• Nenhum resultado encontrado

Percepções a Respeito da Erosão Costeira

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.6 Percepções a Respeito da Erosão Costeira

A erosão costeira é um fato presente na área de estudo, como já comentado anteriormente. Portanto, analisar a percepção dos usuários da praia do Icaraí a respeito desta problemática, torna-se de fundamental importância para uma melhor compreensão das inter-relações entre o homem e o ambiente ao qual está inserido. Esta percepção pode auxiliar no planejamento destas áreas, aumentando a confiabilidade para tomadas de decisões baseadas nas opiniões e atitudes dos próprios usuários do recurso. Além de fornecer informações úteis do nível de conscientização dos utilizadores a respeito da paisagem, podendo assim direcionar medidas de esclarecimento em prol de um melhor uso e valor do ambiente.

Em relação ao grau de importância da erosão costeira na praia do Icaraí, praticamente 95% da amostra total atribuíram valores máximos, ou seja, Muito Importante e Importante a este fenômeno que tanto afetou a localidade, demonstrando assim, seu grau de sensibilidade com relação ao problema da erosão costeira e suas conseqüências na área de estudo. (Gráfico 62).

Gráfico 62 - Grau de Importância em relação à Erosão Costeira na Praia do Icaraí.

Fonte: Dados da pesquisa.

Esta sessão avalia o grau de esclarecimento dos usuários da Praia do Icaraí com relação as suas atitudes e comportamentos referente à erosão costeira, sendo importante para compreender como este fenômeno vem afetando os usuários e, assim, auxiliar no planejamento das ações nesta praia. Para isto, utilizando uma

Grau de Importância da Erosão Costeira

Muito Importante Importante

Nem Muito Nem Pouco Importante Pouco Importante

76,7% 1% 17,7%

escala de Likert de cinco pontos, os usuários avaliaram seis afirmativas sobre a temática e atribuíram a cada uma delas um escore correspondente a seguinte escala: (1) Discorda Fortemente; (2) Discorda; (3) Nem Concorda Nem Discorda; (4) Concorda; e, (5) Concorda Fortemente (Tabela 03).

Tabela 06 - Distribuição de Freqüência da concordância em relação as afirmativas sobre erosão costeira.

Afirmativas DF* D* NDNC* C* CF*

1- A erosão costeira é em grande

parte causada por pelo homem; (0%) 0 (2,9%) 14 (8,2%) 40 (50,1%) 243 (38,8%) 188 2- Eu prefiro não freqüentar praias

afetadas pela erosão costeira; (0,4%) 2 (6,8%) 33 (19,2%) 93 (54,2%) 263 (19,4%) 94 3- As obras de contenção a erosão

costeira prejudicam a paisagem da praia;

0

(0%) (20,4%) 99 (23,1%) 112 (50,3%) 244 (6,2%) 30 4- A erosão costeira não afasta o

turista da praia; 113 (23,3%) 301 (62,1%) 46 (9,5%) 25 (5,2%) 0 (0%) 5- Prefiro perder parte da beleza

paisagística devido às obras de contenção a erosão do que ter uma praia com graves processos erosivos;

0

(0%) (4,7%) 23 (26,4%) 128 (60,4%) 293 (8,55%) 41

6- Obras de contenção à erosão não transferem processos erosivos para as praias adjacentes.

47

(9,7%) (34,2%) 166 (30,1%) 146 (24,6%) 119 (1,4%) 7 Fonte: Dados da Pesquisa.

Nota: * DF: Discorda Fortemente; D: Discorda; NDNC: Nem Concorda Nem Discorda; C: Concorda;

e CF: Concorda Fortemente.

A erosão costeira é um problema que está associado à alteração no balanço sedimentar costeiro, podendo ser classificada em dois tipos de acordo com suas causas: erosão natural e a erosão induzida pelo homem. Esta última, fortemente influenciada pela devastação indiscriminada dos mangues, construção de barragens ao longo dos rios e, principalmente, ocupações desordenadas da atividade humana sobre a zona costeira, agravando seriamente o déficit de sedimentos nas praias. Este fato corrobora com a afirmativa 1 (a erosão costeira é em grande parte causada por pelo homem), a qual, praticamente 90% dos respondentes concorda com essa afirmativa, mostrando o esclarecimento com a real situação local, já que muito das razões causadoras deste fenômeno na Praia do Icaraí é resultado da ação antrópica devido a intensa ocupação do ambiente costeiro.

