• Nenhum resultado encontrado

6. C ONSTRUINDO O L ABORATÓRIO D EDICADO DE E NSINO E P ESQUISA EM

6.2. O modelo estrutural do LABDAN

6.2.7. A dinâmica geral do modelo do LABDAN

Pelas definições anteriores, pode-se dizer que o LABDAN possui uma dinâmica de funcionamento, conforme apresentado na figura 6.2.

Figura 6.2. A dinâmica geral de funcionamento do LABDAN

Formulação do Plano Estratégico de Negócio SAPEN - Sistema Assistente Informatizado Decisões das Empresas

Sistema de Simulação do LABDAN

Parceiros Institucionais Manual do Participante Plano Estratégico Decisões do Animador Sistema de Informação e Apoio à Decisão INTERNET Relatórios de Resultados

Sites dos Parceiros Institucionais

Site do Administrador Site da Empresa

Com todos os recursos e informações disponíveis no site do LABDAN na internet, as equipes participantes iniciam o processo com a formulação do PEN - Plano Estratégico do Negócio. Todas as etapas de formulação do PEN são apoiadas pelo sistema assistente SAPEN – Sistema de Apoio ao Planejamento Estratégico do Negócio, já anteriormente apresentado. Esse sistema cumpre algumas funções importantes. Primeiro auxilia na compreensão conceitual do processo e das etapas do planejamento estratégico. Em segundo lugar facilita a inserção dos dados do planejamento quando sugere o encadeamento adequado e já os organiza no formato do relatório final do planejamento. E por último, mas não menos importante, automatiza os cálculos para dimensionamento da capacidade de viabilidade econômica e apresenta, também automaticamente, os demonstrativos econômicos e financeiros projetados para os dois primeiros anos do empreendimento. Um exemplo de interface do SAPEN com o usuário é apresentado no próximo capítulo.

Para formular o planejamento estratégico do negócio, as equipes baseiam-se nos dados contidos no manual do participante, apresentado no anexo 2. O manual descreve os aspectos estruturais do modelo de ambiente e do modelo empresarial além de apresentar os parâmetros do sistema e os valores das variáveis no início da simulação.

O PEN, depois, é implementado em rodadas cíclicas de decisões e resultados, sempre através do site da empresa na internet, o que permite a participação remota dos membros da equipe. A implementação da estratégia baseia-se no planejamento anteriormente formulado e nos resultados que vão sendo reportados a cada período simulado. Vale observar que os resultados obtidos a cada período e as eventuais variações nos parâmetros de custos e preços da simulação podem ser ajustados no SAPEN a cada período. Assim, as projeções econômicas e financeiras da estratégia formulada são atualizadas e o plano permanece útil para oferecer uma visão de longo prazo que incorpore as mudanças do ambiente.

Parte das decisões cíclicas trimestrais são tomadas no próprio site da empresa, enquanto outras são efetivadas nos sites dos parceiros institucionais externos. Todas as decisões da rodada ou período em curso antes de serem efetivadas, no horário estabelecido para o término do período, refletem-se nos relatórios projetados disponíveis no sistema de informação e de apoio à decisão, naturalmente integrado no LABDAN. Esse sistema é um recurso inestimável, sobretudo, por proporcionar a fundamental análise das sensibilidades, que os resultados possuem, a diferentes planos de decisão da empresa. Esse exercício continuado de análise de sensibilidade estimula a reflexão conjunta dos participantes sobre as

127 decisões que estão sendo tomadas ampliando, conseqüentemente, a capacidade de compreensão das relações de causa e efeito existentes nos fenômenos organizacionais inseridos no modelo de simulação do LABDAN.

Em cada período da simulação, quando termina o prazo estabelecido para o período, as decisões inseridas no sistema são efetivadas. De maneira interativa, o sistema de simulação do LABDAN, a partir do algoritmo central e apoiado nos parâmetros inseridos pelo animador, processa as decisões do conjunto das empresas e disponibiliza os resultados nos correspondentes relatórios. Esse feedback intermediário na implementação da estratégia possibilita a avaliação dos dirigentes da empresa e o prosseguimento do processo.

A simulação de gestão estratégica no LABDAN tem o processo de tomada de decisão como sua característica central de operação. As decisões tomadas referem-se à formulação da estratégia propriamente dita e à sua implementação ao longo dos ciclos de tempo da simulação. Na formulação, as decisões são tomadas na perspectiva do planejamento, fundamentalmente, antecipadas da ação. Na implementação, as decisões simulam a efetiva tomada de decisões da empresa e, em decorrência das relações causais estabelecidas no modelo matemático da simulação, produzem os resultados considerados reais para a equipe dirigente.

Antes de considerarem-se os conjuntos específicos de decisões que são tomadas em cada uma das empresas, é oportuno registrar que, embora o foco da simulação no LABDAN esteja centrado sobre a gestão em nível estratégico, faz-se necessário simular a adoção e implementação de políticas funcionais que são representadas através das decisões em nível tático e às vezes operacional. São essas decisões que permitem materializar as políticas empresariais nos curto e médio prazos, permitindo a interação entre os diversos subsistemas da empresa e destes com os demais sistemas do ambiente de negócios. Portanto, o processo se constrói pela capacidade das equipes para planejar estratégias empresariais construindo uma visão de futuro de longo prazo para a empresa, porém, agindo no curto e no médio prazo implementando decisões estratégicas, táticas e operacionais ao longo dos ciclos de simulação.

A dinâmica da simulação aqui apresentada oferece uma visão geral interna do sistema de simulação. No próximo capítulo essa dinâmica é resgatada e mais detalhadamente apresentada na perspectiva da interface do LABDAN com usuário participante da simulação.