• Nenhum resultado encontrado

7. APÊNDICES

7.2 APÊNDICE B: ROTEIROS DE ENTREVISTA

7.4.6 ENTREVISTA COM O PARTICIPANTE 6

DATA: 17 de dezembro de 2018.

LOCAL: Sala de estudos de o Colégio Estadual Pilar Maturana

Posso fazer algumas perguntas sobre o tema? Sim, pode fazer.

Permite que esta entrevista seja gravada? Pode ser sim.

Poderia se apresentar? Há quanto tempo atua como professor/a? Trinta anos.

Ministra aulas para quais anos/níveis de escolaridade? Em qual(is) disciplina(s)?

Na maior parte das vezes sempre foi Arte, mas a maior parte dos anos que eu lecionei é Fundamental e Médio.

Em qual (is) período(s) que leciona?

Teve um tempo, que era manhã, tarde e noite, depois passou para manhã e noite e como me aposentei de um padrão só manhã.

Por que, com que frequência e como costuma abordar temas de Educação Ambiental em suas aulas?

É eu gosto muito de falar da separação de lixo, porque eu acho isso muito importante até mesmo aqui na escola, na sala dos professores eu sinto muita falta disso e eu não consigo ver digamos uma casca de banana misturada com um papel, me dá um negócio ruim eu não consigo entender. E daí eu parto por este princípio a separação do lixo.

Com qual conteúdo relaciona a Educação Ambiental em suas aulas?

Eu gosto muito de um artista chamado Frans Krajcberg e esse artista ele trabalha com reciclável, tudo que é jogado fora na natureza ele reaproveita, então quando eu parto para esse lado eu gosto muito desse artista que me ajuda muito, também pela internet a gente vê muitos trabalhos artísticos feito com reciclagem. Então eu parto para esse lado e é bacana sabe, incentiva as crianças nesse sentido também.

Usa algum vídeo em suas aulas para abordar a Educação Ambiental, qual? Eu já usei sim, um bem famoso que eu esqueci o nome, mas já usei sim.

Por que, de que forma e com que frequência comenta do consumismo e das consequências que isso pode trazer ao meio ambiente?

Ah, eu acredito que a cada trimestre eu sempre procuro, já que esse assunto envolve a gente, sempre uma vez a cada trimestre no mínimo.

Você aborda em suas aulas a importância de separar o lixo para ir à reciclagem? Sim.

Você aborda em suas aulas o lixo eletrônico? Por que, de que forma e com que frequência você aborda o lixo eletrônico em suas aulas?

Olha o lixo eletrônico acho que nas aulas eu não sei se eu já falei sobre isso, mas na minha casa lá a gente separa inclusive o meu pai sempre me pergunta quando o caminhão vai parar lá perto do terminal pra levar o lixo eletrônico que são lâmpadas, fios e tal né, pilhas, agora as pilhas estou todas trazendo aqui, porque aqui também temos uma professora que está fazendo a coleta de pilhas, então eu não lembro se em sala de aula eu já comentei isso, mas eu procuro ser fiel nisso.

Você conhece algum componente químico prejudicial à saúde e ao meio ambiente presente no lixo eletrônico? Qual ou quais?

É um pozinho que tem nas lâmpadas, já me falaram nisso, e inseticidas tipo coisa de matar bicho, eu acho isso aí muito perigoso e baterias, eu acho assim, coisa que solta ácido, eu acho isso muito perigoso.

Você gostaria de ter um material de apoio sobre o lixo eletrônico para abordar em suas aulas?

Ah, com certeza claro que sim.

Tem alguma sugestão ou alguma reclamação sobre esta pesquisa?

Não. Nossa! Muito pelo contrário eu acredito que deveria em todas as escolas terem e até digo mais chegar até a equipe de limpeza das escolas, as pessoas que limpam as escolas, as agentes deveriam saber disso para colaborar porque elas que fazem o trabalho principal e junto com os professores eu acho que iria ser bem bacana mandar cada lixo para uma coisa, acho muito bacana, parabéns, adorei a pesquisa.

Tem alguma sugestão de atividades sobre o lixo eletrônico?

Sim, eu acredito que a gente poderia fazer um trabalho com os alunos sim, poderíamos pedir que eles identificassem em casa o que é de eletrônico que não é

usado mais e tentar fazer uma coleta eles mesmos. Trazendo para a escola a gente poderia comentar sobre cada um deles quem sabe fazer até uma construção, digamos uma escultura só com esse material de repente, depois levava para o lugar certo, o lixo certo depois da exposição levaríamos para um lugar certo, ou ficaria exposta como arte, ou jogaríamos fora no lixo eletrônico específico.

Gostaria de fazer algum comentário adicional sobre o tema?

Ah eu achei bacana porque quase não é falado muito isso, você vê isso mais em cartazes que a prefeitura coloca, mas as pessoas não estão muito aí sabe, às vezes digamos até na Igreja que eu participo quando a pessoal troca lâmpada lá eu vivo falando gente olha tem o caminhão lá do terminal, mas parece que o pessoal não entende sabe, eu se eu tivesse um carro eu enfiava tudo dentro do meu carro e já levava, se bem que eu já faço isso, dependendo do lugar que eu estou eu já separo uma sacolinha quando eu pego um uber e vou para algum lugar, eu já digo me leva em tal lugar que no caminho eu quero colocar em tal lugar que eu sei que recebe aqueles lixos que ficam nas avenidas e tal. Eu acho muito importante a gente tem que acordar para isso porque é o futuro né, e a gente não deixar esse tipo de material cair na natureza.

Brigadão!