• Nenhum resultado encontrado

Sabendo que “o conhecimento não é algo acabado, mas uma construção que se faz e refaz constantemente” (LÜDKE; ANDRÉ, 1986, p. 18) e diante dos objetivos antes elencados, busca-se por meio deste trabalho criar um ambiente de discussão e reflexão sobre as questões que envolvem o ambiente escolar, os quais nos dizem respeito enquanto professores e cidadãos. Dessa forma, construindo e reconstruindo o conhecimento a cada nova etapa, passamos a descrever a seguir como se deu o processo dessa construção por meio da metodologia escolhida.

Entendendo, então, a metodologia como “um processo que engloba um conjunto de métodos e técnicas para ensinar, analisar, conhecer a realidade e produzir novos conhecimentos” (OLIVEIRA, 2012, p. 43), para a realização desta pesquisa de Mestrado a metodologia de trabalho proposta baseou-se na pesquisa qualitativa.

Segundo Oliveira (2012), a pesquisa ou abordagem qualitativa

é um processo de reflexão e análise da realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico e/ou segundo sua estruturação. Esse processo implica em estudos segundo a literatura pertinente ao tema, observações, aplicação de questionários, entrevistas e análise de dados, que deve ser apresentada em forma descritiva. (OLIVEIRA, 2012, p. 37)

Para a compreensão mais detalhada do tema possível, que era o de buscar compreender como acontecem as atividades práticas de escrita de

87

alguns alunos na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, optou- se pela pesquisa qualitativa com o intuito de que os dados obtidos partissem de um contato mais direto entre o pesquisador e a situação estudada, a fim de que a realidade dos participantes pudesse ser mais bem vista e melhor compreendida pela pesquisadora no momento da pesquisa de campo. Além disso, havia a necessidade de aproximar a pesquisa da vida diária do educador, mesmo ele atuando em que âmbito for, de modo que pudesse torná- la um instrumento enriquecedor de seu trabalho (LÜDKE; ANDRÉ, 1986).

Nesse sentido, tendo a pesquisa como um instrumento enriquecedor do trabalho, enquanto professores e pesquisadores, vemos que o contexto educacional é de suma importância, já que foi por meio dele que houve a possibilidade de uma coleta de dados mais completa e precisa, a qual incluiu, além da leitura e reflexão sobre a literatura relacionada ao tema, também aplicação de um questionário semiestruturado às professoras do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, incluindo a equipe pedagógica de cada uma das escolas, e coleta da produção escrita de alguns desses alunos (do 5º e do 6º ano), tópicos estes a serem detalhados posteriormente.

Desse modo, a presente pesquisa se desenvolveu nos anos de 2013 e 2014 no ensino fundamental de duas escolas: uma municipal e uma estadual.

A escola municipal é uma escola de pequeno porte, localizada em um bairro não muito próximo ao centro da cidade de Ponta Grossa - PR e atende a alunos de seu entorno. Ela funciona no período da manhã e da tarde e, em 2013, contava com 14 turmas no total, sendo 3 turmas de 5º anos; 2 turmas de 4º anos; 3 turmas de 3º anos; 2 turmas de 2º anos e 2 turmas de 1º ano, além de duas turmas de educação infantil, contando com aproximadamente 395 alunos.

Quanto à classe de professores era composta por: 11 professores regentes; 2 professores de educação física, 4 professores corregentes, 1 professora da multifuncional, 2 pedagogas e 1 diretora. A média de tempo de serviço desses professores variava de 2 a 32 anos de serviço.

A escola estadual é uma escola de médio porte e localiza-se em um bairro próximo ao centro de Ponta Grossa - PR. Também atende alunos

88

localizados em seu entorno, inclusive alguns dos alunos que saíram da escola municipal descrita acima.

O colégio funciona no período da manhã, tarde e noite, sendo os períodos da manhã e da noite direcionados para o ensino médio e a tarde para o ensino fundamental. Conta com 22 turmas, 13 turmas do ensino médio e 9 turmas do ensino fundamental, tendo um total de 662 alunos atualmente.

Com relação aos professores, atualmente o colégio tem 66 professores dispostos nas diversas matérias. A equipe pedagógica é composta pela direção, direção auxiliar e 3 pedagogas.

Na escola municipal, os participantes da pesquisa foram alguns dos alunos da turma de 5º ano, os quais foram selecionados a partir da passagem para o 6º ano20, bem como 5 professoras das séries iniciais, sendo estas uma do 1º ano, uma do 2º ano, uma do 3º ano, uma do 4º ano e uma do 5º ano.

Já na escola estadual, houve a participação de duas professoras do 6º ano, bem como o acompanhamento dos alunos concluintes do 5º ano da escola municipal em questão que passaram a frequentar o 6º ano nessa escola estadual, perfazendo um total de 9 alunos.

Para maiores esclarecimentos, a seguir abordaremos cada um das fases da pesquisa de modo isolado, a fim de que possa haver a compreensão de como elas foram efetuadas ao longo do desenvolvimento do trabalho, porém, antes disso, passamos a descrever como aconteceram os primeiros contatos estabelecidos com as escolas para que a obtenção dos dados pudesse ser efetivada.

20

Salientamos que a seleção destes alunos aconteceu de modo aleatório, pois dependeu da passagem deles para o 6º ano, ou seja, no 5º ano, a observação ocorreu a partir da turma toda, pois não sabíamos ainda quem passaria para o 6º ano e que colégio frequentaria a partir de então. Após essa definição, com a visita ao colégio, é que ficamos sabendo quais alunos haviam passado para o 6º ano e em quais turmas haviam sido dispostos. Depois de termos essa informação, selecionamos as turmas que mais concentravam os alunos advindos da escola municipal anteriormente observada, de modo que o maior número de alunos pudesse ser observado ao mesmo tempo.

89