• Nenhum resultado encontrado

Distribuição das Organizações de Acreditação Hospitalar no Brasil (ONA – JCI – CCHSA)

3.3 NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GOVERNANÇA NO BRASIL: HISTÓRICO, CONCEITO E PRINCÍPIOS NORTEADORES

3.4.1 Qualidade nos Serviços de Saúde

3.4.2.5 Distribuição das Organizações de Acreditação Hospitalar no Brasil (ONA – JCI – CCHSA)

Existem no território nacional 167 estabelecimentos de saúde acreditados pela ONA, sendo 76 possuidores do nível 3 de excelência. São 36 instituições acreditadas pela JCI e 20 acreditadas pela CCHSA, perfazendo total de menos de 4% do total dos estabelecimentos de saúde públicos e privados. Informações relativas ao número de estabelecimentos acreditados, a organização de acreditação envolvida no processo e as regiões do Brasil podem ser observadas no quadro 16.

Dionéia Paula Bodevan de Sousa

197 Quadro 16 - Distribuição das Organizações de Acreditação Hospitalar ONA, JCI e CCHSA no

Brasil segundo as regiões

ONA JCI CCHSA

Região Norte

04 acreditadas 00 00

Região Nordeste

14 acreditadas 04 acreditadas e 07 em processo de acreditação 00

Região Centro Oeste

09 acreditadas 00 acreditadas e 03 em processo de acreditação 00

Região Sudeste

117 acreditadas 30 acreditadas e 46 em processo de acreditação 19 acreditadas Região Sul

23 acreditadas 01 acreditadas e 04 em processo de acreditação 01 Acreditadas Fonte: Autoria própria.

Observa-se no quadro 16 que a acreditação dos hospitais brasileiros pode se dar pela ONA, JCI e pelo CCHA, com a maioria deles sendo credenciados pela ONA. Em relação à acreditação, observa-se que o Sudeste apresenta o maior número de estabelecimentos acreditados, em comparação com as outras regiões, sendo a maior parte deles credenciados pela ONA. O menor número de estabelecimentos credenciados foi registrado na região Norte e todos eles credenciados também pela ONA. Credenciamento pela JCI ocorreu em maior frequência na região Sudeste, onde também se observou o maior número de credenciamentos pelo CCHA.

No anexo 3 podem ser obtidas informações relativas a distribuição de hospitais acreditados e as respectivas organizações responsáveis, nos diferentes Estados de cada uma das regiões do Brasil, além da identificação dos hospitais brasileiros cuja excelência foi reconhecida internacionalmente pela JCI.

Dionéia Paula Bodevan de Sousa

198 3.5 BENEFÍCIOS DA QUALIDADE E DA CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE

A preocupação com a qualidade nos serviços de saúde traz diversos benefícios para as instituições, que extrapolam a esfera administrativa, gerando ganhos de toda ordem. Os programas de qualidade são estratégias administrativas que visam à segurança dos processos que envolvem o cliente, buscando assistência livre de danos em função da má qualidade. Usando apenas a definição de um autor, pode-se conceituar qualidade como um conjunto de atributos que inclui nível de excelência profissional, com dimensionamento adequado, uso eficiente de recursos materiais, execução de procedimentos com segurança e satisfação por parte dos usuários (Teixeira, Teixeira & Sousa, 2006).

Os benefícios obtidos a partir da implantação de sistemas de gestão da qualidade têm sido pesquisados em todo o mundo. A sobrevivência dos hospitais, de natureza pública ou privada, tem sido grande desafio. Percebe-se que os gerentes da saúde têm envidado esforços na busca de melhorias de qualidade e nos processos gerenciais, sendo a acreditação hospitalar processo para que a prestação de assistência se torne mais adequada a partir de aprimoramentos contínuos (Teixeira, Camargo, Tronchin & Melleiro, 2006). A seguir, apresentamos o quadro 17 com os benefícios da Qualidade e da Acreditação, conforme o ponto de vista de diversos pesquisadores.

