• Nenhum resultado encontrado

Dispositivos de Monitorização para Crianças

No caso do público-alvo em causa neste projecto, as crianças, e como consequência da sua maior dependência, há uma maior preocupação por parte dos cuidadores no acesso à informação, para que consigam agir o mais rapidamente possível em caso de necessidade.

Actualmente o mercado apresenta soluções de monitorização da temperatura em diversos produ-tos adaptados às crianças. Existem produprodu-tos que variam desde bandas sensoriais a acessórios de vestuário, transmitindo os dados recolhidos para uma aplicação de smartphone.

A Figura 16 apresenta a banda sensorial Sproutling [33] capaz de detectar o movimento, a tempe-ratura corporal e o ritmo cardíaco da criança. Em caso de emergência na medição de um dos pa-râmetros, o cuidador é alertado via Wi-Fi na aplicação associada do smartphone.

Figura 16- Banda Sensorial Sproutling [33]

Tal como o Sproutling, o Baby Check, ilustrado na Figura 17, consiste também numa banda sen-sorial com monitorizador de temperatura, de movimento e do ritmo cardíaco. Esta banda deve ser

18

colocada no braço, e destina-se a crianças dos 1 aos 6 anos de idade. A comunicação dos dados recolhidos pela banda é efectuada via Bluetooth para a aplicação móvel [34].

Figura 17- Baby Check [34]

Partilhando das mesmas características que os produtos anteriores, o Mimo Baby, Figura 18, con-siste num produto lavável que quando introduzido numa peça de roupa dedicada da criança, ki-mono, transmite os dados para uma aplicação móvel via Bluetooth [35].

Figura 18- Mimo Baby -produto lavável[35]

São várias as vantagens associadas à monitorização remota, podendo destacar-se o facto de não inviabilizar a mobilidade do utilizador. Se os dados recolhidos forem enviados, a título de exemplo,

através de um protocolo de comunicação Bluetooth e, sabendo que este possui um alcance de

100 m em campo aberto, a recepção dos dados fica assegurada por uma área que não condiciona também a mobilidade do cuidador [36].

Todos os produtos de monitorização analisados até ao momento supervisionam mais do que um parâmetro. Porém, o mercado já começa a limitar as funcionalidades dos produtos, podendo assim reduzir-se o tamanho dos mesmos, tornando-os minimamente invasivos, bem como aumentar a sua precisão e eficiência no parâmetro medido. O Ithermo, Figura 19, é um exemplo desta tipolo-gia de produto e funciona como um termómetro constante cuja função consiste em monitorizar apenas a temperatura do utilizador, que é transmitida para uma aplicação móvel. Em caso de ele-vação da temperatura, a aplicação emite um aviso ao cuidador [37].

Capítulo 2- Benchmarking

19 Figura 19- Ithermo, monitorizador da temperatura[37]

O STEMP, Figura 20, é um produto semelhante ao anterior, de baixo custo, com um tamanho re-duzido, que também permite uma monitorização constante e transmissão para uma aplicação mó-vel via Bluetooth e é aplicado na axila do utilizador com a ajuda de um adesivo (descartámó-vel a cada utilização) [38].

Figura 20- STEMP dispositivo de baixo custo monitorizador da temperatura corporal[38]

Os produtos ILece [39], Figura 21, e IDO [40][41], Figura 22, monitorizam o utilizador ao longo de 24h seguidas, são de baixo custo, sendo recarregáveis através de baterias. Ambos são aplicados com adesivos descartáveis e reportam os dados recolhidos para uma aplicação de smartphone via Bluetooth.

20 Figura 22- IDO termómetro monitorizador[40]

A Figura 23 apresenta o Pacif-i smart Pacifier, que consiste numa chupeta, que monitoriza tam-bém a temperatura da criança sempre que se encontra em contacto directo com a mesma e transmite os dados para uma aplicação móvel via Bluetooth [42].

Figura 23- Pacif-i Smart Pacifier, chupeta monitorizadora[42]

A Figura 24 apresenta o TempTraq, capaz de fazer a medição da temperatura através de uma banda adesiva. Funciona como um monitorizador de 24 h e permite apenas uma única utilização.

A comunicação dos dados recolhidos do adesivo para o smartphone é efectuada via Bluetooth,

alertando na eventualidade de ocorrência de temperaturas elevadas [43].

Figura 24- TempTraq adesivo sensorial[43]

A Figura 25 apresenta o Biostamp, um adesivo desenvolvido pela Empresa MC10 em parceria

com a universidade de Rochester nos Estados Unidos capaz de medir a temperatura corporal, frequência cardíaca, exposição UV e nível de hidratação [44][45][46]. A tecnologia deste produto

Capítulo 2- Benchmarking

21

encontra-se em desenvolvimento desde 2008, estando actualmente em fase de testes, pelo que ainda não se encontram disponíveis para venda. Apresenta um princípio de funcionamento basea-do na tecnologia NFC (Near Field Communication) e por isso dirigibasea-do a curtas distâncias [47].

Figura 25- Adesivo sensorial da empresa Mc10, Biostamp [44][48]

A Figura 26 consiste num adesivo descartável, VivaBear, que mede a temperatura, com duração até 5 dias, sendo que a transmissão de dados é efectuada via NFC para uma aplicação de smartphone. Este projecto encontra-se ainda numa fase de finalização [49].

Figura 26- Adesivo de testa VivaBear [49][50]

Da pesquisa realizada, os produtos analisados e apresentados dão resposta às necessidades dos consumidores para o público-alvo em causa, as crianças. Contudo, embora já existam soluções consolidadas no mercado, ainda existem possibilidades que não foram consideradas, nomeada-mente a opção de personalização do produto, bem como a prova ergonómica associada ao mes-mo. Considerando estas necessidades, o próximo capítulo apresenta as especificações que de-vem constituir o produto a desenvolver.

22

A RETER DESTE CAPÍTULO

Os dispositivos de monitorização wearable apresentam já um elevado nível de oferta no mercado. Contudo, no que se refere aos dispositivos de monitorização de temperatura para crianças, verifi-ca-se a possibilidade de optimização dos mesmos considerando a sua personalização e maior ergonomia.

23

CAPÍTULO 3

24

SUMÁRIO

Este capítulo apresenta as especificações do produto a desenvolver com o objectivo de cumprir as necessidades dos consumidores. Considera três factores importantes, nomeadamente: 1-identificação das necessidades; 2- comparação dos produtos concorrentes; e, 3- inquérito aos consumidores.

Capítulo 3- Necessidades e especificações do Produto

25

As especificações de um produto são um factor determinante no sucesso de um projecto, as quais devem ser orientadas para responder às necessidades do utilizador. A determinação das especifi-cações deste projecto considera três etapas, nomeadamente: identificação das necessidades; estudo dos produtos comerciais; e, inquérito ao consumidor.

Documentos relacionados