• Nenhum resultado encontrado

7. APÊNDICES

7.2 APÊNDICE B: ROTEIROS DE ENTREVISTA

7.4.5 ENTREVISTA COM O PARTICIPANTE 5

DATA: 14 de dezembro de 2018.

LOCAL: Sala de estudos de o Colégio Estadual Pilar Maturana

Posso fazer algumas perguntas sobre o tema? Pode.

Permite que esta entrevista seja gravada? Pode.

Poderia se apresentar? Há quanto tempo atua como professor/a? Quatorze anos.

Ministra aulas para quais anos/níveis de escolaridade? Em qual(is) disciplina(s)?

Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Geografia no Fundamental e no Médio.

Em qual (is) período(s) que leciona?

De manhã Ensino Médio e uma turma de Fundamental e a tarde o Fundamental.

Por que, com que frequência e como costuma abordar temas de Educação Ambiental em suas aulas?

Olha sempre que o conteúdo permite eu gosto de introduzir a temática ambiental e aí esse ano especificamente eu fiz um trabalho com eles com o sétimo ano, então nós fizemos uma visita ao museu do lixo e usina de reciclagem, aí eles fizeram a visitação a gente assistiu a palestra e aí depois com a professora de Português eles fizeram um jornal contando como foi à visita, aí ela pediu que o jornal tivesse um nome, tivesse vários quadros, e daí nesses quadros eles introduziram várias questões, por exemplo, as cores das lixeiras, da separação do lixo. Eu gosto muito de abordar esta temática porque eu acho que está no nosso cotidiano, então tem questões bem amplas, por exemplo, mudança climática, mas eu acho que cada um pode fazer um trabalho, ter a consciência e tendo atitudes que contribuam também, então por isso eu gosto bastante de trabalhar. E com o oitavo ano a gente trabalhou o lixo nos oceanos através de vídeo, de cartazes.

Com qual conteúdo relaciona a Educação Ambiental em suas aulas?

Então o oitavo ano nós estávamos trabalhando continentes e oceanos aí eu puxei a questão do lixo e no sétimo se trabalha o Brasil, trabalha a questão ambiental brasileira, o lixo no Brasil, aí que eu introduzi a visita na usina que aí lá durante a palestra foi falado à questão do lixo em Curitiba e na região metropolitana.

Usa algum vídeo em suas aulas para abordar a Educação Ambiental, qual? Uso. Olha, eu gosto de trabalhar com aqueles bem curtinhos salve o planeta que é uma sequência, não sei se são nove ou dez, aquele eu gosto bastante, ilha das flores eu já trabalhei e agora não tenho certeza mas se eu não estou equivocada foi do Fantástico uma reportagem do lixo dos oceanos que eu passei para o oitavo, se eu não me engano era do Fantástico.

Por que, de que forma e com que frequência comenta do consumismo e das consequências que isso pode trazer ao meio ambiente?

Também sempre que dá para encaixar no conteúdo, esse ano quando a gente falou de economia eu introduzi um pouco a questão do consumismo, as consequências e tudo mais então são mais nesse sentido quando o conteúdo dá essa abertura né.

Você aborda em suas aulas a importância de separar o lixo para ir à reciclagem? Sim, sempre. Sempre pego no pé deles.

Você aborda em suas aulas o lixo eletrônico? Por que, de que forma e com que frequência você aborda o lixo eletrônico em suas aulas?

Ah, esse ano devido à visita nós ganhamos um folder, todos os alunos ganharam um folder e eles deram dois grandes para a escola daí eu até colei na sala dos professores, então deixa eu ver com que frequência... Esse ano, acho que uma vez por trimestre que aí eu gosto de lembrá-los que tem a coleta do lixo eletrônico, tóxico/domiciliar aqui em Curitiba que vai até o terminal, então eu sempre passo pra eles, daí eles ganharam folder voltando da visita a gente viu o folder, lemos o folder, falamos da importância pra fechar, então mais ou menos com essa frequência, foi uma vez no trimestre, mas sempre que dá a oportunidade de alguma atitude na sala eu gosto de puxar.

Você conhece algum componente químico prejudicial à saúde e ao meio ambiente presente no lixo eletrônico? Qual ou quais?

Você gostaria de ter um material de apoio sobre o lixo eletrônico para abordar em suas aulas?

Ah, com certeza seria bem interessante, bacana, muito útil. Tem alguma sugestão ou alguma reclamação sobre esta pesquisa?

Não. Assim sugestão só eu acho que falta uma divulgação maior dessa questão da coleta do lixo tóxico, não sei se nas escolas municipais é feita, mas aqui pelo menos na nossa escola eu sinto essa falta, eu fiquei sabendo por que eu vi na televisão uma reportagem aí eu comecei a ir à busca, procurei na internet o dia e daí eu fui atrás, mas senão eu não saberia. Fazer uma campanha igual foi feito há muitos anos atrás com o Separe, ano que vem eu estou querendo fazer o calendário colar na sala dos professores e comentar porque até devido a tua pesquisa a gente começou a comentar, vários colegas não sabiam que tem essa coleta.

Tem alguma sugestão de atividades sobre o lixo eletrônico?

De repente acho que com os alunos do Médio fazer essa questão se eles sabem os componentes de onde vem, por exemplo, o chumbo, onde vocês vão encontrar o que vocês usam que tem o chumbo. O que ele pode fazer à saúde e ao meio ambiente se for descartado.

Gostaria de fazer algum comentário adicional sobre o tema?

Ah eu achei muito importante, bem atual e sugerir que você divulgue o resultado porque é muito importante esse tema. Parabéns pela escolha, bem útil. Obrigada!