• Nenhum resultado encontrado

Equipa Pedagógica, Metodologia, Projeto Curricular e Rotinas

Capítulo III. Estágio Final no Infantário Rainha Santa Isabel

3.3. Sala Laranja

3.3.2. Equipa Pedagógica, Metodologia, Projeto Curricular e Rotinas

A sala laranja é uma sala composta por uma educadora de infância, Marta Caldeira Rodrigues, e duas auxiliares de ação educativa, Maria Inês Freitas Spínola e Raquel Jardim do Carmo. A boa relação entre estas três intervenientes educativas é refletida na confiança e interação positiva que existe na sala laranja entre todas as crianças, havendo um trabalho em parceria no sentido de responder às necessidades do grupo e de lhes dar a conhecer a sua cultura de uma forma espontânea, construtiva e participativa, possibilitando o contato com diversos materiais, técnicas e expressões.

A participação ativa e construtiva das crianças em toda a ação educativa está presente na intencionalidade educativa, registada formalmente no projeto curricular da sala laranja, para o presente ano letivo 2013/2014, construído tendo em conta os objetivos definidos pelo projeto educativo de escola. Partindo das suas conceções, das características, necessidades e interesses do grupo, a educadora cooperante em consonância com a equipa definiu «Uma viagem pelo corpo humano» como um tema a trabalhar ao longo do ano, sendo este flexível a novas situações e interesses do grupo. Para a educadora cooperante este é um tema que vai permitir ao grupo conhecer-se, desenvolver a sua motricidade e perceção do mundo, através dos cinco sentidos, refletindo-se na sua autonomia em vários momentos como a higiene e despertando a curiosidade para a constituição do corpo humano.

Por todo o projeto curricular de sala está bem patente a intencionalidade educativa da educadora em potencializar o crescimento e desenvolvimento do seu grupo, a nível de todas as áreas de conteúdo. Particularmente, no desenvolvimento de crianças autênticas e com identidade, cidadãs futuras, conscientes, ativas, conhecedoras da realidade onde estão inseridas, agindo responsavelmente na sociedade, com um discurso coerente e utilizando todos os conhecimentos (matemáticos, científicos, musicais, culturais, entre outros) adquiridos ao longo da sua formação e convivência, nunca descurando o papel dos encarregados de educação e outros profissionais neste processo.

A prossecução dos objetivos definidos no projeto e pela equipa pedagógica da sala não está delimitado num modelo pedagógico concreto, já que para a educadora cooperante não há um modelo único que englobe todos os pressupostos da sua intencionalidade educativa, isto é, a nível da organização do espaço e de um ambiente educativo democrático, onde a criança é vista na sua plenitude, participando ativamente na partilha das suas emoções, opiniões e sugestões. Assim, a sua prática pedagógica engloba pressupostos teóricos dos modelos curriculares High-Scope, Reggio Emília, MEM e Metodologia de Trabalho de Projeto, depreendidas nas rotinas diárias.

As rotinas são importantes na vida da criança, porque a partir delas começa a definir noções temporais, espaciais e sequenciais de momentos do seu dia-a-dia, identificando-se com o grupo e sentindo-se parte dele. Como é referido pelo ME (1997) as rotinas são importantes para a vivência em grupo democraticamente e para suportar a aprendizagem da criança “Prever o que se vai fazer, tomar consciência do que foi realizado são condições de organização democrática do grupo, como também o suporte da aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo.” (p. 37).

O quadro 3 e 4, expostos em baixo, representam as rotinas diárias da sala laranja estando naturalmente sujeitas a alterações com possíveis eventos decorrentes na instituição e com os horários das atividades complementares semanais. Além de fatores externos, as rotinas diárias da sala são flexíveis e ocasionalmente alteráveis dadas as necessidades do grupo.

Quadro 3: Rotina educativa da sala laranja

Quadro 4: Atividades complementares semanais da sala laranja

Horário Rotina educativa da sala laranja

08.00 – 09.20 Acolhimento/atividades não orientadas/arrumação da sala

09.20 – 10.00 Higiene/ reforço alimentar matinal/higiene

10.00 – 12.00 Acolhimento no tapete/bons dias/marcação das presenças/diálogo em grande grupo/planeamento das atividades/atividades orientadas/recreio/higiene

12.00 – 13.30 Almoço/higiene

13.30 – 15.00 Repouso

15.00 – 15.45 Despertar, vestir, calçar/arrumação da sala/higiene

15.45 – 16.30 Reforço alimentar/higiene

16.30 – 17.00 Atividades orientadas

17.00 – 18.00 Recreio/atividades não orientadas

18.00 – 19.00 Reforço alimentar/recreio

19.00 Encerramento da Instituição

Horário Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

10.00 – 11.00 --- Expressão Físico-

Motora --- Natação

3.3.2.1. O grupo de crianças da sala laranja.

O grupo de crianças da sala laranja é composto por 23 crianças, todas elas com três anos completados até o fim de dezembro de 2013, distribuindo-se 17 pelo género masculino e 6 pelo género feminino, como podemos observar na Figura seguinte (26).

