• Nenhum resultado encontrado

Obtenção de Dados Demográficos

Nesta tarefa, pedimos a você para imaginar que foi aleatoriamente posto em uma dupla com uma outra pessoa, a qual chamaremos simplesmente de “outro”. Esta outra pessoa é alguém que você não conhece e que você nunca a conhecerá. Ambos farão escolhas circulando uma das letras: A, B ou C. Suas escolhas contarão pontos para ambos. Do mesmo modo, a escolha do “outro” marcará pontos para ele e para você. Todo ponto conta: quanto mais pontos você receber, melhor para você, e quanto mais pontos o “outro” receber, melhor para ele.

Aqui um exemplo de como esta tarefa funcionará:

A B C

Você ganha 500 500 550

O “outro” ganha 100 500 300

Neste exemplo, se você escolhesse “A”, você receberia 500 pontos e a outra pessoa receberia 100 pontos; se você escolhesse “B”, você receberia 500 pontos e a outra pessoa receberia 500; e se você escolhesse “C”, você receberia 550 e a outra pessoa 300. Então, você percebe que sua escolha influencia tanto os números de pontos que você recebe quanto os que a outra pessoa recebe.

Antes de fazer suas escolhas, por favor, tenha em mente que não há respostas certas ou erradas – escolha uma opção que você prefira, seja qual razão for. Também, lembre-se que os pontos têm valor: quanto mais pontos você acumular, melhor para você. O mesmo ocorre com os pontos da “outra” pessoa: quanto mais ele/ela acumular, melhor.

Para cada uma das nove situações de escolha, circule A, B ou C, dependendo da coluna que você preferir:

A B C (1) Você ganha 480 540 480 O “outro” ganha 80 280 480 A B C (2) Você ganha 560 500 500 O “outro” ganha 300 500 100 A B C (3) Você ganhou 520 520 580 O “outro” ganha 520 120 320 A B C (4) Você ganha 500 560 490 O “outro” ganha 100 300 490 A B C (5) Você ganha 560 500 490 O “outro” ganha 300 500 90 A B C (6) Você ganha 500 500 570 O “outro” ganha 500 100 300 A B C (7) Você ganha 510 560 510 O “outro” ganha 510 300 110 A B C (8) Você ganha 550 500 500 O “outro” ganha 300 100 500 A B C (9) Você ganha 480 490 540 O “outro” ganha 100 490 300

Anexo A - Técnica para determinar mais rapidamente se há

Equilíbrio de Nash

O equilíbrio de Nash consiste na ideia que cada jogador adote a melhor resposta ao que os demais jogadores estão fazendo, sendo este raciocínio válido para todos os jogadores simultaneamente. Encontrar tal equilíbrio, pode se tornar demasiadamente trabalhoso e difícil quando se possui um grande número de alternativas possíveis. A fim de se facilitar o processo da busca do equilíbrio de Nash, pode-se adotar um artifício que ajuda a visualizar rapidamente se há algum equilíbrio de Nash em uma Forma Estratégica.

O objetivo é, apenas, encontrar um meio de se identificar se há alguma combinação de estratégias que satisfaça a esse critério.

A técnica indicada é identificar a estratégia que resulta na maior recompensa ao jogador que está nas linhas, para cada uma das colunas da Forma Estratégica. Colocando a letra "l" entre parênteses ao lado da recompensa correspondente à melhor resposta do jogador que está nas linhas para a alternativa escolhida pelo jogador que estiver nas colunas, sendo o procedimento repetido para cada estratégia que o jogador representado nas colunas pode adotar.

De modo análogo ao jogador das colunas, o método de assinalar com a melhor resposta do jogador nas linhas para cada estratégia do jogador nas colunas é e assinalar com um (c) a melhor resposta do jogador nas colunas para cada estratégia do jogador nas linhas, sempre que uma combinação de estratégias estiver assinalada simultaneamente com (l) e (c), essa combinação de estratégias será um equilíbrio de Nash.