Segundo Lima et al. (2002), outra causa atribuída a erosão costeira na área, foi a transferência dos processos erosivos oriundos da orla marítima de Fortaleza agravados com a implantação de um campo de espigões entre o molhe do Mucuripe e a embocadura do Rio Ceará. Estes espigões retiveram parte dos sedimentos que abasteciam o litoral de Caucaia de acordo com o fluxo natural da deriva litorânea, transferindo gradualmente os processos erosivos da capital para as praias próximas, no sentido de leste para oeste.

Este fenômeno é avaliado pela afirmativa 6 (obras de contenção à erosão não transferem processos erosivos para as praias adjacentes). Esta foi a afirmativa cuja distribuição da freqüência foi a mais homogênea em relação às opções de concordar e discordar. Porém, ainda assim, a maioria dos respondentes apresentou conhecimento de causa, discordando da afirmativa, já que essa nega a transferência dos processos erosivos por obras de contenção. Com 43,9% optando por discordar; seguido por 30,1% que optaram pelo meio termo, ou seja, nem concorda nem discorda; e 26% que concordam com esta afirmativa.

Com relação às conseqüências que a erosão costeira pode causar em uma praia, observa-se que estas são inúmeras, dependendo diretamente de fatores variados, como por exemplo, o setor sócio-econômico do local. No caso da Praia do Icaraí, como várias outras comunidades litorâneas do estado, sua principal fonte de renda era através do turismo-recreativo. A erosão costeira causou forte impacto neste setor devido à destruição das infra-estruturas aptas a atender os visitantes. Além da depreciação visual devido aos entulhos destas obras a beira-mar, tornado a praia imprópria para banho e outras atividades de recreação. Estas perdas em áreas destinadas ao lazer público acarretaram em sérios prejuízos para o turismo local, além da perda da beleza cênica da paisagem.

A respeito da percepção dos usuários em relação aos danos sofridos pelo turismo local, observa-se que mais de 85% da amostra concorda que a erosão costeira prejudica o turismo de uma praia. Esta frequencia é notada, justamente, por discordar da afirmativa 4 (a erosão costeira não afasta o turista da praia).

Ainda com relação ao fluxo de usuários de uma praia atingida por processos erosivos, 73,6% dos respondentes preferem não freqüentar uma praia afetada pela erosão. Esta freqüência é referente a afirmativa 2 (eu prefiro não freqüentar praias afetadas pela erosão costeira), corroborando com a tendência de

praias defasadas com a diminuição do fluxo turístico e recreativo dessas localidades erodidas.

Outra afirmativa tratava-se a respeito da paisagem do ambiente litorâneo após sofrer intervenções de contenção a erosão costeira. Entre os respondentes 56,5% concordam com a afirmativa 3 (as obras de contenção a erosão costeira prejudicam a paisagem da praia), porém uma amostra ainda significativa de 23,1% nem concorda nem discorda e 20,4% discorda da afirmativa. Isto se dá ao fato da maioria das obras de contenção a erosão costeira destoar do ambiente natural de uma praia, como observadas em algumas intervenções no estado do Ceará, como por exemplo, espigões (Figura 46) e muros de proteção (Figura 47). Outras obras de contenção a erosão costeira apresentam menor depreciação visual, por utilizarem da matéria prima natural do próprio ambiente, como a engorda de praia (Figura 48), ou torna-se o mínimo visível possível, como quebra-mar submerso.

Figura 46 - Espigões. Figura 47 - Muros de proteção.

Fonte: A autora. Fonte: A autora.

Figura 48 - Engorda de praia.

Mesmo com a maioria concordando que as obras de contenção a erosão costeira prejudicam a paisagem do lugar, ainda assim, 68,9% da amostra preferem “perder parte da beleza paisagística devido às obras de contenção a erosão do que ter uma praia com graves processos erosivos”, como indica a Afirmativa 5. Neste caso, tratando-se da Praia do Icaraí, evidencia o quanto a necessidade por uma intervenção ao avanço do mar é importante para seus usuários, indicando que os mesmos são receptivos às tomadas de decisões que resultem em melhorias no local, contribuindo em prol da conservação da área.

Em síntese, a percepção dos usuários da Praia do Icaraí a respeito da erosão costeira, reflete um nível satisfatório de entendimento em relação às causas e conseqüências desse fenômeno. Contudo, nota-se um usuário consciente da importância das políticas públicas voltadas para a solução do problema de erosão costeira.