• Nenhum resultado encontrado

Prof.: Estamos a falar no exterior. Aqui está escrito vagina? Vários(as): Não.

Prof.: Porque é que aqui não está escrito vagina?

Aluna: Porque a vagina é a parte de dentro. (Transcrição da atividade do dia 9 de junho – Anexo 18)

Através desta transcrição parece ser possível compreender que a Aluna 2 apresenta alguma confusão quanto à distinção entre vulva e vagina (tendo em conta que os alunos e as alunas não abordaram o termo vulva quando abordaram o sistema reprodutor feminino).

Após a discussão e a realização do jogo foi distribuída uma folha de registo (Anexo 22) com duas questões. Perante a questão “Quando olhamos para o corpo dos meninos e das meninas em que é que são diferentes?”, a Aluna 2 respondeu que “[a]s diferença são: as meninas têm vulva e os meninos têm escroto e ainda pénis”. Através desta resposta parece ser possível afirmar que a Aluna 2 compreendeu quais as características que distinguem efetivamente o menino e a menina. Por sua vez, na questão “Será que por terem essa diferença os meninos e as meninas têm de fazer atividades, jogos e brincadeiras diferentes?”, a Aluna 2 referiu que as diferenças entre o corpo dos meninos e das meninas não implicam que façam atividades, jogos e brincadeiras diferentes, pois “[n]ão interessa se eles são diferentes”, indo ao encontro das ideias de Cardona et al. (2011), quando afirmam que as crianças entre os oito e os onze anos de idade conseguem compreender que as diferenças entre atividades e comportamentos não definem nem são definidos pelo sexo dos indivíduos.

APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Através da análise do pós-teste construiu-se o Quadro 6, com os estereótipos apresentados pela Aluna 2 após da implementação da proposta pedagógica.

84

Quadro 6 - Estereótipos apresentados pela Aluna 2 após a implementação da proposta pedagógica

Categorias Subcategorias

Aluna 2

Pós-teste

Género Feminino Género Masculino

E st er ti p os d e G én er o Tarefas Domésticas/ Comportamentos

“Limpar o pó” “Fazer reparações” “Ver futebol”

Brinquedos “Boneca” “Carro” “Bola”

Profissões “(…) professor de infância” “(…) ser futebolista” Características

Físicas “As meninas têm cabelo grande (…)” “Os meninos têm cabelo curto (…)” Relativamente às tarefas domésticas/comportamentos, a Aluna 2 ainda parece apresentar alguns estereótipos de género, associando tarefas mais calmas ao género feminino e tarefas mais ativas e agressivas ao género masculino.

No que concerne às questões referentes às profissões, a Aluna 2 indicou uma profissão que só pode ser executada pelo género feminino e uma profissão que só pode ser desempenhada pelo género masculino, tal como aconteceu antes da proposta pedagógica (embora as profissões indicadas tenham sido diferentes). A Aluna 2 associou a profissão mais agressiva, ativa e exterior ao género masculino e a profissão mais calma e relacionada com a “função” de mãe ao género feminino. Embora a profissão de futebolista tenha sido abordada no vídeo que os alunos visualizaram na atividade relativa às profissões, a Aluna 2 referiu que esta só pode ser desempenhada pelo género masculino, parecendo demonstrar que a atividade não teve um grande impacte para a Aluna 2. É interessante verificar que ao registar a profissão que a Aluna 2 identificou como sendo exclusiva para o género feminino, esta regista-a no masculino (“professor de infância”), tal como aconteceu no pré-teste.

Na questão referente aos brinquedos/jogos, a Aluna 2 ainda parece demonstrar alguns estereótipos, sendo que ainda referiu que a boneca é só para o género feminino e a bola e o carro são apenas para o género masculino (embora, durante a atividade relativa às tarefas domésticas, a aluna tenha referido que também tem carros de brincar). A bola e o carro foram dois brinquedos que não foram abordados no jogo da atividade onde foram abordados os brinquedos, sendo que por essa razão a aluna poderá não ter refletido acerca dos mesmos.

Na questão “Indica três diferenças entre os meninos e as meninas da tua turma”, a Aluna 2 mencionou que os meninos têm pénis e escroto e as meninas têm vagina (sendo esta uma diferença interior ao corpo). Contudo, a aluna ainda mencionou uma diferença

85

relativamente ao comprimento do cabelo dos meninos e das meninas (“[a]s meninas têm cabelo grande” e “[o]s meninos têm cabelo curto”) e uma diferença relativa às mamas, indicando apenas que “[a]s meninas têm mamas (…)”. Nesta questão é possível notar alguns estereótipos que, embora tenham sido discutidos durante a proposta pedagógica, não se alteraram, o que vai ao encontro das ideias de John Santrock (1998, citado por Cardona et al., 2011) e de Neto et al. (1999).

Na questão “Desenha nas silhuetas o corpo de um menino e o corpo de uma menina da tua idade”, a Aluna 2, relativamente ao corpo do menino desenhou o cabelo, os olhos, as pestanas, as sobrancelhas, o nariz, a boca, o pescoço, as mamas, o umbigo e uma representação do pénis e do escroto, tal como se pode verificar na Figura 11. Relativamente ao corpo da menina, a Aluna 2 representou o cabelo, os olhos, as pestanas, as sobrancelhas, o nariz, a boca, o pescoço, as mamas, o umbigo e uma representação da vulva com um ponto no meio que poderá representar a uretra ou a vagina, tal como se pode verificar na Figura 12. Aqui é possível verificar que a aluna distinguiu as mamas dos meninos e das meninas, tal como aconteceu antes da implementação da proposta pedagógica, embora aqui se nota uma maior distinção na forma das mesmas (as dos meninos apresentam uma forma retangular e as das meninas apresentam uma forma mais arredondada).

