• Nenhum resultado encontrado

FALTA DE PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CONSUMO DE ÁGUA

No documento CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA E INOVAÇÃO (páginas 48-55)

PROPOSTA PARA REDUÇÃO DE CONSUMO NO FORNECIMENTO DE ÁGUA E IMPLANTAÇÃO DE

2.1 DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA IGREJA

2.2.2 FALTA DE PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CONSUMO DE ÁGUA

A

o percorrer todas as reas da greja, foi verificado que os trabalhos comuns onde há utilização de água não há comunicados informando a importância do consumo de gua de forma racional e respons vel. en- do em vista que as atribuições da Igreja são direcionadas ao público em grande concentração, torna-se necessário informativos que comuniquem essa importância, em especial, nos banheiros. Esses informativos ajudam na conscientização de um consumo consciente e devem estar posicionados em lugares onde há acesso direto ao consumo de água como no caso em banheiros, cozinhas, áreas de serviço e onde tiver pontos de alimentação de água, como por exemplo os bebedouros.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

C

onforme anteriormente citado no desenvolvimento, o estado do sis- tema hidráulico das dependências da Igreja necessita de revisão, pois há visíveis anomalias que provocam consumo excessivo e prejudicam o desempenho de utilização, como por exemplo, o sistema hidráulico no ba- nheiro de uso geral, no térreo e na área de serviço estão ligados diretamente com a tubulação de entrada da rede CE AE, não estando conectados ao reservatório, não permitindo a utilização dos locais mencionados em caso de falta de abastecimento de água e estando esse sistema com pressões

48

CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA

E INOV

AÇÃO

variadas.

Caso não seja possível conectar esse sistema mencionado ao reser- vatório, recomenda-se a utilização de um registro na chegada ao banheiro e a área de serviço.

Quanto às torneiras dos banheiros sugerimos a torneira de banca e parede que utiliza o sistema que permite fechamento automático que é ado- tado em larga escala hoje em dia para uso público, além de reduz o desper- d cio de gua igura . O diferencial desta torneira para as demais no mercado é que a vazão não é liberada enquanto o botão estiver pressionado, ou seja, só sai à água quando o botão de acionamento é liberado, evitando assim, uso prolongado indesej vel. Segundo imieiro e P dua, o con- sumo de gua nos banheiros para fins de higiene pessoal est entre e

do total utili ada no domic lio.

igura Modelos de torneiras com sistema de fechamento autom tico da marca abri- mar

onte abrimar

Será essencial para o desenvolvimento real de economia do consu- mo de água a troca das bacias sanitárias convencionais por bacias sanitárias de acionamento duplo igura , que possibilita a descarga de va ão de 3 litros para arraste líquidos e 6 litros para arraste sólidos. Segundo o site AEC eb, esse sistema permite uma economia acima de em relação ao consumo de água.

igura magem e emplificando o sistema de duplo acionamento

49 CAPÍTULO II - PROPOST A P ARA

REDUÇÃO DE CONSUMO NO FORNECIMENT

O DE ÁGUA E IMPLANT AÇÃO DE CAPT AÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NA IGREJA EM ANCHIET A

Nas torneiras da área de serviço, do estacionamento e da cozinha recomenda-se a troca da cozinha por torneira de parede, pois possui um sistema de economia de água através de acionamento tipo alavanca e areja- dor m vel de articulação oculta e tubo girat rio de e para as torneiras da área de serviço e do estacionamento pode-se usar desde torneiras de acionamentos convencionais a torneiras economizadoras, desde que te- nham adaptadores para mangueira eficiente, ou seja, que não apresentem vazamentos quando utilizadas, pois é levando em consideração que esses setores não representam consumos excessivos, exceto quando a utilização se der por meio de mangueira.

Nesse caso é recomendada a adaptação de um sistema de gatilho tipo irrigação na extremidade da mangueira evitando que após acionada esta fique escoando gerando desperd cio como por e emplo, no caso de lavagem dos carros, durante a limpeza, ressaltando que o consumo cons- ciente fica a cargo do usu rio igura .

igura E emplos de ispositivos para redução de consumo.

onte abrimar

Considerando o número de pessoas que utilizam as dependências da Igreja, é muito importante um programa de conscientização quanto ao consumo de gua que pode ser abordado através de placas adesivas igura 15) colocadas em locais próximos às torneiras, nos banheiros, quadro de avisos, locais de acesso público dentre outros.

igura E emplos de sinali ação para evitar o desperd cio.

