• Nenhum resultado encontrado

Descrição do Comprometimento Organizacional

Capítulo 4: Resultados da Pesquisa

4.3 Descrição do Comprometimento Organizacional

O comprometimento organizacional foi avaliado por meio de um instrumento criado por Medeiros (2003), a partir de uma revisão teórica dos modelos teóricos de conceitualização do comprometimento organizacional. Através desse instrumento, os funcionários do Soleil Suíte Hotel avaliavam os 30 indicadores do comprometimento, numa escala Likert de 1 a 5, na qual 1 correspondente a “discordo completamente” e 5 a “concordo completamente”. A Tabela 4.9 ilustra os valores médios dos indicadores do comprometimento organizacional do hotel.

Conforme a tabela, dos 30 indicadores, 8 receberam valores médios entre 4,00 e 5,00, representando uma avaliação positiva em termos de concordância.

O indicador do comprometimento em que o hotel recebeu melhor avaliação foi sobre a obrigação em desempenhar bem a função na empresa (Enfoque Normativo), com média 4,53, que se enquadra num nível de concordância positivo entre “em parte” e “totalmente”.

O segundo melhor índice relaciona-se ao comprometimento do funcionário na busca de atingir os objetivos da empresa (Enfoque Normativo), com média de 4,30, seguido pela sensação de fazer parte do grupo (Enfoque Afiliativo), que apresentou valor médio de 4,27. Em quarto lugar, com média de 4,23, encontra-se o esforço para que a empresa tenha os melhores resultados possíveis (Enfoque Normativo).

Os outros quatro indicadores que receberam valores médios superiores a 4,00, enquadrando-se numa avaliação positiva sobre seus níveis de comprometimento, foram os que tratam sobre: o esforço demasiado por parte do funcionário para que a empresa atinja seus objetivos (Enfoque Afetivo); o reconhecimento pelo funcionário de que a organização valoriza os bons princípios (Enfoque Afetivo); a admissão de que para se manter na empresa, o funcionário procura fazer sempre o que é esperado dele (Enfoque Instrumental); e a preocupação do funcionário em não transgredir as regras, no intuito de manter o emprego (Enfoque Instrumental).

Foram identificados 15 indicadores com médias entre 3,50 e 4,00, enquadrando-se em um nível de concordância parcial. Entre esses 15 indicadores: dois são Afetivos; seis são Afiliativos; um é Instrumental; e seis são Normativos.

Tabela 4.9 – Valor Médio dos Indicadores do Comprometimento do Hotel

Indicadores do Comprometimento Organizacional Média Desvio- Padrão

AFE – Eu me identifico com a filosofia desta organização. 3,37 1,35 AFE – Eu concordo com as práticas adotadas pela minha organização. 3,20 1,33 AFE – Eu acredito nos valores e objetivos desta organização. 3,67 1,22 AFE – Eu sempre me esforço demasiadamente para que a empresa atinja seus objetivos. 4,20 1,17 AFE – Eu gostaria de trabalhar nesta empresa por muitos anos. 3,93 1,12 AFE – Esta organização valoriza os bons princípios. 4,10 1,01 AFI – Nesta empresa, eu sinto que faço parte do grupo. 4,27 0,96 AFI – Eu realmente sinto que nesta empresa somos uma grande família. 3,30 1,29 AFI – Sinto que sou plenamente integrado a esta empresa. 3,63 1,20 AFI – Se um dia vier a deixar esta empresa sentirei bastante saudade daqui. 3,67 1,47 AFI – Fazer parte do grupo é o que me leva a lutar por esta empresa. 3,70 1,32 AFI – Tenho uma imensa satisfação em fazer parte desta empresa. 3,93 1,24 AFI – Sinto que meus colegas me consideram como membro da equipe de trabalho. 3,83 1,37 AFI – Sou reconhecido por todos na empresa como um membro do grupo. 3,67 1,58 INS – Para me manter na empresa, procuro sempre fazer o que é esperado de mim. 4,03 1,54 INS – Procuro não transgredir as regras aqui, pois assim sempre manterei meu emprego. 4,00 1,39 INS – Importante é fazer sempre o trabalho solicitado, não adianta ficar querendo mostrar

resultados. 3,60 1,31

INS – Se todos fizessem sempre o necessário não haveria demissões na empresa. 3,50 1,57 INS – Não gostaria de deixar minha empresa, já investi bastante da minha vida aqui. 3,03 1,20 INS – Acredito que esta empresa me dá benefícios que dificilmente encontraria em outro

trabalho. 2,97 1,11

INS – Esta empresa me dá muitos benefícios que compensam trabalhar aqui. 3,13 1,33 NOR – Empregado tem a obrigação de sempre cumprir suas tarefas. 3,93 1,39 NOR – Uma das coisas mais importantes na empresa é cumprir suas normas e regulamentos. 3,97 1,40 NOR – O bom desempenho na empresa é uma decorrência de sempre se respeitar suas regras. 3,97 1,08 NOR – Todo empregado deve buscar atingir os objetivos da empresa. 4,30 1,19 NOR – O bom empregado deve se esforçar para que a empresa tenha os melhores resultados

possíveis. 4,23 1,26

NOR – Todo empregado deve dedicar-se de corpo e alma a sua empresa. 3,60 1,36 NOR – Eu me sinto culpado se não consigo realizar bem minhas tarefas. 3,70 1,29 NOR – Eu tenho obrigação em desempenhar bem minha função na empresa. 4,53 1,09 NOR – Eu me sinto obrigado a fazer as coisas cada vez melhores aqui na empresa. 3,87 1,45 FONTE: Dados da pesquisa, 2008.

