• Nenhum resultado encontrado

A Rede Nossa São Paulo baseia sua atuação em quatro grandes eixos, fortemente relacionados entre si (REDE NOSSA SÃO PAULO, 2011a). O primeiro é o Programa de indicadores e metas, que consiste na seleção e organização dos principais indicadores de qualidade de vida para a região de cada subprefeitura e distrito e na manutenção de um banco de dados sobre iniciativas exemplares de sustentabilidade urbana. Já o eixo Acompanhamento cidadão trabalha na perspectiva da avaliação e divulgação dos indicadores relativos à qualidade de vida em cada subprefeitura e distrito, do monitoramento sistemático dos trabalhos da Câmara Municipal e acompanhamento do Orçamento Municipal e na realização de pesquisas anuais de percepção da população. O terceiro eixo é o da Educação

cidadã, que realiza ações e campanhas visando a revalorização do espaço público,

a melhoria da autoestima e o sentimento de pertencimento à cidade. Finalmente, o eixo da Mobilização cidadã atua na perspectiva de incentivar a incorporação de novas lideranças, empresas e organizações sociais ao movimento, manter os portais www.nossasaopaulo.org.br e www.cidadessustentaveis.org.br como canais de comunicação efetivos e de reforçar o caráter de exemplaridade para outras cidades, Estados e regiões do Brasil.

Esses quatro grandes eixos de atuação vêm, desde 2007, concretizando-se em diversas formas de atuação, como fóruns, pesquisas, cursos, campanhas e mobilizações. Nos próximos parágrafos, são descritas algumas das iniciativas que a Rede Nossa São Paulo destaca como estando entre suas principais realizações16.

16

Entre as ações listadas pela Rede Nossa São Paulo suas principais realizações, a consulta pública Você no Parlamento aparece em primeiro lugar. Entretanto, por ser o caso instrumental investigado

Uma das ações mais importantes organizadas pela Nossa São Paulo é a pesquisa de percepção dos moradores sobre a qualidade de vida e a administração pública na cidade de São Paulo. Denominada IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), essa pesquisa é elaborada com objetivo de orientar ações de governos, empresas, organizações e ―toda a sociedade‖ (REDE NOSSA SÃO PAULO, 2012c). A ação teve início como uma consulta pública em 2009, resultando em uma pesquisa de percepção que é realizada pelo Ibope anualmente desde 2010, visando avaliar comparativamente a evolução dos indicadores a cada ano17.

Outra ação destacada pela Nossa São Paulo é a manutenção do Observatório

Cidadão. Trata-se de um banco de dados digital que disponibiliza um conjunto de

indicadores sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais sobre a cidade e suas 31 subprefeituras, constantemente atualizados, avaliados e divulgados para toda a sociedade. O observatório desdobrou-se em publicações como a Indicadores Básicos da Cidade de São Paulo 2009, que reúne 33 indicadores considerados fundamentais para garantir a qualidade de vida da população nos temas enfocados pelos GTs da Rede, como Assistência Social, Cultura e Educação. A publicação ainda estabelece metas de melhorias para cada indicador (REDE NOSSA SÃO PAULO, 2012b).

Na perspectiva de sensibilizar, mobilizar e assessorar no tema do desenvolvimento justo e sustentável, destacam-se duas ações da Rede. A primeira ação é o Programa Cidades Sustentáveis, que oferece aos candidatos municipais nas eleições de 2012 uma agenda de sustentabilidade urbana, associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos municipais. O Programa ainda é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolherem a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotarem a agenda da sustentabilidade. O candidato que tiver se comprometido com o programa e for eleito terá que estabelecer metas para a sua gestão, visando melhorar os indicadores de sustentabilidade de seu município. Em

neste trabalho, a iniciativa Você no Parlamento não será descrita aqui, mas enfocada mais adiante em uma seção dedicada exclusivamente a descrevê-la

17

Neste trabalho, a pesquisa IRBEM é de especial interesse, uma vez que está na origem da campanha Você no Parlamento, foco principal de nossa investigação.

