• Nenhum resultado encontrado

A Escol a Verde, na qual foi realizada a pes quis a, fica locali zada em um bai rro de área rural, onde há pequeno s com érci os, posto de s aúde, poss ui li nha de ôni bus urbana. Os moradores des te bairro des empenham funções diversi fi cadas: trabal ham na lavoura, t rabalham no com ércio existente no bairro, al guns residem no bairro, porém trabalham na indúst ria no muni cípio d e Porto Feliz ou no municí pio de Sorocaba, que fi cam bem próximos . Dos que t rabalham na l avoura, há os que cult ivam na própria t erra (pequenas propri edades ou terras arrendadas ), e, m ajorit ari ament e, há os que são em pregados , vendendo a sua força de trabal ho.

Os produtos cul tiv ados s ão os mai s di versi fi cados: plantio de cana-d e-açúcar, tom at e, uva, milho, l aranj a, verduras de vári os ti pos. Há também cri ação de cavalos (haras), cri ação de gado, trabalho em granj a, outros trabalham como ―caseiros‖, cuidando d e chácaras e sítios.

Muitos dos moradores (pai s, m ães, avós ) estudaram nesta escola e al guns ai nda estudam.

A Es cola Verde foi inaugurada em 10 de março de 1991, na gest ão do governador do Es tado de São Paulo S r. Orestes Quércia, tendo com o s ecretári o da e ducação do Est ado o Sr. C arlos Est evam M artins . Em 2006, houve a muni cipaliz ação, fi rm ando o convênio com o Es tado.

O município fi cou responsá vel pel a Educação Infant il e o E nsino Fundam ent al do 1º ao 9º ano. Em 2008, houve a am pli ação do espaço físi co e cobertura da quadra esport iva. Na época, o prefeit o era o S r. Cláudio M affei, a Di retora de Educação e Cult ura a Srª Simone Apareci da R ibei ro da Mot a Alm eida e o C oordenador do Ensino Fundament al Sr. Ademar Benedit o Ribei ro da M ota90.

No que diz respeito à popul ação campes i na, de um modo geral, no ano de 2010, at ravés do Decreto nº 7352/ 1091, defi niu -s e quem é a popul ação do campo e tam bém o que caracteriz a um a escol a do campo, traz endo, assim , legit imidade a est es indiví duos quanto às condi ções em que vivem , trabal ham

90

A mb o s s ã o i r mã o s .

91 Decreto 7352/10 Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-

e estudam e, ao mesmo t empo , com o a es col a deve ri a se organiz ar nest es locais .

De acordo com o Decret o nº 7352/ 10:

A r t . 1 º A p o l í t i c a d e e d uc a ç ã o d o c a mp o d e s t i na - s e à a mp l i a ç ã o e q ua l i f i c a ç ã o d a o f e r t a d e e d uc a ç ã o b á s i c a e s up e r i o r à s p o p u l a ç õ e s d o c a mp o , e s e r á d e s e n vo l vi d a p e l a U ni ã o e m r e gi me d e c o l a b o r a ç ã o c o m o s E s t a d o s , o D i s t r i t o F e d e r a l e o s M u ni c í p i o s , d e a c o r d o c o m a s d i r e t r i z e s e me t a s e s t a b e l e c i d a s no P l a no N a c i o n a l d e E d uc a ç ã o e o d i s p o s t o n e s t e D e c r e t o . § 1 º P a r a o s e f e i t o s d e s t e D e c r e t o , e n t e nd e - s e p o r : I - p o p u l a ç õ e s d o c a mp o : o s a gr i c ul t o r e s fa mi l i a r e s , o s e x t r a t i v i s t a s , o s p e s c a d o r e s a r t e s a na i s , o s r i b e i r i n ho s , o s a s s e n t a d o s e a c a mp a d o s d a r e fo r ma a gr á r i a , o s t r a b a l h a d o r e s a s s a l a r i a d o s r ur a i s , o s q u i l o mb o l a s , o s c a i ç a r a s , o s p o v o s d a fl o r e s t a , o s c a b o c l o s e o u t r o s q u e p r o d uz a m s u a s c o nd i ç õ e s ma t e r i a i s d e e x i s t ê n c i a a p a r t i r d o t r a b a l ho no me i o r ur a l ; e I I - e s c o l a d o c a mp o : a q ue l a s i t ua d a e m á r e a r ur a l , c o n f o r m e d e f i ni d a p e l a F u nd a ç ã o I n s t i t u t o B r a s i l e i r o d e G e o gr a f i a e E s t a t í s t i c a - I B G E , o u a q u e l a s i t u a d a e m á r e a ur b a na , d e s d e q ue a t e nd a p r e d o mi n a n t e me n t e a p o p u l a ç õ e s d o c a mp o . § 2 º S e r ã o c o ns i d e r a d a s d o c a mp o a s t ur ma s a ne x a s v i nc u l a d a s a e s c o l a s c o m s e d e e m á r e a ur b a n a , q ue f u n c i o ne m n a s c o nd i ç õ e s e s p e c i f i c a d a s no i n c i s o I I d o § 1 º .

