• Nenhum resultado encontrado

Durante a burracheira (Vivências sob o efeito da ayahuasca)

Durante a burracheira

Vivências sob o efeito da ayahuasca Limpeza e Purificação Interconexões Sensações Físicas Sentimentos e Emoções Êxtase Visões Idéias e pensamentos Ampliação da consciência e das percepções Centramento, Harmonia e Meditação Percepções Extra-sensoriais

Vemos que são muitos os tipos de vivência sob o efeito da ayahuasca, também conhecida como burracheira. Vamos analisar cada um destes núcleos de sentido separadamente. Cada um dos núcleos de sentido será exemplificado com apenas alguns exemplos. Segue em anexo um diagrama para cada um destes núcleos de sentido, aonde poderão ser encontrados mais trechos exemplificando cada uma destas categorias.

4.2.1 Sensações físicas

Através dos relatos dos entrevistados, foi possível constatar que a ayahuasca produz intensas sensações físicas, às vezes de difícil descrição, incluindo alteração na pressão, na temperatura corporal, aceleração do metabolismo, aumento dos batimentos cardíacos, aprofundamento da respiração, dentre outras reações fisiológicas, como formigamentos, enjoos, náuseas, gazes e até mesmo desmaios, como podemos ver no relato de Carlos: “(...) Mas é uma sensação meio difícil de descrever, muito difícil de descrever, formigamento, uma entropia muscular, tem vários tipos de reação... Eu já desmaiei, caiu a pressão várias vezes já.”

Foram feitas também referências aos efeitos que a estranha constituição do chá produz sobre os sentidos físicos, como vemos no relato da Amanda: “(...) de imediato eu senti muito asco, assim, né, daquela bebida com aquele sabor estranho, cheiro forte, e cor, né... uma cor esquisita...”. (Ver anexo 2, diagrama 2.1)

4.2.2 Sentimentos e Emoções

Pelos relatos dos entrevistados, ficou claro que as experiências com a ayahuasca são profundamente emocionadas, como descreve Amanda: “(...) quando eu bebo eu me emociono muito...”. Os entrevistados descreveram estados emocionais que perpassaram um leque imenso de sentimentos, desde uma profunda alegria até o terror, como podemos ver no relato de Beth: “Eu passo por todos os sentimentos... se eu estou triste, eu choro... vem a tristeza... da alma, de lavar a minha alma. Se eu estou alegre, também vem a alegria, vem a alegria da minha alma.” (Ver anexo 2, diagrama 2.2)

4.2.3 Êxtase

Todos os entrevistados afirmaram viver experiências muito incríveis, como vemos no relato de Elaine: “(...) foi... incrível, assim, foi mágico. (...) eu não acre... eu olhava assim... „Eu não tou acreditando no que tá acontecendo‟ (...) e eu fiquei maravilhada e eu dizia: „Meu Deus, o que é isto?‟

Além disso, três dos cinco entrevistados se referiram diretamente ao êxtase, como vemos no relato de Carlos: “(...) eu chorei muito mas eu chorei de êxtase também demais (...) uma sensação de êxtase muito grande...”. (Ver anexo 2, diagrama 2.3)

4.2.4 Visões

Como é comum nos relatos das experiências com a ayahuasca, os entrevistados relataram ter tido inúmeras visões, embora a maioria tenha enfatizado não ser este um aspecto tão relevante para eles, como colocou Elaine: “(...) eu tenho uma abertura assim, boa... às vezes eu vejo, né, assim... Mas eu não me apego a isso, então eu não me preocupo.” Mesmo assim, quase todos relataram experiências visionárias com a ayahuasca, como ilustra o seguinte relato de Carlos:

(...) eu tive conexões das mais diversas, com alegorias, com símbolos, com simbologias, com seres, com desenhos, com imagens, mas também com locais, com ambientes... Eu vi o inferno e vi o céu (...) eu vi Cristo, vi um monte de coisa (risos). Vi seres alados (...) parecia um filme surreal assim...