* Os indicadores foram avaliados pelos funcionários do hotel na seguinte escala: discordo completamente = 1; discordo em parte = 2; nem concordo, nem discordo = 3; concordo em parte = 4; e concordo completamente = 5. ** AFE – Indicadores de comprometimento afetivo; AFI – Indicadores de comprometimento afiliativo; INS – Indicadores de comprometimento instrumental; NOR – Indicadores de comprometimento normativo.

O indicador que recebeu a pior avaliação, não havendo concordância nem discordância, foi o que se refere à crença de que a empresa oferece benefícios que dificilmente seriam encontrados em outro trabalho (Enfoque Instrumental), com média igual a 2,97.

A segunda menor média, 3,03, foi apresentada pelo indicador que afirma o desejo do funcionário em não deixar a empresa, por já ter investido bastante de sua vida nela (Enfoque Instrumental). O terceiro índice mais baixo, 3,13, foi atribuído ao indicador que afirma que a empresa oferece benefícios que compensam trabalhar nela (Enfoque Instrumental).

Outros quatro indicadores com média inferior ou igual a 3,50, não implicando em concordância ou discordância, são: a concordância com as práticas adotadas pela organização (Enfoque Afetivo); o sentimento de que na empresa se forma uma grande família (Enfoque Afiliativo); a identificação com a filosofia da organização (Enfoque Afetivo); e a crença de que demissões podem ser evitadas, caso todos façam o necessário (Enfoque Instrumental).

Assim, a análise da Tabela 4.9 aponta uma avaliação positiva em termos de concordância dos indicadores da dimensão do Comprometimento Normativo. Também com uma avaliação positiva, porém menos acentuada, encontram-se os indicadores do Comprometimento Afiliativo e Afetivo. Apenas os indicadores do Comprometimento Instrumental não apresentaram um alto grau de concordância, o que não implicou também em discordância.

Na Tabela 4.10 a seguir, é possível obter o mesmo tipo de conclusão através da análise do valor médio geral (englobando todos os indicadores) e respectivo desvio-padrão de cada dimensão do comprometimento percebida no hotel.

Tabela 4.10 – Valor Médio das Dimensões do Comprometimento do Hotel

Dimensões do Comprometimento Média Desvio Padrão

Afetivo 3,74 0,87

Afiliativo 3,75 0,98

Instrumental 3,47 0,93

Normativo 4,01 0,94 FONTE: Dados da pesquisa, 2008.

* Os indicadores foram avaliados pelos funcionários do hotel na seguinte escala: discordo completamente = 1; discordo em parte = 2; nem concordo, nem discordo = 3; concordo em parte = 4; e concordo completamente = 5.

A dimensão do comprometimento que apresentou índice mais elevado no hotel pesquisado foi a Normativa, com média igual a 4,01, que se enquadra e um nível de concordância entre parcial e total. A segunda melhor avaliação foi atribuída à dimensão Afiliativa, com média de 3,75, seguida da dimensão Afetiva, com média 3,74, onde ambas se aproximam de um nível de concordância parcial. A dimensão com menor valor foi a

Instrumental, com média 3,47, mais próxima do ponto onde nem se concorda e nem se discorda, do que do ponto de concordância parcial.

A dimensão Normativa apresenta indicadores elevados, que reunidos, denotam bem o sentimento de obrigação por parte dos funcionários em buscar atingir os objetivos organizacionais, bem como os melhores resultados para o hotel.

A dimensão Afiliativa, através dos bons índices observados com relação aos seus indicadores, denota um sentimento de fazer parte, fruto dos vínculos nas relações sociais do hotel, obtidas através de técnicas e cerimônias que tornam público o estado de ser um membro da organização e que favorecem a coesão do grupo.

Já a dimensão Afetiva, apresentando índice muito próximo da dimensão Afiliativa, denota o envolvimento dos funcionários causado pela congruência entre os valores individuais e organizacionais. Ou seja, trata-se de uma internalização, por parte dos funcionários, dos valores apresentados pelo hotel, obtida quando estes valores são coerentes com aquilo que os indivíduos valorizam ou consideram como desejável.

Ressalta-se que se sentir parte de uma organização é diferente de introjectar características e valores organizacionais, o que por sua vez, distingue bem a dimensão Afiliativa da dimensão Afetiva.

A dimensão Instrumental não demonstrou índices altos como os demais, o que indica que o envolvimento do indivíduo com a organização, bem como a sua permanência não é conseqüência de uma análise de custos e benefícios associados a sua saída.

Através de uma visão geral, entende-se que enquanto a dimensão Afetiva proporciona a espontaneidade nas ações dos indivíduos, levando-os a se comprometer e se esforçar consideravelmente pela organização simplesmente por gostar da mesma, a dimensão

Afiliativa proporciona a integração desses esforços, uma vez que todos passam a se sentir

parte do grupo. Em meio a isso, a dimensão Normativa sustenta tanto o vínculo Afetivo quanto o vínculo Afiliativo, oferecendo suporte através das regras, normas e procedimentos estabelecidos pela empresa.

Documentos relacionados