• Nenhum resultado encontrado

Dinâmica social e avaliação de uma potencial emancipação do

3 PROJETO EMANCIPATÓRIO DO ALCÂNTARA: PROPOSTA E

3.2 Dinâmica social e avaliação de uma potencial emancipação do

Neste item trataremos da análise das transformações ocorridas em ambas as áreas, considerando o limite proposto caso a emancipação fosse levada a cabo a partir de quatro dimensões de análise: demográfica11, econômica12, estrutura urbana13 e eleitoral. As duas primeiras análises foram baseadas em dados dos Censos Demográficos 2000 e 2010, a terceira somente nos dados do Censo

11Para informações mais pormenorizadas consulte-se Anexo C e Anexo D.

12Maiores detalhes por bairro consultar o Anexo E.

13A tabela discriminando por bairro encontra-se no Anexo F.0

municipais 2000 ± 2012, considerando-se os vereadores eleitos.

As análises demográficas e econômicas foram realizadas a partir do mapeamento e leitura dos mapas gerados a partir das informações censitárias, abordando a situação geral em 2000 e 2010, em separado e agregado por bairro, a diferença entre 2000 e 201014, também agregados por bairro, e a mesma diferença considerando a totalidade das áreas dos municípios, caso a emancipação lograsse êxito. A compatibilização dos dados censitários de 2000 e 2010 foi procedida conforme Umbelino (2006), ressaltando-se que em nosso exemplo foram utilizados os tipos de compatibilização 1, em que ambos os setores (2000 e 2010) eram iguais e 3, em que setores do Censo 2000 foram agregados para formar um setor do Censo 2010.

Em relação à estrutura urbana foi considerado apenas o Censo Demográfico de 2010, pois este apresenta a informação em relação ao entorno dos domicílios, relacionado à estrutura urbana instalada, a partir das quais foi estabelecida uma metodologia de cálculo compondo um índice capaz de identificar a um só tempo, o comportamento de oito variáveis. Para este dado foi mantida sua apresentação em setores censitários, representando as variações internas nas áreas consideradas, bem como o valor médio agregado desta variável para os setores incluídos nestas áreas.

No que tange aos dados eleitorais foram considerados os pleitos municipais de 2000, 2004, 2008 e 2012. Nesta análise foram considerados os membros do legislativo municipal eleitos e seus redutos eleitorais, a partir da votação por zonas.

Estas foram agrupadas, conforme o município ao qual corresponderiam caso a emancipação fosse levada a cabo, possibilitando-nos analisar quantos foram eleitos por cada uma das áreas.

Os mapas que representam a dinâmica domiciliar, apresentados neste item, foram elaborados a partir do método de quebras naturais, pois este método nos

14Dadas às restrições na divulgação dos dados, em que para alguns setores não são divulgadas informações sobre a população, respeitando-se o sigilo estatístico, os totais apresentados não são oficiais, mas aqueles gerados a partir de tratamentos matemáticos dos setores divulgados. Ao avaliar a informação disponibilizada concluímos que não invalida a análise comparativa empreendida.

83 permite visualizar melhor a distribuição relativa à informação representada, os mapas de distribuição da estrutura urbana e de renda média foram elaborados a partir da definição de três classes de intervalo.

A análise da dinâmica demográfica levou em conta a distribuição da população e dos domicílios em 2000 e 2010, bem como o incremento entre estes dois momentos. Esta informação nos permite avaliar a tendência de crescimento populacional, bem como áreas de expansão da ocupação do município, de modo a comparar as áreas.

A tabela 3 apresenta a comparação entre as informações demográficas entre as áreas.

Tabela 3 - Comparação das informações demográficas entre Alcântara e São Gonçalo (2000 ± 2010)

Áreas de estudo

Fonte: Organizado por AZEVEDO, 2014, a partir de IBGE, 2000 e 2010

A análise da tabela 3 nos permite afirmar que, se por um lado São Gonçalo ainda é mais populoso e com maior número de domicílios que o Alcântara, este teve maior incremento, tanto domiciliar quanto populacional. Outro ponto a considerar é a expressiva população em cada uma das áreas, ficando ambas com aproximadamente 500.000 habitantes. Para comparação elencamos na tabela constante no Anexo A os 50 municípios mais populosos do Brasil, incluindo São Gonçalo, e ambas as áreas estariam compreendidas nesta lista.

Conforme expõe Garson (2009),

no tocante às receitas, é evidente a importância da receita própria para os municípios metropolitanos. Isto resulta, em parte, das características dos impostos municipais. Além do IPTU, o ISS é eminentemente urbano. A arrecadação deste imposto é tanto maior quanto mais se desenvolvem

caso do IPTU, municípios de maior porte e nível de renda pessoal mais alta tendem a ter imóveis mais valorizados, além de maior parcela do território considerado como urbano, ampliando a base tributária (p. 155-156).

Assim considerar a composição demográfica, a renda da população, bem como as atividades desenvolvidas são fundamentais para entender a capacidade de manutenção a partir da arrecadação própria.

O mapa 3 apresenta a distribuição dos domicílios em 2000. Analisando o mapa 3 podemos observar que a maior concentração de domicílios se encontrava nos bairros limítrofes entre as áreas propostas no projeto de emancipação, entre o município do Alcântara, a ser criado e o município remanescente de São Gonçalo, a exceção do Jardim Catarina, completamente contido no Alcântara e os bairros de Porto do Rosa, Boaçu e Rocha, contidos em São Gonçalo. Também podemos notar áreas mais expressivas com menor número de domicílios, principalmente no entorno do bairro Santa Isabel, bem como nas porções norte do município, área de preservação ambiental municipal e na porção sul da área de São Gonçalo.

O mapa 4 apresenta a distribuição dos domicílios para o ano de 2010. A partir do mapa 4 podemos observar algumas alterações, apesar de mantida a concentração característica do ano 2000. Alguns bairros como Jardim Catarina e Trindade, apresentaram sensível expansão domiciliar. Em paralelo, outros bairros, que apresentavam menor número de domicílios em 2000, tiveram expressiva expansão, como Maria Paula, Vista Alegre, Marambaia e Bom Retiro, todos localizados na área do Alcântara.

Mapa 4 - Distribuição dos domicílios em 2010.

Fonte: Organizado por AZEVEDO, 2014, a partir de IBGE, 2010.