• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III Apresentação e fundamentação metodológica

3.2 Diagnóstico de necessidades e interesses

Podemos afirmar que são dois os grandes objetivos do estágio curricular, parte integrante do Mestrado em Educação - Formação, Trabalho e Recursos Humanos. Se, por um lado, está intrínseca a necessidade de desenvolver um relatório investigativo na área

57

de estudos da Educação, por outro lado, é notório o cuidado em preparar e capacitar o aluno, futuro mestre, para a transição para o mercado de trabalho.

Neste sentido, e após consolidar algumas ideias no decorrer do estágio, em virtude de um contacto mais assertivo sobre como é gerida a formação e como esta é utilizada para potenciar os recursos humanos da instituição, decidi centrar o meu projeto de investigação em algumas problemáticas com o intuito de perceber como são geridas e utilizadas as competências adquiridas por aqueles que cumpriram o seu serviço militar, em resultado da formação proporcionada pela instituição, e como é que estes preparam ou prepararam o seu ingresso/regresso ao mercado de trabalho civil, findado o seu vínculo contratual. Foi também importante tentar perceber como é que a instituição antevê e orienta os seus indivíduos, uma vez que o bem mais valioso de uma instituição são os seus recursos humanos.

Este projeto foi desenvolvido com o intuito de dar resposta e três questões de investigação, nomeadamente:

Q1: Que competências conseguiram estes militares desenvolver ao longo da sua

permanência nas fileiras?

Q2: Como aproveitaram a formação recebida e as competências desenvolvidas para a sua

integração no mercado de trabalho civil?

Q3: Quais as suas expectativas após o término do serviço militar? Como prepararam o

futuro aqueles que já saíram?

Através dos conceitos teóricos abordados e desenvolvidos nas diferentes unidades curriculares, ao longo do primeiro ano do mestrado, proponho-me a analisar de forma crítica e reflexiva a diversificação dos saberes e experiências proporcionadas pela instituição militar àqueles que juraram um dia defender a sua Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.

3.2.1 Caracterização do público-alvo

Como apanágio de uma instituição militar, a unidade onde decorreu o estágio curricular, apresenta flutuações ao nível do seu efetivo, em virtude dos ingressos, passagens à disponibilidade e rotações dos seus recursos humanos. Assim, e com o

58

objetivo de responder às questões levantadas para a realização desta investigação, foram criados dois universos para a aplicação dos métodos de recolha de dados.

Do conjunto de homens e mulheres que desempenham funções laborais no regimento, temos funcionários civis e militares que pertencem a diferentes categorias, de entre as quais os Oficiais, Sargentos e Praças. Ao nível das relações contratuais temos Oficias e Sargentos que se dividem entre aqueles que apresentam um vínculo contratual permanente, e aqueles que apresentam um vínculo contratual por tempo determinado. No que diz respeito às Praças, e como não existe quadro permanente no Exército Português nessa categoria, todos os militares dessa classe apresentam um vínculo contratual por tempo determinado.

Da totalidade de militares do regimento, e devido à natureza do nosso estudo, centraremos o nosso enfoque nos militares que apresentam uma relação de emprego por tempo determinado, nomeadamente os militares em regime de voluntariado e regime de contrato.

Assim, por um lado, considerou-se aglutinar aqueles que ainda prestam serviço nas fileiras, em regime de voluntariado e/ou regime de contrato, pertencente às categorias de Oficial, Sargento e Praça. Por outro, foram considerados aqueles que já terminaram o seu vínculo contratual com a instituição e que tenham prestado serviço, igualmente, como Oficial, Sargento e Praça. Como denominador comum aos dois universos estamos perante militares e ex-militares que prestam ou prestaram serviço na unidade militar onde decorreu o estágio, com diferentes formações, funções e especialidades.

3.2.2 Objetivos da intervenção/problema de investigação

Após a concretização do diagnóstico de necessidades e interesses, assim como da caracterização do público-alvo, importa descrever os objetivos gerais e específicos do projeto de investigação. Como veículo orientador e delimitador desta proposta de investigação, os objetivos aqui descritos assumem-se como um elemento capaz de definir as intenções de intervenção, tornando os seus objetivos operacionalizáveis, tal como afirma Guerra (2002).

Objetivos gerais

Em traços gerais estes são os objetivos que orientam e atribuem uma direção à investigação, as pedras basilares que sustentam o seu desenvolvimento. De acordo com

59

Randolph e Posner (1992, p.29) “os objetivos são princípios de orientação que norteiam os esforços dos membros da equipa desenvolvidos no sentido de contribuírem para se alcançar o alvo do projeto”.

Deste modo, como objetivos gerais, temos:

• Avaliar, do ponto de vista dos entrevistados, as competências desenvolvidas por aqueles que prestam ou prestaram serviço na instituição militar;

• Analisar como é aproveitada a formação recebida e as competências desenvolvidas para a sua integração no mercado de trabalho civil;

• Compreender as expectativas daqueles que um dia idealizaram cumprir serviço militar.

Objetivos específicos

Os objetivos específicos detalham os objetivos gerais e “são reformulados em termos operacionais, quantitativos ou qualitativos, de forma a tornar possível analisar a sua concretização, sendo frequentemente considerados como metas” (Guerra, 2002, p.164). A sua especificidade caminha paralelamente ao rumo a seguir, no sentido de atingir os objetivos a que a investigação se propõe.

Assim sendo, como objetivos específicos, temos:

• Avaliar a importância da formação e o desenvolvimento de competências em contexto militar;

• Interpretar o contributo da formação na capacitação dos recursos humanos da instituição;

• Perceber o processo de formação militar e as suas aprendizagens;

• Analisar o contributo das competências adquiridas em contexto militar, após a passagem para o mercado de trabalho civil;

• Compreender como são geridas as expectativas daqueles que prestam ou já prestaram o seu serviço militar.

61