• Nenhum resultado encontrado

2. O CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM

2.11. PPC PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

2.11.9. Ementário e bibliografia

A cada semestre, no planejamento inicial, são verificadas pelo Colegiado de Curso as atividades a serem executadas (aulas teóricas, aulas práticas, estágio, Atividades Complementares e as práticas jurídicas) e analisada a adequação das ementas e planos de ensino. Cabe ao Colegiado de Curso, conforme estabelecido no Estatuto, zelar pela constante adequação qualitativa do curso.

Ementas

PRIMEIRO SEMESTRE Análise e Produção Sonora

Ementa: O Rádio no Brasil e no mundo e sua linguagem. Estrutura e técnicas de roteirização, planejamento, criação, produção, gravação e edição em Rádio. Análises da produção em áudio.

Bibliografia Básica

CÉSAR, Cyro. Rádio, a mídia da emoção [recurso eletrônico]: a história a magia e as técnicas para se fazer rádio. São Paulo: Summus, 2015. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532310439>.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

Disponível em: Disponível em: <

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532309778 >.

SANT`ANA, A.; Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo. Editora Pioneira, 1998, 7 Edição.

Bibliografia Complementar

MCLEISH, R. Produção de rádio: um guia abrangente da produção radiofônica. Summus Editorial. 2000.

SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada, o spot e os elementos da linguagem radiofônica. 2. ed. São Paulo, SP: Annablume, 1999.

CÉSAR, Cyro. Como falar no rádio: prática de locução AM e FM. São Paulo:

Summus, 2009. Disponível em:

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532309044.

LAROCHINSKI, Ulisses. Escrevendo para falar no rádio. Curitiba: InterSaberes,

2017. Disponível em: <

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559725971/pages/3 >.

ORTRIWANO, G. S. A Informação no Rádio. Os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. Editora Summus Editorial/SP.1985.

Fotografia

Ementa: Conceitos básicos acerca da natureza da fotografia: um fenômeno físico e químico. O princípio da fotografia através da câmera escura. A câmera fotográfica: composição e funcionamento. Técnica fotográfica: uso do laboratório – revelação e ampliação de negativos de material produzido em aula. Reflexão sobre os significados da imagem na sociedade contemporânea. O olhar fotográfico, enquadramento e princípios de composição. Análise de imagens.

Bibliografia Básica

HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo, Ática, 2001.

TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

Bibliografia Complementar

ADAMS, Ansel. A Câmera. São Paulo, Ed. Senac, 2.000. CESAR, Newton. Making Of. SP, Futura, 2003.

LANGFORD, Michael. Fotografia básica. Introdução à fotografia profissional. Lisboa, 1990.

SCHISLER, Millard W. L. Revelação em preto e branco. São Paulo, Martins Fontes/Senac, 1995.

Informática Aplicada à Comunicação I

Ementa: Introdução às novas tecnologias. Conceitos e aplicações de ferramentas para Internet. Introdução à Editoração eletrônica, Edição de gráficos e Edição Fotográfica. Noções básicas de Computação Gráfica, arquivos gráficos e sistemas multimídia.

Bibliografia Básica

HORIE, R.M. e FUSCO, L.Projetos Gráficos utilizando o CorelDraw 9, Photoshop 5.5, PageMaker 6.5 e Acrobat 4.0. Editora Érica, São Paulo, 1999.

CAPRON, H.L; Johnson, J. A. Introdução a Informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788587918888/pages/_ 5>.

GOIS, F.C.de CorelDraw 9 Guia Prático. Editora Érica, São Paulo, 1999.

Bibliografia Complementar

BOUTON, G.D.; BOUTON, B.; KUBICEK, G.; NATHANSON, M.Z. Desvendando Adobe PhotoShop 6, Campus, 2001.

KARLINS, D. Aprenda em 24 horas CorelDraw 9. Rio de Janeiro: Campus, 1999. PRIMO, L. P. C. de A. Estudo dirigido de Photoshop 6: em português. São Paulo: Érica, 2001.

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PEARSON. Informática aplicada. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. Disponível em: <http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543014234/pages/- 7>.

MEIRELLES, F.S. INFORMÁTICA Novas aplicações com microcomputadores, Makron Books, São Paulo, 1994.

Dicas, exemplos e tutoriais disponíveis na Internet.

Introdução à Publicidade e Propaganda

Ementa: História da Propaganda e Publicidade – Noções Fundamentais de Propaganda e Publicidade – Noções de Marketing , Merchandising e Promoção

de Vendas – A Propaganda e a Convergência das Mídias – Propaganda e Publicidade no Varejo – Propaganda Institucional – Publicidade na Internet - Linguagem da Propaganda.