Anexo B – Processo de Eliminação Iterativa

O processo de eliminação iterativa é uma metodologia utilizada quando não há uma situação clara de dominância, na qual não é possível se determinar um equilíbrio de Nash da forma apresentada no Anexo A.

Anexo C - O método da indução reversa

O método de indução reversa é utilizado para se achar equilíbrio de Nash em jogos sequenciais de repetição finita. O jogo é analisado partindo-se das recompensas dos jogadores até o primeiro nó de decisão. No processo pode haver a identificação das melhores opções para cada jogador. Uma vez identificado o ramo da árvore de jogos que conduz ao melhor resultado, o passo seguinte é apagar os demais ramos. O jogo obtido é mais simples. A operação é repetida até chegar ao nó inicial do jogo.

Exemplo:

Suponha que uma situação de interação estratégica entre duas empresas líderes se desenrola da seguinte maneira: a Empresa 1 e a Empresa 2 tomam a decisão sobre que quantidade produzir simultaneamente, no primeiro período.

No segundo período, conhecendo o que foi decidido no primeiro período, as duas empresas voltam a decidir, simultaneamente, quanto produzir. Como o jogo se desdobra agora em duas etapas, é natural a pergunta se há alguma forma de cooperação surgir no jogo do cartel, pela perspectiva de ganhos por cooperar, na segunda etapa. Será que a perspectiva de ganhos na segunda etapa não estimularia as empresas a cooperarem na primeira, em vez de buscarem ganhos imediatos na primeira etapa e com isso sacrificarem os lucros de cartel na segunda? Haveria alguma chance de o cartel se sustentar?

Como os jogadores são racionais, a cada etapa do jogo cada jogador faz sua escolha considerando as consequências que essa escolha terá para o futuro desenrolar do jogo. Ou seja, os jogadores sempre antecipam as consequências de suas escolhas para o desenvolvimento da situação de interação estratégica em que se encontram.

Método de Indução Reversa

Assim, uma maneira aconselhável de analisar esse jogo é por meio do método de indução reversa. Como cada jogador toma suas decisões considerando as consequências para o desenvolvimento do jogo, é como se antecipassem o resultado final, e retrocedessem até chegar à etapa em que se encontram. Esse processo é bastante facilitado pelo fato de que, nesse caso, trata-se de um jogo com um número finito de etapas (duas).

Segundo Período

Nenhuma outra etapa se segue ao segundo estágio do jogo. A situação de interação estratégica termina aqui. Desse modo, na segunda (e última) fase do jogo é como se os jogadores estivessem jogando um Jogo Simultâneo . Tratando essa segunda etapa como se fosse um Jogo Simultâneo , sabe-se que a escolha da ação {Não Coopera} gera resultados sempre melhores do que a escolha da ação {Coopera}. Assim, é razoável supor que, sendo racionais, ambas as empresas escolherão não cooperar. Esse, portanto, será o resultado no segundo e último estágio do jogo.

Primeiro Período

O que irá ocorrer no primeiro estágio? Considerando a primeira fase isoladamente. É sabido que a ação {Coopera} gera resultados sempre piores do que {Não Coopera}. Assim, considerando a primeira etapa do jogo isoladamente, o resultado que as duas empresas estabelecem são quantidades não cooperativas.

Mas como esse não é um Jogo Simultâneo e sim um jogo repetido, e dessa forma os jogadores não consideram apenas as estratégias que constituem a melhor resposta em cada etapa do jogo, mas as consequências dessas estratégias para o desenvolvimento futuro do jogo, pode-se voltar a indagar: a opção por cooperar na primeira etapa do jogo não poderia levar à cooperação nas etapas seguintes?