Figura 26. Número de crianças da sala laranja segundo o género

É um grupo heterogéneo que, no geral, gosta de brincar, cantar, ouvir histórias quer dramatizadas ou lidas e de atividades de expressão plástica, contudo por ser a junção de duas salas de transição, rosa e vermelha, com personalidades distintas e fortes, encontram-se numa fase de adaptação ao ambiente educativo e ao grupo, tal como de compreensão e aceitação de regras de convivência e de partilha.

Quanto ao seu desenvolvimento, pelas conversas informais com a equipa pedagógica, pelas observações realizadas e segundo as diferentes áreas contempladas nas OCEPE e as suas competências, o grupo da sala laranja difere quanto aos ritmos de aprendizagens, aos níveis de comunicação e à autonomia na concretização das atividades.

De forma geral e sintética, ao nível da área da Formação Pessoal e Social, podemos observar que as crianças são alegres, carinhosas, sociáveis e interagem com toda a equipa pedagógica, demonstrando progressivamente a capacidade de respeito por si e pelo grupo, utilizando expressões de saudação e agradecimento nos vários momentos do dia, apesar do pensamento egocêntrico típico desta idade e do estádio de desenvolvimento de Piaget denominado pré-operatório. De uma forma geral, o grupo gosta de falar sobre as suas

Dramática 11.00 – 12.00 --- --- Iniciação ao inglês --- Feminino Masculino Total: 23 crianças 17 6

experiências, questionar o mundo que a rodeia, opinando e participando nas atividades propostas pelos adultos. No que concerne à compreensão, aceitação e cumprimento das regras, ainda há um trabalho a desenvolver ao longo do ano letivo, pela tenra idade do grupo, com a sensibilização de ações cooperativas, colaborativas, partilha de poder e empatia nos diferentes momentos de rotina e atividades. A maioria já é independente nos momentos de higiene e refeição.

Na área da expressão e comunicação, o grupo apresenta gosto e implicação, sobretudo a nível da expressão plástica e da expressão musical e dramática. A expressão plástica constitui a preferência das crianças, concretamente nas atividades de pintura com técnicas e materiais diversificados (rolo, pincel, lápis e esponja), colagem e modelagem com plasticina. Já o desenho é um desafio para grande parte do grupo, evitando-o e estando num desenvolvimento representativo da garatuja. No domínio da expressão dramática, este verifica-se sobretudo no recreio e no acolhimento, quando as crianças espontaneamente participam e criam situações de jogo simbólico e faz-de-conta, recriando situações imaginárias e do quotidiano. O domínio da expressão musical é um domínio de euforia e satisfação do grupo, aguçando a sua curiosidade para os sons, explorando-os e reproduzindo-os, utilizando espontaneamente nesta descoberta o movimento do seu corpo. A utilização e exploração do seu corpo é verificado no domínio da expressão físico-motora, com a participação ativa do grupo em movimentos e jogos, quer livres quer orientados. Ainda assim, há um pequeno grupo que apresenta dificuldade na compreensão do exercício orientado, após as exemplificações repetidas do professor.

No domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, este grupo de crianças, de uma forma geral, expressa-se com frases simples, num vocabulário diversificado, tendo dificuldades na articulação de algumas palavras e na utilização de tempos verbais adequados, dificuldades naturais da idade, demonstrando sempre curiosidade por novo vocabulário, dialogar, comunicar, negociar e partilhar os seus saberes e vivências. A imitação e reprodução da escrita, visível na marcação das presenças individuais, encontra-se num nível inicial, com grafismos compostos por linhas retas e curvas ou o preenchimento total de um espaço branco, embora o grupo já consiga identificar as letras do seu nome e compreenda que o que se diz se pode escrever.

No domínio da matemática, em geral estas crianças contam e reconhecem os números até 20, relacionando-os com as quantidades representativas. Pelos diversos jogos de encaixe na sala e pela estimulação feita pela equipa pedagógica, o grupo da sala laranja já consegue identificar as quatro principais formas geométricas: quadrado, triângulo, círculo e retângulo.

Planeamento flexível da acção e dos instrumentos necessários Acção, pesquisa e clarificação do objeto e questões em estudo Reflexão sobre os dados recolhidos e padrões daí definidos Avaliação/ Validação dos dados conseguidos com a análise e decisões tomadas Comunicação das conclusões atingidas e debate com outros profissionais para outras interpretações

A consciência e a sequência dos dias e das rotinas, ainda nem todo o grupo consegue acompanhar, identificar e antever, pois os dias de semana são apenas nomeados.

Por fim na área do conhecimento do mundo, todas as crianças mostram curiosidade e interesse face ao mundo que as rodeia, observando, experimentando e questionando objetos, atividades, técnicas e vivências culturais, demonstrando conhecimentos, identificando equipamentos e utensílios quotidianos e aprendendo novos conceitos e explicações.