• Nenhum resultado encontrado

O início do trabalho se deu a partir da pesquisa e identificação de artigos científicos, livros com referências nacionais e internacionais. A partir da leitura e análise buscou-se identificar as potencialidades, boas práticas, técnicas mais utilizadas, áreas estudadas, resultados observados e lacunas.

Esta revisão bibliográfica foi inclusive primordial para a concepção e detalhamento deste método, servindo portanto como referência para concepção dos passos seguintes. Passo 2 – Estudo e identificação das áreas chave de aplicação de PO em Sistemas da Saúde

A partir da revisão bibliográfica realizada no passo 1, foi possível identificar algumas áreas de maior aplicação de PO em sistemas de saúde. Ocorre que, em virtude das diversas fontes utilizadas, não foi possível identificar com a clareza desejada todas as áreas chave em sistemas de saúde. Desta forma, nesta etapa foi necessário filtrar a seleção de uma fonte de publicações científicas que sumarizasse de forma clara, algumas áreas para concentrar o foco do estudo.

Com base nessa necessidade, o congresso denominado Winter Simulation Conference foi identificado como um fonte de dados consistente e muito relevante, quando se objetiva analisar aplicações de Pesquisa Operacional, especialmente simulação, no contexto de problemas de Saúde. Além desta conveniência, o congresso é notoriamente reconhecido como o maior eventos de simulação mundial, apresentando anualmente um conjunto de publicações de altíssima relevância e qualidade técnica.

Uma última justificativa para seleção do referido congresso para análise de publicações científicas, está na disponibilização de todas as publicações, desde 1968, analisadas em ambiente eletrônico, atráves do site da organização (disponível em http://wintersim.org/), permitindo consultas e análises futuras que possam ser necessárias.

Em virtude da importância dessa etapa, no capítulo 4 dessa tese, o estudo de identificação das áreas chave em Sistemas da Saúde será detalhado.

Passo 3 – Estudo e identificação das principais técnicas de PO aplicadas na área de saúde Da mesma forma que descrito no passo 2, a seleção das técnicas de Pesquisa Operacional se baseou em uma pesquisa bibliográfica realizada em diversas publicações nacionais e internacionais. Em virtude da mesma dificuldade observada na seleção das principais áreas de aplicação de PO em saúde, para identificação das técnicas de PO também foi necessário realizar um recorte em um determinado conjunto de publicações.

Neste caso também foram analisadas as publicações do Congresso Winter Simulation Conference, que conforme descrito no passo anterior, também permitiu a identificação de forma mais precisa das técnicas de PO que melhor se aderem a proposta de resolução de problemas objetivada nesse estudo. Vale lembrar que, nesse caso, a pesquisa apenas se concentrou mais nas publicações do referido congresso, mas não se restrigiram a ela, sendo pesquisados também periódicos científicos.

Com o intuito de detalhar ao máximo as técnicas de resolução de PO selecionadas neste estudo, no capítulo 5 dessa tese, será realizado a apresentação de cada técnica, seu histórico, o método, as ferramentas computacionais e aplicações.

Os passos seguintes, terão seu detalhamento apresentado no capítulo 6, onde a metodologia proposta é colocada em prática para uma série de problemas na área de saúde. Passo 4 – Identificação e seleção de problemas chave na área de saúde

Nesta, com base nas pesquisas bibliográficas realizadas em diversas fontes de pesquisa, e principalmente nos artigos publicados nos anais do Congresso Winter Simulation Conference, foi possível identificar alguns dos principais problemas verificados na área de saúde, que podem ser resolvidos via utilização de PO. O intuito aqui é mapear as principais categorias de problemas, sem portanto, a pretensão de esgotar o estudo de todos os problemas dessa área.

Passo 5 – Identificação dos objetivos para cada problema selecionado

Nesta etapa os objetivos buscados na a resolução de cada problema serão apresentadas. Estes objetivos naturalmente estarão diretamente ligados a natureza do problema em estudo.

Passo 6 – Indicação das técnicas de PO para cada problema selecionado

A partir da identificação das técnicas mais relevantes para solução dos problemas identificados neste estudo, realizadas nos passos anteriores dessa metodologia (passos 1 e 3), neste momento, a intenção é selecionar as técnicas ou a técnica que apresenta maior utilização e por consequência um bom desempenho na resolução ou mitigação do problema em estudo.

A seleção da técnica ou de técnicas de forma combinada para cada problema em questão, também se baseou exclusivamente na análise bibliográfica realizada e detalhada nos passos 1 e 3 apresentados relatados anteriormente

Passo 7 – Identificação dos inputs necessários

Esta etapa consiste em identificar os inputs necessários que o analista e a equipe de trabalho deverão buscar para utilizar a(s) técnica(s) sugerida(s) para resolver o problema em questão.

Neste momento, é necessário identificar com clareza quais são os parâmetros necessário para permitir que as técnicas de PO sejam efetivamente utilizadas, aproveitando assim todo o potencial das técnicas.

Passo 8 – Identificação das variáveis de desempenho

Na oitava etapa, as variáveis de desempenho (baseadas nos objetivos) serão identificadas. Essas variáveis são normalmente utilizadas para avaliar o sistema quantitativamente, servindo inclusive para comparar diferentes cenários de operação dos sistemas analisados. Passo 9 – Identificação dos outputs gerados

Por fim, na última etapa, a partir da aplicação da(s) técnica(s), geram-se os outputs, ou seja, os parâmetros de saída que quantificam cada variável de desempenho, de forma a tornar possível a avaliação da performance global do sistema.

Nos capítulos seguintes, os passos da metodologia (do segundo ao nono passo) serão detalhados. Alguns terão capítulo específico (caso do passo 2 e do passo 3, nos capítulos quatro e cinco, respectivamente. Os demais passos serão apresentados no capítulo seis).

4

SISTEMAS DE SAÚDE