• Nenhum resultado encontrado

1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E

1.3 CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS PESQUISADAS

1.3.1 Escola A

A Escola A foi criada em 14 de março de 1975 e está localizada na zona centro oeste de Manaus, atualmente atende nos turnos matutino e vespertino, o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), e no turno noturno a Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e

Ensino Médio (Etapa Única). De modo, que a distribuição dos 1.638 alunos matriculados por etapa de ensino, no ano de 2014, foi organizada da seguinte maneira:

Tabela 15 – Quantitativo de alunos matriculados na Escola A - 2014

ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ensino Fundamental Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Ensino Médio 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO

310 345 326 278 63 154 162

Fonte: INEP/Data Escola. Elaboração própria.

A estrutura física da escola apresenta-se em bom estado de conservação. As dependências da escola são: 01 diretoria, 01 secretaria, 01 sala para pedagogos, 01 sala de professores, 01 sala de informática, 01 TV/Escola, 01 Biblioteca, 01 sala de som, 01 refeitório, 01 mini quadra, 01 pátio, 03 depósitos e 01 cozinha.

A escola conta também com os seguintes recursos materiais para as atividades escolares: 02 aparelhos de televisão; 03 DVD; 16 projetores de imagens, 03 impressoras, 08 computadores, 06 microsystems, 44 ar condicionado, 01 notebook, 01 câmera filmadora e 01 câmera fotográfica.

No que se refere aos docentes que atuam na escola esses lecionam as disciplinas para as quais são licenciados. No início de cada ano letivo são reorganizados o quadro de lotação das escolas, sempre considerando a formação e o perfil profissional para adequação dos profissionais à realidade educacional em que atuam. A Escola A conta com 72 docentes, divididos nos três turnos de funcionamento da escola. Desse universo de professores, 03 possuem um contrato de trabalho provisório e os demais são efetivos e se enquadram na promoção salarial de acordo com o Plano de Cargos Carreiras e Salário da Seduc/Am. Desses, 10 professores atuam na EJA (noturno), conforme tabela 16.

Tabela 16 – Formação dos docentes que atuam na Escola A. QUANTIDADE DE

PROFESSORES GRADUADOS GRADUADOS PÓS- MATUTINO (Ens. Fundamental – 6º ao 9º ano) 31 08 23 VESPERTINO (Ens. Fundamental – 6º ao 9º ano) 31 05 26

NOTURNO (EJA) 10 03 04 (Esp.)

03 (Mestre)

Quanto aos aspectos financeiros a escola conta com os recursos advindos do Governo Federal através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE- escola, Mais Educação22, que são administrados pela APMC (Associação de Pais, Mestres e Comunitários).

No que se refere à clientela, seus alunos são oriundos em sua grande maioria dos bairros Alvorada I, II, III, Nova Esperança, Redenção, Comunidade Jesus Me Deu, Parque Dez de Novembro, Lírio do Vale e Conjunto Dom Pedro II são pertencentesà classe média e/ou média baixa e trabalham no comércio informal, fábricas do Distrito Industrial, casas de família entre outros.

No PPP da escola enfatiza-se a existência de ampla diversidade cultural e etária, bem como o enfrentamento de questões voltadas ao tráfico de drogas e violência dentro e fora da escola. O que tem exigido da equipe escolar em parceria com setores de segurança a busca por alternativas para que essas iniciativas sejam diminuídas ou eliminadas da vivência desses sujeitos educativos.

Para compreender a diversidade de sujeitos presentes na EJA os dados da Tabela 17 apresentam a faixa etária dos alunos. É possível verificar que existe uma grande variedade quanto à faixa etária dos alunos, o que requer um trabalho pedagógico diferenciado capaz de contemplar diferentes interesses e ritmos de aprendizagem.

Tabela 17 – Número de alunos matriculados na Escola A por faixa etária - 2014

ENSINO FUNDAMENTAL (EF) (6º AO 9º ANO)

ENSINO MEDIO (EM) (ETAPA ÚNICA) 1º ANO (Língua Portuguesa, Artes, História e Geografia) 2º ANO (Matemática, Ciências e Inglês) 1º ANO (Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Filosofia e Sociologia) (Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês) 15 A 20 ANOS (EF) 39 24 - - 18 A 20 ANOS (EM) - - 05 04 21 A 30 ANOS 25 32 43 36 ACIMA DE 30 ANOS 24 21 34 38 TOTAL 88 77 82 78

Fonte: Sistema de Gestão Escolar do Amazonas - SIGEAM. Elaboração própria.

22 O Programa Mais Educação foi criado pela Portaria Ministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo decreto nº 7.

083/2010 cujo intuito é promover a ampliação da jornada escolar, nas redes estaduais e municipais públicas por meio da oferta de atividades optativas nas áreas voltadas ao acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/apresentacao?id=16689. Acesso em:17 out. 2015

Rodrigues (2011) questiona a faixa etária dos alunos dentro da Educação de Jovens e Adultos, pois afirma que o quantitativo de alunos jovens adentrando às escolas torna-se cada vez mais significativo.Os alunos começam a perceber que mesmo sendo reprovados no ensino regular, quando completarem quinze anos poderão acelerar os estudos, sem se preocupassem com a aprendizagem, buscando somente a certificação, gerando conflito com os alunos adultos que querem aproveitar os momentos de aprendizagem na escola.

Para atender a multiplicidade de alunos que compõem a escola são desenvolvidas atividades religiosas, culturais e desportivas promovidas por meio de parcerias e projetos com outras instituições como a Fundação Vila Olímpica - FVO, Serviço Social do Comércio-Sesc, Pró menor Dom Bosco tem ajudado na superação de questões relacionadas à violência, crime e demais práticas que conduzem o aluno a uma situação de vulnerabilidade social.

Além disso, também são oferecidos pela escola através do Programa Mais Educação,o Acompanhamento de Estudos em Língua Portuguesa com ênfase em leitura e produção de texto e Matemática, sendo oferecidas 89 vagas por disciplina aos alunos no contra turno, perfazendo um total de 178 matrículas no referido programa. Quanto ao aspecto cultural e de lazer existem aulas de instrumentos de corda (150 matrículas), Pintura (126), Dança (179), Judô (60), Recreação e Lazer (413) e Rádio escolar (69).

Esses cursos têm proporcionado aos alunos um suporte cultural e social capaz de complementar o seu desenvolvimento mental, físico e social, garantindo assim melhorias nas suas relações interpessoais no âmbito escolar e familiar. Porém, por ser ofertado somente durante os turnos matutino evespertino eles não contemplam à EJA.

Mesmo sabendo que algumas atividades proporcionadas pela escola não são direcionadas aos alunos da EJA existe uma preocupação presente no Projeto Político Pedagógico – PPP da escola quanto à ampliação da compreensão científica e filosófica da realidade em que cada aluno vive, baseado fundamentalmente nos quatro Pilares da Educação Mundial, apresentados por Delors (2003), a saber: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Ser e Aprender a Conviver. O currículo implica num conjunto de ações, embasadas nos pressupostos teóricos, englobando todos os componentes pedagógicos envolvidos no processo ensino - aprendizagem.

Por fim, de acordo com o PPP da escola A todos os conteúdos da EJA foram organizados de modo a por em prática os pilares da educação mundial, cabendo aos educadores a clareza nos objetivos a serem alcançados, estabelecendo uma prática pedagógica centrada na construção da autonomia, promovendo saberes contextualizados, interdisciplinares e de cooperação e respeito às especificidades dos alunos.

Como esse trabalho visa conhecer a realidade de três escolas que atendem a Educação de Jovens e Adultos dentro da Coordenadoria Distrital 03, a seguir apresentaremos o contexto da escola B.