• Nenhum resultado encontrado

4. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

7.7. Educação em Direitos Humanos

A Resolução no 1 do CNE/CP, de 30 de maio de 2012, estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (EDH) a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições. A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo central a formação para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis, regionais, nacionais e planetário.

40 De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas, em 1948, define-se essa modalidade de direitos como “inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição incluindo o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros”. O documento ainda estabelece “as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos”.

No Brasil, a temática dos direitos humanos foi amplamente debatida e ressignificada após o período de Ditadura Militar, como resposta à extensão das formas de violência social e políticas vivenciadas na época. Esse debate foi fortalecido nos anos 1980 e 1990 por meio dos avanços proporcionados pela Constituição Federal de 1988, que formalmente consagrou o Estado Democrático de Direito e reconheceu, entre seus fundamentos, a dignidade da pessoa humana e os direitos ampliados da cidadania - civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Nesse período, o Brasil passou a ratificar os mais importantes tratados de Direitos Humanos Internacionais de proteção a esses direitos.

Tem-se atualmente, uma concepção ampliada sobre o que significa e norteia o conceito de direitos humanos. Tal concepção é mencionada no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos de 2007:

A concepção que rege o conceito contemporâneo de direitos humanos incorpora os conceitos de cidadania democrática, cidadania ativa e cidadania planetária, por sua vez inspiradas em valores humanistas e embasadas nos princípios da liberdade, da igualdade, da equidade e da diversidade, afirmando sua universalidade, indivisibilidade e interdependência. O processo de construção da concepção de uma cidadania planetária e do exercício da cidadania ativa requer, necessariamente, a formação de cidadãos(ãs) conscientes de seus direitos e deveres, protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem, reconhecendo o princípio normativo da dignidade humana, englobando a solidariedade internacional e o compromisso com outros povos e nações. Além disso, propõe a formação de cada cidadão(ã) como sujeito de direitos, capaz de exercitar o controle democrático das ações do Estado.

Portanto, é um importante papel dos processos educativos o fortalecimento do respeito aos direitos humanos, a promoção do desenvolvimento da personalidade e dignidade humana além do fomento ao entendimento e tolerância, sobretudo no que concerne à ampla diversidade da população brasileira. Tal

41 concepção de educação centrada nos direitos humanos prevê o fortalecimento de uma cultura democrática dentro da escola para que se atinja uma ampla compreensão dos contextos nacional e internacional, dos valores da tolerância, da solidariedade, da justiça social, da sustentabilidade, da inclusão e da pluralidade.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba entende a relevância de se conceber a educação enquanto um processo emancipatório, sobretudo no que concerne à compreensão do aluno enquanto sujeito de direitos. Concebê-los dessa forma significa respeitar o contexto social, histórico, político e econômico ao qual pertencem, construindo representações positivas acerca dos valores, atitudes e práticas sociais que possam expressar a cultura em seus níveis social, ético, cognitivo e político. No âmbito das ações educativas que evidenciam os direitos humanos, o câmpus procura comprometer-se com o desenvolvimento de processos participativos e de construção coletiva, além do fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) estabelece que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Câmpus Caraguatatuba desenvolve práticas pedagógicas direcionadas à construção da criticidade, por meio do debate e da apresentação de diferentes pontos de vista sobre um determinado conceito, além de preocupar-se com o diálogo e com a troca de ideias sempre prezando pela ética e pelo respeito às diferentes opiniões.

Em linhas gerais, além da questão inerente ao direito e ao desenvolvimento da cidadania, a educação tem sido entendida também como um processo de desenvolvimento humano, constituindo-se um espaço sociocultural e institucional responsável pelo trato pedagógico do conhecimento e da cultura. Para atender tais orientações e entendendo a relevância da discussão da temática dos direitos humanos em todos os cursos oferecidos, o câmpus busca constantemente o trabalho de respeito à valorização das diversidades em diversas ações, tais como a formação continuada, a Semana Cultural e a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.

Para atender o disposto, a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Matemática discute a temática, especificamente, dentro das seguintes disciplinas:

 Na disciplina “Estudos em educação: enfoque sociológico – EESM1”, presente no terceiro semestre do curso, discute a educação enquanto um direito humano, a escola e seus problemas atuais sob a ótica da análise sociológica do fenômeno educacional.

 A disciplina “Estudos em educação: Enfoque Histórico e Filosófico 2 – EH2M2” abordará a discussão acerca das relações de poder estabelecidas ao longo da

42 Idade Contemporânea, sobretudo no Brasil, e sua influência sobre a educação enquanto um direito humano.

A disciplina “Organização Político Educacional Brasileira – OPEM3” promove a análise e reflexão, sob uma perspectiva crítica, acerca do direito à educação, enquanto um direito humano, historicamente constituído e previsto pelas legislações vigentes.

 A disciplina “Educação em Direitos Humanos – EDHM3” trata da contextualização da educação escolar contemporânea com enfoque à educação enquanto direito humano, além de problematizar as questões inerentes ao cotidiano escolar no tratamento da educação como um direito.

Devido à relevância no tratamento da temática, as disciplinas propostas na estrutura curricular promovem a reflexão e a discussão dos diversos aspectos referentes à educação enquanto direito humano, sobretudo, no que se refere à dimensão ética e à valorização das diversidades no âmbito escolar, social, político, econômico, cultural, dentre outros.

7.8. Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e