• Nenhum resultado encontrado

Em relação ao plano de remuneração baseado em ações do Conselho de Administração e da Diretoria Estatutária, em vigor no último exercício social e previsto para o exercício

ORÇAMENTO DE CAPITAL PROPOSTO PARA O EXERCÍCIO DE 2012 CONSOLIDADO

Item 13 (ICVM 480) REMUNERAÇÃO DOS ADMINISTRADORES

13.4 Em relação ao plano de remuneração baseado em ações do Conselho de Administração e da Diretoria Estatutária, em vigor no último exercício social e previsto para o exercício

social corrente:

i) Novo Plano aprovado na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 03 de março de 2011:

a. Termos e condições gerais

Conselho de Administração; Composição; Funcionamento: O presente Plano será administrado pelo Conselho de Administração, podendo este, a qualquer tempo, constituir um comitê de Remuneração (o “comitê”), com funções consultivas e/ou opinativas, criado em conformidade com o Estatuto Social da Companhia e composto por membros do Conselho de Administração na administração do Plano, bem como contratar consultorias especializadas.

Restrição: os membros do Conselho de Administração não poderão participar das reuniões em que decisões a respeito de sua participação no Plano sejam discutidas.

Poderes: No exercício de sua competência, o Conselho de Administração e Comitê estarão sujeitos aos limites estabelecidos na lei, no Estatuto Social da companhia, na regulamentação aplicável, no Plano e nas diretrizes fixadas pelos Acionistas da Companhia reunidos em Assembléia Geral. O Conselho de Administração terá amplos poderes para implementar o Plano e para tomar as medidas necessárias e adequadas para a sua administração. As deliberações do Comitê não vinculam a Companhia, exceto se e quando homologados pelo Conselho de Administração. Os casos omissos serão regulados pelo Conselho de Administração, devendo ser consultada a Assembléia Geral dos Acionistas, se exigido por lei ou Estatuto Social da Companhia ou sempre que o Conselho de Administração julgar necessário, a seu exclusivo critério.

A participação do Plano os profissionais selecionados a exclusivo critério do Conselho de Administração dentre os Administradores e Executivos da Companhia e de suas controladas. Para os fins deste Plano: (a) “Administradores” significa os membros do Conselho de Administração e os diretores da Companhia e de suas controladas; (b) “Executivos” significa os empregados que exerçam função de gerência e executivos que sejam empregados da Companhia e de suas controladas, bem como pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços para a Companhia ou suas controladas.

O Conselho de Administração poderá tratar de maneira diferenciada Participantes que se encontrem em situação similar, não estando obrigado, por qualquer regra de isonomia ou analogia, a estender a outros Participantes, qualquer condição, benefício ou deliberação que entenda aplicável apenas a determinados Participantes. O Conselho de Administração poderá, ainda, estabelecer um tratamento especial para os casos excepcionais, durante a eficácia de cada direito de opção, desde que não sejam afetados os direitos já concedidos aos Participantes nem os princípios básicos do Plano. Tal disciplina excepcional não constituirá precedente invocável por outros Participantes.

Nenhuma disposição do Plano conferirá direitos aos Participantes relativos à garantia de permanência como empregado ou prestador de serviços da Companhia ou de suas controladas ou interferirá de qualquer modo com o direito da Companhia e de suas controladas, sujeito às condições legais e àquelas do contrato de trabalho ou do contrato de prestação de serviços, conforme o caso, de rescindir a qualquer tempo o relacionamento com o Participante. Adicionalmente, nenhuma disposição do Plano conferirá a qualquer titular de uma opção direitos concernentes à sua permanência até o término do seu mandato como diretor ou membro do Conselho de Administração, ou interferirá de qualquer modo com direito da Companhia ou de suas controladas em destituí-lo (a), nem assegurará o direito à sua reeleição para o cargo.

Cada participantes do Plano deverá a ele aderir expressamente, mediante assinatura de termo de adesão, sem qualquer ressalva, obrigando-se ao cumprimento de todos os dispositivos aqui estabelecidos.

