• Nenhum resultado encontrado

Modelação Tridimensional do produto

Tabela 12- Composição das cores utilizadas no logótipo para pequenas dimensões

V e rsã o p e q u e n a s d im e n sõ e s RGB CMYK (cor principal) 105,200,202 55,0,23,0 (tonalidade mais escura) 114,169,170 41,0,18,25 (tonalidade mais clara) 195,230,230 22,0,9,0

A versão de grandes dimensões utiliza como base a cor principal, sendo que as restantes letras são a branco puro, sendo que a geometria da base do componente central é colocada em branco, para que se destaque dar cor do fundo.

6.3 MODELAÇÃO TRIDIMENSIONAL DO PRODUTO

A modelação tridimensional do Sensotherm considera a selecção dos componentes electrónicos, a geometria final do produto, o número de peças do produto e os materiais a utilizar, com o objectivo de se alcançar o protótipo final.

6.3.1 COMPONENTES ELECTRÓNICOS SELECCIONADOS

No que se refere aos componentes electrónicos, o produto necessita de uma bateria, de um módu-lo Bluetooth, de um sensor, de um modulador de sinal e de uma entrada micro-USB (este compo-nente é standard), Tabela 13. Os critérios de selecção consideraram compocompo-nentes de reduzida dimensão e consumo para permitir uma maior autonomia.

68 Tabela 13- Componentes electrónicos seleccionados para o produto

Componentes Descrição

Módulo Bluetooth Referência: BLE 113

Dimensões: 15.75* 9.15*2.1 mm [62]

Bateria Referência: EnerChip CC CBC3150

Dimensões: 9*9*0.9 mm [63]

Sensor Referência: LM 134, LM234, LM 334

Dimensões: 5* 2.94 mm [64]

Modulador Referência: LTC 6992

Dimensões:2*3*0.75 mm [65]

Considerando os componentes electrónicos seleccionados, foi necessário determinar a sua ção no interior do produto e dessa forma, ajustá-los ao pretendido. A Tabela 14 apresenta a posi-ção atribuída a cada componente, bem como a respectiva identificaposi-ção.

Tabela 14- Descrição dos componentes e o seu posicionamento

De todos os componentes inseridos, o sensor e a entrada micro-USB foram estrategicamente in-seridos naqueles locais. No caso do sensor, ao ficar localizado no centro do objecto permite uma maior proximidade com a pele da criança. Em relação á entrada micro-USB, para facilitar o seu acesso foi posicionada numa extremidade e ligeiramente afastada da entrada prevista para o

ade-Nº Descrição

1 Sensotherm, parte de cima

2 Entrada micro-USB

3 Placa circuito impresso

4 Bateria

5 Modulador

6 Sensor

Capítulo 6- Concretização do Produto

69

sivo. A Figura 52, permite observar a zona mais escura do adesivo, que corresponde ao espaço destinado para a entrada do Sensotherm.

Figura 52- Relação da entrada micro USB com o adesivo (3ª Versão)

6.3.2 GEOMETRIA FINAL DO PRODUTO

A definição do modelo tridimensional associado a este projecto foi um procedimento evolutivo que iniciou a partir da definição do conceito. Desde então, o modelo sofreu algumas alterações dimen-sionais, mas não foi necessário alterar a geometria principal, visto que foi aprovada pelos testes de usabilidade. Considerando esse facto, tal como já foi referido, a determinação e o posiciona-mento dos componentes electrónicos foi um factor importante pois permitiu ajustar as dimensões gerais do produto, reduzindo 1 mm quer em altura, quer em largura, e aumentando 0.5 mm à es-pessura, fazendo com que o produto compreenda as medidas gerais de 25*48*5.5 mm e possua

um volume de 4448 mm3, Figura 53. Assim, o produto apresenta-se mais compacto, permitindo

aumentar o nível de conforto sentido quando se o utiliza (a versão 2D detalhada do produto encon-tra-se no Anexo V).

