• Nenhum resultado encontrado

2. O CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM

2.5. PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Comunicação Social da Unidade Americana do Centro Universitário Salesiano explicita e expõe seu diferencial no resultado e no trajeto para alcançar esse resultado. Ou seja, o egresso do Curso Salesiano é diferente porque seu caminho de formação obedece às características diferenciadas que são explicadas no presente documento.

Essa a razão pela qual, ao final do percurso de formação, o egresso é cientificamente profundo, operacionalmente produtivo, humanamente solidário, eticamente sólido, convertido em um cidadão consciente do papel que deve desempenhar na construção da sociedade na qual tem o direito e a obrigação de fazer parte.

Ele dominará conceitualmente as áreas necessárias à compreensão do fenômeno comunicacional na sua integralidade, pois a abordagem terá sido interdisciplinar. Além disso, a ênfase do curso voltado permanentemente para a observação da realidade e sua percepção crítica, muito contribuirá para o egresso conseguir as constatações, ajustes, paralelismos e permanente crescimento do seu cabedal teórico no confronto com a aplicabilidade.

Terá pleno domínio das habilidades necessárias ao ofício de comunicador, pois na sua passagem pelo curso terá oportunidade de aprender o funcionamento e a utilização da aparelhagem necessária à sua produtividade profissional. As disciplinas laboratoriais permitirão o conhecimento e aperfeiçoamento dessas habilidades.

Entendendo a comunicação como um fenômeno social que a todos afeta, e aproximando-se dele de maneira interdisciplinar, o egresso do Curso de Comunicação Social da Unidade Americana do Centro Universitário Salesiano é um profissional humanamente solidário com o seu entorno preparado que está para ser um observador permanente e crítico da realidade social, sempre sob uma óptica ética. No mínimo ela terá fortes argumentos e conhecimentos para entender e diferenciar os matizes da realidade que nem sempre a comunicação permite, de fato, conhecer.

Enquanto fenômeno social que a todos afeta, o egresso do Curso de Comunicação Social salesiano entende que todas as expressões comunicacionais devem estar orientadas para o crescimento e o bem comum do grupo social. Esta perspectiva, fundamentada nas disciplinas e na orientação dos conteúdos das mesmas, não faz dele apenas um profissional eticamente orientado. Ela perpassa as aproximações racionais e científicas para estender-se a outras áreas tornando-o, também, um cidadão engajado na tarefa de construção da sociedade comum, um bastião de defesa da história e da cultura do seu país, um militante ecológico, entre outras.

Ele terá uma mente globalizada, aberta e capacitada a entender as realidades que se entrechocam, mas com o crivo equilibrado para a eficaz ação local.

Classes de problemas que o egresso está capacitado a

resolver:

O profissional egresso do Curso de Comunicação Social da Unidade Americana do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, estará preparado para:

 analisar a problemática comunicacional das organizações e suas implicações éticas;

 reconhecer realidades locais sob perspectivas circundantes;

 adequar soluções modernas e universais à realidade local;

 identificar e propor soluções de comunicação destinadas a informar e persuadir o público alvo da organização, seja através de peças avulsas ou sequenciais;

 contribuir com técnicas de comunicação eficazes à aplicação das estratégias organizacionais; tendo em vista uma sociedade mais justa e solidária.

 buscar novas alternativas, eficientes e plenamente aplicáveis mercadologicamente.

Funções que o egresso pode exercer no mercado de trabalho.

O curso baseia-se no pressuposto de que a comunicação deve ser exercida por todas as pessoas e todas organizações sendo um requisito para a consecução dos seus objetivos. A formação recebida pelo egresso do Curso de Comunicação Social permite seu aproveitamento profissional nos grandes setores onde tradicionalmente a comunicação é administrada, mas também lhe permitir utilizar sua capacidade profissional em outros setores até agora pouco explorados ou simplesmente inéditos:

Nas agências de propaganda onde a comunicação é a atividade-fim por estar a serviço de clientes que contratam seus serviços para operacionalizar a comunicação com seus públicos, especialmente externos.

Os egressos do Curso de Comunicação Social da Unidade Americana do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, estarão aptos a desempenhar as quatro grandes responsabilidades técnicas que a Lei 6.480 outorga à profissão de publicitário:

estudar o problema comunicacional de clientes e planejar a sua solução; criar as mensagens que corporizam a solução, tanto conceitualmente quanto esteticamente, com a utilização de recursos que estimulem a compreensão e a persuasão;

produzir materialmente as soluções encontradas, conforme as especificações técnicas dos meios que são utilizados;

distribuir a solução adotada através dos meios que tecnicamente demonstrem ser os mais adequados e rentáveis para o cliente.

