• Nenhum resultado encontrado

Elsa Borges da SILVA1; Marta MAIA, Patrícia LOPES, Maria SANTOS, Amândio

CRUZ2, Manuel BOTELHO2, José Carlos FRANCO1, Henrique RIBEIRO2, António

MEXIA2

O potencial de interação entre práticas culturais e importância relativa de pragas, nomeada- mente ao nível do tipo de poda e da incorporação de fertilizantes orgânicos, foi alvo de estudo no âmbito do projeto “FertilPoda” (Proder, PA 24071), durante 4 anos, no caso particular da cocho- nilha-lapa associada à vinha em Portugal. São apresentados os principais resultados da avaliação dos efeitos do tipo de poda (poda manual vs poda mecânica em sebe), bem como da variação de diversos fertilizantes orgânicos incorporados (estrume bovino, resíduos sólidos urbanos composta- dos, lamas de ETAR, biocarvão), na percentagem e dinâmica de infestação da cochonilha durante o ano e na avaliação à colheita. Foi, igualmente, possível esclarecer vários aspetos da biecologia da cochonilha-lapa ainda desconhecidos (i.e., ciclo de vida, ciclo biológico, tipo de reprodução, existência de parasitismo).

Palavras-chave: bioecologia, ciclo de vida, cochonilhas-lapa, dinâmica de infestação, para- sitoides, Parthenolecanium corni, práticas culturais.

RESUMO ALARGADO

Podem ser vários os fatores que podem alterar a importância relativa das pragas, sendo frequentemente referido que, ao nível dos fatores abióticos, as alterações climáticas e/ ou alterações das práticas culturais podem ser responsáveis pelo acréscimo da densi- dade populacional e por desequilíbrios na relação espécie fitófaga/hospedeiro vegetal, resultando no acréscimo de prejuízos. De facto, alterações ao nível do microclima das plantas podem favorecer o desenvolvimento dos insetos mediante a manutenção de temperatura e humidade favoráveis, muitas vezes em conjugação com maior forne- cimento de nutrientes à cultura. Este potencial de interação entre práticas culturais e importância relativa de pragas, nomeadamente ao nível do tipo de poda (manual, mecâ- nica em sebe) e da incorporação de fertilizantes orgânicos (estrume bovino, resíduos sólidos urbanos compostados, lamas de ETAR, biocarvão, testemunha) tem sido alvo

de estudo no âmbito do projeto “FertilPoda” (Proder, PA 24071), no caso particular das cochonilhas-lapa associadas à vinha em Portugal.

O período experimental decorreu de 2012-2015, em vinhas da casta Syrah, na Qta. Gradil (Cadaval) e Qta. Côro (Sardoal), tendo-se procedido à determinação: a) percen- tagem de infestação por qualquer estádio de desenvolvimento da cochonilha-lapa (3 zonas videira/3 videiras/modalidade); b) dinâmica populacional (estádio de desenvol- vimento/órgão, nomeadamente sarmento, folha basal, folha oposta ao 1ºcacho, 1ºcacho, folha média, 2ºcacho, folha apical); c) percentagem de cachos com presença da cocho- nilha à colheita. Paralelamente, durante o mesmo período, procedeu-se à recolha de espécimes de cochonilhas/local para identificação taxonómica e a manutenção de coló- nias de cochonilhas em laboratório até emergência de parasitoides.

Paralelamente, foram realizados dois ensaios em laboratório (2012, 2015), com recurso a infestação artificial de cochonilha-lapa, em videiras envasadas das castas Syrah e Ara- gonez, em condições controladas (22±2ºC, 60±10% hr, 14±1L:10±1E), com o objetivo de conhecer com exatidão: a) ciclo de vida (estádios de desenvolvimento, dimensões e morfologia externa); b) ciclo biológico (nº gerações/ano); c) tipo(s) de reprodução associado(s).

O primeiro resultado em relação à identificação da cochonilha-lapa associada à vinha confirmou a hipótese inicial de ser Parthenolecanium corni (Bouché) (Hemip- tera: Coccidae). Os parasitoides Coccophagus Lycimnia (Walker) (Hymenoptera: Aphelinidae) e Metaphycus dispar (Mercet) (Hymenoptera: Encyrtidae) foram identifi- cados como associados a P. corni.

Com base nos resultados dos ensaios de laboratório e das observações de campo, foi possível propor, pela 1ªvez, a sequência do ciclo de vida, i.e. P. corni desenvolve 3 instares ninfais antes da fêmea adulta e 2 instares ninfais, seguidos de pupa antes da emergência do macho adulto. Assim, no inverno, esta espécie permanece, durante o 2/3ºinstar (fêmea) e pupa (macho), somente no cordão principal da videira por baixo do ritidoma. Em finais de março, ocorre reprodução sexuada e, em finais de maio, as ninfas de 1ºinstar começam a colonizar a rebentação. No início do verão, inicia-se novo ciclo de reprodução e, no início do outono (senescência da videira), ocorre a migração de ninfas 1/2ºinstar para o cordão principal da cepa, sendo difícil a sua deteção devido ao local de abrigo e à coloração semelhante à do ritidoma. Quanto ao tipo de reprodu- ção, pode-se inferir que P. corni apresenta reprodução sexuada, em todo o ano, se não exclusivamente, pelo menos de modo facultativo. Foi possível constar que fecundidade das fêmeas, sujeitas a reprodução sexuada, é elevada (ca. 900 ovos).

Quanto ao ciclo biológico, com base nas informações disponíveis, pode-se afirmar que na região Centro de Portugal Continental existem condições para o desenvolvi- mento de duas gerações/ano.

A poda mecânica em sebe provocou acréscimo significativo da intensidade de P.

corni, por comparação com a poda manual, em termos da percentagem de infestação

por qualquer estádio de desenvolvimento, logo após um ano de utilização deste tipo de poda (sendo que a cochonilha-lapa já encontrava instalada nas vinhas), em ambas as parcelas testadas. Esta influência foi potenciada quando o número de anos de prática desta modalidade aumentou. Por outro lado, o efeito da incorporação de fertilizantes orgânicos no acréscimo da importância de P. corni não se mostrou evidente e consis-

tente, tendo ocorrido variações várias, nas condições de realização dos ensaios e com os fertilizantes orgânicos testados.

AGRADECIMENTOS

Este trabalho foi financiado pela União Europeia e pelo Governo de Portugal, através do programa ProDeR, Medida 4.1 “Cooperação para a Inovação” (projeto nº PA 24071/Parceria 397, FertilPoda) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (projeto nº UID/AGR-00239/2013). Os exemplares de parasitóides foram identificados pelo Dr. George Jasposhvil (Entomology and Biocontrol Research Centre/Agriculture Univer- sity of Georgia).

(1) Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto

Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa, Portugal.

(2) Agrauxine Lesaffre Plant Care, 2 Rue Henri Becquerel – 49070 BEAUCOUZE – France.

TRICHODERMA ATROVIRIDE STRAIN I-1237: