• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV: DESCRIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES

4.2. Implementação das atividades no 2º Ciclo do Ensino Básico

Sessão /

Tempo Atividades Objetivos Descrição da actividade

Instrumentos de recolha de dados 1ª Sessão As caraterísticas do estilo Manuelino: Exemplos do Manuelino (3/05/2017) (90 min.) - Realização de visita de estudo virtual aos principais monumentos do Manuelino através do site www.360portugal.com - Resolução do Guião- Questionário da visita de estudo virtual. - Construir conhecimento histórico através da visita de estudo virtual aos principais monumentos do Manuelino; -Referir os principais monumentos manuelinos; - Enumerar as caraterísticas do estilo manuelino, sublinhando a sua relação com os Descobrimentos;

- Utilizar corretamente as TIC;

- Resolver com sucesso o Guião-Questionário da visita de estudo virtual (anexo 6).

-No início da aula, o professor distribui os alunos pelos computadores, e de seguida explica oralmente a atividade a realizar e o tema a abordar.

-Feita a apresentação da atividade, o professor distribui por cada aluno o Guião-Questionário da visita, e procede à sua leitura para o grande grupo, aproveitando para retirar dúvidas na interpretação das questões que possam surgir.

- De seguida, os alunos com o auxílio do Guião- Questionário, dão início à atividade, explorando os principais monumentos que marcam o estilo Manuelino como por exemplo: A Torre de Belém em lisboa, O Convento de Cristo em Tomar, e o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.

Nesta fase, o professor serve apenas de mediador, monitorizando a atividade. - Guião- Questionário da visita de estudo virtual (anexo 6) - Observação direta -Diários de bordo

2ª Sessão Realização da Ficha de Metacognição (31/05/2017) (45min.) - Para avaliar as aprendizagens e as estratégias utilizadas ao longo do projeto, os alunos realizarão uma ficha de metacognição, -Mobilizar conhecimentos adquiridos durante a implementação do projeto; - Apurar as dificuldades e facilidades encontradas; bem como aspetos negativos, positivos e aspetos a melhorar.

- No início da aula o professor explica do que se trata a atividade e distribui por cada aluno, uma ficha de metacognição, que tem como finalidade avaliar a aquisição dos conteúdos programáticos da História e Geografia de Portugal, assim como entender os aspetos a melhorar no que toca às atividades implementadas, apurando os fatores positivos e negativos, e as facilidades e dificuldades mais sentidas.

-Ficha de metacognição (anexo 7)

Descrição das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto no 2º CEB

Sessão 1, 5 de Maio de 2017

As Características do Estilo Manuelino: Exemplos do Manuelino

Para garantir o sucesso desta sessão, a aula teve que concretizar-se na sala de computadores por se tratar da realização de uma visita virtual aos principais monumentos do estilo Manuelino através do site www.360portugal.com. À chegada à sala, os alunos não sabiam bem com o que contar, pois não era da sua rotina ter aulas na sala de computadores, e à partida a diferença, desperta automaticamente a curiosidade, por isso, solicitei que as crianças se juntassem em pares à sua escolha e que cada par se distribuísse por um computador, de forma a todos poderem ter acesso a um computador derivado da limitação de recursos.

Sendo assim, a aula seguiu o padrão normal no início, com a realização da chamada e a produção do sumário, e no final iniciei a explicação da atividade que iriamos realizar. Sem perceber ainda muito bem do que se tratava, os alunos já estavam bastante empolgados para manipular os computadores, entretanto contextualizei oralmente a turma acerca da matéria que íamos abordar na visita virtual, utilizando novamente os conteúdos anteriores de forma a interliga-los com este novo tema. Assim, que a turma entendeu que íamos visitar os principais monumentos do estilo Manuelino, e que o objetivo era que estes interpretassem, e conseguissem apurar, os motivos e as principais características do estilo, distribuí um exemplar do guião-questionário da visita de estudo virtual (anexo 6) a cada um dos alunos, que apesar de estarem em pares em cada computador, teriam que responder às questões do guião de forma individual, dividindo apenas o manuseamento do computador e do site www.360portugal.com com o respetivo colega.