Nas organizações, públicas ou privadas, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos que, para a consecução dos seus objetivos, entendem a comunicação como elemento da gestão. Preparados para identificar os

problemas comunicacionais da organização estarão capacitados para propor e/ou aplicar soluções de comunicação para informar e persuadir seus público alvo, e/ou gerenciar o relacionamento e controle da agência de propaganda que venha ser contratada para colaborar na solução da problemática comunicacional da organização, seja ela uma empresa de qualquer área, um partido político, entidades sociais, esportivas, educacionais, etc. Preparados na realidade local, os alunos poderão dar eficiente suporte ao comércio regional.

Nas organizações ou situações não-tradicionais, contribuindo para evitar o surgimento ou acirramento de uma sociedade excludente. Por exemplo, nas organizações não-governamentais (ONG’s) dedicadas à obtenção de resultados onde o ordenamento não existe ou está sendo desrespeitado; nas instituições comunitárias que lutam por melhoras para seus integrantes.

Em empreendimentos próprios, através de serviços de consultoria ou assessoria na solução dos problemas comunicacionais das organizações, seja para o público interno ou para os públicos externos, nas tarefas de planejamento ao pensar nas soluções requeridas ou na produção, materializando as soluções propostas.

Mercado de trabalho alvo

Comunicação como atividade-fim

Focando a comunicação como um processo em constante mudança e formando egressos com perfil sempre atualizado e motivados para apropriar a mudança estimulando o desenvolvimento das próprias potencialidades, o Curso de Comunicação Social da Unidade Americana do Centro Universitário Salesiano, incentiva a reflexão crítica e os novos usos da comunicação e da tecnologia aplicada à comunicação. As atividades de laboratório, conhecendo e testando linguagens para aplicação na realidade do mercado ao qual se

aproximam através da agência experimental e do bem estruturado Projeto Experimental, criam no aluno uma perspectiva científica onde a comunicação é um claro e definido objeto de análise e aplicação prática.

Comunicação como atividade-meio inseridos numa realidade regional à qual estarão aptos a servir pelo conhecimento que dela adquirirão durante sua passagem pelo Curso, os egressos são preparados para servir, num escopo maior, também, na rica realidade econômico-cultural-empresarial de São Paulo e/ou do Brasil na sua totalidade.

Os alunos do Curso de Comunicação Social da Unidade Americana do Centro Universitário Salesiano são preparados para se beneficiarem dos desafios e experiências que a cada instante surgem no campo profissional da comunicação, hoje uma permanente constatação na Publicidade e Propaganda como instrumento do processo de gestão organizacional.

Estimulados pela observação da realidade que é analisada de maneira crítica e científica na sala de aula e nos laboratórios, os alunos vão se formando na constatação de que a especialização profissional oferecida pelo Centro Universitário Salesiano é uma realidade palpável onde a comunicação demonstra seu papel, sua justificativa e sua eficácia aplicada.

Com perspectivas de crescimento econômico alvissareiro, mesmo que injusto, o Brasil sofre demanda cada vez maior de ações profissionais de comunicação. A presença de empresas multinacionais de comunicação comprando ou associando-se com agências nacionais é uma boa prova disso. Uma outra prova que permite demonstrar que o campo é promissor e continuará sendo, é o crescimento do novo comércio eletrônico que exigirá especialistas em comunicação, e o crescimento a cada ano do investimento publicitário o qual já supera o 1% do PIB. Os estudos mais atualizados indicam que o Brasil deve constituir-se, nos próximos três anos, no quinto país do mundo em investimento publicitário.

Papel do egresso na sociedade:

Formação global para atuação local, se necessário. Após quase meio século de atividades educacionais para o município de Americana e a região circunvizinha, a Unidade de Ensino de Americana do Centro Universitário Salesiano de São Paulo está plenamente inserida na realidade social e cultural da região onde atua que reconhece e valoriza. Mesmo assim, explicita e reitera que não entende sua missão como formadora de elementos profissionais voltados exclusivamente para desempenharem suas capacidades no âmbito limitado da sua regionalidade.

A ênfase da sondagem da realidade local como ponto de partida do conhecimento que o Curso de Comunicação Social enfatiza nos seus fundamentos, é um dos métodos didáticos destinado à materialização da rigorosidade no sentido da observação crítica que se deseja ver desenvolvida pelos alunos. Jamais é um elemento para deixar aprisionados os alunos numa dimensão menor do que as suas potencialidades. O Curso de Comunicação Social da Unidade de Ensino de Americana do Centro Universitário Salesiano de São Paulo preparará seus alunos com mentalidade universal que lhes permita sua atuação altamente eficiente em localidades menores. Em linguagem atual: pensar globalmente para atuar localmente. Estudos de tendências indicam um claro crescimento da atividade comunicacional em mercados até hoje tidos como periféricos ou menores, tendo como ponto de partida a aplicação de conhecimentos atualizados com a utilização de modernas tecnologias para atingir espaços regionais. Nas recentes edições do Maximídia - evento de grande contribuição ao desenvolvimento do mercado – que expõe, promove e discute questões de relevância estratégica à integração de agências, anunciantes e veículos, a grande novidade na atividade econômica é a descentralização da economia fora do eixo Rio/São Paulo, gerando aumento de renda e crescimento do consumo como determinantes para o fenômeno da crescente importância da mídia local.