50

CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA

E INOV

AÇÃO

A greja estudada também possui atividades de ensinos referentes às Sagradas Escrituras conhecida como Escola Bíblica Dominical (EBD) e também reuniões onde a grande maioria dos usuários do sistema hidráulico frequenta, fica sugestionado um espaço para advertir sobre o uso consciente dos recursos hídricos, tanto para os membros quanto para os funcionários que exercem as atividades de limpeza da Igreja e lavagem da van, expondo as limitações do planeta para as gerações futuras.

Caso o desperdício exacerbado não seja controlado e sobre o valor pago por esse desperdício não seja informado, futuramente a sociedade poderá ter problemas substanciais na saúde (água e solo contaminados por incapacidade do controle h drico, intensificando doenças como diarreia, vermes e afins, ligados diretamente população carente residente nas pro-

imidades de lagos e rios para fim de subsist ncia e o consumo de pei es, água etc), no meio ambiente (elevadas temperaturas e produção de gases tóxicos) tendo em vista que, de todas as alterações mencionadas neste tra- balho, a mais importante e pontual será a educação de utilização do usuário para melhorar qualidade de vida e preservar os recursos já existentes.

4. REFERÊNCIAS

AEC E , . Sistema Duplo Acionamento para bacias sanitárias. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/sistema-duplo-a- cionamento para bacias sanitarias Acesso em de abril . AMOR M, . S. . . co ro i o r do. http://site.

sabesp.com.br site interna efault.asp secao d acional de ecno- logia do. ortale a s.n. . a outubro . p. . Acesso em de outubro .

ASSOC A O RAS E RA E ORMAS C CAS R

. Aproveitamento de Água da chuva p. . . Acesso em de outubro .

ASSOC A O RAS E RA E ORMAS C CAS R

12213:1992. a a o d ág a d r ci ara a a ci o i- co. Acesso em de outubro .

51 CAPÍTULO II - PROPOST A P ARA

REDUÇÃO DE CONSUMO NO FORNECIMENT

O DE ÁGUA E IMPLANT AÇÃO DE CAPT AÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NA IGREJA EM ANCHIET A

ASSOC A O RAS E RA E ORMAS C CAS R

12214:1992. i a d o a o d ág a ara a a ci o - blico. Acesso em de outubro .

ASSOC A O RAS E RA E ORMAS C CAS R

. Reservatório de distribuição de água para abastecimento

ico Acesso em de outubro .

ASSOC A O RAS E RA E ORMAS C CAS R

5626:1998. Instalações Prediais de Água Fria. Acesso em de outubro .

ASSOC A O RAS E RA E ORMAS C CAS R

10884:1989. Instalações Prediais de Águas Pluviais. Acesso em de outubro .

ASSOC A O RAS E RA E ORMAS C CAS R

6493:1993. r go d cor ara id ifica o d a Acesso em de outubro .

O , . ., . Aproveitamento de águas pluviais: efeito sobre o sistema de drenagem urbana. niversidade ederal do Rio rande do Sul. POR O A E RE, p. . . Acesso em . de outubro .

COH M E., . Captação e aproveitamento de água de chuva: di-

mensionamento de reservatórios. Simp sio de Recursos H dricos do

ordeste. Salvador A Regional da ahia da Associação rasileira de Re- cursos H dricos A RH, em parceria com a niversidade ederal da ahia

A e o nstituto de estão das guas e Climas ng . . p. . Acesso em de outubro .

CA A R., Um Olhar Arquiteto. ribuna do Cear . ispon vel em: < http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/um-olhar-arquiteto/seguran- ca do trabalho nbr emprego das cores para identificacao das tubu- lacoes Acesso em de outubro .

EC C E, . Captação de água de chuva: conheça as vantagens e cui-

dados necessários para o uso da cisterna. EC C E, . ispon vel em https .ec cle.com.br component content article drops agua 3301-o-que-e-cisterna-tecnologia-projeto-sistema-solucao-alternativa-

52

CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA

E INOV

AÇÃO

-aproveitamento-reaproveitamento-reuso-captacao-coleta-agua-chuva- pluviais reservatorio arma enamento deposito cai a de a . Acesso em

de outubro .

A R MAR, . Linha de Acionamento Automático para banhei-

ros, . ispon vel em .fabrimar.com.br linha acionamento au- tomatico . Acesso em de outubro .

ERRE RA, ., . Estudo de caso Captação de água de chuva para

uso domiciliar, oiânia, janeiro . . ispon vel em http . pucgoias.edu.br ucg prope cpgss Arquivos pload file CAP A -

C C O E C A E CH A

PARA SO OM C AR.pdf . Acesso em de outubro .

A E A O PO O, . Brasil tem água em abundância, mas mal

di ri da ,2012. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/

vida-e-cidadania/meio-ambiente/brasil-tem-agua-em-abundancia-mas- mal distribuida jtqr m b eum m a . Acesso em de outubro .

EO R O, . a rio i ico d a ica ara o corr ga- mentos na Cidade do Rio de Janeiro, p.8 2015. Disponível em: <http://

sistema alerta rio.com.br p content uploads Relatorio Escor- regamentos .pdf Acesso em de abril .

O CA ES ., . Boletim Técnico da Escola Politécnica da

USP Departamento de Engenharia de Construção Civil, 1999. Dispo-

nível em: <http://www.sef.usp.br/wp-content/uploads/sites/52/2015/08/ P ERHE C gua Oliveira.pdf . Acesso em de outubro de

.

O E M, . Reaproveitamento de Águas Pluviais, Rio ran- de do Sul, . https .researchgate.net profile oel oldenfum

publication REAPRO E AME O E A AS P -

A S lin s fb ae a f cae REAPRO E AME O- E A AS P A S.pdf . Acesso em outubro .

MA , S., . Estudo da viabilidade do aproveitamento de água de

53 CAPÍTULO II - PROPOST A P ARA

REDUÇÃO DE CONSUMO NO FORNECIMENT

O DE ÁGUA E IMPLANT AÇÃO DE CAPT AÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NA IGREJA EM ANCHIET A

nho 2004. 189. Disponível em: <http://observatorio.faculdadeguanambi. edu.br p content uploads Ma .pdf . Acesso em outu- bro .

SEMPRE S S E E , . Modelo auto-limpante manual de

construção e instalação. São Paulo, Dez, 2014. Disponível em: <http://

www.sempresustentavel.com.br/hidrica/minicisterna/filtro-de-agua-de- chuva.htm . Acesso em de abril

POR A A ., . o ci i a o o gra d d afio co ra o d - rd cio d ág a Disponível em: <https://www.portalaz.com.br/noticia/

geral conscienti acao o grande desafio contra o desperdicio de- agua . Acesso em de outubro .

R O RES E E, . Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro. Dispo- n vel em http pcrj.maps.arcgis.com apps Map ournal inde .html appi- d f f fafb ac d b bef . Acesso em de abril . PE A R., . Brasil escola. Disponível em: <http://www.brasilescola. uol.com.br geografia distribuicao agua no brasil.htm . Acesso em de outubro .

SA ESP, . Equipamentos Economizadores, . ispon vel em http site.sabesp.com.br site interna efault.asp secao d . Acesso em de outubro .

R A O E., . ro o ri a do fi ro d ág a d c a de baixo custo. Disponível em: <http://www.sempresustentavel.com.br/>.

Acesso em de abril .

E ORA O , . Principal reservatório de água que abastece o

Rio atinge volume morto, O HA E S.PA O. ol, . ispon vel em http .folha.uol.com.br cotidiano principal-

reservatorio de agua do rio atinge volume morto.shtml . Acesso em de outubro .

54 CAPÍTULO III - V ANT AGENS E DESV ANT AGES DA CONSTRUÇÃO

No documento CONSTRUÇÃO CIVIL: ENGENHARIA E INOVAÇÃO (páginas 48-55)