• Nenhum resultado encontrado

Eficácia dos serviços

No documento A DINÂMICA DECISIONAL NO BADMINTON (páginas 98-102)

CAPÍTULO IV – RESULTADOS

6. Análise descritiva

6.3. Eficácia dos serviços

Na Quadro 7 é possível observar as frequências registadas relativas aos serviços que finalizaram as jogadas directamente em todos os jogos observados.

Quadro 7- Referente à eficácia dos serviços

Tipos de serviços mais utilizados OP PPF PPR

SCPE 1 1 5

SCPU - - 2

SAPE 1 5 -

TOTAL 2 6 7

Legenda: Resultados obtidos em relação à eficácia das recepções ao serviço. Legenda: SCPE- Serviço curto com pega de esquerda; SCPU- Serviço curto com pega universal; SAPE- Serviço alto com pega de esquerda; Legenda: OP- Obtenção do ponto; PPF- Perda de ponto para fora; PPR- Perda do ponto para a rede.

79

As frequências observadas no Quadro 7 indicam que do universo de 266 serviços registados em todos os jogos, apenas foi registado 1 ponto obtido directamente através do serviço curto com pega de esquerda e 1 ponto com o serviço alto com pega de esquerda. Por outro lado, o quadro 3 revela a perda de um total de 6 pontos através da execução de serviços para fora do campo, 1 ponto na realização do serviço curto com pega de esquerda e de 5 pontos através do serviço alto com pega de esquerda. Verifica- se ainda, uma perda total de 7 pontos através da execução de serviços directamente para a rede, 5 pontos com o serviço curto com pega de esquerda e 2 pontos com o serviço curto com pega universal. Os resultados mostram que a perda directa de pontos por serviços executados para fora ou para a rede é consideravelmente superior à obtenção directa de pontos através dos serviços.

6.3.1. Tipo de recepções mais utilizados por todos os jogadores em todos os jogos analisados

No que respeita aos diferentes tipos de recepção mais utilizadas pelos jogadores, foram obtidos valores que demonstram que foram utilizados com maior frequência três tipos de recepção (ver Figura 10).

Figura 10 – Representação proporcional entre as diferentes recepções mais utilizadas no estudo. Legenda: LRCPU- Lob rápido cruzado com pega universal; EnRCPE- Encosto na rede cruzado com pega de esquerda; LRCPE-Lob rápido cruzado com pega de esquerda; EnRMPU- Encosto no meio da rede com pega universal; EnRCPU- Encosto na rede cruzado com pega universal; EnRDPU- Encosto na rede a direito com pega universal; LRDPU- Lob rápido a direito com pega universal; RCPU- Remate cruzado com pega universal.

Verifica-se na Figura 10, que o Lob cruzado rápido com pega universal e o encosto na rede cruzado com pega de esquerda foram os tipos de recepção mais usados

80

pelos jogadores com 19% cada, logo seguido pelo Lob rápido cruzado com pega de esquerda com 13% de utilização. Os tipos de recepção que registaram menores índices de utilização neste estudo foram o remate cruzado com pega universal com 6% e o encosto na rede a direito com pega universal com 7%.

6.3.2. Comparação dos tipos de recepções mais utilizadas entre os jogadores vencedores e os vencidos de todos os jogos analisados

Estabelecer-se análises comparativas entre as condutas dos jogadores em relação às recepções, permite-nos perceber melhor quais as diferenças das percentagens de utilização em relação à realização da recepção ao serviço (ver Figura 11).

Figura 11 – Análise comparativa entre os tipos de recepções mais usadas entre os jogadores vencedores e vencidos em todos os jogos analisados. Legenda: LRCPU- Lob rápido cruzado com pega universal; LRCPE- Lob rápido cruzado com pega de esquerda; EnRCPE- Encosto na rede cruzado com pega de esquerda; EnRCPU- Encosto na rede cruzado com pega universal; EnRMPU- Encosto no meio da rede com pega universal.

Relativamente à análise comparativa entre os tipos de recepções mais utilizados pelos jogadores vencedores e vencidos (ver Figura 11), verifica-se que o Lob rápido cruzado com pega universal foi o tipo de recepção mais utilizada pelos jogadores vencedores com um valor de 29%, enquanto, que nos vencidos o encosto cruzado na rede com pega esquerda foi o tipo de recepção com maior utilização com 26%. O Lob rápido cruzado com pega de esquerda foi o segundo tipo de recepção mais usada quer pelos vencedores com um valor de 24% quer pelos vencidos com uma frequência de

81

22%. O tipo de recepção menos utilizada pelos jogadores que venceram todos os jogos foi o encosto para o meio da rede com pega universal com um valor de 12%, enquanto, em relação aos jogadores que foram vencidos em todos os jogos o tipo de recepção menos utilizada foi o encosto na rede cruzado com pega universal com um valor de 13%.

6.3.3. Localização das acções das recepções.

6.3.3.1. Zonas do campo mais solicitadas pelas recepções

Na Figura em baixo referida (ver Figura 12) observa-se as frequências das zonas alvo do campograma mais solicitadas pelas recepções referentes à Localização das acções.

Figura 12 – Representação proporcional das zonas do campo para onde foram enviadas as recepções. Legenda: RZ1- Lado direito da rede; RZ2- Lado esquerdo da rede; RZ7- Meio da rede; MZ3- Lado direito da zona central do campo; MZ4- Lado esquerdo da zona central do campo; MZ7- Meio da zona central do campo; FZ5- Lado direito do fundo do campo; FZ6- Lado esquerdo do fundo do campo; FZ7- Meio do fundo do campo.

Os resultados (ver Figura 12) permitem-nos verificar que a zona do lado esquerdo do fundo do campo foi a mais solicitada com 22%, seguindo-se a zona do lado direito do fundo do campo com 20% e das zonas da rede referentes ao lado direito com 15%, lado esquerdo com 14% e a zona do meio da rede com 13%. Estes valores demonstram uma variação do uso dos diversos tipos de recepção ao serviço. Em relação às zonas do campo menos solicitadas, constatamos que a zona do meio do fundo do campo registou apenas 1 % das acções e a zona do lado direito do meio do campo 2%.

82

No documento A DINÂMICA DECISIONAL NO BADMINTON (páginas 98-102)