• Nenhum resultado encontrado

4.1. As Entidades Responsáveis pelos Policiamentos Desportivos

4.1.3. O Efectivo Policial Uniformizado

Em qualquer dos policiamentos desportivos da liga principal de futebol e nas competições internacionais participam diversas valências policiais uniformizadas, tais como, a Divisão de Trânsito (DT), o Corpo de Intervenção (CI) e o Grupo Operacional Cinotécnico (GOC), ambos da Unidade Especial de Polícia (UEP), as Equipas de Intervenção Rápida (EIR's) e o restante efectivo policial recrutado em sistema de remunerado, sendo que uma das maiores dificuldades do comandante do policiamento respeita, efectivamente, à eficaz articulação de comando entre essas valências.

Se a Divisão de Trânsito apresenta um papel activo, e de grande importância, para a normal circulação do trânsito, fazendo cortes de vias e mantendo as zonas mais sensíveis limpas de tráfego, já o Corpo de Intervenção é uma unidade especial de reserva, actuando apenas em situações graves de alteração de ordem pública. Quanto às EIR's, são, igualmente, secções de reserva, actuando quando existe pequenas alterações da ordem – nomeadamente no segundo e terceiro níveis de intervenção50

- ou quando é necessário reforçar o efectivo policial nalguma situação, sendo estas, um vector importantíssimo na segurança e manutenção da ordem, tanto nos acessos como no

50

Como adiante abordaremos, de acordo com a doutrina policial definida pela PSP, na preparação do Euro 2004: o 1.º nível de intervenção consiste num nível de actuação de prevenção em situações de normalidade; o 2.º nível de intervenção consubstancia-se na actuação de carros-patrulha, brigadas de prevenção criminal e das EIR’s para pequenas alterações de ordem pública com poucos intervenientes; o 3.º nível operacionaliza- se através da intervenção das EIR’s e carros-patrulha para dirimir desordens públicas com maior número de intervenientes; o 4.º nível traduz-se na intervenção do Corpo de Intervenção da UEP face a desordens violentas com elevado número de participantes; o 5.ª nível consiste nos incidentes táctico-policiais com a participação de todas as valências dos Comandos Territoriais e as diversas subunidades operacionais da UEP.

43 interior do recinto desportivo. Em relação aos restantes elementos policiais, estes preenchem a maioria do efectivo no estádio e suas imediações. Destaca-se a missão do comandante de policiamento, de comando, controlo e supervisão de todas as valências policiais empenhadas nos policiamentos desportivos, sendo factor crucial para que a estes elementos seja exigida uma postura profissional, eficaz e eficiente.

Uma das dificuldades, por nós constatada, prende-se com a realização do serviço de policiamento por parte de alguns elementos sem formação adequada na área da violência associada ao desporto. Ora, com a adopção de um normativo legislativo específico para este fenómeno, foi dado o primeiro passo para o combate cabal e eficaz a estes comportamentos, competindo à PSP a adopção da melhor estratégia. Na nossa opinião, o actual sistema de convocação dos agentes, designadamente em escala corrida de serviço remunerado, não fomenta a motivação e o empenho, descurando mesmo os conhecimentos dos elementos nesta matéria.

Ao olharmos com maior atenção para os policiamentos desportivos de grande lotação na área da 3ª Divisão do COMETLIS (realizados nos estádios de futebol do SLB e do SCP), reparamos que o efectivo é nomeado de modo arbitrário (com excepção dos oficiais). Além disso, e o que anteriormente era uma excepção, actualmente é necessário recorrer a outras divisões do COMETLIS para o reforço ao policiamento, não existindo preocupação pelas capacidades, qualidades e conhecimentos dos elementos. É assim tratado como um pedido de remunerado igual a tantos outros, desprezando as especificidades do serviço.

Em virtude do grande número de efectivo que é necessário empregar para fazer face aos policiamentos desportivos de grande lotação, concordamos que os mesmos sejam realizados em sistema de remunerado, visto ser impossível à PSP nomear todo este efectivo em serviço normal. Contudo, consideramos que a PSP não pode negligenciar as suas funções, sendo necessário assegurar a segurança pública com alguns elementos em serviço normal.

Para que o policiamento destes eventos ocorra da melhor forma, é necessário possuir alguns conhecimentos relativos, quer ao espaço físico onde o policiamento ocorre51, quer à própria dinâmica dos policiamentos desportivos (com uma legislação específica e onde os adeptos apresentam comportamentos distintos dos restantes policiamentos). Para tal, sugerimos uma proposta no sentido de manter alguma regularidade nos elementos que efectuam policiamentos aos estádios de futebol (especialmente na categoria de oficiais e chefes), um pouco à semelhança do que ocorre no Comando Metropolitano do Porto, com a utilização dos Pelotões Operacionais (com formação em ordem pública e que

51

Em muitas das observações realizadas foi possível verificar que existiam elementos policiais que não conheciam minimamente o estádio onde iriam efectuar o policiamento.

44 efectuam o policiamento de todos os jogos realizados na Estádio do Dragão). Estamos cientes que o grande número de jogos efectuados pela 3ª Divisão Policial do COMETLIS torna o sistema ineficaz, por sobrecarregar em demasia os elementos policiais. Contudo, acreditamos que, ao abrir a escala de remunerados da 3ª Divisão a elementos que apenas queiram efectuar policiamentos desportivos, se consiga criar uma bolsa de elementos policiais a quem seja facultada formação específica acerca da temática da violência associada ao desporto principalmente ao nível de oficiais e chefes.

Entraríamos então num sistema de rotatividade de elementos policiais, afectos a uma determinada função, específica, no policiamento, criando assim alguma rotina de actuação, o que, aliada à motivação, interesse e proactividade, certamente iria contribuir para o aumento do número de autos levantados nos policiamentos e, por sua vez, para uma redução dos actos de violência próprios dos espectáculos desportivos.

4.2. Técnicas e Tácticas Utilizadas nos Policiamentos