A referida es col a, l ócus da pesquis a, al ém de est ar situada em bai rro de área rural, também atende al unos advindos de out ros bai rros rurais , sendo o acesso por meio do t ransporte escol ar, pois , de acordo com o decreto núm ero 7352/10, art. 4º, incis o IX – ―oferta de transport e escolar, res pei tando as es peci fi cidades geográficas , culturais e s ociai s, bem com o os limit es de idade e etapas escolares‖, atendendo de certa forma o que afirma o referido decret o.

Quanto à est rutura físi ca, o prédio é co mposto por: duas secretarias (uma municipal e outra estadual), dois WC’s (masculino e fem inino) para o corpo docent e e funcionários , sala para o vice -diretor, s al a para a coordenadora pedagógica, s ala para o diretor, cozinha para o preparo da m erenda, s ala dos profes sores, dois WC’s (masculino e femini no) para o corpo discente, uma quadra coberta com dois WC’s (masculino e feminino), uma sal a de informáti ca, um a sal a de l eitura, um a sala de recursos multifuncionai s ( que no mom ent o vem sendo com partil hada c om a psi cóloga e que em al guns m om ent os t ambém é com partilhada com as aulas de reforço), uma sal a que é utiliz ada como almoxari fado para guardar m at eri ai s es colares, instrum entos da fanfarra, um espaço que é util izado como cantina, e 16 sal as

de aul a compart ilhadas ent re o ensino fundam ental 1 e 2, al ém do ensi no médi o. Em volt a da es col a há vários espaços para l eit ura, j ogos, bri ncadei ras, ent re outras at ividades a serem realiz adas fora da sal a de aul a.

Quanto à acessi bilidade para cadei rant es , em bora não est ej a de acordo com as norm as t écni cas da ABNT NBR 9050/ 200492, é possí vel , ai nda que de m aneira sacri fic ada, o acesso aos espaços es colares, porém, as rampas parecem não s erem const ruídas de acordo com as diret rizes.

No terreno da es col a ai nda há um a resi dênci a para o cas eiro, que é funcionário públi co (auxili ar operaci onal), cui dando da manut enção do prédio (segurança, l impez a, cons ert os) e , anexo à escol a, há o prédio da educação infantil. Há tam bém um j ardi m sens orial m uito i nteress ant e, que oferece vá rias possi bilidades de ati vidades pedagógi cas.

Referent e ao núm ero de alunos mat ri cul ados, em 2018, no período de j ulho a dezembro quando se deu a col et a de dados para pesquis a, a escol a tinha 671 alunos. Dest es , 116 estavam mat ricul ados na Educação Infant il e 555 no Ensi no Fundament al I e II.

Quanto ao quadro de pes soas que t rabalham na es col a, equipe gest ora, corpo docente, est agi á rios e funcionários muni cipais, est á assi m constituí do:

Quadro 10 – P rofes s ores do Ensi no Fundam ent al Efeti vos.

Cargo Quantid ad e

PAEB I - P rofessor Adjunto de Educação Bási ca I 01 PAEB II - Profes sor Adjunto de Educação Bási ca II Educação