Bibliografia Básica

KOTLER, P& ARMSTRONG,G. Princípios de Marketing. PHD, 1993.

SAMPAIO Rafael. Propaganda de A a Z. Ed. Campus. Rio de Janeiro: 2003. SANT ANNA, Armando. Propaganda – Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Ed. Pioneira. 2001.

Bibliografia Complementar

SCHIAVON, Adriana. Criativamente: seu guia de criatividade em Publicidade e Propaganda. Curitiba: InterSaberes, 2017. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559725056/pages/3 >.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA. [org. Alexandre Augusto Giorgio]. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Disponível em: <http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543016948/pages/- 8 >.

RIBEIRO, Júlio. Tudo Que Você Queria Saber Sobre Propaganda.Ed.Atlas.São Paulo: 1995.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Ed. Atlas, 1998.

Bona, Nívea Canalli. Publicidade e Propaganda da agência à campanha. Curitiba: InterSaberes, 2012. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582120248/pages/5 >.

Periódicos

Meio & Mensagem

Revista Propaganda e Marketing

Redação e Expressão Oral I

Ementa: Teoria da comunicação: o processo da comunicação humana. Leitura de textos da área do saber. Produção escrita e oral - recursos linguísticos e

textuais. Estudos da linguagem publicitária. Técnicas de redação. Revisão gramatical. Análise de textos e de peças publicitárias.

Bibliografia Básica

BLIKSTEIN, I. Técnicas da comunicação escrita. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2000. FIORIN, J. L., SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 16ª ed. São Paulo: Ática, 2001.

RIBEIRO, A. L. Redigir: imaginação e criatividade - Escrever bem é a solução. São Paulo: Medras, 2003.

Bibliografia Complementar

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 17ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

GOLD, M. Redação Empresarial: Escrevendo com sucesso na era da globalização. 3a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

OECH, R. Von. Um Chute na rotina: os quatro papéis essenciais do processo criativo. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1997.

PENTEADO, J. R. W. A Técnica da comunicação humana. São Paulo: Pioneira, 2001.

VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. 11ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. (Ensino superior)

Revistas: Exame, Veja, Manangement, Você S/A. e de Publicidade.

Teoria da Comunicação I

Ementa: A Comunicação humana desde os primórdios. Elaboração e compreensão pelo estudante de conceitos básicos na área da Comunicação Social e a construção de conhecimentos sobre as principais vertentes teóricas em Comunicação Social buscando compreender os fundamentos de cada uma das vertentes, perceber suas diferenças e estabelecer comparações entre elas. Colaborar para que o estudante venha a refletir sobre as principais transformações contemporâneas na esfera da Comunicação Social.

DIZARD JUNIOR, W. A Nova mídia: a comunicação de massa na era da . informação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2000.

PENTEADO, J. R. W. A Técnica da comunicação humana. 13.ed. São Paulo: Ed. Pioneira, 2001.

MCLUHAN, M. Os Meios de comunicação: como extensões do homem. 11.ed. São Paulo: Ed. Cultrix, 2000.

Bibliografia Complementar

DEFLEUR, M. L. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1993.

DIZARD JUNIOR, W. A Nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2000.

LIMA, L. C. Teoria da cultura de massa. 5.ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000. MORAES, D. de (org.) Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.

ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000.

Práticas Integradas de Comunicação I

Ementa: Um publicitário pode atuar no ramo de marketing, pesquisa, planejamento, mídia, fotografia, produção gráfica e eletrônica, tanto em agências de publicidade como também nos veículos de comunicação, em produtoras de audiovisual, nos departamentos de comunicação de empresas, em agências de eventos e tantos outros lugares onde a necessidade de profissionalização da comunicação se fizer necessária. Ele pode também ser um empreendedor, gerenciando seu próprio negócio, trabalhar numa empresa com vínculo empregatício, como também atuar como free-lancer realizando trabalhos eventuais sem vínculo empregatício.

Diante do exposto é necessário que o futuro publicitário saiba desde o início da sua formação acadêmica quais as possibilidades de atuação para que tenha maior proveito de sua profissão através do conhecimento da atividade e do mercado de trabalho no qual se inserirá.

Obs.: Bibliografia é a mesma utilizada por todas as disciplinas deste semestre.

SEGUNDO SEMESTRE

Análise e Produção Audiovisual

Ementa: História da televisão, análise de produções, processos de criação, roteirização, elaboração de projetos e produção de peças publicitárias e programas de TV.

