• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO E DE INTERVENÇÃO

3.5. Descrição e recolha de dados do projeto no 1ºCiclo

Tabela 1 Desenho Global das Intervenções realizadas no âmbito do 1º CEB Questões de Investigação Técnicas e Instrumento

de Recolha de Dados

Tipo de Informação a obter 1. Qual a significância histórica atribuída pelos alunos ao património local/nacional a partir das visitas de estudo virtual versus visitas in loco? 1.1Como constroem os alunos o conhecimento histórico a partir da realização de uma visita de estudo virtual e de uma visita de estudo “in loco”?

- Diálogo em grande grupo de exposição do tema, e ficha de levantamento de conceções prévias (anexo 1)

- Realização de uma visita virtual em grupo ao Castro de S. Lourenço através do Google Eearth (guião- questionário anexo 2) - Realização de uma visita de estudo “in loco” em grupo ao Castro de S. Lourenço e ao Centro Interpretativo. Guião. Questionário anexo 3)

- Apurar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos castros e do modo de vida castreja;

- Identificar as principais dificuldades evidenciadas pelos alunos relativamente à compreensão das temáticas a desenvolver;

- Avaliar a capacidade de trabalhar em grupo; - Avaliar as aprendizagens realizadas no âmbito do projeto relativas à visita de estudo virtual e à visita de estudo “in loco”;

1.2. Como avaliam os alunos os conhecimentos históricos adquiridos a partir da visita de estudo virtual e da visita de estudo “in loco”? -Resolução do Guião- Questionário da visita virtual ao Castro de S. Lourenço- Resolução do Guião -Questionário da visita de estudo “in loco” ao Castro de

S. Lourenço

-Construção de um texto descritivo da atividade da visita de estudo “in loco” ao Castro de S. Lourenço. -Resolução de uma ficha de metacognição.

- Apurar as conceções e inferências dos alunos em relação aos Castros e modo de vida Castreja.

- Apurar as inferências e deduções realizadas a partir da realização de uma visita de estudo virtual e de uma visita de estudo “in loco” a uma componente do seu património local. - Avaliar as aprendizagens realizadas no âmbito do projeto - Avaliar a evolução de conhecimentos referentes ao Castro da primeira à última atividade.

A recolha de dados referente à experiência investigativa desenvolvida no 1º CEB decorreu em 3 sessões, onde convergiram duas áreas do saber incluídas neste ciclo, o Estudo do Meio e às TIC, sendo que as TIC, estão inseridas apenas nas Áreas Extra Curriculares.

Desta forma, almejámos ao longo do seguimento do projeto, utilizar instrumentos de recolha de dados proveitosos no sentido pedagógico e investigativo, com vista a edificarem-se como elementos de reflexão, consolidação, e verificação das aprendizagens, mas também que transpareçam a formula concretizadora destas aprendizagens, o que por sua vez permite a resolução às questões de investigação por nós colocadas. Justificamos a seleção de instrumentos explicitados na tabela 1 com a simbiose que apresentam para com o tema a desenvolver “O Castro de São Lourenço”, mas também com a especificidade das questões e dos objetivos que pretendíamos destes instrumentos.

Portanto, inicialmente foi realizado um diálogo em grande grupo, que serviu apresentação do conteúdo que viria a ser abordado pela turma no desenrolar do projeto, em que os alunos puderam consciencializar-se sobre o que iriam abordar e explorar nas sessões que se seguiam, bem como ficar a conhecer as atividades às quais iriam estar sujeitos, e os objetivos inerentes as mesmas. Posteriormente ao diálogo, implementamos uma ficha de levantamento de conhecimentos prévios, que pretendia obter os conhecimentos que os alunos detinham acerca dos Castros, da sua contextualização e localização, características da vida Castreja, e especificamente sobre o Castro que iriam ter possibilidade de observar, por ser componente do património local do concelho, O Castro de São Lourenço em Vila-Chã – Esposende. Como tal, os dados recolhidos com este instrumento revelaram-se fulcrais para o delineamento do seguimento do projeto. No seguimento da sessão demos continuidade ao tema da ficha de levantamento conhecimentos prévios, e os alunos realizaram uma “Resolução do Guião – Questionário da Visita de Estudo Virtual ao Castro de São Lourenço em Vila- Chã – Esposende com recurso ao Google Earth” uma atividade que integrou o trabalho cooperativo, com recurso às TIC, que visava que os alunos consolidassem, as dificuldades demonstradas na ficha de levantamento de conhecimentos prévios. A recolha de dados realizou-se através de um Guião – Questionário, de resolução em caneta e papel instrumento b (anexo 2), e a sua análise trata-se de uma análise qualitativa, tal como os restantes instrumentos de recolha de dados. Dando continuidade ao tema, atingimos a segunda sessão “Realização da Visita de Estudo “In Loco” ao Castro de São Lourenço e ao Centro Interpretativo e Resolução do Guião – Questionário”. Os dados foram recolhidos através de uma

tarefa de papel e caneta (Guião- Questionário), instrumento c (anexo 3), que teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao que observaram no decorrer da visita, bem como verificar a evolução do desempenho destes em relação às atividades realizadas anteriormente no projeto.

Na sequência do projeto, atingimos a 3ª e última sessão, que também dando sequência ao tema abordado nas sessões anterior, vai servir para avaliação das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos ao longo do projeto, bem como para avaliar a viabilidade do recurso às atividades implementadas na construção do conhecimento de outros conteúdos da História. Neste sentido, numa fase inicial da sessão, os alunos elaboraram um texto descritivo da atividade realizada anteriormente instrumento d (anexo 4), “Visita de Estudo “in loco” ao castro de São Lourenço e ao Centro Interpretativo: Resolução do Guião – Questionário”, de forma a avaliar as experiências e aprendizagens que os alunos consideraram mais enriquecedoras. Após terminarem o texto descritivo, foi distribuído pelos alunos uma ficha de metacognição instrumento e (anexo 5), com o intuito de avaliar a exequibilidade das atividades implementadas neste projeto, na abordagem a conteúdos diferentes da História. Para terminar, os alunos elaboraram uma ilustração da Visita de Estudo “in loco”, instrumento f (anexo 6), que não foi utilizada para avaliação de dados.