Físi ca

01 PAEB II - Profes sor Adjunto de Educação Bási ca II Lí ngua

Portugues a

01 PAEB II - Profes sor Adjunto de Educação Bási ca II

Mat em áti ca

02

PEB I - Profess or de Educação Bási ca I 09

PEB II - P rofessor de Educação Bási ca II – Lí ngua 02 92 AB N T - A A s s o c i a ç ã o B r a s i l e i r a d e N o r ma s T é c n i c a s é o F ó r u m N a c i o na l d e N o r ma l i z a ç ã o . A s N o r m a s B r a s i l e i r a s , c uj o c o n t e úd o é d e r e s p o ns a b i l i d a d e d o s C o mi t ê s B r a s i l e i r o s ( A B N T / C B ) , d o s O r g a ni s mo s d e N o r ma l i z a ç ã o S e t o r i a l ( AB N T / O N S ) e d a s C o mi s s õ e s d e E s t ud o E s p e c i a i s T e mp o r á r i a s ( A B N T / C E E T ) , s ã o e l a b o r a d a s p o r C o mi s s õ e s d e E s t ud o ( C E ) , fo r ma d a s p o r r e p r e s e nt a nt e s d o s s e t o r e s e n vo l v i d o s , d e l a s fa z e nd o p a r t e : p r o d u t o r e s , c o n s u mi d o r e s e n e ut r o s ( u ni v e r s i d a d e s , l a b o r a t ó r i o s e o u t r o s ) . A AB N T N B R 9 0 5 0 fo i e l a b o r a d a no C o mi t ê B r a s i l e i r o d e A c e s s i b i l i d a d e ( AB N T / C B – 4 0 ) , p e l a C o mi s s ã o d e E d i fi c a ç õ e s e M e i o ( C E – 4 0 : 0 0 1 . 0 1 ) . O P r o j e t o c i r c u l o u e m C o ns u l t a P úb l i c a c o n fo r me E d i t a l nº 0 9 d e 3 0 . 0 9 . 2 0 0 3 , c o m o n ú me r o P r o j e t o N B R 9 0 5 0 .

Portugues a

PEB II - P rofessor de Educação Bási ca II – Art e 01 PEB II - P rofessor de Educação Bási ca II – M at em áti ca 03 PEB II - P rofessor de Educaçã o Bási ca II – Geografi a 01 PEB II - P rofessor de Educação Bási ca II – Educação Físi ca 02 PEB II - P rofessor de Educação Bási ca II – Ingl ês 01 Professora especialis ta (Sala de R ecursos Multi funcional) 01 F o nt e : q u a d r o e l a b o r a d o p e l a a ut o r a c o m b a s e e m i n fo r ma ç õ e s c e d i d a s p e l a s e c r e t a r i a d a e s c o l a .

Quadro 11 - P rofessores do Ensino Fundament al Cont rat ados .

Cargo Quantidad e

PAEB I - P rofessor Adjunto de Educação Bási ca I

03 PEB II - P rofessor de Educação Bási ca II –

Históri a

01

F o nt e : q u a d r o e l a b o r a d o p e l a a ut o r a c o m b a s e e m i n fo r ma ç õ e s c e d i d a s p e l a s e c r e t a r i a d a e s c o l a .

Quadro 12 – P rofes s ores do Ensi no Fundam ent al C onveni ados .

Cargo Quantidad e

PEB I - Profess or de Educação Bási ca I

02 PEB II - P rofessor de Educação

Bási ca II – Língua P ortugues a

01 PEB II - P rofessor de Educação

Bási ca II – Educação Fí si ca

01 PEB II - P rofessor de Educação

Bási ca II – Inglês

01 PEB II - P rofessor de Educação

Bási ca II – Ci ênci as

01

F o nt e : q ua d r o e l a b o r a d o p e l a a ut o r a c o m b a s e e m i n fo r ma ç õ e s c e d i d a s p e l a s e c r e t a r i a d a e s c o l a .

Quadro 13 - Funcionári os da Es cola Verde.

Cargo Quantidad e Situação

Auxiliar adm inist rati vo 01 Efetivo

Auxiliar operacional 04 Efetivo

Coordenadora P edagógi ca 01 Professora Desi gnada93

Diretora 01 Professora Desi gnada

Est agi ári o 02 Contrat o

Inspet ora 02 Efetivo

Inst rut or de fanfarra 01 Efetivo

Merendeira 02 Efetivo

Professora de Dança 01 Efetivo

93 O s p r o fe s s o r e s e fe t i vo s , q ue s ã o d e s i g na d o s p a r a o s c a r go s d e ge s t ã o , s ã o no me a d o s p e l a

Psicóloga 01 Efetivo

Secret ári a de es col a 01 Efetivo

Vice di ret or 01 Professor Desi gnado

F o nt e : q u a d r o e l a b o r a d o p e l a a ut o r a c o m b a s e e m i n fo r ma ç õ e s c e d i d a s p e l a s e c r e t a r i a d a e s c o l a .

É nes te contexto q u e, no ano de 2018, i nici a -s e a pesquis a nest a instituição de ensino, s endo a anális e do tipo quantit ati va e quali tati va . Utilizou -s e para a col et a dos dados ent revi stas s emi est rut urada s e questionários (am bos realizados com familiares, profes soras , al un os e equipe gest ora), anális e d e documentos escol ares tai s com o: docum entos admi nist rativos, docum ent os pedagógi cos (regist ros da profess ora e dos alunos ), docum ent os legais (l eis e decre tos munici pais).

No it em a s eguir serão apres entados os sujeitos da pesqui sa e a anális e dos dados.