Posteriormente, efetuei a leitura integral do guião de forma a esclarecer dúvidas relacionadas com a interpretação das perguntas, para que assim que os alunos iniciassem a atividade, não surgissem interrupções, até porque o tempo escasseava. Deste modo, os alunos iniciaram a sua visita, e no início eram comuns os comentários entre as crianças: - “ Já cá estive com os meus pais.”. Ao longo da atividade, o meu papel foi de mediador na construção do conhecimento, auxiliando as crianças apenas na interpretação das perguntas, e orientando-as para prestarem atenção ao que visualizavam, de forma a produzirem inferências através do contacto com as fontes, e dessa forma responderem corretamente às perguntas que constavam no guião, que pretendiam apurar a informação mais relevante de cada monumento, que por sua vez

constava no site, mas também as principais marcas, motivos, símbolos, e significados do estilo Manuelino presentes no que observavam.

Em suma, a atividade decorreu sem problemas, excetuando um ou outro computador em que pontualmente tinha que se reiniciar a página. No que toca aos alunos, na generalidade responderam ao guião de forma coerente e assertiva, excetuando um ou outro aluno com mais dificuldade, que com o meu auxílio e mesmo dos colegas, foram respondendo ao seu ritmo ao guião. Visto que a aula estava a terminar, e na sua maioria a turma tinha ainda duas perguntas do guião para responder, dei a indicação que estes terminassem a visita em casa, e me entregassem o guião resolvido na totalidade na aula seguinte, à exceção de 6 alunos que conseguiram terminar a tarefa na totalidade no tempo de aula, e que por sua vez são os alunos que normalmente apresentam mais facilidades na produção das aprendizagens no que concerne á disciplina de História.

Portanto, é possível afirmar que esta foi uma atividade muito positiva, quer para a construção do conhecimento histórico dos alunos, quer para mim enquanto futuro professor, pela experiência em gerir atividades deste género, que a meu ver são fundamentais para cativar as crianças, que encontram neste tipo de atividade liberdade para elas próprias construírem o seu conhecimento histórico, e consequentemente adquirindo competências noutras áreas, neste caso, as TIC. No fundo, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer na íntegra o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, e o Convento de Cristo sem sair da sala de aula, e esse impacto positivo e motivação extra, notou-se ainda mais nas crianças que nunca haviam visitado estes monumentos, nem tinham sequer uma noção estética de como eram.

Sessão 2, 31 de Maio de 2017

Ficha de Metacognição para Avaliação das aprendizagens desenvolvidas e da Atividade da Visita de Estudo Virtual aos principais monumentos do estilo

Manuelino através do site www.360portugal.com

Esta sessão ficou marcada pela minha despedida à turma, e ao estágio no contexto de 2º ciclo, por se tratar do último dia de estágio. Como tal, antes de dar inicio à resolução da ficha de metacognição, expliquei que esta sessão servia para avaliar a atividade que estes desenvolveram como método para a construção do conhecimento histórico, que não contava para nota, e que tinham apenas que responder às questões da ficha em concordância com o que se lembravam e

com a sua opinião pessoal, apelando ao espirito crítico de cada um.

De forma a não despender muito tempo da aula, porque os alunos tinham que de seguida solucionar uma prova modelo da prova de aferição, iniciei a leitura integral da ficha de metacognição, e devido à simplicidade da mesma, não foram levantadas quaisquer dúvidas de interpretação. Enquanto os alunos respondiam à ficha, com base na oralidade voltei a apelar ao espirito crítico e opinião pessoal de cada um, para que não se sentissem inibidos a apontar falhas, ou aspetos negativos à atividade, o que felizmente não aconteceu, comprovando o sucesso da mesma.

Em suma, a resolução da ficha de metacognição foi efetuada em aproximadamente 20 minutos, e num cômputo geral as respostas foram motivadoras para dar continuidade à implementação de atividades deste género ao longo do meu percurso profissional.