Isso não ocorre, pois, não haverá razão para cooperação na segunda etapa do jogo, já que não há nenhuma interação futura que justifique cooperar na segunda e última fase do jogo. Sendo isso de conhecimento comum, as empresas não vêm razão para cooperar também na primeira etapa do jogo, uma vez que cooperar na primeira etapa do jogo não induzirá cooperação na segunda etapa. A consequência, então, é que a cooperação não surge nem na primeira nem na segunda etapa do jogo, e o cartel não se sustenta em nenhum momento. O mesmo resultado seria obtido se, em vez de termos um jogo repetido em duas etapas, houvesse um jogo repetido 50, cem ou mil vezes.

Se o jogo do cartel fosse jogado cem vezes.

Na centésima vez, as duas empresas não teriam nenhum estímulo a cooperar, uma vez que isso não induziria qualquer cooperação futura, dado que a centésima vez que o jogo é jogado é também a última. Como na centésima vez não haverá cooperação, também não haverá motivo para cooperar na 99ª vez, uma vez a que cooperação na 99ª repetição não induziria à cooperação na etapa seguinte. Da mesma forma, como não haverá cooperação na 99ª vez, não haverá estímulo para cooperar na 98ª etapa, e assim por diante, até que se chegue à primeira etapa, exatamente como no jogo mais simples com apenas duas etapas (FIANI, R. 1961).

Anexo D - Jogo-base do dilema dos prisioneiros repetido

duas vezes.

Jogador 2

Coopera Não coopera

Jogador 1 Não coopera Coopera 2 , -1 1 , 1 -1 , 2 0 , 0 Quadro 11 – Jogo Base do Dilema dos Prisioneiros – Representação estratégica

Um jogo Base do Dilema dos Prisioneiros (

Quadro 11) pode ser utilizado para representar um jogo que se repita duas vezes. Cada repetição é um subjogo que se inicia a partir de cada resultado possível da primeira etapa do jogo. Na apresentação na Tabela 11 é possível se observar uma representação detalhada de um jogo repetido duas vezes, na qual as recompensas são apresentadas na forma estratégica e com os respectivos cálculos.

Resultados da Primeira

Repetição Resultados da Segunda Repetição

Suspeito 2

Suspeito 1 Suspeito 2 Suspeito 1 (Coopera) Confessa (Não Coopera) Não Confessa

Confessa (Coopera) Confessa (Coopera) Confessa (Coopera) (2 , 2) = (1, 1) + (1, 1) (0 , 3) = (1, 1) + (-1, 2) Não Confessa (Não Coopera) = (1, 1) + (2, -1) (3 , 0) = (1, 1) + (0, 0) (1 , 1) Não Confessa (Não Coopera) Confessa (Coopera) (0 , 3) = (-1, 2) + (1, 1) (-2 , 4) = (-1, 2) + (-1, 2) Não Confessa (Não Coopera) = (-1, 2) + (2, -1) (1 , 1) = (-1, 2) + (0, 0) (-1 , 2) Não Confessa (Não Coopera) Confessa (Coopera) Confessa (Coopera) (3 , 0) = (2, -1) + (1, 1) (1 , 1) = (2, -1) + (-1, 2) Não Confessa (Não Coopera) (4 , -2) = (2, -1) + (2, -1) (2 , -1) = (2, -1) + (0, 0) Não Confessa (Não Coopera) Confessa (Coopera) (1 , 1) = (0, 0) + (1, 1) (-1 , 2) = (0, 0) + (-1, 2) Não Confessa (Não Coopera) (2 , -1) = (0, 0) + (2, -1) (0 , 0) = (0, 0) + (0, 0) Quadro 12 - Representação do jogo do dilema dos prisioneiros em forma estratégica repetido duas vezes.

