• Nenhum resultado encontrado

Os desdobramentos da Educação a Distância EaD na Universidade Estadual de Montes Claros e a estruturação do curso de Geografia UAB.

Grafico 3- Utilização de internet em Portugal 2003-

5 O PAPEL DO ESTADO PARA AS TIC NO ENSINO À LUZ DAS LICENCIATURAS EAD-UAB: DO GLOBAL PARA O LOCAL

5.2 Os desdobramentos da Educação a Distância EaD na Universidade Estadual de Montes Claros e a estruturação do curso de Geografia UAB.

De acordo com Queiroz (2009), a Unimontes é uma instituição estadual pública que nasceu da criação da Fundação Norte - Mineira de Ensino Superior em Montes Claros. Mais tarde, torna-se reconhecida como UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros). A Lei 2.615, de 24 de Maio de 1962, foi responsável pela criação Fundação Norte–Mineira- FUNM, integrada por institutos e por faculdades.

A consolidação da Fundação Norte-Mineira foi responsável pela base deliberativa de Lei que edificou bases para novas iniciativas e criar uma universidade em Montes Claros. Essas iniciativas se firmaram, por meio de doações e da articulação da comunidade local. Transformada em Fundação Norte - mineira de Ensino Superior, a princípio se estabeleceu a Faculdade de Filosofia. Iniciaram-se as discussões para a Faculdade de Direito. A fundação teve sua gênese voltada para as faculdades. Esses cursos criados, posteriormente, possibilitaram a criação da universidade.

A estadualização do ensino superior no Norte de Minas se tornou possível diante do contexto de ações políticas, após o término do regime militar em 1985 e da Constituição Mineira, de 1989. Após a UNIMONTES ser transformada em autarquia, houve o reconhecimento da universidade pelo MEC, sob a Lei nº 11.517/94, permitindo extinguir as antigas faculdades FAFIL, FADEC, FAMED, FADIR e FACEART. Os cursos passaram a ser reagrupados por área do conhecimento, em cinco Centros: CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas), CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas) e CEMF (Centro de Ensino Médio e Fundamental). Promoveu-se o primeiro concurso público. No ano de 2000, a universidade se consolida financeiramente, com a gratuidade do ensino.

Os primeiros cursos levaram em consideração a necessidade do corpo docente da região. Após a aprovação da Câmara de Ensino Superior do Conselho Federal de Educação, foi aprovado o regimento em 1963, que criou os primeiros cursos da FAFIL: Letras/Francês, Geografia, História e Pedagogia. Em 1964, foram reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação os cursos de Pedagogia, Letras, História e Geografia. Em 1971, a FAFIL foi reconhecida e seus cursos, homologados. Em 1968, foram criados novos cursos: Matemática, Filosofia e Ciências Sociais.

Em 24 de maio de1962, foi criada a Universidade Norte de Minas, sob a Lei 2.615 de 24 de maio de 1962. Criou-se a FUNDAÇÃO NORTE- MINEIRA -FUNM, que era formada por institutos de pesquisa e ensino e por faculdades, as quais ministravam os cursos de graduação e de pós- graduação. Posteriormente, foi transformada em Fundação Norte- Mineira de Ensino Superior, oficializando suas atividades no dia 15 de dezembro de 1964. Em 1989, a FUNM foi transformada em Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES. O ato oficial de criação da universidade ocorreu no dia nove de março de 1990, e pelo MEC, foi reconhecida no dia 13 de Julho de 1994.

A Tabela 6 apresenta a evolução dos cursos regulares da UNIMONTES, onde se nota dois momentos de grande expansão dos cursos de graduação. O primeiro, logo após a transformação da FUNM em 1962, para UNIMONTES; o segundo, após 1999, em que a UNIMONTES passa de 25 para 33 cursos. Percebemos nos números que, nos últimos anos, os cursos da Unimontes se apresentam discretamente em queda, se observarmos os números de 2006 em relação a 2007.

Tabela 6- Número de cursos regulares da Unimontes -1962-2007

Ano Número de Cursos

1962/88 13 1994 13 1998 21 1999 21 2000 25 2001 33 2002 33 2003 - 2004 55 2005 58 2006 57 2007 52

Fonte: Relatórios de Atividades UNIMONTES em diversos anos; Relatório Gestão, 2004-2005- 2006-2007. Adaptado

A partir de 2006, com a articulação da UAB no Brasil, e a partir das experiências prévias com EaD, a Unimontes modificou sua estrutura de ensino, ofertando um grande número de cursos na modalidade EaD. Em 2013, contava com um total de 164 cursos, e 48 desse total de cursos realizados a distância (vide gráfico 14).

