• Nenhum resultado encontrado

Prof.: Claro. Mas ele tinha o cabelo comprido, ou não? Portanto os homens também podem ter cabelos compridos.

Aluno: Pois é! O Sandro também tinha.

Aluno 3: E o Renato! (Transcrição da atividade do dia 9 de junho – Anexo 18)

Ao longo do jogo acerca das semelhanças/diferenças entre o corpo dos meninos e das meninas, o Aluno 3 concordou que todas as partes do corpo apresentadas pertenciam aos meninos e às meninas, exceto a vulva, o escroto e o pénis. Quando a palavra “vulva” surgiu o Aluno 3 não sabia o que era, mas depois de ter sido clarificado referiu que “[é] o pipi!”, sendo que concordou que esta seria uma parte do corpo que só pertencia às meninas. Relativamente à palavra escroto, o Aluno 3 também não sabia o que era e depois de se ter clarificado o que era o escroto, concordou que este, assim como o pénis, eram partes do corpo que pertenciam apenas aos meninos.

Após a discussão e a realização do jogo foi distribuída uma folha de registo (Anexo 22) com duas questões. Perante a questão “Quando olhamos para o corpo dos meninos e das meninas em que é que são diferentes?”, o Aluno 3 respondeu que a diferença é que “os meninos têm é o escroto e o pénis e as meninas é as vulvas”. Nesta resposta é possível notar que o aluno quando se refere à vulva fá-lo no plural, o que pode indicar que não compreendeu o que era a vulva. Por sua vez, na questão “Será que por terem essa diferença os meninos e as meninas têm de fazer atividades, jogos e brincadeiras diferentes?”, o Aluno 3 referiu que as diferenças entre o corpo dos meninos e das meninas não implicam que façam atividades, jogos e brincadeiras diferentes, pois “só por eles serem diferentes não é por isso que eles têm de fazer coisas diferentes uns dos outros”, indo ao encontro das ideias de Cardona et al. (2011), quando afirmam que as crianças entre os oito e os onze anos de idade conseguem compreender que as diferenças entre atividades e comportamentos não definem nem são definidos pelo sexo dos indivíduos.

APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Através da análise do pós-teste construiu-se o Quadro 8, com os estereótipos apresentados pelo Aluno 3 após da implementação da proposta pedagógica.

94

Quadro 8 - Estereótipos apresentados pelo Aluno 3 após a implementação da proposta pedagógica

Categorias Subcategorias

Aluno 3

Pós-teste

Género Feminino Género Masculino

E st er ti p os d e G én er o Tarefas Domésticas/ Comportamentos Brinquedos Profissões Características Físicas Cabelo comprido Mamas grandes Cabelo curto Mamas pequenas

Através da análise do Quadro 8 é possível compreender que o Aluno 3 não apresentou quaisquer estereótipos de género relativamente às tarefas domésticas/comportamentos, profissões e brinquedos.

Na questão “Indica três diferenças entre os meninos e as meninas da tua turma”, o Aluno 3 mencionou que “de diferença têm pénis, vulva, escroto, etc.”, dando a entender que poderia haver mais diferenças. Contudo, na questão “Desenha nas silhuetas o corpo de um menino e o corpo de uma menina da tua idade”, o Aluno 3, relativamente ao corpo do menino parece ter desenhado as sobrancelhas, os olhos e o umbigo e desenhou e legendou o cabelo (curto), o nariz, a boca, as mamas, os joelhos, os dedos dos pés, o escroto e o pénis (legendados como “pila”), tal como se pode verificar na Figura 15. Relativamente ao corpo da menina, o Aluno 3 parece ter representado as sobrancelhas, as pestanas, os olhos, o nariz e a boca e representou e legendou o cabelo (comprido), as mamas (mais notórias que as do corpo do menino), o umbigo, os joelhos, os dedos do pé e a vulva (legendada como “pipi”), tal como se pode verificar na Figura 16. Aqui é possível verificar que o aluno distingue as mamas dos meninos e das meninas, ao contrário do que aconteceu na representação realizada antes da proposta pedagógica. O aluno também parece apresentar um estereótipo de género relativamente ao tamanho do cabelo e à presença (ou não) de pestanas no menino e na menina.

95

2.4.4ALUNO 4

ANTES DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Através da análise do pré-teste construiu-se o Quadro 9, com os estereótipos apresentados pelo Aluno 4 antes da implementação da proposta pedagógica.

Quadro 9 - Estereótipos apresentados pelo Aluno 4 antes da implementação da proposta pedagógica

Categorias Subcategorias

Aluno 4

Pré-teste

Género Feminino Género Masculino

E st er ti p os d e G én er o Tarefas Domésticas/ Comportamentos “Pôr a mesa” “Chorar” “Ter força e coragem”

“Fazer reparações” “(…) ter paciência.”