Bibliografia Básica

GILDER, George. A Vida Após a Televisão. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: manual de telejornalismo. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. 101 p. ISBN:8511220178.

SANT‘ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7.Ed. São Paulo: Ed. Pioneira, 1998/2001. (Biblioteca Pioneira de arte, comunicação, arquitetura e urbanismo).

Bibliografia Complementar

FILHO, Daniel. O Circo eletrônico: fazendo TV no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

ALVES, Marcia Nogueira; Antoniutti, Cleide Luciane; Fontoura, Mara.Mídia e Produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2012. Disponível

em: <

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788565704328/pages/5 >.

LEAL FILHO, L. L. A melhor TV do mundo- o modelo britânico de televisão. Summus Editorial.

SODRE, Muniz. O Monopólio da fala: função e linguagem da televisão no Brasil. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1981. 155 p. (Vozes do mundo moderno).

Antropologia Teológica I

Ementa: Problematização do fenômeno religioso e análise do caráter histórico do tema da construção do humano – através dos valores, do Sagrado e do discurso teológico – a partir dos referenciais teóricos da Teologia e das Ciências da

Religião. Possibilidade de diálogo (interface) entre os estudos teológicos e área específica do interesse do corpo discente (campo profissional).

Bibliografia Básica

JUNG, J. Mo. Deus: Ilusão ou Realidade? São Paulo, Ática, 1996.

SILVA, Antônio Wardison C.; BARBOSA, Luís Fabiano dos Santos; ZACHARIAS, Ronaldo (Org.). Antropologia teológica: pensar o humano na universidade. São Paulo: Ideias & Letras, 2017.

Bibliografia Complementar

BEANVOIR S.,‘Moral da ambigüidade’ In: ARANHA, M. L. & MARTINS M.H.P. Filosofando: Introdução à Filosofia – São Paulo, Àtica, 1986, p. 332-333.

BOFF, L. Fundamentalismo: A Globalização e o Futuro da Humanidade, Rio de Janeiro: Sextante, 2002

CATÃO, F. ‘Nota sobre o estudo do fenômeno Religioso’. In: O Fenômeno Religioso. São Paulo, Letras e Letras, 1995, p. 97 – 119.

ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HORKHEIMER, M. e ADORNO, T. ‘Sobre a Gênese da Burrice’. In: Dialética do Esclarecimento – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985, p.239-240

Informática Aplicada à Comunicação II

Ementa: Computação Gráfica. Tipos de arquivos gráficos e conversões. Plataformas gráficas. Editoração eletrônica. Edição de gráficos e de imagens. Multimídia. Criação de Home Pages com Flash e Dreamweaver. Segurança na Internet. Sites para E-commerce.

Bibliografia Básica

Bouton, G.D.; Bouton, B.; Kubicek, G.; Nathanson, M.Z. Desvendando Adobe PhotoShop 6, Campus, 2001.

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA PEARSON. Informática Aplicada. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. Disponível em.<

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543005454/pages/-6 >.

PINTO, M. J. Flash 4: Criações Multimídia Interativas para a Web. Editora Érica, São Paulo, 1999.

Bibliografia Complementar

ALVES, W. P. Criação de sites com o Dreamweaver 4 em português. Editora Érica, São Paulo, 2001.

BLAKE, B. Macromedia Flash 5: guia completo. Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2002.

CHANDLER, D.M. Como montar seu site na www, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1996.

Chun, Russell. Macromedia Flash MX avançado. São paulo: Pearson Education

do Brasil,2003. Dispnível em. <

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788534614931/pages/_ 5 >.

Núcleo Técnico e Editorial Makron Books. Dreamweaver 4.01: passo a passo lite.. Editora Makron Books, São Paulo, 2002.

Metodologia do Trabalho Científico

Ementa: Conceitos básicos de metodologia do trabalho científico.

Bibliografia Básica

BARROS, A. J. S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Disponível em: <http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576051565/pages/ _1>. Acesso em: 19 fev. 2018.

CASARIN, H. de C. S; CASARIN, S. J. Pesquisa Científica: da teoria à prática. Curitiba: InterSaberes, 2012. Disponível em: <http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582123942/pages/- 2>. Acesso em: 12 fev. 2018.

MARTINS, V.; MELLO, C. de M. (Coord.). Metodologia Científica: Fundamentos, Métodos e Técnicas. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2016.

Disponível em: <http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788579872518/pages/- 20>. Acesso em: 20 mar. 2018.

Bibliografia Complementar

AZEVEDO, C. B. Metodologia científica ao alcance de todos. 2. ed. Barueri-

SP: Manole, 2009. Disponível em:

<http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788520428979/pages/ _1>. Acesso em: 20 mar. 2018.