Gráfico 14- Número e modalidade de cursos na Unimontes.

Graduação Regular-sendo dois tecnológicos

Graduação a Distância (UAB e Pró- licenciatura Série 1 54 37 0 10 20 30 40 50 60

Fonte: Relatório Gestão- Unimontes (2013 p. 35)

A análise da evolução do número de cursos da Unimontes até 2007 e a expansão da EaD são importantes, já que mostra a formação do objeto de estudo desta pesquisa. Portanto, o curso de Geografia licenciatura regular se inicia desde a fase inicial da FUNM, em 1962 e, a partir de 2008, inicia-se a primeira turma de Geografia licenciatura em Educação a distância pela UAB. Ressalta-se que o Gráfico 8 deixa evidente que, em 2013, quase 50% dos cursos de graduação da Unimontes estavam sendo realizados na modalidade EaD.

Essa transformação aconteceu a partir das mudanças políticas no contexto nacional, desenvolvidas por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação- PDE. De acordo com o Projeto Político Pedagógico- PPP do curso de Geografia – UAB da Unimontes (2013), o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 08 de junho de 2006, estruturado no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, cuja meta é o desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância, possibilitando a formação de grande

número de pessoas, geograficamente dispersas e, muitas vezes, isolados na zona rural, sem, contudo, deslocá-los de seus municípios.

A prioridade foram os cursos de licenciatura para formação inicial e continuada de professores da educação básica. A Universidade Aberta do Brasil – UAB pretendeu possibilitar a melhoria das práticas pedagógicas para o ensino a distância, efetivando mudanças no contexto social, para formação de docentes desse nível de ensino.

Essa ação política foi realizada pelo MEC, tendo a Secretaria de Educação a Distância, SEED, um importante apoio da CAPES, que assegura a continuidade da política institucional da Unimontes, desde o ano de 1996, para expandir e interiorizar a oferta de cursos de licenciatura em grande parte do território de Minas Gerais.

No período de 2000 a 2006, o Projeto Unimontes Virtual, surgiu com o objetivo de criar na comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, uma cultura de aprendizado e colaboração em rede, permitindo a interação entre todos os envolvidos.

A Unimontes virtual ministrou os cursos de extensão em: Uso Pedagógico da Internet, Metodologia Científica, Iniciação à leitura em Inglês, Iniciação à Língua Espanhola. Para atingir o objetivo proposto, a equipe de professores responsáveis pela coordenação deste projeto desenvolveu um ambiente de aprendizagem, denominado Virtualmontes, para disponibilizar os cursos de extensão virtuais.

No tocante às experiências da Unimontes com a Educação a Distância online foi a partir da criação do CEAD. Criado sob a lei Delegada n.180, de 20/01/2011, o Centro de Educação a Distância (CEAD) foi implantado para acolher os cursos e programas oferecidos pela Unimontes a Distância. A primeira experiência da Unimontes com a Educação a Distância foi com o Programa de Capacitação de Professores (PROCAP), realizado no período de 1997 a 2002. Esse Programa foi para os anos iniciais do Ensino Fundamental, capacitando 14.391professores.

O programa "Mídias na Educação", iniciado em 2006, é outro programa de educação a distância que intentou a formação de professores para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação. Esse curso, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, foi oferecido pela Unimontes com carga horária de 160 horas e o curso de Especialização em Mídias na Educação, com 360 horas.

A Unimontes ingressou no Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, em 2006, cujos cursos implantados em 2008 ofereceram licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia,

nos polos de apoio presencial situados em Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Itamarandiba, Janaúba, Januária, Lagoa Santa, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia.

No âmbito do Programa Nacional de Administração Pública/PNAP, são oferecidos cursos de graduação em Administração Pública (Bacharelado) e de Especialização Lato Sensu em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. O Programa Pró-Licenciatura oferece os cursos de Artes Visuais e Artes Teatro.

Como parte da Rede de Educação para a Diversidade, a Unimontes desenvolveu, ainda, os cursos de Educação do Campo, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação Integral Integrada, Educação de Jovens e Adultos, Educação para a Diversidade e Cidadania e Gênero e Diversidade na Escola.

O Programa e-Tec Brasil Unimontes oferece cursos técnicos em Agronegócio, em Informática, em Gerência em Saúde, em Meio Ambiente, em Comércio e em Vigilância em Saúde. Amparado no âmbito da Educação a Distância, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão- CEPEX o Projeto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que se caracteriza pela oferta de parte da carga horária de disciplinas pela metodologia semipresencial, nos cursos presenciais regulares da Unimontes.

Outline

Documentos relacionados