• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I – O Desenvolvimento do Turismo de Mergulho e as Potencialidades

1.6. Equipamentos de mergulho

Os equipamentos de mergulho são elementos que garantem a flutuabilidade, a respiração, o desenvolvimento de conhecimento e a segurança dos mergulhadores. Segundo PADI (2008, 2010) e Graver (2010), a utilização de tais materiais depende das caraterísticas do sítio de mergulho (PADI, 2008, 2010), se em águas profundas precisa uma grande quantidade de equipamentos, em comparação com águas rasas.

Na perspetiva histórica, tais dispositivos de mergulho têm a ver com as invenções e os descobrimentos associados ao mundo subaquático (LaRochelle, 2014, p. 18-22), resultado do processo adaptável à realidade subaquática e aos riscos ocorridos, integrando-se os técnicos de mergulho, o suporte de fluxo de ar, os negócios e as experiências de mergulho.

O mundo subaquático é diferente (PADI, 2010). Segundo Graver (2010, p. 60) os equipamentos de mergulho são as materiais essenciais de adaptação ao ambiente subaquático, ajudam a ver ou observar, respiram, flutuar e parar quando se entender. Um snorkeler (um mergulhador que só permanece à superfície da água) usa a máscara, um

26

snorkel, as nadadeiras e um colete. Um mergulhador de pele (skin diver) (tradução própria) (um mergulhador por obstrução respiratória que mergulha abaixo de superfície) utiliza o de snorkeling, vestindo o traje e um cinto pesado (a weight belt).

Os instrumentos de mergulho de SCUBA (mergulho autónomo) incluem, no mínimo, uma máscara, um snorkel, as nadadeiras, veste, um sistema de ponderação, um compensador de flutuação, unidade de SCUBA (cilindro, válvula, regulador, fonte alternativa de ar) (Graver, 2010, p. 60; PADI, 2010, p. 27), instrumentação e facas de mergulho (Graver, 2010, p. 60). Estes materiais são oferecidos pelos centros de mergulho ou indústrias de mergulho, tanto comerciais como não comerciais.

A atividade do mergulho autónomo depende muito mais quando compararmos com outras tipologias de mergulho turístico. Segundo PADI (2010, p. 27), refira-se a máscara de mergulho, snorkel, nadadeiras, luvas, botas, trajes, lastros, cilindro de ar, regulador de ar são os equipamentos básicos.

A máscara é um equipamento para ver claramente, debaixo de água e cria também o espaço de ar para a observação (PADI, 2010). O uso de snorkel permite respirar com o rosto submerso e, as nadadeiras são uma forma eficiente de propulsão no mundo subaquático.

Além disso, o uso de luvas é uma forma de proteção das mãos do contacto com criaturas marinhas venenosas e de evitar a mão enrugado pelo muito tempo debaixo de água. As botas funcionam como um calçado, logicamente, mas também protegem e aquecem os pés. Precisamos de entender que as principais funções do fato de mergulho são: retenção de calor, proteção de corpo e flutuabilidade. Para contrabalançar a flutuabilidade, e facilitar o mergulho, um mergulhador pode utilizar os lastros. De forma a conseguir aguentar estar no fundo do mar, é necessário um cilindro de ar que funcione como um equipamento para apoiar a respiração de baixo de água. E, por fim, um regulador converte o ar que está comprimido em alta pressão no cilindro que é utilizado para uma respiração natural.4

4 Manual de Mergulho em Águas Abertas (2016). Disponível em http://pt.net-

27

Os equipamentos reservas são as condições necessárias para antecipar e resolver alguns riscos ou problemas, para desenvolverem e terem o conhecimento sobre o mundo subaquático. Segundo o “Manual de Mergulho em Águas Abertas”, estes equipamentos são composto por cilindro reserva, controlo de flutuabilidade, manómetros (manómetro de pressão e profundímetro), bússola, computador de mergulho, itens de emergência, facas, lanternas, relógios de mergulho, memorandos e blocos de notas utilizáveis dentro da água, diários de registros, kit de primeiros socorros, peças sobressalentes e ferramentas, bandeiras de mergulho, bolsa de equipamentos.5

O cilindro reserva é usado apenas para uma subida de emergência ou paragem de emergência, e não para prolongamento de uma sessão de mergulho. Em casos de emergência, repousando na superfície da água ou em movimento, mergulhadores podem assegurar sua flutuabilidade e promover a flutuabilidade neutra debaixo de água. Para a segurança de mergulho, a pressão de ar no cilindro, a profundidade, o tempo de mergulho e direção são indicadas por vários manómetros. O manómetro de pressão é utilizado para avaliar a quantidade de ar restante no cilindro e o profundimétro marca a profundidade atual e a máxima possível. No caso da bússola é usada para indicar a direção e na navegação submarina.6

Para além dos equipamentos mencionados, o computador é o pelo facto de prover os diversos tipos de informações no mundo subaquático. Quando um mergulhador fica preso em redes ou cordas, usa facas para se livrar. Alem disso, a faca funciona para ancorar no terreno ao redor, pelo caso de correnteza. As lanternas são utilizadas para o mergulho noturno, e no mergulho diurno estes equipamentos são utilizados quando a visibilidade subaquática não está clara. Os relógios de mergulho são utilizados para entender o tempo de mergulho.7 A maioria destes equipamentos reserva podem ser considerados como equipamentos do mergulho profundo em águas abertas (PADI, 2008).

Além disso, no mundo subaquático, os memorandos e blocos de notas utilizáveis são importantes quando as palavras são impossíveis e os gestos limitados. Por outro lado, o diário de registos é para anotar a quantidade de mergulhos, tempo de mergulho, quantidade de ar utilizado, temperatura da água e outros, assim como experiências

5 Ibidem

6 Ibidem 7 Ibidem

28

pessoais. O kit de primeiros socorros é uma reserva para resolver o problema da pele enrugada no mundo subaquático. Quando outros equipamentos como cilindro têm um problema, utilizam as peças sobressalentes e ferramentas para os reparos. E por fim as bandeiras são utilizadas para indicar que há mergulhadores abaixo (Ibidem).

Em suma, os equipamentos do mergulho turístico constituem como que as materiais essencias de forma básicas e de reservas onde se fornecidos pelas empresas de mergulho turístico para suportarem o processo de mergulho. Nesse contexto, os meios relevantes para a investigação são essencialmente os equipamentos de mergulho existentes, as indústrias que os prestam e o processo de suporte e de utilização.