• Nenhum resultado encontrado

PARTE III ELEMENTOS DE CONCLUSÂO 257 9 – CONCLUSÕES

TRANSCLASSISTA E MULTISETORIAL

8.3. Descrição da região

“Cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão global e de uma razão local, convivendo dialeticamente”. (SANTOS, 2002, p. 339).

De acordo com as análises dos relatórios, a escolha desta região foi efetivada pelo reconhecimento prévio do Professor e ex-secretário de Turismo da Ilha de Vera Cruz José Ney Santos, que apresentou para o coletivo de participantes a possibilidade em desenvolver o trabalho em comunidades, que apresentavam pertinências para este tipo de intervenção, como Baiacu e Matarandiba, cujas condições sociais e relações econômicas estão centradas em uma fraca indústria de turismo que vem perdendo forças nos últimos anos. Partes destas caracterizações foram analisadas, nesta tese, a partir dos registros nos relatórios dos

professores, estudantes, monitores e tutores, observações realizadas diretamente no local, resultados do questionário117, fotos118, filmagens, conversas informais, análise de documentos da Prefeitura de Vera Cruz e artigos referentes aos impactos ambientais na Baia de Todos os Santos.

Matarandiba é uma pequena ilha, que fica na contra costa da ilha de Itaparica, na Baia de Todos os Santos, possui como vegetação a Mata Atlântica e arbustos de litoral, com mata primária e mangue. Possui entre 400 a 500119 moradores entre crianças, jovens, adultos e idosos. A população vive na costa da Ilha à beira mar, muitos são descendentes da mesma família, ou são amigos e vizinhos desde a infância.

O serviço público do local se restringe a duas escolas de ensino infantil e fundamental, até a antiga 5º série, e um posto médico- odontológico que funciona com escassez de pessoal, de equipamentos e medicações. Os professores, com baixos salários e com baixa qualificação profissional, não apresentavam articulações entre as temáticas transversais trazidas pela LDB, como a temática ambiental. O que demonstrou ser, também, uma demanda de realização da Educação Ambiental para formação local.

Como atividade formadora, é importante também deixar registrado que existiu, durante as ações da ACC na localidade, o Telecurso Segundo Grau, além de outros projetos ligados a TV Futura e à Dow Química. No semestre de 2003.2, formou-se a primeira turma do Telecurso Segundo Grau. O que favoreceu o diálogo com os moradores na dimensão da Educação Ambiental.

A Dow Química é uma das indústrias da região que manipula produtos químicos e emprega trabalhadores não especializados do local. Os técnicos de alta especialização são contratados de outras partes do país. A empresa é uma das que compromete a qualidade e preservação

117 O questionário foi elaborado pelo coletivo de estudantes, professores e pesquisadores que participaram das atividades curriculares em comunidade.

118 As fotos foram registradas ao longo dos cinco semestres de atividades curricular em comunidade, ocupando o valor de dados coletados tanto para esta pesquisa quanto para os estudantes que ao iniciarem o semestre conhecem a comunidade através de depoimentos e dos registros relatórios, fotos e filmagens. Algumas fotos estão no APENDICE D.

119 Dados a partir do questionário aplicado pelos estudantes e dos registrados na Prefeitura de Vera Cruz ano de 2005.

da natureza local, apesar dos cuidados ao transportar produtos químicos pelo subsolo. A indústria retém a maior parte das terras que, segundo as informações em relatos de entrevistas, representa cerca de 90%, e a população, em geral, fica restrita a uma pequena parcela de pescadores e familiares localizada a beira mar. De acordo com os relatórios, a questão ambiental, em decorrência da indústria, foi um ponto de restrição do trabalho da ACC.

As áreas de lazer correspondem a: uma quadra poliesportiva, um campo de futebol de grama, um campo de futebol de areia e uma pracinha com brinquedos infantis. Possui também duas igrejas, sendo uma católica e outra protestante. Além disso, existiam uns cinco bares ou botecos que também funcionavam à tarde e à noite, com músicas populares, regionais e “nativas”.

A população, segundo relatos, estava restrita a atividades culturais de lazer como dança, esporte e jogos, seguindo os padrões sugeridos pelos meios de comunicação de massa, como a televisão e o rádio. Os resultados dos questionários aplicados indicam que as atividades corporais estão relacionadas ao futebol, ao pagode “Baixaria”, e as atividades ligadas ao trabalho corporal, como caça, caminhadas, natação, pesca, canoagem entre outros. Algumas atividades, como o samba de roda e o festival de canoa, faziam parte da cultura local e com o tempo, com achegada da media, foi desaparecendo.

As condições das casas são descritas segundo o seu aspecto físico. São rebocadas, na sua grande maioria e possuíam fossa séptica e luz elétrica120.

A comunidade possuía uma Associação de Moradores que é liderada por “Lico” e “Bira”. As relações da ACC com a comunidade se estabeleceram através, primeiramente, dessa Associação de Moradores, com as escolas e diretamente com os próprios moradores.

A atividade econômica principal é a pesca e a catação de mariscos. Matarandiba representa uma das áreas com sérias ameaças de destruição, pois é parte de antigas tentativas de instalações de turismo

120 Segundo resultados de questionários aplicados durante três semestres na comunidade. Identificando dados a respeito do trabalho, atividades da cultura corporal, escolaridade, moradia e saneamento básico.

internacional e sofre altos com impactos da indústria local, a Dow Química, e das indústrias do Pólo Industrial e Petroquímico de Lauro de Freitas e de Salvador. A instalação do Pólo, na década de 1970, alterou a região no sentido de causar alguns declínios das condições de vida local. A pesca, a catação de mariscos, o cultivo da terra, o cuidar do ambiente e das pessoas foram se alterando principalmente após a instalação da Indústria na região. Houve aumento da produção industrial e também do impacto ambiental de resíduos sólidos e líquidos no mar e no solo, as terras foram demarcadas pelas propriedades da nova indústria, causando a transferência de famílias, o desmembramento da comunidade, os meios de subsistências foram se tornando escassos graças as transformações no mar e na terra. Os impactos na cultura foram a perda da diversidade de expressões, transferindo para a compra de prazeres televisivos ou computacionais.