2012, centenas de candidatos às eleições e diversos partidos políticos registraram oficialmente seu compromisso com o Programa (REDE NOSSA SÃO PAULO, 2012a). A segunda iniciativa nessa área é o Fórum Empresarial de Apoio à

Cidade de São Paulo, realizado em parceria com o Instituto Ethos. A idéia é que as

empresas, de forma organizada, sistêmica e eficiente, empreendam ações e parcerias com outras empresas, organizações sociais, instituições de ensino e pesquisa e o poder público. O site do fórum reúne as boas práticas já desenvolvidas e também permite a troca de experiências de forma digital.

Outra ação importante da Nossa São Paulo foi o

Programa de Metas. A emenda à Lei Orgânica do Município nº 30, aprovada em

2008 através de uma mobilização liderada pela Rede Nossa São Paulo, obriga os prefeitos a apresentarem um programa detalhado de governo com metas claras e prestação de contas semestral. São Paulo foi a primeira cidade do Brasil a aprovar um Plano de Metas, tendo sido seguida por dezenas de outras cidades brasileiras. Cumprindo o que a lei determina, no início de sua gestão o prefeito de São Paulo apresentou um Plano de Metas que, chegado o final da gestão, está sendo avaliado. A comparação entre metas propostas e cumpridas tem gerado divergência e intensos debates entre os grupos - enquanto um grupo interpreta que o prefeito cumpriu 73% das metas, o outro defende que apenas 36% das metas estabelecidas foram cumpridas. Uma investigação mais detalhada do caso é sem dúvida instigante, mas não faz parte do escopo deste trabalho.

No tema ―Mobilidade e Transporte Sustentáveis‖, a Rede Nossa São Paulo organiza, desde 2007, o Dia Mundial Sem Carro, e realizou em parceria com outras entidades uma Campanha pela redução da taxa de enxofre no diesel vendido no

País para cobrar das autoridades federais e montadoras de veículos o cumprimento

da resolução. Ainda nessa área, a Rede realizou debates em parceria com a Câmara Municipal, abordando os desafios da mobilidade em São Paulo, a avaliação dos indicadores técnicos, a relação entre transporte e saúde e as propostas para um Plano Municipal de Mobilidade e Transporte Sustentáveis.

Na linha de debates, encontros e seminários, destacam-se iniciativas como o

Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável, que

teve como objetivo estimular a formulação de propostas para os principais desafios da cidade e contou com a participação de 750 pessoas. Destacam-se ainda a série de encontros com candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal das eleições

de 2008, visando qualificar o debate eleitoral e obter o comprometimento dos

candidatos com a melhoria do serviço público e da qualidade de vida na cidade, e a organização do Encontro de Educação para uma outra São Paulo, com a participação de mais de seiscentas pessoas, membros de comunidades escolares, faculdades de educação e outras organizações da sociedade civil, com o intuito de pensar a educação que a população sonha e que precisa ser feito para concretizá- la.

Além de pesquisas, elaboração de metas e indicadores e debates, outro tipo de ação da Rede é a realização de cursos de formação política de lideranças comunitárias e a ação Nossa São Paulo na Câmara, que consiste na manutenção de um jornalista na Câmara Municipal para acompanhar e divulgar o trabalho dos vereadores no portal da Rede, visando tornar a Câmara mais transparente e estimular a participação da sociedade civil nas decisões do Legislativo Municipal.

Além dessas ações, a Rede Nossa São Paulo realizou ainda diversas outras iniciativas, como um Estudo sobre Orçamento per capita e indicadores socioeconômicos por subprefeituras, Pesquisas IBOPE, a articulação de uma Rede por Cidades Justas e Sustentáveis, composta por diversas organizações similares à própria Rede Nossa São Paulo e diversos outros seminários, como o ―Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia‖, entre outras ações.

Tendo apresentado os princípios, as formas de atuação e a estrutura organizacional da Rede Nossa São Paulo, passamos a descrever mais detalhadamente a consulta Você no Parlamento, a iniciativa de participação digital que constitui o caso instrumental investigado neste trabalho.