Segundo os estudos da Rede Globo isso provoca um crescente investimento publicitário nessas regiões, com anunciantes adaptando seus produtos para as diferentes regiões do país e dando cada vez maior importância às mídias locais.

Os estudos apontam para os mercados regionais tendo uma participação crescente no Índice Potencial de Consumo (IPC), mostrando também a descentralização do consumo. Hoje 65% do IPC está no interior contra apenas 35% da participação nas capitais. E a tendência deve se acentuar no futuro.

A Unidade de Ensino de Americana do Centro Universitário Salesiano de São Paulo foca seu Curso de Comunicação Social no reconhecimento da importância da comunicação no relacionamento dos agentes da sociedade que procuram atingir objetivos.

A eficiência desse processo exige a existência de profissionais que munidos de fortes escoras teórico-científicas e habilidades operacionais, possam contribuir à consecução dos objetivos organizacionais e, se for o caso, também individuais.

Na atual sociedade altamente competitiva, e cada vez mais, os profissionais com esses atributos tem sempre um lugar reservado para contribuírem nas organizações que se esmeram pela obtenção de resultados cada vez mais diferenciadores.

Por isso toda a formação do egresso do Curso de Comunicação Social da Unidade de Ensino de Americana é feita baseada na ênfase teórico-científica aplicada à realidade, preparando um profissional apto à contribuição imediata na organização à qual se integre.

Com mais de três milhões de empresas ativas no Brasil, o profissional de comunicação social que possa demonstrar o perfil contributivo que está sendo dado aos egressos do Curso de Comunicação Social da Unidade de Ensino de Americana do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, sempre é requisitado.

O egresso do Curso de Comunicação Social da Unidade de Ensino de Americana do Centro Universitário Salesiano de São Paulo está habilitado para:

 Desempenhar em qualquer área especializada que a Lei 4.680, de 18 de junho de 1965, sobre o exercício da profissão de publicitário discrimina para as agências de propaganda: estudar, conceber, executar e distribuir propaganda;

 A plena aplicação das Normas-Padrão da Atividade Publicitária que foram recentemente aprovadas e publicadas em 20 de setembro de 1999 pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão das Agências de Propaganda do Brasil;

Prestar aos clientes, conforme a Norma-Padrão, os seguintes os serviços básicos:

 Estudo de produto ou serviço oferecido ao público, caracterizando as vantagens e desvantagens intrínsecas e em relação à concorrência;

 Análise do mercado real e potencial onde o produto ou serviço encontre melhor possibilidade de aceitação, com referência à situação, capacidade, estação do ano, condições econômicas e de negócio, natureza e poder da concorrência;

 Exame das condições e sistema de distribuição e venda;

 Estudos dos veículos de divulgação que melhor possam difundir o produto ou serviço, no que se refere à sua natureza, influência, eficiência (quantidade, qualidade e área de difusão), às suas características e ao custo da propaganda;

 Formular o plano definitivo da propaganda;

 Executar o plano apresentado, isto é, conceber e redigir o texto e idealizar e fazer a ilustração; produzir e distribuir a propaganda; verificar a sua perfeita execução e distribuição; prestar contas aos clientes das despesas correspondentes ao plano aprovado;

 Cooperar com a organização do cliente, a fim de assegurar o melhor rendimento do plano de propaganda;

 Gerenciar a comunicação interna e externa em todo tipo de organização, pública ou privada, com ou sem finalidades de lucro;

 Levantar informações, testes e análises de natureza comercial ou publicitária, no intuito de favorecer a promoção ou aperfeiçoar a notoriedade de um produto/serviço sob sua responsabilidade;

 Gerenciar todos os trabalhos de produção, montagem, execução de materiais e serviços destinados à promoção de clientes, garantindo a sua qualidade técnica;

 Assessorar instituições ou pessoas que precisam impactar seus públicos de interesse através de ações comunicacionais.

 Montar e gerenciar negócio próprio dedicado a sua atividade profissional;

 Administrar e/ou operar de maneira comunicacionalmente eficiente os novos instrumentos que a tecnologia venha proporcionar; ou adequá-los de maneira rentável às circunstâncias em que esteja inserido.