Primeiro Programa:

Opções concedidas aos participantes: 181.921

Quantidade total de beneficiários que exerceram suas opções, adquirindo ações no âmbito do Plano: 28 Opções concedidas por ação: 1,1564 opções

Data de encerramento das compras de ações pelos participantes do plano: 07/04/2011.

Segundo Programa:

Opções a serem concedidas aos participantes: 214.685

Quantidade total de beneficiários que exerceram suas opções, adquirindo ações no âmbito do Plano: 31 Opções a serem concedidas por ação: 1,2512 opções

Data de encerramento das compras de ações pelos participantes do plano: 27/03/2012

b. Principais objetivos do plano

O Plano de Opção de Compra de Ações (o “Plano”) tem por objetivos a criação de mecanismos que favoreçam a identificação, formação, desenvolvimento e retenção de talentos na Companhia, promovendo assim os interesses da LPS Brasil – Consultoria de Imóveis S/A (a “Companhia”) e de suas controladas, bem como incentivar os Administradores e Executivos (conforme definidos no item 3 deste Plano) a contribuir decisivamente para o sucesso da Companhia por meio da concessão de opções de subscrição ou aquisição de ações do capital da Companhia.

c. Forma como o plano contribui para esses objetivos

O Plano concede opções de compra de ações aos executivos para incentivar a busca do nosso crescimento e nossa valorização e, consequentemente, de nossas ações. Entendemos que o Plano contribui para o alcance do objetivo para ele estipulado na medida em que as condições do Plano favorecem a retenção de executivos, seja por meio da remuneração em si, ou dos mecanismos de prazo de concessão das ações.

d. Como o plano se insere na política de remuneração da Companhia

O Plano se insere na nossa política de remuneração à medida que visa à atração, retenção e motivação dos executivos envolvidos, recompensando os indivíduos que tenham contribuído positiva e significativamente para o nosso desempenho.

e. Como o plano alinha os interesses dos administradores e da Companhia a curto, médio e longo prazo.

O Plano conjuga interesses dos administradores e da Companhia a curto, médio e longo prazo através dos mecanismos de prazos para concessão das opções, bem como prazo de exercício de 4 (quatro) anos para os executivos adquirem dentro do contexto do Plano. Acreditamos que o Plano desperta nos executivos o senso de propriedade e o envolvimento pessoal no nosso desenvolvimento, encorajando esses indivíduos a devotar seus melhores esforços aos nossos negócios e alinhando os nossos interesses e os dos administradores.

f. Número máximo de ações abrangidas

As opções de ações outorgadas segundo o Plano poderão conferir direitos sobre um número de ações que não exceda o montante máximo e cumulativo de 5% das ações de nossa emissão, na data da outorga. Com este número de ações, considerando o nosso atual capital social, que é de 56.582.283 ações, podem ser constituídas no máximo 2.829.114 considerando a somatória do plano anterior ainda vigente.

g. Número máximo de opções a serem outorgadas

As opções de ações outorgadas segundo o Plano poderão conferir direitos sobre um número de ações que não exceda o montante máximo e cumulativo de 5% das ações de nossa emissão, na data da outorga. h. Condições de aquisição de ações

Programas de Outorga. A outorga de opções de subscrição ou aquisição de ações aos Participantes selecionados pelo Conselho de Administração será feita anualmente, por meio de Programas de Outorgas de Opção de Compra de Ações (“Programas de Outorgas”). O Conselho de Administração estabelecerá Programas de Outorgas para as categorias de Administradores e Executivos.

Características dos Programas de Outorgas. O Conselho de Administração deverá estabelecer para cada um dos Programas de Outorgas, observados os critérios gerais fixados neste Plano:

(i) O número total de ações ordinárias da Companhia a serem emitidas no contexto do Plano a cada outorga:

(ii) Os prazos e requisitos para que a opção de subscrição ou aquisição das ações se torne exercível;

(iii) O preço de subscrição ou aquisição de ações e, se entender conveniente, o índice de correção do preço até a data do exercício da opção (automaticamente aplicável na menor periodicidade prevista em lei) O Conselho de Administração poderá, a qualquer tempo, alterar o índice de correção;

(iv) As condições de integralização das ações;

(v) O prazo máximo para o exercício da opção ou os critérios para a determinação do mesmo; (vi) Quaisquer restrições à negociação das ações subscritas ou adquiridas em razão do exercício

da opção; e

i. Critérios para fixação do preço de aquisição ou exercício

Preço de Exercício da Opção. O preço de exercício das opções será determinado pelo Conselho de Administração, caso a caso, respeitados os parâmetros legais, no Programa de Outorga, mas em nenhuma hipótese será inferior ao valor patrimonial das ações.

Valor Patrimonial. Para os fins deste Plano e de cada Programa de Outorga, valor patrimonial das ações é aquele obtido pela divisão do patrimônio líquido da Companhia pelo seu número total de ações, conforme apurado em Balanço Patrimonial no encerramento do exercício social imediatamente anterior ao de cada Outorga realizada a partir de 2011.

j. Critérios para fixação do prazo de exercício

Carência (Vesting Period) e Requisitos. As opções concedidas ao Participante a partir de 2011 somente poderão ser exercidas após o decurso de 4 (quatro) anos da data de sua Outorga, em proporção total ou parcial, conforme livremente escolhido pelo Participante que tiver adquirido e mantido, sem qualquer ônus e durante todo o prazo de Vesting Period, ações da Companhia adquiridas com parcela do valor líquido que receber anualmente a título de participação nos resultados.

Para fim do exercício da opção, observado o Vesting Period e demais requisitos previstos neste Plano, o Participante deverá entregar comunicado à Companhia, contendo o número de ações ordinárias que pretende subscrever ou adquirir, ao preço de exercício fixado no Programa de Outorga respectivo. Aprovado o exercício, o Participante deverá firmar um boletim de subscrição ou contrato de compra e venda de ações com a Companhia, ou qualquer outro documento que venha a ser determinado pelo Conselho de Administração. As reuniões do Conselho de Administração que aprovarão o exercício da opção poderão ser realizadas exclusivamente nas datas e em periodicidade específicas estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Direitos de Acionista. Nenhum Participante terá quaisquer dos direitos e privilégios de acionista da Companhia até que as opções sejam devidamente exercidas e as ações objeto das opções sejam subscritas ou adquiridas.

O prazo de exercício das opções será determinado pelo Conselho de Administração, caso a caso, respeitados os parâmetros legais, na data da outorga da opção, mas em nenhuma hipótese será superior a 6 (seis) anos contados da data da outorga da opção. Após esse período, as opções concedidas, mas não exercidas, perderão a validade.

k. Forma de liquidação

Integração Total das Ações. As ações resultantes do exercício da opção deverão ser integralizadas ou adquiridas pelos Participantes em até 5 (cinco) dias úteis da data em que o Conselho de Administração aprovar o respectivo aumento de capital ou a alienação de ações da Companhia mantidas em tesouraria, conforme o caso. A integralização ou pagamento poderá ser efetuada com recursos auferidos com a alienação imediata de parte das ações objeto da opção.

Pagamento em Dinheiro. O pagamento do preço de exercício da opção será feito em dinheiro.

Dividendos. Salvo se deliberado diversamente pelo Conselho de Administração, as ações adquiridas em razão do exercício da opção farão jus a dividendos em dinheiro, incluindo juros sobre capital próprio sobre os lucros declarados no exercício social em que ocorreu a subscrição ou aquisição, conforme o caso. l. Restrições à transferência das ações

Entrega das Ações. Nenhuma ação será entregue ao Participante em decorrência do exercício da opção, a não ser que todas as exigências legais e regulamentares e decorrentes deste Plano e do Programa de Outorga tenham sido integralmente cumpridas

.

Restrições à Transferência. As ações resultantes das opções exercidas com base nas Outorgas realizadas a partir de 2011 não possuem qualquer restrição à sua alienação.

