• Nenhum resultado encontrado

O ENSINO DA HISTÓRIA DO DIREITO E DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO EM ESPECIAL

E JURÍDICA NO SÉCULO XXI POR

2. O ENSINO DA HISTÓRIA DO DIREITO E DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO EM ESPECIAL

Visa-se, com a presente comunicação, demonstrar como a formação dos alunos da licenciatura em Direito nos domínios da História do Direito e da História do Pensamento Jurídico os habilita a com- preender a importância que a História assume na construção dos conceitos relativos à filosofia política e ao pensamento jurídico actual. De referir que tenho constatado nos últimos anos, que embora os alunos tenham uma proveniência diversa na sua formação pré-universitária, o que implica que alguns tenham contacto com a História até ao final do ensino secundário e outros não, que os conhecimentos

são habitualmente fragmentários e com pouca profundidade. Esta evidência está muitas vezes presente no conhecimento deficitário que os alunos assumem relativamente à História Contemporânea, com alheamento de muitos conceitos associados à própria formação do Estado e à construção da reali- dade internacional. Acontecimentos recentes, com impacto na vida política nacional, geraram alguma curiosidade e consequentemente, algum interesse, pelos temas económicos com relevo internacional e comunitário. Refiro-me ao auxílio externo a Portugal nos anos de 2012 a 2015 e aos efeitos nas opções políticas e económicas adoptadas. Importa, por isso, averiguar os níveis de conhecimento dos alunos no meu caso, aquando do ingresso no primeiro ano da licenciatura em Direito.

Passaremos, de seguida, a analisar cada área de investigação em particular.

2.1. A História do Direito

Na cadeira de História do Direito, disciplina obrigatória ministrada no 1.º ano da licenciatura em Direito, os alunos são confrontados com conceitos como soberania, Estado, Regimes e Formas de

Governo, designadamente a definição de Democracia e a evolução/involução que estes conceitos têm

merecido na atualidade. Modernamente o estudo é efectuado até à contemporaneidade, com a análise aprofundada dos conceitos de poder político e dos modos de produção de direito associados a esse poder político. Pretende-se ensinar aos alunos de que forma se alicerçam os pilares da História do Direito Português, partindo quer das fontes, quer das instituições subjacentes (História Jurídica Interna e Externa3). A vertente do pensamento/correntes é especialmente abordado, com relevância quer ao nível do pensamento político, quer jurídico. Procurando sempre que os alunos tenham acesso às fontes de cada época estudada, é essencial fornecer os instrumentos de reflexão indispensáveis que lhes permita compreender a evolução ocorrida em cada período histórico. As circunstâncias que justificam o desenvolvimento de cada doutrina são um dos elementos importantes para decifrar a formação das correntes do pensamento e suas manifestações.

Da elaboração de inquéritos em sala de aula verifica-se que os alunos têm preferência pelas matérias da contemporaneidade, pese embora reconheçam a relevância das matérias relativas a períodos anteriores quando se contextualiza com o direito actual. Um dos factores justificativos desta relação prende-se com os conhecimentos de História que trazem do ensino secundário. (Ideia de Eficácia/Utili- dade do Estudo, considerando como alguma matéria que serve um propósito). Por um lado, encaram o passado como algo ultrapassado e que já não serve um propósito imediato. Este é o pressuposto imediato, que é necessário afastar. Por outro lado, existe uma ideia de que o passado é irrepetível, o que não é mentira, mas o desconhecimento da sua utilidade para antecipar cenários ou compreender o futuro é frequentemente desvalorizado.

Citamos, de seguida, de forma exemplificativa, uma selecção de respostas obtidas nos inquéritos efectuados no 2.º semestre do ano lectivo de 2016/2017 e que acompanham anteriormente referido:

“Quais as matérias que considerou mais interessantes na cadeira de História do Direito Português?

As mais actuais, relacionadas com a União Europeia e as Ordenações. As correntes do pen- samento jurídico.

A matéria das Ordenações e as escolas do pensamento jurídico dos séculos XVI a XIX. As matérias de que gostei mais são as relacionadas com o período medieval, embora também aprecie a matéria das Ordenações."

“Como lhe parece que deviam ser ministradas as matérias da cadeira em referência?

Em relação ao segundo semestre, penso que foi positivo o recurso a exemplos da actualidade. Penso serem especialmente importantes as correntes do pensamento do humanismo no renascimento. As matérias da cadeira em referência são históricas e como tal, para um maior entendimento para os alunos é importante contextualizar e procurar entender a mentalidade das épocas em questão." Verifica-se portanto, uma apetência pelas matérias com as quais podem estabelecer um contacto cronológico maior, pela proximidade com a sua realidade temporal, mas reconhece-se que certo passado pode igualmente contribuir para a respectiva formação, como sucede com a matéria das Ordenações do Reino. De referir, que a propósito desta matéria são exemplificados aos alunos um conjunto de temas relacionados com a emergência do conceito de Estado e modos de manifestação deste conceito para o período medieval, nomeadamente séculos XIV e XV. A construção inerente às várias correntes do poder político e religioso é igualmente abordada neste contexto, dotando os alunos das ferramentas necessárias para a compreensão da realidade política e jurídica da época.

2.2. História do Pensamento Jurídico

No âmbito da cadeira de História do Pensamento Jurídico são objeto de tratamento os temas relativos à construção do conceito de direito e à sua articulação com a formação da lei enquanto manifestação do poder político. É ainda destacada a forma como a doutrina defendeu as várias teses relativas ao exercício do poder. A matéria da justiça e respectiva relação com o exercício do poder são igualmente abordados, considerando a importância que este assunto assume na relação existente com o conceito de lei injusta e a eficácia do direito produzido.

Procura-se ainda abordar uma metodologia de ensino que permita aos estudantes a reflexão para os grandes temas do pensamento jurídico do século XXI, orientada pelos antecedentes formativos identificados no parágrafo anterior e considerando o exercício de determinadas profissões jurídicas, designadamente a magistratura. Os alunos manifestam interesse pela matéria das correntes do pensa- mento jurídico, afirmando que desta forma compreenderão melhor o presente, mas muitas vezes é-lhes difícil efectuar a ligação a factos mais remotos.

Apresentamos o programa adoptado para a disciplina no ano lectivo de 2016/2017, nos termos do sítio da Faculdade de Direito de Lisboa na internet: