• Nenhum resultado encontrado

A IES na qual desenvolvemos a pesquisa é uma das poucas instituições pertencentes ao sistema UAB que possui uma unidade acadêmica (UA14) exclusiva para Educação a Distância. Uma das consequências dessa organização acadêmica é que a unidade possui um quadro de professores que atendem prioritariamente os cursos a distância. Em 2015/1, havia trinta e dois professores lotados em dois departamentos dessa unidade.

Apesar de ser um número significativo de docentes, esse número não é suficiente para atender a demanda dos quatro cursos de graduação a distância – um curso de bacharelado e três de formação de professores – e dos seus 2.07815 (dois mil e setenta e oito) alunos. Por isso, a UA recorre, semestralmente, à colaboração de professores de departamentos da IES que queiram atuar nesses cursos mediante o recebimento de bolsas de professor-pesquisador da CAPES/UAB.

Os docentes lotados na UA – que procura manter uma média de 600 (seiscentos) alunos por professor – geralmente ministram três disciplinas por semestre. Porém, essa média não é rigidamente considerada, pois, dependendo do curso, o número de alunos varia bastante. O curso de Matemática, por exemplo, possui menos alunos que os demais.

Esses docentes têm, em suas salas, computadores e impressoras com acesso total a serviços de internet. Além disso, todos os professores que atuam na EaD, sejam eles lotados na UA ou em outros departamentos, podem solicitar o empréstimo de equipamentos, tais como notebook, datashow, câmera digital e filmadora portátil.

A UA possui uma estrutura técnica, subordinada à Coordenadoria Técnica de Informática e Comunicação (CTIC), capaz de atender às diversas demandas da EaD. Dois setores dessa coordenadoria estão ligados diretamente aos professores: o Suporte Moodle e o Multimídia e conferências.

As disciplinas dos cursos da UA se organizam com base no ambiente virtual de aprendizagem Moodle16. Nele são disponibilizados e articulados os diversos materiais

14 Para identificar a Unidade Acadêmica de Educação a Distância na qual esta pesquisa está sendo desenvolvida, utilizaremos a sigla UA.

15 Esse número de alunos é referente ao semestre letivo de 2015/1, que não teve entrada para os primeiros períodos dos cursos. Normalmente, o número de alunos é maior.

16 A versão do ambiente virtual de aprendizagem utilizada na Unidade Acadêmica de Clara, nas duas ofertas da disciplina, é Moodle 1.9. Assim, deve-se considerar que nas versões mais novas diversas limitações de recursos descritas nesse trabalho, provavelmente, já foram superadas.

didáticos (como textos, vídeos e videoaulas), as tarefas (como questionários, envio de arquivos e wikis) e ferramentas de comunicação (mensagens instantâneas, bate-papos e fóruns de discussão). Para cada disciplina ofertada no semestre letivo é aberta uma sala virtual para cada polo, no Moodle, em que a disciplina será ofertada. A título de exemplo, a disciplina Álgebra vetorial, foco desta pesquisa, em 2013/2 foi ofertada em nove polos, tendo, portanto, nove salas virtuais e uma sala virtual exclusiva para os alunos de todos os polos que foram reprovados em ofertas anteriores da disciplina.

Diferentemente de algumas IES, onde existe uma orientação rígida para a estruturação da sala virtual – em alguns casos, com a montagem sendo feita por pessoal especializado – na UA de Clara, o professor responsável pela disciplina organiza e monta a sua própria sala virtual e tem total liberdade para tanto. Não existe um profissional que exerce a função de “Coordenador pedagógico” ou “Designer Instrucional” e que oriente o professor na organização de sua sala virtual, na estruturação e disponibilização de tarefas, no uso de tecnologias de interação ou na disponibilização de conteúdo. Assim, todas essas ações e definições – distribuição e organização do conteúdo e dos materiais – são feitas por ele, que pode solicitar o apoio técnico da equipe do Suporte Moodle quanto à configuração dos recursos disponíveis no ambiente virtual. Na UA, não há um especialista em design web ou design instrucional que estruture ou acompanhe passo a passo o professor na montagem de sua disciplina no Moodle.

Normalmente, o docente prepara sua disciplina em uma sala virtual de montagem. Nessa sala virtual, ele pode fazer a distribuição do conteúdo, organizar os materiais didáticos e as tarefas que irá utilizar, além de poder testar recursos e configurações do

Moodle. Muitas vezes, a sala de montagem é preparada antes do início do semestre letivo,

porém, quando isso não é possível, ela é usada simultaneamente com as salas dos polos. Com isso, o conteúdo da sala de montagem é replicado para as demais salas virtuais da disciplina. O processo de replicação pode ser feito pelo Suporte Moodle ou pelo próprio professor. Após a replicação, qualquer alteração terá que ser feita manualmente, sala a sala.

Além dos recursos disponibilizados no ambiente Moodle, o professor poderá agendar conferências (webconferência ou videoconferência) com os PAPs e/ou gravar videoaulas em estúdio. O suporte a esses recursos é dado pela equipe Multimídia e

gravação da videoaulas disponibiliza os arquivos das gravações no portal de vídeo para que o professor possa inseri-los nas suas salas virtuais.

Durante a oferta das disciplinas, o professor do UA conta com o apoio do Tutor a Distância e dos Tutores Presenciais. A Figura 2. 2 sintetiza a estrutura de apoio-padrão aos professores na UA e as possibilidades de acesso (indicadas pelas setas) entre os sujeitos – professor(a), tutores, equipe técnicas e alunos – que compõem a rede estabelecida para ministrar uma disciplina.

Figura 2. 2: Representação da estrutura de apoio-padrão aos professores na UA Fonte: Elaborado pelo autor.

Assim, podemos constatar que existem diferentes modelos de cursos de graduação a distância e que, mesmo dentro do sistema Universidade Aberta do Brasil, existem diferenças entre as instituições que a compõem. Nela, essas diferenças são possíveis pois o sistema é flexível, permitindo que cada instituição faça as adaptações necessárias das suas estruturas técnicas e administrativas às suas concepções de EaD e à estrutura de pessoal do sistema.

Também constatamos que, quando o professor não possui todas as características e habilidades técnicas esperadas para atuar na EaD, com frequência, ele vai se formando na prática e no compartilhamento de experiência com os demais colegas.

É nessa Educação a Distância que Clara atua, em um curso de licenciatura a distância, e no momento da pesquisa, ministrando a disciplina Álgebra vetorial.