A partir de cada um dos resultados da primeira repetição há um subjogo diferente, em que os jogadores escolhem de forma simultânea se irão cooperar, ou não, na segunda etapa do jogo. Os equilíbrios de Nash em cada subjogo estão destacados na Erro! Fonte de referência

não encontrada.. Assim, a recompensa (Não Coopera, Não Coopera) é o equilíbrio de Nash

no subjogo que se segue a (Coopera, Coopera), e assim por diante, permitindo identificar que há somente uma combinação de estratégias que constitui um equilíbrio de Nash nos dois Sub- Jogos : a combinação de estratégias em que os dois jogadores não cooperam, por constituir um equilíbrio de Nash nos Sub-Jogos , a combinação de estratégias em que os jogadores não cooperam na primeira etapa e também não cooperam na segunda etapa, independentemente do resultado da primeira, ou seja, constitui um Equilíbrio de Nash Perfeito em Sub-Jogos .

Dado que a estrutura do jogo-base não se modifica, o único equilíbrio de Nash no jogo-base continua sendo equilíbrio de Nash na enésima etapa de um jogo repetido.

Extrapolando-se essa asserção, pode-se afirmar que

“qualquer jogo repetido finito n vezes, em que o jogo-base apresente apenas um equilíbrio de Nash, possui um único Equilíbrio de Nash Perfeito em Sub-Jogos , que consiste em jogar o equilíbrio de Nash do jogo-base em todas as n etapas” (SELTEN, 1965).

Se houver mais de um equilíbrio de Nash no jogo-base em um jogo finito, qualquer sequência de combinações de estratégias que sejam equilíbrios de Nash no jogo-base pode constituir um Equilíbrio de Nash Perfeito em Sub-Jogos .

Portanto, jogos repetidos n vezes podem ter Equilíbrios de Nash Perfeitos em Sub- Jogos em alguma das n repetições do jogo-base, que não sejam equilíbrios de Nash do jogo- base. Essa asserção chama a atenção para o fato de que estratégias que envolvem retaliações em função do comportamento dos demais jogadores ao longo da história do jogo aumentam significativamente as possibilidades de resultados e, dessa forma, a análise.

Anexo E – Texto de Explicação do Feedback

Olá, agradeço por ter participado deste experimento.

Como um gesto de retribuição, forneço o "feedback" e seu significado.

Para tanto, é necessário conceituar o que é jogo, estratégia, seus tipos e qual é a possível consequência da maior adoção de uma ou outra, segundo a racionalidade econômica.

O conceito de jogo, adotado neste experimento, é o que diz: quando o agentes decidem levando em consideração a decisão do outro.

Há vários tipos de jogos. Um que caracteriza a necessidade de cooperação mútua dos jogadores ao longo do tempo para maiores recompensas é o do Dilema dos Prisioneiros.

Uma estratégia é um plano de ações que especifica, para um determinado jogador, que ação tomar em todos os momentos em que ele terá de decidir o que fazer (MYERSON, 1999)

Estratégia do tipo: Severa

Neste tipo, o jogador decide cooperar desde que o outro jogador coopere; se o outro jogador deixa de cooperar em algum momento, o jogador que adotou a Estratégia Severa não mais coopera pelo restante do jogo. (SELTEN, 1965)

Estratégia do tipo: Olho por Olho

Neste tipo, o jogador decide cooperar na primeira rodada do jogo e, a partir daí, faz exatamente o que o outro jogador tiver feito na rodada anterior. Desse modo, se o outro agente cooperou na rodada anterior, Estratégia Olho por Olho determina cooperação na rodada atual. Já se o agente não cooperou na rodada anterior, Olho por Olho determina que não se coopere na rodada atual. (SELTEN, 1965)

Na Estratégia Olho por Olho pode ser evidenciado que nenhum dos jogadores fica em desvantagem, somente se as rodadas do jogo tiverem recompensas uniformes. Cooperar ou não são os dois equilíbrios que esse tipo de estratégia produz.