Figura 11 - Representação do corpo de um menino, realizado no pós-teste pela Aluna 2

Figura 12 - Representação do corpo de uma menina, realizado no pós-teste pela Aluna 2

86

2.4.3ALUNO 3

ANTES DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Através da análise do pré-teste construiu-se o Quadro 7, com os estereótipos apresentados pelo Aluno 3 antes da implementação da proposta pedagógica.

Quadro 7 - Estereótipos apresentados pelo Aluno 3 antes da implementação da proposta pedagógica

Categorias Subcategorias

Aluno 3

Pré-teste

Género Feminino Género Masculino

E st er ti p os d e G én er o Tarefas Domésticas/ Comportamentos “Passar a ferro” “Pôr a mesa” “Limpar o pó”

“(…) as meninas não gostam de lutar (…).”

“Conduzir um camião” “Ver futebol” “Fazer reparações” “Ter força e coragem” “(…) os meninos não gostam de

lavar.”

Brinquedos “Boneca” “Corda”

“Bola” “Carro”

“Pião” “Bicicleta” Profissões “(…) a lavadeira é uma profissão só

para meninas (…).”

“(…) o boxe é uma profissão para

meninos (…).”

Características Físicas

“(…) as meninas têm o cabelo comprido e os meninos curto (…).” “(…) as meninas têm mamas grandes e os meninos têm mamas pequenas.” Ao analisar o Quadro 7 parece ser possível afirmar que o Aluno 3 evidencia estereótipos de género relativamente às tarefas domésticas/comportamentos, brinquedos, profissões e características físicas.

No que diz respeito às tarefas domésticas/comportamentos, o Aluno 3 parece associar a força e tarefas mais ativas, agressivas e exteriores ao lar ao género masculino e tarefas mais calmas e relacionadas com o cuidado do lar ao género feminino, tal como Cardona et al. (2011) e Vieira (2006) sugerem.

O mesmo parece acontecer com os estereótipos associados às profissões que o Aluno 3 indicou como sendo exclusivas de um só género. A profissão mais agressiva, ativa e exterior é associada ao género masculino e a profissão mais calma e ligada à lida da casa é associada ao género feminino, indo ao encontro das ideias das mesmas autoras.

Relativamente aos brinquedos/jogos, o Aluno 3 indicou que a maior parte dos brinquedos apresentados seriam exclusivamente para um dos géneros (particularmente para o género masculino). Tal como Re (2007) e Vieira (2006) referem, os brinquedos/jogos oferecidos às crianças são uma das formas de formar as suas mentalidades e de difundir os papéis de género. Assim, isto pode significar que o Aluno 3 indicou que os brinquedos com que não

87

costuma brincar são para o género feminino, sendo que os legos e o computador são brinquedos que, provavelmente, o Aluno 3 observa que são utilizados pelos dois géneros. Nas questões relacionadas com as diferenças e semelhanças entre os meninos e as meninas da turma, o Aluno 3 referiu apenas uma característica que distingue efetivamente os meninos e as meninas (“pila”), parecendo evidenciar alguns estereótipos de género no que diz respeito ao comprimento do cabelo dos meninos e das meninas. O aluno também parece confundir o corpo da mulher com o da menina, ao afirmar que “(…) as meninas têm mamas grandes (…)”.

Na questão “Desenha nas silhuetas o corpo de um menino e o corpo de uma menina da tua idade”, o Aluno 3, relativamente ao corpo do menino parece ter desenhado o cabelo, os olhos, o nariz, a boca, as mamas, o umbigo, os joelhos, o escroto e o pénis, tal como se pode verificar na Figura 13. Relativamente ao corpo da menina, o Aluno 3 parece ter representado o cabelo, os olhos, o nariz, a boca, as mamas, o umbigo, os joelhos e a vulva, tal como se pode verificar na Figura 14. Nesta questão é possível notar que, tal como na questão acerca das diferenças entre os meninos e as meninas, o aluno parece demonstrar um estereótipo de género relativamente ao comprimento do cabelo dos meninos e das meninas. Também é possível perceber que a representação das mamas do menino é igual à das mamas da menina, contrariando aquilo que afirmou na questão acerca das diferenças entre os meninos e as meninas.

Figura 14 - Representação do corpo de uma menina, realizado no pré-teste pelo Aluno 3 Figura 13 - Representação do corpo de um

88

DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Atividade relacionada com as tarefas domésticas

Após a visualização de um vídeo acerca das tarefas domésticas foi distribuída uma folha de registo com duas questões (Anexo 19). Perante a questão “De que trata o vídeo que acabaste de ver?”, o Aluno 3 não identificou que o vídeo abordava as tarefas domésticas, contudo, na questão “Houve alguma coisa que te tenha surpreendido?”, o aluno afirmou que “(…) a coisa que me surpreendeu foi que os homens estavam a fazer o que as mulheres costumam fazer e as mulheres a fazer o que os homens costumam fazer e muito bem feito”, parecendo demonstrar alguma flexibilidade quanto aos papéis de género, após ter observado alguns exemplos de comportamentos que contrariavam os estereótipos demonstrados anteriormente.

Durante a discussão em grande grupo acerca do vídeo visualizado, o Aluno 3 partilhou a sua opinião acerca do mesmo e mencionou algumas vivências pessoais que ocorreram durante a realização de tarefas domésticas:

Prof.: Mas naquilo que viste houve alguma coisa que te surpreendeu? (…)