desenvolvimento dos colaboradores (Grupal).

Na situação ideal, percebe-se mais uma vez o desejo de aumentar as Culturas Grupal e Inovadora, que teriam valores-médios 3,37 e 2,97, respectivamente. E mais uma vez, tal desejo dos funcionários provoca a diminuição das Culturas Racional (1,83) e Hierárquica (1,83), dando pouco grau de significância as mesmas. Assim, conforme os funcionários do hotel, a Ênfase Estratégica deve focalizar principalmente o desenvolvimento das pessoas que compõem a organização (Grupal), incentivando-as a enfrentar novos desafios e a experimentar coisas novas para a melhoria da empresa (Inovadora).

Os Critérios de Sucesso determinam como a vitória é definida na organização e o que deve ser recompensado e celebrado. Observa-se a predominância da Cultura Grupal (2,87), seguida pela Cultura Inovadora (2,57). As Culturas Racional e Hierárquica

receberam valores médios inferiores a 2,50. Portanto, pode-se dizer que o sucesso no Soleil Suíte Hotel é definido em termos de sensibilidade ao cliente e preocupação com os empregados (Grupal); e de obtenção de exclusividade e de novos produtos e serviços (Inovadora).

Na situação ideal, observa-se que a Cultura Grupal (2,87) se mantém com o mesmo valor, enquanto a Cultura Inovadora (2,97) aumenta, ultrapassando-a. As Culturas Racional (2,07) e Hierárquica (2,10) diminuem mais ainda. Esses resultados demonstram que, para os funcionários do hotel, o sucesso das organizações está intimamente relacionado com a sua capacidade de se flexibilizar, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo, dando ênfase ao desenvolvimento das pessoas (Grupal) e a liderança de produtos ou serviços (Inovadora).

Assim, a análise da Tabela 4.7 aponta na situação atual, a predominância das Culturas Grupal, Inovadora e Racional, e na situação ideal, a predominância apenas das Culturas Grupal e Inovadora, uma vez que esses tipos culturais foram os que mais receberam valores superiores a 2,50 na maioria das seis dimensões da cultura organizacional.

Na Tabela 4.8 a seguir, é possível obter o mesmo tipo de conclusão através da análise do perfil cultural atual e ideal do Soleil Suíte Hotel, por meio do valor médio geral (já englobando todas as seis dimensões) e respectivo desvio-padrão de cada tipo de cultura.

Tabela 4.8 – Valor Médio Geral dos Tipos de Cultura Organizacional do Hotel

Hoje Ideal Tipos de Cultura

Organizacional Média Desvio Padrão Média Desvio Padrão Grupal 2,66 0,60 3,19 0,50

Inovadora 2,67 0,46 2,74 0,36

Racional 2,54 0,57 2,08 0,45

Hierárquica 2,12 0,46 1,98 0,44 FONTE: Dados da pesquisa, 2008.

* Os tipos culturais foram avaliados pelos funcionários numa escala de 1 a 4, sendo 4 o que mais representa a cultura do hotel.

** Os valores acima de 2,5, que representam as culturas predominantes, estão destacados em negrito.

De acordo com a Tabela 4.8, os valores médios revelam uma cultura organizacional, ou seja, um conjunto de crenças e valores predominantes hoje no Soleil Suíte Hotel, caracterizado pelas Culturas Inovadora (2,67), Grupal (2,66) e Racional (2,54), havendo uma representação menos significativa dos elementos da Cultura Hierárquica (2,12). Assim, observa-se que, atualmente, há um certo equilíbrio entre esses perfis culturais, havendo uma tendência mais acentuada para as Culturas Inovadora e Grupal.

Na situação ideal, fica evidente uma forte tendência do hotel de aumentar de um perfil caracterizado como Grupal e Inovador para um perfil cultural ainda mais Grupal, acompanhado de um acréscimo também da Cultura Inovadora, ou seja, um ambiente ainda mais flexível e dinâmico. Assim, esse desejo manifestado pelos funcionários do hotel, em aumentar as características das Culturas Grupal (3,19) e Inovadora (2,74), levaria a uma queda dos elementos das Culturas Racional (2,08) e Hierárquica (1,98), dando a elas um caráter pouco expressivo.

A seguir, nas Figuras 4.1 e 4.2, essas duas situações descritas (atual e ideal), podem ser visualizadas e percebidas com maior clareza.

Figura 4.1 – Perfil Atual da Cultura Organizacional

FONTE: Dados da pesquisa, 2008.

Conforme pode ser visto na Figura 4.1, a Cultura Grupal e a Cultura Inovadora, predominam na situação atual. Essas duas culturas são caracterizadas pela flexibilidade e dinamismo, ambas, respectivamente, com foco interno (visando a integração dos funcionários) e externo (procurando diferenciar produtos e serviços). Já a Cultura Racional, fica um pouco atrás, mas também com um certo grau de predominância, e apesar de possuir foco externo como a Cultura Inovadora, se caracteriza por um rígido controle das ações,

orientando-as para uma maior obtenção dos resultados (como por exemplo, penetração de mercado, liderança e preços competitivos). A Cultura Hierárquica foi a única que não demonstrou predominância, caracterizando assim, um ambiente interno sem muitos procedimentos formais regendo as ações das pessoas. Isto indica que o hotel atualmente orienta suas ações visando os ambientes interno e externo, propiciando uma situação na qual favorece o desenvolvimento conjunto de seus recursos humanos, encorajando-os a inovar na prestação dos serviços.

Figura 4.2 – Perfil Ideal da Cultura Organizacional

FONTE: Dados da pesquisa, 2008.

Através de uma análise comparativa das Figuras 4.1 e 4.2, é possível observar as diferenças entre os perfis atual e ideal. Essas diferenças podem ser entendidas como as mudanças na cultura organizacional, desejadas de uma maneira geral, pelos funcionários do Soleil Suíte Hotel. Sabendo disso, percebe-se na Figura 4.2 uma tendência de continuar trabalhando com a Cultura Grupal, dando ênfase ao trabalho em equipe, a participação e a colaboração, e com a Cultura Inovadora, favorecendo a iniciativa, a liberdade individual, e por fim, a criatividade, ao passo que diminui consideravelmente o controle rígido, e mais

ainda os procedimentos formais, ambos proporcionados, respectivamente, pelas Culturas Racional e Hierárquica.

Documentos relacionados