CUNHA, B. P.; AUGUSTIN, S. (Org.). Sustentabilidade ambiental: estudos jurídicos e sociais. Caxias do Sul-RS: Educs, 2014. Disponível em: <http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788570617460/pages/- 2>. Acesso em: 1º mar. 2018.

PEROVANO, D. G. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba:

InterSaberes, 2016. Disponível em:

<http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559720211/pages/- 2>. Acesso em: 27 fev. 2018.

Psicologia da Comunicação

Ementa: Psicologia geral; histórico; principais escolas do século XIX e XX; Psicologia Social; Psicologia e Meios de Comunicação de Massa.

Bibliografia Básica

GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor e da Propaganda. São Paulo. Ed. EPU, 1998.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576050094/pages/_ 5 >.

WEIL, Pierre. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. Petrópolis: Vozes, 1986.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E PESQUISA DE MERCADO. [org. Cristiano Foggetti] São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Disponível

em: <

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543016788/pages/- 6>.

DAVIS, Melinda. A nova cultura do desejo: os segredos sobre o que move o comportamento humano no século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2003.

DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2003.

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo, SP: Atlas, 2000.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson / Prentice Hall, 2008.

Redação e Expressão Oral II

Ementa: Técnica da oratória. Estudos da linguagem e da publicidade. Discurso persuasivo – uso da palavra e sua relação com a imagem. Prática da leitura e elaboração de textos publicitários. Revisão gramatical. Técnicas de redação.

Bibliografia Básica

BLIKSTEIN, I. Técnicas da comunicação escrita. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2000. RIBEIRO, A. L. Redigir: imaginação e criatividade - Escrever bem é a solução. São Paulo: Medras, 2003.

VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. 11ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. (Ensino superior)

Bibliografia Complementar

FIORIN, J. L., SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 16ª ed. São Paulo: Ática, 2001.

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 17ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

OECH, R. Von. Um Chute na rotina: os quatro papéis essenciais do processo criativo. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1997.

PENTEADO, J. R. W. A Técnica da comunicação humana. São Paulo: Pioneira, 2001.

Revistas: Exame, Veja, Manangement, Você S/A. e de Publicidade.

Teoria da Comunicação II

Ementa: A Comunicação humana desde os primórdios. Elaboração e compreensão pelo estudante de conceitos básicos na área da Comunicação Social e a construção de conhecimentos sobre as principais vertentes teóricas em Comunicação Social buscando compreender os fundamentos de cada uma das vertentes, perceber suas diferenças e estabelecer comparações entre elas. Colaborar para que o estudante venha a refletir sobre as principais transformações contemporâneas na esfera da Comunicação Social.

Bibliografia Básica

DIZARD JUNIOR, W. A Nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2000. 5 exemplares

LIMA, L. C. Teoria da cultura de massa. 5.ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000. 5 exemplares

PENTEADO, J. R. W. A Técnica da comunicação humana. 13.ed. São Paulo: Ed. Pioneira, 2001. 10 exemplares

Bibliografia Complementar

COELHO/NETTO, J. T. Semiótica, informação e comunicação: diagrama da Teoria do Signo. 4.ed.. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1996. (Debates).

DEFLEUR, M. L. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1993.

EPSTEIN, I. Teoria da informação. 2.ed. São Paulo: Ed. Ática, 1988.(Princípios). ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000.

SOARES, I. de O. Sociedade da informação ou da comunicação?. São Paulo: Ed. Cidade Nova, 1996. (Pensar Mundo Unido).

Práticas Integradas de Comunicação II

Ementa: Buscar um envolvimento interdisciplinar com todas as disciplinas, seus professores e conteúdos específicos, no sentido de orientar teoricamente e instrumentalizar os alunos do Segundo Semestre de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda, bem como suas respectivas equipes. Promover a análise, o debate e a reflexão através de uma interdisciplinaridade dos conteúdos das disciplinas da série. Proporcionar o conhecimento e a prática dos recursos da linguagem audiovisual e das técnicas de criação, produção e pós-produção de peças publicitárias televisivas.

Bibliografia

Obs.: Bibliografia é a mesma utilizada por todas as disciplinas deste semestre.

TERCEIRO SEMESTRE Antropologia Teológica II

Ementa: Problematização do fenômeno religioso e análise do caráter histórico do tema da construção do humano – através dos valores, do Sagrado e do discurso teológico – a partir dos referenciais teóricos da Teologia e das Ciências da Religião. Possibilidade de diálogo (interface) entre os estudos teológicos e área específica do interesse do corpo discente (campo profissional).

