• Nenhum resultado encontrado

18 Leiaute de integração – Exportação DJMONITOR

18.1 Descrição do arquivo de exportação

O arquivo de exportação do DJMONITOR para o Sistema de Retaguarda é composto por vários registros contendo a movimentação de um determinado período, que pode ser um intervalo de algumas horas ou de alguns dias, estes registros são organizados hierarquicamente. No momento da exportação é possível desabilitar a geração de alguns registros.

“O arquivo será gerado com o nome referente ao número de geração do arquivo, sendo que será preenchido com zeros a esquerda para que o campo possua 8 posições mais a extensão, acompanhado da extensão “.djm”, por exemplo, para um arquivo com código de geração “500” o nome do arquivo será “00000500.txt”.

Os registros que compõem ao arquivo são os seguintes:

INI – Contém as informações referentes a data/hora, usuário que efetuou a geração do

arquivo .Este registro é obrigatório.

ECF – Contém as informações referentes ao ECF, incluindo ao qual terminal o equipamento

está vinculado. Deverá ser gerado um registro ECF para cada emissor de cupom fiscal ativo e que tenha emitido algum documento no período, existente na empresa. Este é um registro obrigatório

DJSystem Automação Comercial Pag: 94 TUR – Contém as informações refentes aos Turnos criados no período para o ECF, como a

data\hora de abertura e fechamento, o usuário que efetuou a abertura ou fechamento, além dos totais por daquele turno, como Total a Vista, Total A Prazo, Total com Cheque, Total de Entradas, etc. Para cada registro ECF, deverão ser gerados um ou vários registros TUR, pois para cada ECF, podem ter sido criados vários turnos.

DOC – Contém as informações referentes ao cabeçalho do documento. Para cada registro

TUR, deverão ser gerados um ou vários registros DOC, pois um Turno pode conter um ou muitos documentos. Este é um registro obrigatório.

DIT - Contém as informações referentes aos itens do documento. Este registro deverá existir

apenas para os documentos referentes a vendas. Para cada registro DOC que for referente a vendas, deverá ser gerado um ou vários registros DIT, pois um documento pode conter vários itens. Este registro é opcional.

DPG – Contém as informações referentes aos pagamentos do documento. Este registro

deverá existir para todos os documentos, exceto quando o documento for referente a Reduções Z , Leituras X ou outros relatórios gerenciais que não envolvam pagamentos ou não movimentem o caixa. Para cada registro DOC deverão existir um ou vários registros DPG, pois um documento pode conter vários pagamentos. Este registro é opcional.

DPT – Contém as informações referentes aos trocos do documento. Este registro deverá

existir para todos os documentos, exceto quando o documento for referente a Reduções Z, Leituras X ou outros relatórios gerenciais que não envolvam pagamentos ou não movimentem o caixa. Para cada registro DOC deverão existir um ou vários registros DPT, pois um documento pode conter vários pagamentos. Este registro é opcional.

Este registro tem a mesma estrutura e os mesmo campos do DPG, a única diferença é o tipo de registro.

DPA – Contém as informações referentes às parcelas do documento. Este registro deverá

existir apenas quando o documento for referente às vendas á prazo. Para cada registro DOC poderão existir um ou vários registro DPA, pois uma venda prazo pode conter várias parcelas. Este registro é opcional.

Este registro é opcional.

TEF – Contém as informações referentes as transações TEF do documento. Este registro

deverá existir apenas quando o documento for pago através do TEF. Para cada registro DOC existente, poderão existir um ou vários registros TEF, já que um documento pode ser pago com vários cartões diferentes.

CAT – Contém as informações referentes as transações TEF canceladas do documento. Este

registro deverá existir apenas quando o documento for pago através do TEF e houve o cancelamento do pagamento. Para cada registro DOC existente, poderão existir um ou vários registros TEF, já que um documento pode ser pago com vários cartões diferentes.

Este registro tem a mesma estrutura e os mesmo campos do TEF, a única diferença é o tipo de registro.

REZ – Contém as informações referentes às reduções Z. Este registro deverá existir apenas

quando o documento for referente às reduções Z. Para cada registro ECF poderão existir um ou vários registros REZ, pois o arquivo pode conter dados de períodos variados, sendo assim, pode ser que o arquivo contenha várias reduções (vários dias) ou nenhuma (um intervalo de tempo de apenas um dia). Este registro é opcional.

RED – Contém as informações detalhadas da redução, como os valores de cada alíquota

cadastrada, descontos, acréscimos e cancelamentos, etc. Para cada registro REZ existirão um ou vários registros RED. Exceto quando durante a exportação for desabilitada a geração do registro REZ.

TIV- Contém as informações referentes ao total das vendas de cada produto, este registro não

será gerado caso as informações detalhadas dos documentos de vendas sejam exportadas, ou seja, caso os itens dos documentos sejam exportados, pois neste caso teríamos informações duplicadas. Será gerado para cada ECF um registro TIV para cada item vendido pelo ECF. Exceto quando durante a exportação for desabilitada a geração do registro TVI ou ainda caso já estejam sendo gerados os registros DIT.

DJSystem Automação Comercial Pag: 96 18.2 Estrutura do arquivo de exportação

1. ECF- Informações sobre o ECF

1.1 TUR – Informações sobre o Turno 1.1.1 - DOC - Cabeçalho do documento

1.1.1.1 DIT - Itens do documento (Caso seja venda)

1.1.1.2 DPG - Pagamentos do documento (Todos os casos, exceto quando for redução Z ou Leitura X)

1.1.1.3 DPA - Parcelas do documento (Caso seja venda)

1.1.1.4 DCH - Cheques do documento (Caso seja venda utilizando cheques) 1.1.1.5 TEF – Transações TEF (Caso o Pagamento tenha sido efetuado

usando o TEF)

1.1.1.6 REZ - Cabeçalho da redução (Caso seja Redução Z)

1.1.6.1 RED - Detalhe da redução (Caso documento seja Redução Z)

1.2 TIV – Total de cada Item Vendido (Apenas quando não forem exportadas as informações dos itens da venda.

18.3 Especificações do arquivo Tipo de dados A Alfa AN Alfanumérico D Data H Hora N Numérico Regras de criação

Para cada ECF ativo e com movimentação no período de geração do arquivo deverá ser criado uma estrutura como a demonstrada acima

Para campos numéricos que possuem casas decimais, será informado o ponto (.) como separador de decimais. Observar na especificação do campo a quantidade de casas decimais. Campos do tipo DATA deverão ser informados no formato AAAAMMDD.

Campos do tipo HORA deverão ser informados no formato HHMMSS.

Campos do tipo Alfanuméricos serão exportados com as mascaras de edição.

Campos numéricos serão exportados apenas com os campos significativos, por exemplo, o campo CODLOJA se for 1, será exportado apenas o valor 1, se for 10 será exportado o valor 10.

Campos do tipo ALFA serão exportados apenas com os caracteres válidos, ou seja, os espaços depois do texto serão desconsiderados, por exemplo, o campo NOME_Cli do registro DOC tem o tamanho 50, porém se forem utilizados apenas 30 bytes, os espaços serão ignorados na exportação.

Códigos Externos

Em vários registros do arquivo existem campos chamados CODEXTERNO, que são de responsabilidade da aplicação de retaguarda, ou seja, estes campos são os códigos do cliente, do ECF entre outros na própria aplicação de retaguarda, para que este campo seja exportado corretamente é importante que a aplicação de retaguarda informe corretamente o valor destes campos, que podem ser utilizados para a realização da importação deste arquivo.

Documentos relacionados