• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.9 Discussão dos Resultados

De acordo com a análise realizada fica claro que estabelecer a capacidade de carga física e social da área de estudo durante o período de alta estação é possível utilizando metodologias que dão suporte para levantamentos de dados mais seguros, como a contagem de pessoas, além de questionários e observações para entender a percepção dos usuários.

A capacidade de carga física em relação à acessibilidade pela Av. Principal, extensão da CE-090, que são as principais vias de acesso a Praia do Icaraí, encontram-se pavimentadas com trafego de carros de favorável fluidez. Isto permite que os usuários obtenham satisfação durante seu deslocamento, com excessão dos dias de feriados e comemorativos, tais como reveillon e carnaval, quando há um aumento considerável do fluxo de usuários e, consequentemente, dos veículos de locomoção. Porém, fica evidente a necessidade por melhorias em algumas ruas secundárias que permitem acesso direto à praia e que se encontram em deterioração, inviável para o tráfego de carros.

Sobre a infra-estrutura, observa-se um grande descontentamento dos usuários em relação aos estabelecimentos e equipamentos, oriundos das treze barracas de praia que operam de forma precária na área de estudo. Com o número de banheiros e duchas insuficientes para atender as necessidades da média diária de usuários. Porém, outros equipamentos como cadeiras de praia e guarda-sol mostram-se suficientes para atender a demanda diária dos frequentadores na Praia do Icaraí.

Em relação à quantidade de pessoas que ocupam um determinado espaço em m2, a capacidade está dentro dos limites aceitáveis com média de 9,8 m2/usuário, enquadrado em um grau de “conforto”, segundo dados do modelo aplicado pelo projeto Turis (1975). Porém, para Silva (2002) este resultado apresenta sinais de alerta, já que, praias com densidades pertencentes a um intervalo entre 7 a 10 m²/usuário são caracterizadas como: densidade muito elevada, típico de praias urbanas, com grande pressão de utilização.

Dentro da caracterização do uso do espaço, há ainda, uma distribuição de acordo com as infra-estruturas, pois os pontos de maior densidade se concentram na Av. Litorânea, onde encontram-se dispostas as barracas de praia para atendimento ao público na Zona Solarium. Dessa forma podemos citar que os

pontos de maior densidade são os Setores 1 e 2 com uma média de 7,4 m2/usuário e 5,9 m2/usuário, atingindo índices de “conforto regular” em relação ao grau de conforto.

Quando a área é subdividida em zonas de uso comum, os valores de densidade tornam-se mais críticos. Com as Zonas Solarium dos Setores 1 e 2 com médias de densidades de 4,4 m2/usuário e 3,5 m2/usuário, já indicando sinais de saturação. Porém, contrapondo esses fatos, o Setor 3, assim como a Zona Ativa de toda área estudada, apresenta densidade considerada de “muito conforto” para os utilizadores. Esses dados deixam clara a má distribuição da ocupação dos usuários na faixa costeira da Praia do Icaraí. Com concentração atingindo níveis de saturação em alguns pontos, enquanto outros se encontram praticamente vazios. Com isso, tem-se a necessidade de planos de gerenciamento para a localidade em busca de um equilíbrio na distribuição dos utilizadores da Praia do Icaraí, a fim de evitar uma degradação a níveis irreversíveis em áreas já bastante exploradas, enquanto outras apresentam as mesmas potencialidades ainda pouco utilizadas.

Em um contexto social, referente ao perfil dos usuários da Praia do Icaraí, em sua maioria, são adultos, casados, pertencentes a uma classe sócio-econômica “média baixa”, com nível de escolaridade “ensino médio completo”. São visitantes que utilizam transportes públicos e particulares, praticamente na mesma proporção, como forma de transporte para chegar à praia, preferencialmente, durante os fins de semana. Normalmente acompanhados, procuram a Praia do Icaraí em razão do lazer, proximidade e prática de esportes, como surf e kite, potencialidades do local. Em sua maioria são banhistas/excursionistas oriundos da capital Fortaleza e da própria Praia do Icaraí. Quando de outros estados, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro predominam, sendo a maioria desses usuários, funcionários do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, contribuindo para o setor de Indústria e Serviços destacar-se entre as profissões.

A capacidade de carga social referente a diversos aspectos verificou-se que os motivos que atrai os usuários da Praia do Icaraí são recreativos e ambientais, ou seja, ação de comer e beber; e práticas de esportes, como também, desfrutar da paisagem para fins de descanso. No entanto os motivos que desagradam o público freqüentador são as más qualidades de infra-estrutura e limpeza de praia. Os aspectos favoráveis foram qualidade de praia e acesso, ambos considerados Bons.

Assim como a avaliação geral da Praia do Icaraí, considerada satisfatória pelos utilizadores da mesma.

A densidade do local está acerca de um limite aceitável pelos inquiridos, pois foi considerado como Quantidade Adequada o número de pessoas em sua volta naquele determinado momento.

A percepção dos usuários da Praia do Icaraí a respeito da erosão costeira reflete um satisfatório nível de entendimento ao que rege as causas e conseqüências desse fenômeno, mostrando um utilizador informado, colaborando com tomadas de decisão que busquem medidas favoráveis a área em questão, atribuindo caráter satisfatório em relação à obra de contenção a erosão costeira na localidade.

As preferências dos entrevistados com relação aos destinos de praia em termos de congestionamento, presença de erosão costeira, e custo de viagem foram revelados através do experimento de escolha. Considerado o destino mais atrativo àquele de congestionamento médio, sem erosão costeira e menor custo de viagem. Mostrando-se disposto a aceitar adversidades (congestionamento máximo e presença de erosão costeira) contanto que o custo de viagem seja mínimo. Porém, deixam evidente que destinos de praia sem a presença de erosão costeira e de pouco a médio congestionamento são preferências entre os entrevistados.

A metodologia de foto-filmagem permitiu a coleta de dados mais concretos e seguros referentes à densidade de pessoas, além de captar dados da realidade instantânea e poder analisá-los em outro momento com mais precisão. A análise do fluxo de freqüentadores da Praia do Icaraí estudada durante o decorrer do dia possibilitou a identificação dos horários críticos de congestionamento, para com isso, estimar o grau de conforto dos usuários nesses períodos.