Vedação à Transferência das Opções. As opções concedidas aos Participantes nos termos deste Plano serão intransferíveis, ressalvadas as hipóteses expressamente previstas neste Plano. É vedada a criação pelos Participantes de instrumentos financeiros de derivativos atrelados ou relacionados às opções. m. Critérios e eventos que, quando verificados, ocasionarão a suspensão, alteração ou extinção do plano

O Conselho de Administração terá amplos poderes para implementar o plano e para tomar todas as medidas necessárias e adequadas para a sua administração. Os casos omissos serão regulados pelo Conselho de Administração, devendo ser consultada a Assembléia Geral dos Acionistas, se exigido por lei ou pelo nosso Estatuto Social.

n. Efeitos da saída do administrador dos órgãos da Companhia sobre seus direitos previstos no plano de remuneração baseado em ações

Para fins deste Plano, “Desligamento” significa qualquer ato ou fato que, justificado ou não, ponha fim à relação jurídica do Participante com a Companhia ou com a controlada que o qualificou para a outorga da opção. Desligamento não abrange as hipóteses de: (i) alteração da relação jurídica do Participante com a Companhia, contanto que, após referida alteração, o Participante ainda seja considerado Administrador ou Executivo, conforme definidos no item 3 deste Plano; (ii) morte ou invalidez permanente, (iii) aposentadoria. Desligamento abrange as hipóteses de destituição, substituição ou não reeleição como administrador e rescisão de contrato de trabalho ou de prestação de serviços.

Em caso de Desligamento do Participante por iniciativa da Companhia ou de sua controlada, por qualquer razão, exceto por justa causa, restarão automaticamente extintas, de pleno direito, independentemente de aviso prévio ou indenização, todas as opções que lhe tenham sido concedidas e que ainda não sejam exercíveis. Não obstante, caberá ao Participante o direito de exercer as opções já exercíveis na data do Desligamento, no prazo de improrrogável de 30 (trinta) dias, contados da data de Desligamento, mediante entrega de comunicação por escrito.

Em caso de Desligamento do Participante por sua própria iniciativa, por qualquer razão, restarão automaticamente extintas, de pleno direito, independentemente de aviso prévio ou indenização, todas as opções que lhe tenham sido concedidas e que ainda não sejam exercíveis. Não obstante, caberá ao Participante o direito de exercer as opções já exercíveis na data do Desligamento no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, contados da data do Desligamento.

No caso de o Desligamento do Participante ocorrer em decorrência de justa causa, restarão automaticamente extintas, de pleno direito, independentemente de aviso prévio ou indenização, as opções não exercíveis na data do Desligamento. Não obstante, caberá ao Participante o direito de exercer as opções já exercíveis na data do Desligamento no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, contados da data do Desligamento.

No caso de falecimento ou invalidez permanente do Participante, o Conselho de Administração decidirá se o prazo de carência das opções ainda não exercíveis tornar-se-ão imediatamente exercíveis. As opções que já sejam exercíveis na data do falecimento ou invalidez permanente do Participante poderão ser

exercidas pelos herdeiros ou sucessores do Participante, por sucessão legal ou por disposição testamentária, ou pelo inventariante do espólio do Participante, no caso de morte do Participante, ou pelo próprio Participante, no caso de invalidez permanente, no prazo de 1 (um) ano da data do falecimento ou invalidez permanente do Participante, mediante entrega de comunicação por escrito.

No caso de aposentadoria do Participante, as opções que já sejam exercíveis na data da aposentadoria do Participante poderão ser exercidas no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da data da aposentadoria, mediante entrega de comunicação por escrito.

Hipóteses Excepcionais de Saída. O Conselho de Administração deverá decidir sobre os casos excepcionais de saída do Plano pelo Participante não contemplados nos itens 11 e 12 deste Plano.

ii) Plano vigente há 4 anos, aprovado na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 07 de novembro de 2006:

a. Termos e condições gerais

As opções a serem outorgadas aos participantes estarão sujeitas aos termos e condições estabelecidos no Plano de Opção de Compra (“Plano”), aprovado na Assembléia Geral Extraordinária de 07 de novembro de 2006, nos correspondentes programas de outorgas e no Termo de Adesão ao Plano.

