• Nenhum resultado encontrado

2) CONDUÇÃO DA PESQUISA

2.2 Desenvolvimento das atividades

As atividades elaboradas e desenvolvidas tiveram como tema central a “água” e foram abordados tópicos de conhecimentos físicos, como calor e temperatura, densidade e estado da matéria, num contexto interdisciplinar.

Este tema foi escolhido considerando que a água é um recurso natural indispensável para a vida e de extrema importância para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, fazendo com que os ecossistemas se mantenham em equilíbrio, além de ser um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico e que tem sido, também, um tema recorrente na mídia. Por outro lado, também permite uma abordagem de vários conteúdos de Ciências de forma interdisciplinar. Os tópicos de calor e temperatura, densidade e estado da matéria, foram escolhidos pelo interesse que despertam nas crianças, pela contribuição na formação social das mesmas e, também, por tais conteúdos serem relevantes no contexto da Ciência.

A introdução de conteúdos de Ciências no Ensino Infantil, de forma lúdica investigativa, visou proporcionar aos educandos os primeiros contatos com a Ciência de forma prazerosa e correta do ponto de vista científico. Pensando dessa forma, inicialmente, avaliamos quais ideias sobre Ciências apresentavam as crianças. Para cada atividade proposta, analisamos como a metodologia investigativa era capaz de proporcionar um avanço na formulação de hipóteses, ampliação de vocabulário e evolução na aquisição de conceitos.

As atividades foram desenvolvidas em 7 dias, e os planos de aula se encontram na íntegra como “apêndices” (de A à G) neste trabalho.

1ª aula

Coleta de dados (questionário inicial) e apresentação do tema “água” (Roda da conversa).

O que vocês mais gostam de fazer em casa? E na escola?

Já visitaram a UNESP? O que viram? O que as pessoas fazem lá? Que profissões vocês conhecem? O que estes profissionais fazem?

Imagens de diferentes profissionais – identificação dos mesmos. Introdução ao tema: por que a água é importante? Onde tem água?

2ª aula

Por que a água é importante? Por que os seres vivos precisam de água?

• Experimento da rosa com anilina (observação durante a semana).

• Experimento para desidratar alimentos (observação durante a semana) – apresentar questões iniciais para saber o que as crianças acham que vai acontecer.

• Medir a massa de duas laranjas.

3ª aula

Onde tem água? – Introdução ao ciclo da água – De que forma (física) ela aparece?

• Apresentação de imagens - nuvens, rios, neblina, geleira, etc. – identificação e exemplos relacionados (a geleira é igual ao gelo que tem na geladeira).

• Experimento: Tem água no ar?

Experimento: copo com água quente e plástico filme por cima. O que aconteceu?

Vocês se lembram de algo olhando esse experimento?

4ª aula

Identificando regiões do planeta que são mais frias e outras mais quentes.

• Uso de imagens: Lugares do planeta – quente e frio.

• Animais que vivem em clima frio e clima quente: camada de gordura / reserva de água no corpo. Uso de imagens.

• Experimento: Comparando as sensações - com água gelada, temperatura ambiente e quente.

• Experimento: colocar o dedo na gordura vegetal e depois na água gelada. O que acontece?

5ª aula

Por que o gelo derrete?

• Leitura da história: “o pinguim visita o camelo”.

• Experimento: embrulhar o gelo em vários materiais e ver as consequências. • Experimento: agitação das moléculas – água quente e água fria com corante. • Atividade “Imitando as moléculas”.

• Registro por meio de desenho.

6ª aula Densidade

• Experimento: o que é mais denso: a água ou o óleo? • Experimento: submarino.

• Experimento: flutua ou afunda? • Experimento: plataformas.

• Experimento: massa de modelar – como fazer para que ela não afunde? • Registro por meio de desenho.

7ª aula

Questionário final – relembrando os conceitos e registro através de desenhos.

• Roda da conversa para discussão das atividades realizadas (diálogo) e registro através de desenho.

Ressaltamos que o objetivo das atividades propostas era proporcionar aos alunos da Educação Infantil um primeiro contato com conteúdos de Ciências, estimulando-lhes a observação, formulação de hipóteses e discussões.

Em relação à professora responsável pelo grupo de alunos, após a realização das atividades, um questionário foi aplicado com o intuito de saber como esta vê o ensino de Ciências na Educação Infantil. Neste questionário, inicialmente, buscamos conhecer a formação da profissional. Em seguida, questões mais específicas foram apresentadas. Estas por sua vez, visaram saber se as atividades desenvolvidas contribuíram para a formação da professora e de que forma; se esta considerava viável a proposta e se houve evolução na aprendizagem científica doa alunos. Esse questionário está disponível na íntegra, como apêndice neste trabalho (apêndice H).

Para o cumprimento de tais atividades, estabelecemos que os 7 dias de aulas seriam divididos em 3 semanas: 3 dias em duas semanas e mais 1 dia na terceira semana. As aulas tiveram duração de 50 minutos, no máximo, e foram ministradas no período da manhã. Essas condições foram decididas juntamente com a professora orientadora desta pesquisa, com a professora do grupo de crianças e pela coordenadora escolar.

Finalizando este item, todas estas atividades foram gravadas em áudio e vídeo, além de registros por meio de desenhos realizados pelas crianças para representar aquilo que mais gostaram e aprenderam. O questionário foi aplicado à professora, após a realização de toda a sequência didática. Ressaltamos que todos os instrumentos foram aplicados mediante prévias informações aos participantes sobre os objetivos dos mesmos, bem como sobre o fato de que as informações fornecidas seriam utilizadas exclusivamente para fins de pesquisa, respeitando-se o sigilo em relação aos informantes e à instituição participante. O termo de consentimento livre e esclarecido encontra-se como apêndice neste trabalho (apêndice I).

Documentos relacionados