• Nenhum resultado encontrado

Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

4. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

7.8. Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Conforme determinado pela Resolução CNE/CP Nº 01/2004, que institui as Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, as instituições de Ensino Superior incluirão, nos conteúdos de disciplinas e

atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais. O tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes e indígenas objetiva a promoção de uma educação com vistas aos direitos humanos para a formação de cidadãos atuantes e conscientes, no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção da nação democrática.

No âmbito do Instituto Federal de São Paulo, em atendimento às Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, foi lançado o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) para que as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, não fiquem à margem e sejam encaradas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Instituto ou que estejam de algum modo a ele vinculadas. Isso significa zelar pelo fiel e adequado cumprimento da legislação, promovendo e ampliando as ações inclusivas, como a política de cotas e a inserção da temática nos currículos.

43 novos caminhos de inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, das quais se viram e ainda se veem excluídos, em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas.

O Câmpus Caraguatatuba desenvolve ações para o tratamento das questões étnico-raciais, como parte da temática “educação para a diversidade” em eventos como a Semana Cultural, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A temática também está vinculada a projetos de Extensão como Cine Debate, o Cursinho Popular e cursos FIC; ações essas que visam a ampliar as discussões sobre as relações étnico- raciais para que as comunidades interna e externa ao câmpus possam reconhecer a relevância do tratamento da temática, não apenas para a superação das práticas discriminatórias, mas também para a construção de representações positivas.

Além dessas ações, a educação para as relações étnico-raciais tem sido abordada de forma transversal nas disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Matemática, uma vez que professores formados sob uma base teórico-prática sólida podem auxiliar na ruptura de práticas discriminatórias no âmbito escolar e na construção de novas representações sobre o que significa inclusão, direitos humanos e educação para a diversidade. Para cumprir o exposto, a nova estrutura curricular do curso de Licenciatura em Matemática prevê a ampliação dessas discussões, bem como a indicação de bibliografias que abordem a temática, como é possível verificar nos exemplos abaixo:

 Nas disciplinas “Estudos da Educação: Enfoque histórico e filosófico 1 e 2”, será discutida a história da educação geral e brasileira enfocando aspectos como a trajetória de resistência e luta de negros e indígenas para que seus direitos pudessem ser reconhecidos, além da representatividade de negros e indígenas na construção do ideário educacional.

 A disciplina “Estudos da educação: Enfoque sociológico”, buscará valorizar as ações de movimentos sociais, como o Movimento Negro, que trouxeram para discussão junto à sociedade uma dimensão ampliada das relações étnico-raciais, sobretudo no âmbito educacional, enfocando o papel da escola na construção de representações positivas no que concerne às populações historicamente marginalizadas.

A Disciplina “Organização Político Educacional Brasileira” aborda e discute, junto aos licenciandos, os avanços sociais e legislativos no que concerne ao reconhecimento de direitos das populações negra e indígena, como por exemplo a implementação das políticas de ações afirmativas por meio das leis nº 10.639/03, 11.645/08, 12.711/12, entre outras.

44  A disciplina “Leitura, Interpretação e Produção de Texto 1” promove, dentre outros aspectos, a compreensão da diversidade cultural por meio da leitura e interpretação de textos, bem como a promoção de debates acerca da diversidade étnica e linguística brasileira.

 A disciplina “História da Ciência e da Tecnologia” também apresenta, como um de seus conteúdos, a influência da cultura afro-brasileira e indígena no desenvolvimento econômico- social atual, na perspectiva da Ciência e da Tecnologia.

A disciplina “Prática de Ensino 2”, discute a dimensão ampliada das relações étnico-raciais no âmbito do estágio supervisionado, sob o enfoque da condução do trabalho docente em situações didáticas de ensino e de mediação das relações sociais.

A disciplina de “Metodologia de Ensino da Matemática” introduz a Etnomatemática e suas relações com a Educação Matemática.

 A disciplina “Prática de Ensino 3” aborda os temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, com ênfase na educação para as relações étnico-raciais na perspectiva da valorização da diversidade.

Na disciplina “Laboratório de Ensino de Matemática 2”, contemplam-se as relações entre matemática, cultura africana e cultura indígena estabelecidas por meio do estudo dos jogos desenvolvidos e aprimorados por essas culturas.

 A disciplina “Matemática e sua História” contempla a temática das questões étnico-raciais na medida em que auxilia o aluno na compreensão acerca das contribuições de diversas culturas no que diz respeito ao desenvolvimento dos conceitos matemáticos, geométricos e na produção tecnológica ao longo da história.

Deste modo, entendendo a relevância e a urgência no tratamento das questões étnico-raciais nos cursos de formação de professores, as disciplinas propostas na estrutura curricular promovem a reflexão e a discussão sobre os diversos aspectos inerentes à temática étnico-racial como a diversidade no contexto educacional brasileiro, as políticas de ações afirmativas, a história e cultura afro-brasileira e indígena assim como buscam problematizar o preconceito e o lugar que o negro e o indígena ocupam na sociedade contemporânea.