• Nenhum resultado encontrado

Teste de usabilidade realizado às crianças

5.1 TESTE DE USABILIDADE REALIZADO ÀS CRIANÇAS

Pretende-se com os testes de usabilidade conhecer a reacção do público-alvo, as crianças, em relação ao produto em questão, considerando a sua ergonomia e conforto. Para o efeito tenciona-se simular a utilização do produto (obtido pela impressão 3D) em contacto com a criança através de adesivos farmacêuticos. Estes adesivos são manipulados estéticamente para irem de encontro à forma do produto. Os testes de usabilidade decorreram no jardim de infância da Escola EB1 de Salgueiral, pertencente ao concelho de Guimarães, com a devida autorização da escola e dos encarregados de de educação dos alunos.

5.1.1

PREPARAÇÃO DAS PERGUNTAS

Como o propósito do teste reside num objectivo muito específico e como o público em causa são crianças em idade pré-escolar, foi necesssário redigir as questões do inquérito numa linguagem bastante simples e acessível, de modo a facilitar a sua compreensão [60]. Assim, quase todas as opções de resposta do inquérito baseam-se em: “sim ou não”, Tabela 10.

Tabela 10- Inquérito para a realização do teste de usabilidade com as crianças

Género: Feminino Masculino

Idade:

(Perguntas antes de colocar o produto na criança)

Quando estás doente dormes sozinho ou com os pais? Pais Sozinho

O que achas que é isto? (o produto é apresentado à criança)

Brinquedo Termómetro Outro_______

(Quando já tem o produto colocado) Sim Não

Gostas do produto?

Usarias isto durante todo o dia?

Gostavas se tivesse imagens de desenhos animados? E se isto fosse um termómetro, continuavas a usar? O produto magoa?

54

Como se pode verificar na Tabela 10, a abordagem do questionário foi pensada para que se fizessem perguntas antes de colocar o produto e depois do produto colocado nas crianças, com a finalidade de perceber qual a opinião das crianças em relação ao objecto que tinham de analisar nesses dois momentos.

5.1.2 PREPARAÇÃO DOS ADESIVOS

O adesivo é um componente do produto que tem como objectivo a fixação do mesmo à pele. Para o seu desenvolvimento foi necessário realizar alguns testes de geometrias, capazes de fixar o produto monitorizador e simultâneamente segurá-lo no interior, inviabilizando a possibilidade de fuga do produto, de modo a que este se torne mais prático e cómodo em contexto de uso. A solução encontrada pode ser observada na Figura 39, que apresenta o processo evolutivo do seu desenvolvimento, bem como o número total de adesivos que foram preparados para o teste.

Figura 39- Estudo do adesivo

Nesta abordagem o produto monitorizador entra no adesivo com alguma pressão, sendo desejável que fique completamente justo, de modo a imobilizá-lo. Ao retirá-lo, é possível danificar o adesivo, contudo a sua utilização é descartável em cada utilização. A Figura 40, ilustra a geometria final do adesivo utilizado nos testes de usabilidade.

Capítulo 5 -Testes de Usabilidade

55

5.1.3 TESTES ÀS CRIANÇAS

A realização do teste com as crianças decorreu de forma organizada, no qual respondiam duas crianças de cada vez ao questionário. O procedimento sequencial começou por apresentar o produto, em que as crianças pegavam no mesmo, e depois, em forma de conversa foi realizado o questionário, até que se colocasse o produto na axila da criança, colado com o adesivo. Das 21 crianças que o testaram, quase todas estavam curiosas em relação ao procedimento e, na sua maioria, o teste decorreu sem problemas.

Na primeira fase do inquérito, correspondente à fase de interpretação, Figura 41, houve uma maior receptividade à tarefa levando a “imaginação” das crianças ao limite, pois o que se pretendia era que as crianças manifestassem o que achavam que era o produto apresentado.

Figura 41- Testes de usabilidade às crianças, fase da interpretação

Em relação à segunda fase do inquérito, Figura 42, houve maior hesitação, mas todas as crianças concordaram em experimentar o produto, embora tendo-se verificado que umas apresentavam maior disponibilidade do que outras.

56

5.1.4 RESULTADOS DOS TESTES DE USABILIDADE ÀS CRIANÇAS

Conforme referido anteriormente, o teste de usabilidade foi realizado a 21 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, das quais 67% eram do sexo masculino.

No que se refere às questões que antecederam a colocação do produto, verifica-se que cerca de 76% das crianças dorme com os pais quando estão doentes. Esta questão serviu para compreender qual a atitude que os cuidadores têm perante as crianças, quando estas estão doentes e, tal como aconteceu no 1º inquérito realizado à amostra de 142 pessoas, os cuidadores ficam preocupados quando as crianças apresentam sintomas febris, aumentando a sua atenção no que se refere ao estado de saúde da criança.

A interação do produto com as crianças mostrou a capacidade criativa, que lhes é inerente, de associação do objecto com o seu quotidiano. Quando lhes foi questionado sobre o que achavam que era o produto, das três hipoteses apresentadas (brinquedo, termómetro ou outro), a maior parte optou por dizer outro, com 19 respostas, e apenas 3 disseram que era um termómetro.

Dentro da categoria “outro”, as respostas foram muito diversas, nomeadamente, goma, penso,

feijão, laranja, cogumelo, lua, pedra, fruta e salada.

Em relação às questões sobre a utilização do produto, o Gráfico 10, apresenta as respostas obtidas a cada questão. Em termos gerais, o resultado foi positivo, pois das 21 crianças nenhuma afirmou que o prouto magoava.

Gráfico 10-Questões efectuadas às crianças com o produto colocado

Foi também pedido às crianças que efectuassem pequenos exercicios, como saltar e levantar os braços com o produto colocado, com o objectivo de as conseguir abstrair da presença o objecto. Cerca de 85% conseguiu completar a tarefa sem quarquer problema, as restantes não se

16 8 21 15 0 5 13 0 6 21 G O S T A S D O P R O D U T O ? U S A R I A S I S T O D U R A N T E T O D O O D I A ? G O S T A V A S Q U E T I V E S S E I M A G E N S D E D E S E N H O S A N I M A D O S ? E S E I S T O F O S S E U M A T E R M Ó M E T R O , C O N T I N U A V A S A U S A R ? O P R O D U T O M A G O A ? Sim Não

Capítulo 5 -Testes de Usabilidade

Documentos relacionados