“(…) faz muita força (…)”

Brinquedos “Boneca” “Carro” “Pião”

Profissões “(…) costureira (…).” “(…) construtor (…).” Características

Físicas “Cabelo grande, fortes, voz fina.”

Ao analisar o Quadro 9 parece ser possível afirmar que o Aluno 4 evidencia estereótipos de género relativamente às tarefas domésticas/comportamentos, brinquedos, profissões e características físicas.

No que diz respeito às tarefas domésticas/comportamentos, o Aluno 4 parece associar a força ao género masculino, contudo associou algumas tarefas mais ativas e agressivas ao Figura 16 - Representação do corpo de uma menina, realizado no pós-teste pelo Aluno 3 Figura 15 - Representação do corpo de um

96

género feminino, contrariando ligeiramente o que Cardona et al. (2011), Vieira (2006) e Neto et al. (1999) sugerem.

No entanto, no que se refere aos estereótipos associados às profissões, que o Aluno 4 indicou que a profissão mais calma só pode ser desempenhada pelo género feminino e que a profissão mais ativa, agressiva e exterior ao lar só pode ser desempenhada pelo género masculino.

Relativamente aos brinquedos/jogos, o Aluno 4 indicou que a maior parte dos brinquedos apresentados seriam para ambos os géneros. Contudo, tal como Re (2007) e Vieira (2006) referem, os brinquedos/jogos oferecidos às crianças são uma das formas de formar as suas mentalidades e de difundir os papéis de género. Assim, o Aluno 4 indicou que a boneca seria para o género feminino (podendo este brinquedo estar associado à “função” da mulher, enquanto cuidadora dos filhos) e o pião e o carro seriam para o género masculino (podendo estar associados a brincadeiras mais ativas, e particularmente o carro à “função” do homem como trabalhador autónomo, fora de casa).

Nas questões relacionadas com as diferenças e semelhanças entre os meninos e as meninas da turma, o Aluno 4 referiu, numa frase, três diferenças que não distinguem efetivamente o corpo dos meninos e das meninas, embora não tenha referido explicitamente a que género é que cada característica pertencia. Desta forma, o aluno parece evidenciar alguns estereótipos de género no que diz respeito ao comprimento do cabelo, ao tom da voz e à massa muscular dos meninos e das meninas.

Na questão “Desenha nas silhuetas o corpo de um menino e o corpo de uma menina da tua idade”, o Aluno 4, relativamente ao corpo do menino desenhou o que parece ser o cabelo, os olhos, a boca, o escroto e o pénis, tal como se pode verificar na Figura 17. Relativamente ao corpo da menina, o Aluno 4 desenhou o que parece ser o cabelo, os olhos, as pestanas, a boca, as mamas e a vulva, tal como se pode verificar na Figura 18. Nesta questão é possível notar que, tal como na questão acerca das diferenças entre os meninos e as meninas, o aluno parece demonstrar estereótipos de género relativamente ao comprimento do cabelo dos meninos e das meninas (associando o cabelo curto ao género masculino e o cabelo comprido ao género feminino). Também é possível perceber que o aluno não representou as pestanas nem as mamas no corpo do menino, mas

97

representa as pestanas maiores e as mamas arredondadas no corpo da menina, parecendo indicar aqui duas diferenças entre os dois.

DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Atividade relacionada com as tarefas domésticas

Após a visualização de um vídeo acerca das tarefas domésticas foi distribuída uma folha de registo com duas questões (Anexo 19). Perante a questão “De que trata o vídeo que acabaste de ver?”, o Aluno 4 identificou que o vídeo abordava as tarefas domésticas, contudo, na questão “Houve alguma coisa que te tenha surpreendido?”, o aluno afirmou que nada o surpreendeu, parecendo contrariar as ideias que expressou antes da implementação da proposta pedagógica, ou seja, no pré-teste.

Durante a visualização do vídeo pela terceira vez, o Aluno 4 referiu: “Já repararam que as coisas que as raparigas fazem costumam ser as coisas que os homens costumam fazer?”, parecendo mostrar-se surpreendido e partilhando a sua surpresa com os/as colegas. De seguida, durante discussão em grande grupo acerca do vídeo visualizado, o Aluno 4 comentou algumas opiniões dos(as) colegas, parecendo demonstrar a sua opinião relativamente ao tema:

Aluno: Mas quem está trocado são os homens. Aluno: Pois.

Aluno 3: Ou as mulheres