• Nenhum resultado encontrado

DESVANTAGENS DO TIJOLO ECOLÓGICO

No documento CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA E INOVAÇÃO (páginas 161-166)

MATERIAIS SUSTENTÁVEIS: TIJOLO ECOLÓGI CO EM FOCO

4. DESVANTAGENS DO TIJOLO ECOLÓGICO

oi observado que existem alguns pontos em relação ao produto que ain- da devem ser estudados, muitos dos estudandes, empresas e pesquisa- dores chamam de desvantagem . o entanto as chamo inc gnitas , por exemplo, foi notado que a maior parte dos fabricantes não aconselha vãos em parede com mais de 1m de largura, acredito que falta um passo a frente para que alguém molde uma peça, para que essa mesma peça se encaixe ao tijolo e nos tire essa limitação.

Muito também foi falado em mão de obra qualificada, é notado que não só neste caso, mas como em todas as áreas da construção civil, muitas das vezes falta mão de obra especializada. Existe hoje no Brasil uma em- presa que além da venda do tijolo, oferece curso para quem deseja trabalhar com o produto, ensinando desde a fabricação até a aplicação no canteiro de obras, ao poucos, mesmo que por pequenos passos o oficio est sendo di- vulgado. alando em divulgação, hoje em dia est um pouco dif cil encon- trar fontes de e plicação, e informaç es sobre o tijolo ecol gico. oi visto que as empresas que trabalham na fabricação são empresas ainda pequenas, tímidas no mercado. Iniciei uma enquete pela internet procurando saber um pouco mais das pessoas sobre o tijolo ecológico, se conhecem o produto, já tiveram alguma experiência e o resulta está a seguir.

r fico Pesquisa de Popularidade do tijolo ecol gico

161

CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA

E INOV

AÇÃO

A primeira vista a pesquisa parece equilibrada, foi analisada as respostas de 50 pessoas, porém incluído nessa quantidade estão estudantes da área de Engenharia Civil, que provavelmente conhecem o produto devido profis- são.

Essa enquete foi superficial em relação as perguntas, se implemen- tássemos uma pesquisa mais profunda seria descoberto opiniões ainda mais relevantes ao assunto.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O

processo de fabricação está bem amarrado, faltando apenas alguns re- toques como padronização do produto quanto a medidas, coloração, relação da resistência do produto com sua área de utilização, isso está um pouco solto ainda.

Assim como alguns e emplos citadados, como o tipo canaleta, meio-tijolo, ainda posso ser criado muitos outros tipos para versatilizar ain- da mais o produto, assim como elevar o seu uso a outro patamar, como utilização em reservatórios de água, que ainda vem sendo estudado pelas fabricantes e engenheiros.

O que era mito para mim, hoje se desmistifica, eu tinha a aversão a qualquer coisa dita fora do convencional ligando o fora do convencional à sem segurança, no entanto depois de ver os variados ensaios feitos por laboratoristas, ficou claro que o tijolo ecol gico é mais resistente com- pressão, e em vários outros aspectos supera o convencional.

Agora, sem d vida o que est faltando para alavancar o uso do tijolo hoje em dia é a falta de mar eting e divulgação do produto.

Conforme foi visto muitas pessoas não têm conhecimento sobre o produto, e em uma das discussões que tive mostraram-se contrárias ao pro- duto por falta de informação. Hoje em dia est faltando incentivo acad mi- co para procura de materiais que possam substituir de forma equivalente outros já utilizados, no ato da pesquisa muitas pessoas retornavam fazendo a seguinte pergunta tijolo ecol gico, o que é isso , acredito que se des- de o nivel escolar esses assuntos fossem mais abordados o interesse seria maior.

Está em falta uma maior interação do nosso governo com relação a aceitação e utilização deste material em obras de hospitais, laboratórios, escolas e repartições públicas.

CAPÍTULO IX -

MA

TERIAIS SUSTENTÁVEIS:

TIJOLO ECOLÓGICO EM FOCO

162

o fim conclui também que a utili ação do tijolo representa uma economia em torno de em relação ao tijolo cerâmico, além de ser mui- to mais resistente, apresenta mais facilidades na sua utilização.

6. REFERÊNCIAS

CAPE O, . Entulho vira matéria-prima. échne, São Paulo, ed. , jul. 2006. Disponível em: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/112/ artigo .asp . Acesso em de maio .

Cartilha ECO PRO O. Tijolo Ecológio Modular Manual Pr tico. Disponível em: http://www.ecoproducao.com.br/downloads/cartilha-eco-

producao.pdf. Acesso em de maio de .

CEPE CE RO E PES SAS E ESE O ME O. Manual

de construção com solo-cimento. Camaçari A, . p.

CO AMA Conselho acional do Meio Ambiente. RESOLUÇÃO CONA- MA nº 1 de 1986. Disponivel em: http://www.mma.gov.br/port/conama/le-

gislacao CO AMA RES CO S .pdf. Acesso em de março de 2018.

ECO OCOS CASAS ECO CA. Tijolos ecológicos em solo cimen-

to. Disponivel em: http://ecoblocos.no.comunidades.net/tijolos-ecologicos-

em solo cimento. Acesso em de maio de .

ECO M AS. Sucesso de fábrica de tijolos ecológicos em Angélica-

-MS, 2018. Disponivel em:

https://ecomaquinas.com.br/index.php/bra/noticias/sucesso-de-fabrica-de- tijolos ecologicos em angelica ms.html. Acesso em de abril de . MA OS, . . M. Estudo do Reuso, Reciclagem e Destinação Final dos

d o da o r o i i a idad do io d a iro, 2014. Dispo-

n vel em http monografias.poli.ufrj.br monografias monopoli . pdf. Acesso em de abril de .

163

CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA

E INOV

AÇÃO

MO E RO, H. P. a a d r cia o grado d r d - os sólidos. Rio de aneiro AM, . ispon vel em http .resol. com.br/cartilha4/manual.pdf.

Acesso em de março de .

A RAS E RA R , . Tijolo Maciço de Solo-cimento. ispon vel em https pt.scribd.com document R i- jolo-Macico-de-Solo-cimento.

Acesso em de maio de .

P SA , . M. Um material de contrução de baixo impacto ambiental:

o tijolo de solo cimento, 2005. São Paulo: Sinergia, 2005. Disponível em:

http .aedificandi.com.br aedificandi C Amero arti- go tijolos solo cimento.pdf. Acesso em de abril de .

PRECERAM. d ria d o r o a ic a c ica d a rica- ção de tijolos, 2018. Disponível em: http://www.preceram.pt/documentos/

CE PRECERAM.pdf. Acesso em de abril de .

PRO RAMA E E E S O MORAR E A. Tijolo Ecológico. Minas erais EA M , .

Disponível em: http://www.arq.ufmg.br/morarindigena/index. php tijolo ecologico . Acesso em de abril de .

PRO E O O O ECO CO. ispon vel em http .ne ven- tures.org ser iles ile Enterprise Portfolio ijolo ecologico

e en inalist.pdf . Acesso em de maio de . RE O, C. R. ERRE RA HO, E. M. Construção com solo-ci-

mento, 1984.

Ilhéus: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, 1984. Dispo- n vel em http .ceplac.gov.br radar semfa solocimento.htm. Acesso em 3 de maio de 2018.

SAHARA. Tecnologia Máquinas e Equipamentos Ltda. Brick e Brikito. O solo cimento na fabricação de tijolo modular. . Sahara, São Paulo. Disponível em: http://www.sahara.com.br/pdf-sahara-tecnologia/catalogo-

CAPÍTULO IX -

MA

TERIAIS SUSTENTÁVEIS:

TIJOLO ECOLÓGICO EM FOCO

164

jarfel apresentacao.pdf. Acesso em de março de .

S A, . M. ERRE RA, R. C. SO A, . O. e S A, A. M. Aná-

i r o ica c ica d i o o d o o ci o co ccio ado co a adi o d r d o agroi d riai Disponível em: http://www.

infohab.org.br entac arquivos .pdf. Acesso em de maio de 2018.

SO A, . . . SO A, . . . E O, O. . Alvenaria Sustentável

com Utilização de Tijolos Ecológicos, 2018.

S RA CH, M. A ER E, P. d o como lidar com recursos

naturais. São eopoldo RS Oi os, PA , .

CH E. A revista do Engenheiro Civil, . Alvenaria de tijolos de solo cimento, São Paulo, n. , jun. . ispon vel em http techne. pini.com.br engenharia civil artigo .asp . Acesso em de maio de 2018.

HO S ER ORES. i o o co gico i i a r d o da i - d ria. Disponível em: https://thonilitsz.arq.br/tijolo-ecologico-utiliza-re-

siduos da industria . Acesso em de maio de .

ER ES E PAME OS. O tijolo ecológico. Disponível em: http:// verdeequipamentos.com.br tijolo ecologico . Acesso em de maio de 2018.

CAPÍTULO X -

MOBILIDADE URBANA:

ACESSIBILIDADE EM FOCO

165

CAPÍTULO X

MOBILIDADE URBANA: ACESSIBILIDADE EM

No documento CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA E INOVAÇÃO (páginas 161-166)