Dionéia Paula Bodevan de Sousa

199 Quadro 17 – Relação de autores e suas Considerações sobre os Benefícios determinados

pela Acreditação

Autor Opinião sobre benefícios da acreditação

Beattie & Sohal (1999)

Os principais efeitos da certificação são: a melhoria dos processos e dos procedimentos.

Ministério da Saúde

(2010a)

Entre as principais vantagens da Acreditação destacam-se: qualidade da assistência; constituição de equipes e seu aperfeiçoamento contínuo; padrões e metas definidas e condizentes com a realidade brasileira; busca de melhoria contínua; instrumento de gestão. O estabelecimento que busca a acreditação revela responsabilidade e comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade do atendimento à população. Casadesús,

Giménez & Heras (2001)

Os principais benefícios internos são: melhoria na definição e padronização dos procedimentos de trabalho e das responsabilidades e obrigações dos funcionários, tornando-os mais comprometidos, o que ocasiona maior satisfação com o trabalho; aumento da padronização de condutas e melhora na comunicação entre a gerência e os funcionários. Ocorre a redução de erros durante o processo produtivo. Redução no tempo de produção e entrega dos produtos, bem como de custos operacionais. Quanto aos benefícios externos, merecem destaque os seguintes: melhor resposta às demandas dos clientes; maior penetração em novos mercados; melhoria nas relações com os consumidores; aumento da satisfação dos consumidores; maior repetição de compras. Costa (2003) A certificação colabora para que as empresas obtenham uma melhoria de

performance em suas operações internas, o que lhes possibilita colocar produtos e serviços de melhor qualidade no mercado, com preços e condições mais competitivos. Outros benefícios incluem a melhoria da imagem da empresa, a clara definição de responsabilidades, a redução de prazos e o aumento da satisfação dos clientes e funcionários.

Eaton (2005) As agências de Acreditação fornecem um mecanismo regularizado e estruturado para garantia da qualidade inclusive em empresas da área de educação. A Acreditação contribui para a análise reflexiva no ensino. El- Jardali et

al (2008)

A acreditação hospitalar é uma boa ferramenta para melhorar a qualidade do atendimento, principalmente por avaliar indicadores de resultado.

Dionéia Paula Bodevan de Sousa

200 Continuação do Quadro 17 – Relação de autores e suas Considerações sobre os Benefícios

determinados pela Acreditação

Autor Opinião sobre Benefícios da Acreditação

Gonçalves (2006)

A acreditação da empresa traz benefícios também para o profissional, que se torna capacitado para o mercado de trabalho na saúde atual, sendo, portanto um diferencial num processo de seleção; traz o sentimento de responsabilidade no processo, o que estimula a criatividade, o senso de reconhecimento e de fazer parte de algo; oferece um ambiente seguro para a prática profissional, evitando e diminuindo riscos que podem ocasionar processos judiciais, em comissões de ética e conselhos profissionais. Em conjunto, esses resultados também podem levar à redução dos custos inerentes ao sistema de saúde.

Gustafson, Klefsjo, Berggren & Granfors - Wellements (2001)

Apontam como benefícios para as empresas certificadas a redução do número de reclamações por parte dos clientes, redução do tempo de entrega e melhoria do processo produtivo.

Ho & Ho (2012)

Apontam que organizações acreditadas tendem a apresentar diminuição de não conformidades e situações de riscos desnecessárias.

Klück & Prompt (2004)

Refere-se ao processo educacional em que a cultura da Qualidade é introduzida nas organizações de saúde, e melhorias são implementadas. Kunst &

Lemmink (2000)

Existe uma relação positiva entre o progresso na Gestão de Qualidade Total (TQM) e a qualidade do serviço percebida pelos clientes. O TQM melhora a qualidade do serviço percebida. O progresso em TQM e qualidade do serviço percebida pelos clientes são positivamente relacionados, mas apenas em um grau limitado, vinculado principalmente ao desempenho do negócio. No entanto, isto pode ser devido relacionado ao nível geral de gestão da qualidade do setor em estudo. Conclui-se que o progresso em TQM leva a um maior desempenho dos negócios do hospital, o que indica seu efeito sobre o custo/eficiência, além de se relacionar a maior qualidade de serviço percebida pelos pacientes, o que confirma sua efetividade.