Já a decorrência da adoção de uma Estratégia Severa é que o jogador que assume ameaçar com uma retaliação interminável, caso o outro jogador se desvie do comportamento cooperativo, o que pode produzir a cooperação como um resultado sustentável, em um Jogo Repetido em que o jogo-base é do tipo dilema dos prisioneiros. (SELTEN, 1965)

Portanto, teoricamente é possível haver uma alternativa ao mundo egoísta e ineficiente de Pareto, ou seja, não maximizado, do Dilema dos Prisioneiros se os jogadores que interagirem sem ter certeza acerca de quando será o fim da interação e se eles não forem impacientes. (SELTEN, 1965)

Os jogadores são impacientes quando pequenas recompensas imediatas já são suficientes para que eles abandonem recompensas de longo prazo.

Agradeço novamente sua participação,

Anexo F – Exemplo de Feedback dado ao Empreendedor

Respondente

Anexo G – Códigos VBA

EstaPasta_de_trabalho - 1 Private Sub Workbook_Open() Sheets("Instruções").Activate Range("A1").Select PreparaXL PreparaJanela End Sub Plan05B - 1 Sub SVO_IrProximo_Click() Sheets("CableShane").Visible = True Worksheets("CableShane").Activate PreparaJanela Sheets("SVO").Visible = False End Sub

Private Sub Worksheet_Activate() If Range("B3").Value >= 9 Then SVO_IrProximo.Visible = True Else SVO_IrProximo.Visible = False End If End Sub Plan05C - 1 Sub CS_IrProximo_Click() Sheets("Instruções-Jogo").Visible = True Worksheets("Instruções-Jogo").Activate PreparaJanela Sheets("CableShane").Visible = False End Sub Sub Worksheet_Activate() If Range("B3").Value >= 13 Then CS_IrProximo.Visible = True Else CS_IrProximo.Visible = False End If End Sub Plan06 - 1 Plan07a - 1 Plan07b - 1

Public Interromper As Boolean 'como default uma variável booleana é tem o valor "False" Sub Botao_Interromper_Click() If Interromper Then Interromper = False Else Interromper = True End If Range("O2").Value = Interromper Fim = Time + TempoRestante TempoParaDecisao

End Sub

Private Sub Worksheet_Activate() Botao_Interromper.Visible = False End Sub

m_01_DisparoEmpreendedor - 1 Public X As Date

Public Inicio As Date Public Fim As Date

Public TempoRestante As Date Public Escolheu As Boolean Public Desistiu As Boolean Dim i As Single

Dim Iniciar As Object Public TempoTeste As Date Sub InicioExperimento() ActiveWorkbook.Save Escolheu = False

AddIns("Ferramentas de Análise").Installed = True

AddIns("Ferramentas de Análise - VBA").Installed = True AddIns("Solver").Installed = True

GeraAleatorio

ThisWorkbook.Worksheets("DB-1").Range("B56:L200").ClearContents 'Limpa o BD Worksheets("I-1").Activate

Range("B32").Value = 18

AtivarEmpreendedor2 'Ativa a planilha do Empreendedor e seleciona os Display de Valores Ca

lculados

Range("C8").Value = 17 'Coloca o valor 17 pra o campo Chave de Valores Range("B22").Value = 1 'Coloca o valor 1 para a Tela

TelasDasRodadas 'Chama tela das rodadas e, logo em seguida, das respectivas variáveis n

as rodadas.

Sheets("Instruções-Jogo").Visible = False

AddIns("Ferramentas de Análise").Installed = True

AddIns("Ferramentas de Análise - VBA").Installed = True AddIns("Solver").Installed = True

End Sub

Sub GeraAleatorio()

ThisWorkbook.Worksheets("PlanEstrategiaInvestidor").Activate Range("AJ3").Value = ""

Application.Run "ATPVBAEN.XLAM!Random", ActiveSheet.Range("$AJ$3"), 1, 1, _ 1, , 1, 70

End Sub

'******************* Sub AtivarEmpreendedor1() Sheets("E-1").Visible = True

Worksheets("E-1").Activate 'Ativar a planilha do Empreendedor e as células calculadas Range("D9:G9").Select PreparaJanela End Sub '******************* Sub AtivarEmpreendedor2() Sheets("E-2").Visible = True

Escolheu = False 'faz com que a flag de escolha seja ressetada.

