• Nenhum resultado encontrado

3. GOVERNO ELETRÔNICO

3.3. O GOVERNO ELETRÔNICO NO MUNDO

3.3.2. Destaques de Casos de Sucesso no Mundo

“O governo eletrônico é entendido como uma das formas de expressão da sociedade da informação, bem como o campo de ação no processo de modernização do Estado. Estabelece o uso estratégico e intensivo das tecnologias da informação e comunicação, tanto nas relações do próprio setor público entre si, como entre os órgãos do Estado com os cidadãos, usuários e empresas do setor privado.” In: UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Governo Eletrônico: estratégias de elaboração, desenvolvimento e implementação de projetos. 2ª edição. Palhoça: Unisulvirtual, 2008. p. 205.

“A inserção da temática de Governo Eletrônico não é casual nem espontânea. Possui importantes antecedentes e faz parte de uma tendência internacional. O debate sobre Governo Eletrônico está vinculado às tendências globais e às discussões relativas ao papel do Estado.” In: UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Governo Eletrônico: estratégias de elaboração, desenvolvimento e implementação de projetos. 2ª edição. Palhoça: Unisulvirtual, 2008. p. 203.

A seguir, destacam-se casos relevantes de políticas de desenvolvimento de governo eletrônico.

Governo de Singapura www.ecitizen.gov.sg

O governo de Singapura empenha-se em conhecer as necessidades dos usuários e tem desenvolvido um amplo sistema de consultas através de focus group, pesquisas de opinião, painel de consulta e comissões de assessoria. Outro item de destaque é a personalização do portal podendo ser configurado de acordo com as preferências pessoais, definindo os trâmites de preferência. O usuário pode escolher entre cinco opções: estudante, dono(a) de casa, trabalhador adulto, pessoa de negócios e cidadão maior adulto.

Existe um sistema personalizado de alerta chamado My-eCitizen, que envia

e_mail ao usuário para lembrá-lo sobre: renovação de passaporte, pagamento de

impostos, consulta médica mensal, devolução de livros à biblioteca, entre outros. Possui um buscador integrado em todo o Estado, pensado sob a ótica do cidadão, de tal forma que possibilita a entrada em todo o Governo, colocando desta forma o usuário no centro dos projetos de Governo Eletrônico.

Grupo de usuário: GTC Estágio: transacional / transformação Quadro 12 – Site do Governo de Singapura

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Governo Eletrônico: estratégias de elaboração, desenvolvimento e implementação de projetos. 2ª edição. Palhoça: Unisulvirtual, 2008. p. 226.

Governo da Coréia www.korea.net

Estabelece planos de cinco e dez anos de prazo, com metas claras, ambiciosas e mensuráveis. Encontra-se no terceiro plano mestre, onde se destacam alguns fatores de sucesso, como o apoio do parlamento que elabora ajustes legislativos necessários às iniciativas, os partidos políticos formaram uma comissão especial para assuntos de Governo Eletrônico. Há colaboração entre as agências de governo e setor privado para o desenvolvimento de projetos de infra-estrutura e info- estrutura (sistemas de informação). Existe um Comitê de Governo Eletrônico organizado em grupos de trabalho juntamente com a sociedade civil, para elaborarem metas e planos estratégicos. Consideraram dois aspectos centrais nas propostas do comitê: a visão centrada no cidadão e a visão de integração inter governamental, além do forte comprometimento do Presidente, que segue de perto o tema.

Grupo de usuário: GTC Estágio: transacional Quadro 13 – Site do Governo da Coréia

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Governo Eletrônico: estratégias de elaboração, desenvolvimento e implementação de projetos. 2ª edição. Palhoça: Unisulvirtual, 2008. p. 229

Governo do Canadá www.canada.gc.ca

Estabeleceu ainda em meados dos anos 90, a meta de ter todos os seus cidadãos conectados para o ano de 2002, seja pela via do acesso doméstico ou pela via de acesso nas escolas e telecentros.

O portal é dividido por tipo de usuários: visitantes, canadenses e empresas.