70 6.3.3 PEÇAS QUE CONSTITUEM O PRODUTO

No que concerne à composição de peças do Sensotherm, foi necessário dividir o produto para que fosse possível a sua futura produção. Assim, dividiu-se o mesmo em duas partes principais, com o intuito de permitir a colocação dos componentes electrónicos internos, que depois se juntam com clipes permanentes, e uma tampa para a porta micro-USB. Este tipo de união de peças foi consi-derado por várias razões, nomeadamente, dado que o produto se destina a crianças, não teria fundamento, por questões de protecção do dispositivo e das crianças, que estas o conseguissem abrir e por outro lado, a ausência de uma abertura fácil permite maior protecção e resistência a quedas do produto. Em suma, o produto deve ficar selado, uma vez que não existe a necessidade de o abrir, por parte dos utilizadores/cuidadores.

As duas partes principais e a tampa da porta micro-USB, que constituem o Sensotherm, são apre-sentadas na Figura 54.

Figura 54- Peças constituintes do Sensotherm

Tal como se pode verificar na Figura 54, para além dos clipes que garantem uma união eficaz entre as peças, estão também colocados elementos guia que ajudam quer ao correcto posiciona-mento das peças, quer a uma melhor montagem dos componentes electrónicos. Em relação ao posicionamento da entrada micro-USB, as “paredes” presentes nas duas partes principais facilitam a sua fixação.

Para que o Sensotherm obtenha o melhor desempenho possível, o adesivo pensado e destinado

para o efeito tem uma elevada importância, pois permite, como já referido, o conforto da criança e o isolamento do produto a eventuais cenários de humidade. Assim, o produto completo, no que concerne às peças, é constituído pelo adesivo, pelo componente superior, pelo componente inferi-or e pela tampa da pinferi-orta micro-USB, Figura 55.

Capítulo 6- Concretização do Produto

71 Figura 55- Produto completo desmantelado

6.3.3 MATERIAIS A UTILIZAR

Em relação aos materiais que devem ser utilizados para a produção das peças, considerou-se que os componentes superior e inferior do produto sejam em PC-ABS (Policarbonato/Acrilonitrilo- Bu-tadieno- Estireno) e que a entrada para a porta micro-USB seja em Santoprene TPV (thermoplas-tic vulcanizate). O adesivo deve conter as propriedades de um adesivo farmacêu(thermoplas-tico, sendo trans-parente e com a indicação da área aderente, Figura 56.

Figura 56- Indicação dos materiais

O material PC-ABS foi considerado por ser um dos termoplásticos mais utilizados na indústria, por conter propriedades desejáveis dos dois materiais, nomeadamente, o PC (Policarbonato) oferece uma resistência superior ao calor e resistência ao impacto, e o ABS (Acrilonitrilo-butadieno-estireno) oferece a flexibilidade necessária [66]. Juntos, fornecem a resistência necessária para a aplicação no produto, e garantem que, em caso de queda, o produto não parta, assim como os clipes que unem a peça. Este material é aprovado pela FDA, logo permite o contacto com a pele.

Componente superior e Inferior: PC-ABS Adesivo farmacêutico, transparente

72

Quanto ao Santoprene TPV, o material é conhecido pela sua flexibilidade e isolamento, o que aju-da a manusear a abertura quando necessária, visto que o espaço reservado para esse efeito pode ser considerado reduzido.

No que respeita ao processo de fabrico, os componentes devem ser injectados e, para o adesivo, deve ser considerado o processo de Termoformação.

6.3.4 PROTÓTIPO FINAL

De modo a testar a geometria final do produto, houve a necessidade de se fazer novas prototipa-gens. Inicialmente, o modelo tridimensional virtual possuía apenas três clipes de fixação que uni-am as peças, mas que, devido à falta de espaço para a flexão, partiuni-am quando se uniuni-am as par-tes. Assim, foram realizados ajuste ao modelo 3D, seguindo-se os novos. A Figura 57 mostra to-dos os protótipos realizato-dos durante o desenvolvimento do projecto.

Figura 57- Protótipo final

Documentos relacionados