• Nenhum resultado encontrado

Os diretores devem indicar e comentar políticas contábeis críticas adotadas pela Companhia, explorando, em especial, estimativas contábeis feitas pela administração sobre

CAIXA LÍQUIDO GERADO PELAS (APLICADO NAS) ATIVIDADES

10.5. Os diretores devem indicar e comentar políticas contábeis críticas adotadas pela Companhia, explorando, em especial, estimativas contábeis feitas pela administração sobre

questões incertas e relevantes para a descrição da situação financeira e dos resultados, que exijam julgamentos subjetivos ou complexos, tais como: provisões, contingências, reconhecimento da receita, créditos fiscais, ativos de longa duração, vida útil de ativos não- circulantes, planos de pensão, ajustes de conversão em moeda estrangeira, custos de recuperação ambiental, critérios para teste de recuperação de ativos e instrumentos financeiros

Os Diretores entendem que as práticas contábeis críticas são aquelas que são tanto (a) importantes para demonstrar a condição financeira e os resultados e (b) requerem os julgamentos mais difíceis, subjetivos ou complexos por parte dos Diretores, freqüentemente como resultado da necessidade de fazer estimativas que têm impacto sobre questões que são inerentemente incertas. Na preparação das demonstrações financeiras consolidadas, os Diretores adotam variáveis e premissas derivadas de experiência histórica e vários outros fatores que entendem como razoáveis e relevantes. Ainda que estas estimativas e premissas sejam revistas pelos Diretores no curso ordinário dos negócios da Companhia, a demonstração da sua condição financeira e dos resultados das operações freqüentemente requer o uso de julgamentos quanto aos efeitos de questões inerentemente incertas sobre o valor contábil dos nossos ativos e passivos. Os resultados reais podem ser distintos dos estimados sob variáveis, premissas ou

condições diferentes. De modo a proporcionar um entendimento de como os Diretores formam seus julgamentos sobre eventos futuros, inclusive as variáveis e premissas utilizadas nas estimativas, os Diretores incluíram comentários referentes a cada prática contábil crítica descrita a seguir:

Imposto de renda e contribuição social diferidos

Os créditos reconhecidos sobre prejuízos fiscais e bases negativas de contribuição social estão suportados por projeções de resultados tributáveis, com base em estudos técnicos de viabilidade, submetidos anualmente aos órgãos da administração da Companhia. Estes estudos consideram o histórico de rentabilidade da Companhia e a perspectiva de manutenção da sua lucratividade, permitindo uma estimativa de recuperação dos créditos em anos futuros. Os demais créditos, que têm por base diferenças temporárias, principalmente provisão para passivos tributários, bem como sobre provisão para perdas, foram reconhecidos conforme a expectativa de sua realização.

Provisão para contingências

A Companhia e suas controladas são partes envolvidas em processos judiciais de natureza trabalhista e cível em andamento, que envolvem responsabilidades contingentes. Os processos encontram-se em fase de defesa administrativa ou em trâmite na esfera judicial. As provisões para contingências são estabelecidas pelos Diretores da Companhia e pelos Diretores das controladas da Companhia, levando em consideração a opinião dos assessores legais da Companhia e das controladas da Companhia, conforme o caso, por valores atualizados com base nas estimativas de perdas prováveis.

Provisão para créditos de liquidação duvidosa

A provisão para créditos de liquidação duvidosa é constituída com base na análise dos riscos de realização dos créditos a receber, em montante considerado pelos Diretores suficiente para cobrir eventuais perdas. 10.6. Com relação aos controles internos adotados para assegurar a elaboração de demonstrações financeiras confiáveis, os diretores devem comentar:

a. Grau de eficiência de tais controles, indicando eventuais imperfeições e providências adotadas para corrigi-las

Os Diretores, com o objetivo de aumentar o controle e garantir a uniformização dos procedimentos em todas as empresas consolidadas, definem as áreas financeiras, contábil e fiscal, que reportam centralizadamente a gestores corporativos, como responsáveis por estas práticas em todas as unidades. Os principais procedimentos estão devidamente escritos e disponíveis no sistema interno da Companhia com acesso irrestrito a todos os usuários.

Outra medida que os Diretores aplicam para minimizar os riscos é a utilização de um único sistema transacional integrado em todas as nossas unidades, com alçadas de acesso determinadas de acordo com a responsabilidade de cada usuário.

Em 2009, com o intuito de garantir a eficiência dos controles internos da Companhia, os Diretores revisaram os processos internos com o auxílio de consultoria externa, que desenvolveu propostas de melhorias. No primeiro semestre de 2010, tais propostas foram apresentadas ao Conselho de Administração da Companhia e implementadas nas atividades regulares da Companhia.

Assim, os Diretores da Companhia acreditam que os controles internos sobre os relatórios financeiros consistem em um processo que fornece razoável segurança a respeito da confiabilidade dos relatórios financeiros e da preparação das demonstrações financeiras e das informações trimestrais para finalidades externas de acordo com princípios de contabilidade amplamente aceitos.

Os Diretores são da opinião de que a concepção e a operação dos controles e procedimentos de divulgação de informações da Companhia são eficazes para assegurar a correção das informações solicitadas e divulgadas nos relatórios da Companhia.

b. Deficiências e recomendações sobre os controles internos presentes no relatório do auditor independente

No contexto dos trabalhos de auditoria das demonstrações financeiras, foram feitos alguns testes de controle interno e, como resultado, foram apresentadas aos Diretores algumas recomendações para aprimoramento do controle na gestão do nosso imobilizado, no controle do ponto dos nossos funcionários e em aspectos documentais dos processos de vendas da Companhia. Todas as recomendações foram analisadas pelos Diretores e ações foram tomadas para minimizar os riscos apontados.

10.7. Caso a Companhia tenha feito oferta pública de distribuição de valores mobiliários, os