(Ver anexo 2, diagrama 2.4)

4.2.5 Idéias e Pensamentos

Os entrevistados também afirmaram ter acesso a entendimentos e compreensões cognitivas durante as experiências com a ayahuasca, em especial soluções para problemas, como vemos no relato de Carla: “(...) idéias claras (...) você tem um problema e a solução às vezes te vem...” (Ver anexo 2, diagrama 2.5)

4.2.6 Ampliação da consciência e das percepções

Dentre os efeitos que a ayahuasca produz, ficou evidente nos relatos dos entrevistados o efeito de ampliação da consciência e das percepções produzidas pela ingestão da ayahuasca, como vemos no relato de Elaine de Carla: “(...) O chá é um ampliador de consciência... e de percepção, ele vai ampliando, indefinidamente, né...” (Ver anexo 2, diagrama 2.6)

4.2.7 Centramento, harmonia e meditação

Também houve convergência nos relatos dos entrevistados no que se refere a uma harmonização e centramento produzido pelo chá, favorecendo estados meditativos, como podemos observar na seguinte fala de Beth: “(...) me ajuda a me centrar, me ajuda a me centrar (...) faz o meu organismo entrar em harmonia...”. (Ver anexo 2, diagrama 2.7)

4.2.8 Percepções extra-sensoriais

Além das sensações de ordem física, todos os entrevistados fizeram referência a percepções no “plano do invisível”, como mencionou Carlos, ou de um “plano sutil”, como o fez Carla. Essas experiências parecem utilizar outros sentidos que não os sentidos físicos e por isso costumam ser designadas como percepções extra-sensoriais. É o que ilustra a seguinte fala de Amanda: “(...) e foi muito interessante porque aí eu vi o rosto do Leonardo, eu vi o rosto da criança que eu carregava na barriga.” (Ver anexo 2, diagrama 2.8)

4.2.9 Limpeza e Purificação

É bastante frequente na literatura o relato de experiências de limpeza produzidas pela ingestão da ayahuasca. Quatro dos cinco entrevistados aludiram à função de “purificação” que a ayahuasca teria, como vemos no relato de Carla: “O primeiro trabalho do chá é a limpeza. Limpeza psíquica, física, emocional. Então, vai limpando, né, vai purificando o organismo.”

Normalmente essas limpezas ocorrem em experiências de vômito ou diarreia, como vemos nos relato de Beth: “(...) meu organismo tava muito intoxicado, então, é... eu tive muita limpeza do intestino e também por meio de vômito, né?” (Ver anexo 2, diagrama 2.9)

4.2.10 Interconexões

Outro efeito curioso a que quatro dos cinco entrevistados se referiram foi o fato de ocorrer uma interconexão entre os diversos participantes durante uma sessão com a ayahuasca, como se todos estivessem interconectados de alguma forma. Isso fica explícito no relato de Carlos: “Ressona no ambiente, circula, bate na cabeça de um, passa pro outro. É informação pra todo lado.” (Ver anexo 2, diagrama 2.10)

4.3 EIXO-TEMÁTICO 3: A AYAHUASCA ME TROUXE

Outro aspecto que investigamos nesta pesquisa diz respeito às transformações pelas quais os entrevistados passaram ao longo de suas experiências com a ayahuasca. Na literatura encontramos diversas referências ao fato de a ayahuasca produzir mudanças de vida bastante intensas e rápidas, ao modo de um acelerador de experiências, como descreve Amanda: “E eu sinto que a ayahuasca, ela te dá isso, ela é um caminho rápido, é um elevador, assim, turbinado (...)”

As expressões utilizadas pelos entrevistados evidenciam claramente este poder transformador das experiências com a ayahuasca, como vemos no relato de Elaine: “Então, assim, é... ele é um grande maturador (...) mudou toda minha vida, né...

Analisando os relatos de mudanças pudemos encontrar seis grandes núcleos de sentido convergentes, que se mostraram bastante intrincados, como podemos ver no seguinte diagrama: