• Nenhum resultado encontrado

Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas

Tese 4 A ação humana tem assim dois modos de existência encaixados: ela é primeiramente o produto das avaliações sociais da atividade de um grupo; ela é

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas

espanhola e inglesa. II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. IV.

Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em

diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. (BRASIL, 2009c, não paginado, grifo do autor).

78 De acordo com este programa, “O Ensino Médio deverá se estruturar em consonância com o avanço do conhecimento científico e tecnológico, fazendo da cultura um componente da formação geral, articulada com o trabalho produtivo. Isso pressupõe a vinculação dos conceitos científicos com a prática relacionada à contextualização dos fenômenos físicos, químicos e biológicos, bem como a superação das dicotomias entre humanismo e tecnologia e entre a formação teórica geral e técnica-instrumental.” (BRASIL, 2009b).

79O Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, (BRASIL, 2005) dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. No âmbito da educação, o ECA registra que a finalidade desta é o pleno desenvolvimento do educando, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, conforme disposto na LDBEN 9394/1996/ 2017.

Em relação às competências da Área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, destaco a competência de área 2, referente ao ensino de línguas estrangeiras modernas:

Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais*. H5 –

Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. H6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. H7

– Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu

uso social. H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. (BRASIL, MEC/ INEP, 2009c, grifo do autor).

A partir desses documentos, o Edital PNLD 2012 evidencia o contexto de produção dos livros didáticos para o Ensino Médio:

É nesse contexto que se insere o livro didático para o Ensino Médio, constituindo-se como mais uma ferramenta de apoio no desenvolvimento do processo educativo com vistas a assegurar tanto o trabalho com os eixos cognitivos comuns às áreas do conhecimento quanto a articulação entre ciência, cultura, trabalho e tecnologia nesta etapa da educação básica. (BRASIL, 2009a, p. 18).

Além de serem considerados como ferramenta de apoio mais acessível para o professor, o livro didático é também representado no Edital PNLD 2012 como “objeto de cultura, produzido conforme um quadro de fundamentos teórico-metodológicos e destinado a orientar as atividades de ensino escolar”, e “um apoio para o professor, por vezes, o apoio mais acessível”. (BRASIL, 2009a, p.23). Não se menciona, nesse documento, que o livro didático contém visões de mundo, valores, expectativas culturais e educacionais da sociedade, bases epistemológicas do saber científico das várias disciplinas, suas implicações na formação de alunos e professores e os seus objetivos sociais e econômicos. (DAHER; FREITAS, SANT’ANNA, 2013). Esse entendimento do livro didático, produzido a partir de valores, posições ideológicas e concepções de língua, aluno e professor, é destacado no Guia de Livros Didáticos – LEM (BRASIL, 2011a).

A partir das especificações do edital, a equipe de avaliação das obras e das coleções didáticas do programa prepara a ficha de avaliação, trazendo o texto jurídico para o contexto pedagógico. (DAHER; FREITAS; SANT’ANNA, 2013).

Considero importante registrar, no entanto, que, com exceção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9394/1996, mencionada no guia como documento que orienta o perfil de formação do aluno do Ensino Médio, os demais documentos norteadores do

PNLD do Ensino Médio especificados no Edital PNLD 2012, não são explicitados no Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 – LEM. (BRASIL, 2011a).

É importante apontar que o Guia de Livros Didáticos do PNLD 2012 - LEM (BRASIL, 2011a) agrupa as resenhas das dez coleções aprovadas – três de Espanhol e sete de Inglês, por ordem crescente de código. A análise da coleção, nesse guia, abrangeu os três volumes consumíveis do livro do aluno, os respectivos Manuais do Professor e CD em áudio, integrantes da coleção.

No contexto de produção das coleções de Língua Inglesa, exponho a estrutura e organização das unidades, bem como dos apêndices das coleções, utilizadas pelas participantes da pesquisa. Na sequência, trago a estrutura e organização da unidade trabalhada pelas professoras, durante o período de observação de aulas, a fim de triangular os dados80 obtidos nas entrevistas e nas notas de campo de observação de aulas. Essas unidades serão descritas e analisadas como se segue.

Todas as coleções de língua estrangeira moderna – Inglês e Espanhol – possuem três volumes. Da coleção Upgrade, volume 2, será apresentada a unidade Voices of Africa, utilizada pela professora Natália, da instituição EE1. Como a coleção Upgrade também é utilizada pela professora Cristina, da EE2, e a estrutura e a organização das unidades são similares para toda a coleção, será descrito, do volume 3, somente as seções da unidade Causes and Prevention of Obesity, trabalhadas pela professora Cristina durante as observações de aula. Da coleção Freeway, volume 2, descrevo e analiso a unidade Violence against women trabalhada pela professora Sílvia da EF3. A escolha dos volumes da coleção está de acordo com a série do Ensino Médio em que as aulas das participantes da pesquisa foram observadas: Natália – 2ª série; Cristina – 3ª série; Sílvia – 2ª série.

Ressalto que essa análise não é extensiva, pois estou ciente, conforme alertam Cristóvão, Canato, Anjos-Santos (2014), que analisar uma coleção por meio de uma ou duas unidades temáticas é insuficiente para avaliar toda a coleção. Entretanto, as unidades nos livros didáticos, em geral, são desenhadas seguindo a mesma estrutura, ou seja, muda-se o tema da unidade, mas o tipo de atividades costuma ser o mesmo. Consequentemente, ao descrever e analisar uma unidade, pode-se ter uma visão geral da obra, o que considero que seja adequado para os meus objetivos.

O contexto de produção envolve os parâmetros do mundo físico (emissor, receptor, momento da produção, lugar da produção) e subjetivo (posição social do emissor – enunciador,

80 Vide capítulo 6.

posição social do destinatário, objetivo e intenção do produtor/autor), conforme estudos de Bronckart ( 2012). Em relação às coleções do PNLD, elas foram produzidas dentro dos critérios estabelecidos no Edital para, após aprovação pelos avaliadores das coleções, serem adquiridas pelo governo e utilizadas nas escolas.

A equipe responsável81 pela avaliação das coleções do PNLD 2012 selecionou 35% das obras inscritas de Língua Inglesa, o que representa sete coleções aprovadas; ou seja, 65% das coleções de Língua Inglesa foram excluídas. Em relação às coleções de Língua espanhola do PNLD 2012, foram selecionadas três coleções entre as doze participantes, totalizando 25% de aprovação. Os avaliadores do programa acreditavam que o índice de aprovação das coleções inscritas tenderia a crescer nos próximos processos, pois era a primeira vez que editoras e autores de livros didáticos de língua estrangeira se submeteram aos critérios definidos pelo edital do PNLD 2012, em termos de elaboração do material didático para o Ensino Médio. (BRASIL, 2011a). No entanto, tal hipótese não se confirmou no PNLD 2015, nem na produção das coleções de Língua Inglesa, nem na produção das coleções de Língua Espanhola, pois das catorze coleções de Língua Inglesa inscritas, apenas quatro foram aprovadas, totalizando 29%, índice de aprovação menor do que o do programa anterior de 2012. Em relação à Língua Espanhola, foram inscritas treze coleções no PNLD 2015 e somente duas foram aprovadas, totalizando 15% de aprovação, índice também menor que o do PNLD 2012. (BRASIL, 2011a; 2014). O quadro abaixo apresenta a relação das coleções de Língua Inglesa aprovadas no PNLD 2012, em ordem decrescente de distribuição e por quantidade de exemplares, considerando os três anos do Ensino Médio. A coleção Upgrade ficou no segundo lugar e a coleção Freeway ficou em quinto lugar na distribuição. Há uma enorme diferença na quantidade de exemplares distribuídos das três primeiras coleções – English for all, Upgrade, On Stage – para as outras - Globetrekker, Freeway, Take Over e Prime. Vale lembrar que, conforme normas do PNLD, as coleções são distribuídas de acordo com a escolha, feita pelos professores, da primeira e da segunda opção das coleções do programa.

81

As coleções aprovadas na análise técnica e documental são submetidas à avaliação pedagógica sob a responsabilidade do coordenador de área e do coordenador institucional de universidade convidada pelo MEC, com o apoio da Comissão Técnica para a coordenação da tarefa. A avaliação das coleções de Língua Estrangeira Moderna do PNLD 2012 ficaram sob a responsabilidade da Universidade Federal Fluminense. (DAHER; FRETIAS; SANT’ANNA, 2013, 415; 418). A equipe específica de avaliação das coleções foi constituída por, na sua maioria, por professores de universidades públicas federais e estaduais, professores de Colégios de Aplicação ligados a essas universidades, professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Colégio Pedro II e de Secretarias de Educação, conforme consta às páginas 4 e 5 do guia. (BRASIL, 2011a).

QUADRO 15 – Relação das coleções de Língua Inglesa aprovadas no PNLD 2012 em ordem decrescente de distribuição

TÍTULOS DAS