• Nenhum resultado encontrado

2. O CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM

2.1. INSERÇÃO REGIONAL DO CURSO

Os Salesianos em Americana

As Instituições Salesianas têm uma sólida tradição em educação, em todos os níveis. Em 1985, aconteceu o centenário da primeira escola Salesiana no estado de São Paulo, o Liceu Coração de Jesus, onde teve início, no ano de 1939, o primeiro curso universitário - Administração e Finanças (curso transferido integralmente para a PUC São Paulo, em 1964).

No ensino superior, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo oferece atualmente cursos de graduação e pós-graduação nas unidades universitárias de Americana, Campinas, Lorena e São Paulo.

Na unidade de Americana, são oferecidos os seguintes cursos de Graduação: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica - Modalidade Eletrônica, Engenharia de Automação e Controle, Moda, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Sistemas de Informação. Também é oferecido o Programa de Mestrado em Educação, além de diversos cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão.

Características Geográficas e Educacionais da Região de

Americana

Perfil do Município

O perfil de Americana é de cidade próspera, em notória propensão de crescimento nos aspectos administrativo, estrutural, econômico e social. De

acordo com o site da Prefeitura de Americana6, o clima da cidade é Tropical, com relevo caracterizado pela Depressão Periférica. Sua altitude é de 545 metros a partir do nível do mar e possui vento predominantemente Sudeste. Sua extensão territorial é de 133,63 Km², com 92 Km² de área ocupada, 32,3 Km² de área rural e 9,3 Km² de represas. Suas vias de acesso são a Rodovia Anhanguera (SP 330) e a Rodovia Luiz de Queiroz (SP 304).

A cidade está localizada na região Leste do Estado de São Paulo, região Sudeste do Brasil, 2º fuso horário brasileiro (3h atrasado em relação ao Meridiano de Greenwitch). É precisamente posicionada a uma latitude de 22°44'21"S e longitude de 47°19'53"W.

Pela localidade passam os rios Piracicaba, Jaguari, Atibaia e Ribeirão Quilombo.

Em relação à etnia, a cidade possui influência americana, portuguesa, alemã e árabe, com predominância italiana.

Fonte: PREFEITURA DE AMERICANA. Disponível em: < http://devel.americana.sp.gov.br/americanaV5/americanaEsmv5_Index.php?it=48&a=perfil>. Acesso em: 13 abr. 2014.

6 PREFEITURA DE AMERICANA. Disponível em: < http://devel.americana.sp.gov.br/americanaV5/americanaEsmv5_Index.php?it= 48&a=perfil>. Acesso em: 13 abr. 2014.

Características Geográficas

Extensão Territorial (Km²) Área Total 133,63 Área Ocupada 92 Área Rural 32,3 Área Represa 9,3

Fonte: Instituto Geográfico e Cartográfico

Clima Tropical

Relevo Depressão Periférica

Altitude 545 metros

Vento Predominante Sudeste

Latitude 22°44'21"S Longitude 47°19'53"W

Rios Piracicaba, Jaguari, Atibaia e Ribeirão Quilombo Fonte: IGC - Instituto Geográfico e Cartográfico/USP

Índices Sociais

De acordo com o site da Prefeitura de Americana (ibid.), os Índices Sociais são editados por órgãos oficiais que analisam a realidade do Município a partir de dimensões estabelecidas.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH 2000. Indicador que focaliza o município como unidade de análise, a partir das dimensões de longevidade, educação e renda, apresentadas no Censo IBGE 2000 (ibid.).

(Ibid.)

O IDHM se situa entre 0 (zero) e 1 (um) e os valores são classificados em 3 categorias:

a. Baixo desenvolvimento humano, quando o IDHM for menor que 0.500; b. Médio desenvolvimento humano, para valores entre 0.500 e 0.800; c. Alto desenvolvimento humano, quando o índice for superior a 0.800;

(Ibid.)

Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal nasceu em resposta à necessidade de se monitorar anualmente o desenvolvimento socioeconômico de uma região, considerando as diferentes realidades de sua menor divisão federativo: o município.

Esse índice tem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. As variáveis que compõem o cálculo do IFDM são:

Emprego & Renda (geração de emprego formal, estoque de emprego formal e salários médios do emprego formal);

Educação (taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono, taxa de distorção idade série, percentual de docentes com ensino superior, média de horas aulas diária, resultado do IDEB);

Saúde (número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis).(Ibid)

Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS

Sistema de Indicadores Socioeconômicos (riqueza, longevidade, escolaridade) referidos a cada Município do Estado de São Paulo, e quando combinados geram uma tipologia que classifica os municípios em cinco Grupos. (Metodologia completa pode ser encontrada no

Definição: Sistema de Indicadores Socioeconômicos (riqueza, longevidade, escolaridade) referidos a cada Município do Estado de São Paulo, e quando combinados geram uma tipologia que classifica os municípios em cinco Grupos. (Metodologia completa pode ser encontrada no www.seade.sp.gov.br/produtos/perfil). (Ibid.)