Grupo de usuário: GTC Estágio: transacional Quadro 14 – Site do Governo do Canadá

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Governo Eletrônico: estratégias de elaboração, desenvolvimento e implementação de projetos. 2ª edição. Palhoça: Unisulvirtual, 2008. p. 229

Governo do Estado de São Paulo

www.saopaulo.sp.gov.br

O conteúdo do portal é dividido em:

Notícias (com uma sala de imprensa com conteúdo exclusivo para jornalistas com e_mail e senha para acessar). Tem um ícone “Conversa com o Governador” programa semanal de entrevista com o governador que poderia ter acesso a um fórum de debates ou para os cidadãos registrarem opiniões etc., mas não há.

Conheça SP (Turismo, Cultura, História, Imigrantes e Patrimônio Artístico) todos com links para outros sites do assunto. Poderia ter mapas de localização e informações de como chegar, ou mesmo passeios virtuais em monumentos, museus e teatros, mas não tem.

Ações de Governo – destaque para: Acessa SP que é um programa de inclusão digital levando à população as novas TICs em especial a Internet e conta com mais de 3.500 computadores divididos em 406 postos do Acessa em 353 municípios (metade do Estado que tem no total 645 municípios)

Esse item tem informações também sobre educação, saúde, rodovias, habitação e outro destaque: o link para o e-Poupatempo.

O Poupatempo foi criado em 1997, onde ficam reunidos vários órgãos públicos num único local e prestam cerca de 400 tipos de serviços à população: RG, Carteira de Motorista, Certidões, etc. e agora conta com salas de atendimento:

“As salas de atendimento surgiram como uma inovação aos já existentes métodos de prestação de serviços públicos. Trata- se de um ambiente computadorizado, amparado por uma equipe especializada no acesso aos serviços disponíveis na Internet.

Um dos principais objetivos da implantação destas salas é incentivar o cidadão a realizar os serviços eletrônicos por si próprios. Os atendentes atuam como facilitadores e auxiliam, quando necessário, a execução do serviço, seja na manipulação do equipamento ou na navegação da página do órgão responsável. Cabe aos atendentes acompanhar todo o processo e identificar as dificuldades e barreiras encontradas pelo cidadão e observar o comportamento dos usuários diante desta forma de atendimento.

Todos os dados coletados nas salas são analisados, proporcionando informações importantes para que os responsáveis pelos serviços conheçam o perfil dos cidadãos e em que pontos eles têm maiores dificuldades para a utilização dos serviços”.

Governo do Estado de São Paulo: Salas de Atendimento. Disponível em: www.poupatempo.sp.gov.br/ e_poupatempo/salas.htm Acesso em 23 mar. 2009

Ainda no e-poupatempo existe o LabIHC (Laboratório Interação Homem Computador) onde são feitas análises para implantação de páginas oficiais e seus serviços disponibilizados, seguindo normas e diretrizes para sítios e serviços da web. Este serviço é do tipo G2G (Governo para Governo).

No www.poupatempo.sp.gov.br/e_poupatempo/arquivos.htm pode-se acessar manuais e conjunto de recomendações de usabilidade para serviços públicos transacionais, construídas a partir da experiência adquirida no Laboratório.

Órgãos e Entidades – Links das Secretarias, Autarquias, Fundações e Prefeituras do Estado.

Além destes itens existem dois portais:

Investimentos.sp – é do tipo G2B (Government to Business), várias informações do estado por município, região e atividade econômica, guia do investidor, câmaras de comércio, agências reguladoras e destaque para um mapa do estado com banco de dados de informações que pode ser montado pelo usuário e impresso.

Cidadão.sp – Encontram-se todos os serviços para os cidadãos de forma organizada e simples. Links com serviços federais como Emissão de Certidões, Imposto de Renda e Previdência. Destaque para Boletim do Aluno que com seu nº de R.A. tem o próprio Boletim para imprimir.

Grupo de usuário: G2C, G2G e G2B Estágio: Transação

Quadro 15 – Site do Governo do Estado de São Paulo

Para se atingir o estágio de Transformação nos governos, onde há integração completa dos serviços através das fronteiras administrativas, o sistema deve garantir o acesso a diversas fontes de informação de forma integrada (sem que o usuário perceba que está acessando base de dados diferentes) por exemplo: a composição de um mapa com informações de uma prefeitura conjugada com informações do Ministério da Fazenda.

O site também deve permitir o acesso do usuário ao gestor do sistema em situações que não consegue resolver, permitir o reconhecimento de usuários com privilégios de acesso a determinadas informações, entre outras, segundo os autores Nobre e Barruncho (2007 p.37).