Bibliografia Básica

BOFF, L. Fundamentalismo: A Globalização e o Futuro da Humanidade, Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

JUNG, J. Mo. Deus: Ilusão ou Realidade? São Paulo, Ática, 1996.

SILVA, Antônio Wardison C.; BARBOSA, Luís Fabiano dos Santos; ZACHARIAS, Ronaldo (Org.). Antropologia teológica: pensar o humano na universidade. São Paulo: Ideias & Letras, 2017.

Bibliografia Complementar

BEANVOIR S.,‘Moral da ambigüidade’ In: ARANHA, M. L. & MARTINS M.H.P. Filosofando: Introdução à Filosofia – São Paulo, Àtica, 1986, p. 332-333.

BOFF, L. Fundamentalismo: A Globalização e o Futuro da Humanidade, Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

CATÃO, F. ‘Nota sobre o estudo do fenômeno Religioso’. In: O Fenômeno Religioso. São Paulo, Letras e Letras, 1995, p. 97 – 119.

ELIADE, M.. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HORKHEIMER, M. e ADORNO, T. ‘Sobre a Gênese da Burrice’. In: Dialética do Esclarecimento – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985, p.239-240

Estatística

Ementa: Conceitos básicos de Estatística. Consequente envolvimento gradual nos cálculos estatísticos e sua utilização.

Bibliografia Básica

BONAFINI, F. C. (Org.). Matemática e estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2014. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543005553/pages/- 12>. Acesso em: 26 mar. 2018.

LARSON, R. Estatística aplicada. 2. ed. São Paulo: Pearson Educataion do

Brasil, 2015. Disponível em: <

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788587918598/pages/_ 1>. Acesso em: 26 mar. 2018.

MORETTIN, L. G. Estatística básica: probabilidade e inferência. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576053705/pages/- 16>. Acesso em: 26 mar. 2018.

Bibliografia Complementar

JACK, L.; FOX, J. A. Estatística para ciências humanas. 11. ed. São Paulo: Prentice Hal, 2004. Disponível em: <

http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788581430812/pages/- 14>. Acesso em: 26 mar. 2018

NEUFELD, J. L. Estatística aplicada à administração usando Excel. São Paulo:

Prentice Hall, 2003. Disponível em:

<http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788587918307/pages/ _1>. Acesso em: 26 mar. 2018.

PEREIRA, N. P. Estatística aplicada a todos os níveis. Curitiba: Intersaberes. 2012. Série Matemática Aplicada. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788565704922/pages/- 2>. Acesso em: 26 mar. 2018.

Estética e História da Arte

Ementa: A disciplina pretende realizar discussões sobre a história da arte, enfatizando a expressão artística e a relação entre estética, história e sociedade. Deste modo, contribui para que o estudante seja capaz de analisar criticamente obras de arte, a partir de apreciações e contextualizações histórico-sociais. Noções sobre Arte e Estética. Relações entre Arte, Cultura e Comunicação. A Arte na História: da Pictografia à Arte Contemporânea. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Arte e Indústria Cultural. Arte e Publicidade: possibilidades de leituras e interpretações.

Bibliografia Básica

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. GOMBRICH, E.H. A história da arte. R. de Janeiro: Livraria Técnica Editores, 2000.

PERIGO, Katiucya. Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina. Curitiba: InterSaberes, 2016. Disponivel em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559722451/pages/5 >.

BAUMGART, Fritz. Breve história da arte. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes - FUNARTE, 1999.

DALDEGAN, Valentina; DOTTORI, Maurício. Elementos de histórias de artes. Curitiba: Intersaberes, 2016.. Disponível em: < http://unisal.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559720167/pages/5 >.

ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. JANSON, H. W. História geral da arte: o mundo antigo e a Idade Média.

PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolução do conceito de belo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Filosofia

Ementa: Leitura dirigida e Exegese de textos filosóficos. O agir humano e a ética. O olhar filosófico e sua proposta de desconstrução do real. Possibilidade de diálogo (interface) entre os estudos filosóficos e área específica do interesse do corpo discente (campo profissional).

Bibliografia Básica

ARANHA, M. L. & MARTINS M.H.P. Filosofando: Introdução à Filosofia – São Paulo, Ática, 1986.

BISCALCHIN, FABIO CAMILO. Universidade, Mercado e a Formação de Papagaios Burros. Piracicaba-SP: Biscalchin Editor, 2008.

BOFF, L. Tempo de Transcendência: O ser humano como um Projeto Infinito, 3ª