Worksheets("E-2").Activate 'Ativar a planilha do Empreendedor e as células calculadas Range("D9:G9").Select PreparaJanela End Sub '******************* Sub Cronometro() Inicio = Time

If Range("B24").Value <> 1 Then 'se não for a primeira interação Fim = Time + TimeValue("00:00:10")

End If

TempoParaDecisao End Sub

Sub TempoParaDecisao() If Desistiu = False Then

If Range("O2").Value = False Then

If Range("B24").Value <> 1 Then 'não é a primeira rodada

If Time < Fim And Escolheu = False Then 'faz o looping para contar os segundos

TempoRestante = Fim - Time

Worksheets("E-2").Range("E5").Value = TempoRestante

Application.OnTime Now + TimeValue("00:00:01"), "TempoParaDecisao" End If

If Time >= Fim And Escolheu = False Then EscolhidoAlternativaNenhuma

End If

m_01_DisparoEmpreendedor - 2 Else 'é a primeira rodada EscolhidoPrimeiraInteracao End If

End If End If

End Sub

'**************

Sub EscolhidoAlternativaA()

Escolheu = True 'Habilita a escolha do Empreendedor

ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("B28").Value = "A" 'Carregar dado da variável Alter

nativa na célula pertinente

ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("C28").Value = ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("B29")

.Value

Principal_Empreendedor_Investidor 'Executa as atividades do roteiro Principal

End Sub

Sub EscolhidoAlternativaB()

Escolheu = True 'Habilita a escolha do Empreendedor

ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("B28").Value = "B" 'Carregar dado da variável Alter

nativa na célula pertinente

ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("C28").Value = ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("B29")

.Value

Principal_Empreendedor_Investidor 'Executa as atividades do roteiro Principal

End Sub

Sub EscolhidoAlternativaNenhuma()

ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("B28").Value = "Vazio" 'Carregar dado da variável Alter

nativa na célula pertinente

ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("C28").Value = ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("B29")

.Value

Principal_Empreendedor_Investidor 'Executa as atividades do roteiro Principal End Sub '******************* Sub EscolhidoPrimeiraInteracao() Sheets("E-1").Visible = True Escolheu = True

ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("B28").Value = "1a Interação" 'Carregar dado da variáve

l Alternativa na célula pertinente

ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("C28").Value = ThisWorkbook.Worksheets("E-2").Range("B29") .Value Worksheets("E-1").Activate PreparaJanela Range("A1").Select Range("F13").Value = Empty Range("F15").Value = Empty Range("D9:G9").Select TempoAntesDeGrifarPrimeiraRodada End Sub Sub TempoAntesDeGrifarPrimeiraRodada() Inicio = Time

Application.OnTime Now + TimeValue("00:00:02"),

"GrifarAlternativasEmpreendedor" End Sub

Sub GrifarAlternativasEmpreendedor() Worksheets("E-1").Range("D13:E15").Select

Application.OnTime Now + TimeValue("00:00:02"), "GrifarEscolhaEmpreendedor" End Sub

Sub GrifarEscolhaEmpreendedor()

If Worksheets("E-1").Range("B28").Value = "A" Then Worksheets("E-1").Range("F13").Value = " <= Este Aqui " Worksheets("E-1").Range("D13:E13").Select

Else

Worksheets("E-1").Range("F15").Value = " <= Este Aqui " Worksheets("E-1").Range("D15:E15").Select

End If

End Sub

Sub TempoParaIrTelaEmpreendedor()

Application.OnTime Now + TimeValue("00:00:03"),

"Principal_Empreendedor_Investidor" End Sub Sub DesistirNegociacao() Desistiu = True m_01_DisparoEmpreendedor - 3 Interromper = True Range("O2").Value = Interromper FinalizarExperimento End Sub m_02_PrincipalEmpreendedor - 1 Sub Principal_Empreendedor_Investidor() AtivarBD1 '3-Ativa a planilha BD