Índice Paulista de Vulnerabilidade Social - 2000

O Índice Paulista de Vulnerabilidade Social IPVS, analisa as situações de maior ou menor vulnerabilidade à qual a população se encontra exposta e classifica-a em seis grupos, em Americana as características desses grupos são:

 Os índices apresentados indicam que temos uma qualidade de vida muito boa, sendo que os grupos 1, 2 e 3 representam 84,4% da população do município com nenhuma, média ou baixa vulnerabilidade social.

Índice de Envelhecimento

Proporção de pessoas de 60 anos e mais por 100 indivíduos de 0 a 14 anos. Adota-se o corte etário da população idosa em 60 anos, de acordo com

Rede Interagencial de Informações para a Saúde – Ripsa e 25ª Conferência Sanitária Pan-Americana da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS.

(Ibid)

ISDM - Indicador Social de Desenvolvimento dos

Municípios

O Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios- IDSM tem como objetivo sintetizar em um único indicador, vários aspectos referentes ao desenvolvimento social de um município. Dessa forma, torna-se possível, através de um indicador sintético, a comparação do desempenho dos municípios entre si, além da comparação ao longo do tempo do desempenho dos entes federativos nas dimensões analisadas.

O ISDM abrange cinco dimensões: Habitação, Renda, Trabalho, Saúde e Segurança e Educação. Essas dimensões foram escolhidas de maneira a englobar algumas das questões mais prementes nas políticas públicas direcionadas para o município.

As fontes de dados utilizadas nesse processo foram: IBGE (Censo Demográfico), Ministério da Saúde (Sistema de Informação sobre Mortalidade- SIM e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos-SINASC) e o INEP (Prova Brasil), o indicador proposto é calculado e divulgado para todos os 5.565 municípios existentes em 2010.

O ISDM é construído de maneira a indicar que quanto maior o seu valor, maior o nível de desenvolvimento do município. Para que haja consistência na comparação entre todos os municípios do pais, os indicadores agregados das dimensões e o ISDM são normalizados de forma que cada um deles represente o desvio em relação a média do Brasil.

Educação

7

De acordo com os dados publicados pela Prefeitura de Americana (Ibid.), a taxa de Analfabetismo do Município é de 3,70% com base no Censo de 2010.

Rede Municipal De Educação

Ensino Infantil

- 10 Creches Municipais - 14 Casas da Criança

- 19 EMEIs - (01 Período Integral)

- Em 2011 - 6.723 alunos assistidos pela Rede Municipal de Ensino Infantil

Ensino Fundamental

- 01 Centro de Atendimento Integral a Criança -CAIC - período Integral

- 06 Centros Integrados de Educação Pública - CIEP - período Integral

7 PREFEITURA DE AMERICANA. Disponível em:

<http://devel.americana.sp.gov.br/americanaV5/americanaEsmv5_Index.php? it=48&a=perfil>. Acesso em: 13 abr. 2014.

Fonte: Diretoria de Ensino da Região de Americana; Centro Educacional Sesi - Serviço Social da Indústria; Fam - Faculdade de Americana - http://www.fam.br /

UNISAL - UNIVERSIDADE SALESIANA - http://www.unisal.br/

- 03 Escolas Municipais de Ensino Fundamental - EMEF - 01 Centro Municipal de Educação do Autista - CMEA

Ensino de Jovens e Adultos EJA

- EM 2011 - 6.739 alunos assistidos no ensino fundamental / 122 alunos EJA e 024 alunos CMEA

(Ibid.

Rede Estadual de Ensino

- 17 Escolas Ensino Fundamental

- 20 Escolas Ensino Fundamental e Médio

- 01 CEESA Centro Estadual de Ensino Supletivo de Americana - 01 Médio/Técnico – Centro Estadual de Educação de Tecnologia

Paula Souza

- 01 FATEC Faculdade de Tecnologia de Americana

Quantidade de Alunos

- Ensino Fundamental - 12.844 alunos - Ensino Médio – 6.040 alunos

- Ensino Técnico – 4.443 alunos - Ensino Superior – 1.698 alunos - CEESA – 3.055 alunos

Rede Particular De Ensino (65 unidades)

- Ensino Infantil - 30 unidades - 1.316 alunos - Ensino Fundamental - 7 unidades - 6.760 Alunos

- Educação Especial - 1 unidade- 158 alunos

- Ensino Médio/Supletivo - 11 unidades – 3.584 alunos( Médio – 3.324 alunos / Supletivo – 260 alunos)

- Ensino Profisionalizante - 12 unidades – 3.498 alunos - Ensino Superior - 03 unidades – 6.359 alunos