O Plano é administrado pelo nosso Conselho de Administração, dentro dos limites estabelecidos pela lei, Estatuto Social, regulamentação aplicável, planos e diretrizes fixadas pelos acionistas em Assembleia Geral.

O Conselho de Administração aprova os programas de outorgas referentes ao Plano, suas condições, tais como preço e prazos de exercício e beneficiários, que podem incluir executivos, funcionários da companhia, diretores estatutários e prestadores de serviços. Todos os beneficiários eventualmente desligados da Companhia perdem as opções não exercíveis, bem como as exercíveis, desde que, neste último caso, não manifestem seu interesse em exercê-las dentro de 30 dias contados da data do desligamento.

Segue abaixo a quantidade beneficiários por Programa de Outorgas, bem como número de beneficiários que exerceram suas Opções de Compra de Ações e o total de opções exercidas:

- Primeiro Programa:

Opções concedidas: 952.172 Opções Canceladas: 254.605 Opções exercidas: 647.649 Opções remanescentes: 403.100

Quantidade de beneficiários que exerceram suas opções, adquirindo ações no âmbito do Plano: 7

- Segundo Programa:

Opções Canceladas: 398.959 Opções exercidas: 210.957 Opções remanescentes: 646.754

Quantidade de beneficiários que exerceram suas opções, adquirindo ações no âmbito do Plano: 1

- Terceiro Programa:

Opções concedidas: 779.900 Opções Canceladas: 80.000 Opções exercidas: 236.900 Opções remanescentes: 463.000

Quantidade de beneficiários que exerceram suas opções, adquirindo ações no âmbito do Plano: 2 b. Principais objetivos do plano

O principal objetivo do Plano é promover os nossos interesses e de nossas controladas, incentivando os administradores e executivos a contribuir substancialmente para o nosso sucesso por meio da concessão de opções de subscrição ou aquisição de ações do nosso capital.

c. Forma como o plano contribui para esses objetivos

O Plano concede opções de compra de ações aos executivos para incentivar a busca do nosso crescimento e nossa valorização e, consequentemente, de nossas ações. Entendemos que o Plano contribui para o alcance do objetivo para ele estipulado na medida em que as condições do Plano favorecem a retenção de executivos, seja por meio da remuneração em si, ou dos mecanismos de prazo de exercício e lock-up das ações adquiridas.

d. Como o plano se insere na política de remuneração da Companhia

O Plano se insere na nossa política de remuneração à medida que visa à atração, retenção e motivação dos executivos envolvidos, recompensando os indivíduos que tenham contribuído positiva e significativamente para o nosso desempenho.

e. Como o plano alinha os interesses dos administradores e da Companhia a curto, médio e longo prazo.

O Plano conjuga interesses dos administradores e nossos a curto, médio e longo prazo através dos mecanismos de período pré determinado para exercício das opções, bem como lock-up de 1 (um) ano para uma parte das ações que os executivos adquirem dentro do contexto do Plano. Acreditamos que o Plano desperta nos executivos o senso de propriedade e o envolvimento pessoal no nosso desenvolvimento, encorajando esses indivíduos a devotar seus melhores esforços aos nossos negócios e conjugando os nossos interesses e os dos administradores.

As opções de ações outorgadas segundo o Plano poderão conferir direitos sobre um número de ações que não exceda o montante máximo e cumulativo de 5% das ações de nossa emissão, na data da outorga. Com este número de ações, considerando o nosso atual capital social, que é de 56.582.283 (cinquenta e seis milhões, quinhentas e oitenta e duas mil, duzentas e oitenta e três) ações, podem ser constituídas no máximo 2.829.114 (dois milhões, oitocentas e vinte e nove mil, cento e quatorze) ações.

g. Número máximo de opções a serem outorgadas

As opções de ações outorgadas segundo o Plano poderão conferir direitos sobre um número de ações que não exceda o montante máximo e cumulativo de 5% das ações de nossa emissão, na data da outorga. h. Condições de aquisição de ações

As ações resultantes do exercício da opção deverão ser integralizadas pelos participantes em até 5 dias úteis da data em que o Conselho de Administração aprovar o respectivo aumento de capital ou a