PosicionarParaGravacao '4-Ativa a célula certa a partir da qual será feita a gravação

GravarEscolhaEmpreendedor '5-Gravar Dados:

AtualizaTDs 'xx-Atualiza TDs para Decisão do Investidor

IrTelaInvestidor '6-Após estes procedimentos, já pode ir para a tela do investidor

TempoAntesDeGrifar '7-Dispara a sub tempo antes de grifar as alternativas End Sub

m_03_BdEmpreendedor - 1 Sub AtivarBD1()

'Ativar a planilha de Banco de Dados Worksheets("DB-1").Activate

'selecionar a célula B54 (linhas de setup da TD) e vai até o fim da lista do bd

Range("B54").End(xlDown).Select End Sub

Sub PosicionarParaGravacao() 'procurar a primeira linha vazia depois do fim da lista do bd

Do

If Not (IsEmpty(ActiveCell)) Then ActiveCell.Offset(1, 0).Select End If

Loop Until IsEmpty(ActiveCell) = True End Sub

Sub GravarEscolhaEmpreendedor() 'Gravar Dados:

ActiveCell.Value = Worksheets("E-2").Range("B22").Value 'Gravar dado da Variável

Tela

ActiveCell.Offset(0, 1).Value = Worksheets("E-2").Range("B23").Value 'Gravar dado da Variável

Rodada

ActiveCell.Offset(0, 2).Value = Worksheets("E-2").Range("B24").Value 'Gravar dado da Variável

Interação

ActiveCell.Offset(0, 3).Value = Worksheets("E-2").Range("B25").Value 'Gravar dado da Variável

Agente

ActiveCell.Offset(0, 4).Value = Worksheets("E-2").Range("B26").Value 'Gravar dado da Variável

Variável

ActiveCell.Offset(0, 5).Value = Worksheets("E-2").Range("B27").Value 'Gravar dado da Variável

Indivíduo

ActiveCell.Offset(0, 6).Value = Worksheets("E-2").Range("B28").Value 'Gravar dado da Variável

Alternativa

ActiveCell.Offset(0, 7).Value = Worksheets("E-2").Range("B29").Value 'Gravar dado da Variável

Decisão

ActiveCell.Offset(0, 8).Value = Worksheets("E-2").Range("B30").Value 'Gravar dado da Variável

Estratégia-Investidor

ActiveCell.Offset(0, 9).Value = (Time - Inicio) * 100000 'Gravar dado da Variável Tempo em segundos

Sub AtualizaTDs()

'Atualiza as Tabelas Dinâmicas que medem o empreendedor e ditam respostas do investidor

ActiveWorkbook.RefreshAll End Sub

'******SURVEY****** Sub AtivarBD2_SVO()

'Ativar a planilha de Banco de Dados Worksheets("DB-2").Activate

'selecionar a célula B54 (linhas de setup da TD) e vai até o fim da lista do bd Range("K1").End(xlDown).Select End Sub Sub GravarSVO() ActiveCell.Value = Worksheets("SVO").Range("E3").Value End Sub Sub AtivarBD2_CS()

'Ativar a planilha de Banco de Dados Worksheets("DB-2").Activate

'selecionar a célula B54 (linhas de setup da TD) e vai até o fim da lista do bd Range("G1").End(xlDown).Select End Sub Sub GravarCS() ActiveCell.Value = Worksheets("CableShane").Range("C3").Value End Sub m_04_DisparoInvestidor - 1 Sub IrTelaInvestidor() Sheets("I-1").Visible = True 'Sheets("E-1").Visible = False 'Sheets("E-2").Visible = False Worksheets("I-1").Activate PreparaJanela Range("A1").Select Range("N13").Value = Empty Range("N15").Value = Empty Range("L9:O9").Select End Sub