• Nenhum resultado encontrado

1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E

1.3 CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS PESQUISADAS

1.3.3 Escola C

A escola C foi criada em março de 1991, através do Decreto nº 14.264 e, como as demais,está localizada na zona centro oeste de Manaus. Atualmente atende no turno diurno o Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e no turno noturno sua clientela é da Educação de Jovens e Adultos Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e EJA Ensino Médio. A distribuição dos 1.070 alunos matriculados por etapa de ensino, no ano de 2014, foi organizado da seguinte maneira:

Tabela 21 – Quantitativo de alunos matriculados na Escola C - 2014

ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ensino Fundamental Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Ensino Médio 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO

161 201 176 202 166 170

Fonte: INEP/Data Escola. Elaboração própria.

Para atender a demanda de alunos existente na escola, o quadro de docentes é composto por 50 professores distribuídos nos três turnos de funcionamento da instituição, os quais são lotados de acordo com a formação acadêmica, a fim de dar um direcionamento mais consistente a aprendizagem dos alunos. Desse universo de profissionais,02 deles são processo seletivo os demais são efetivos e se enquadram na promoção salarial de acordo com o Plano de Cargos Carreiras e Salário da Seduc/Am.

No quadro funcional da escola existem professores somente com graduação, outros com pós graduação especialização, conforme informações apresentadas na tabela 22.

Tabela 22– Formação dos docente que atuam na Escola C QUANTIDADE DE

PROFESSORES GRADUADOS GRADUADOS PÓS- MATUTINO

(Ens. Fundamental – 6º ao 9º ano) 22 05 17

VESPERTINO

(Ens. Fundamental – 6º ao 9º ano) 21 06 15

NOTURNO (EJA) 07 02 04 (Esp.)

01 (Mestre)

Fonte: Sistema de Gestão Escolar do Amazonas - SIGEAM. Elaboração Própria.

Ao analisar as informações da tabela 22, os sete profissionais que atuam na EJA em parceria com a equipe gestora, de acordo com informações presentes no PPP tem desenvolvido

ações diferenciadas como (torneios, momentos culturais) para atrair os alunos ao espaço escolar. Porém, ainda não se sabe quais os reais motivos fazem os alunos abandonar a escola rotineiramente, mesmo existindo flexibilidade quanto ao horário, bem como o estabelecimento de práticas dialógicas contínuas, estabelecimento de planos de ações elaborados a partir das dificuldades diagnosticadas. O documento ainda enfatiza-se que à EJA ainda precisa vivenciar reformulações quanto às práticas desenvolvidas no espaço escolar, por meio de políticas públicas que atendam especificamente aos interesses dos alunos.

Quanto a infraestrutura inicialmente a escola possuía apenas cinco salas de aula, dependência de diretoria e secretaria, banheiros para professores e alunos e copa-cozinha. Em 1993, o prédio sofre sua primeira reforma, ficando estruturada com 10 Salas de Aula, 01 Sala de Informática, 01 Secretaria, 01 Sala de Orientação Pedagógica, 01 Diretoria, 01 Cozinha, 01 Cantina, 01 Biblioteca, 08 Banheiros para alunos e 02 para funcionários, 01 Depósito de merenda escolar, 01 Depósito de material de expediente e limpeza. Quanto aos recursos materiais disponíveis a escola possui 26 computadores, 04 televisores, 02 aparelhos de DVD, 02 retroprojetores e 27 condicionadores de ar.

Diante de tal realidade a escola pode contar com o Programa Mais Educação como uma alternativa pedagógica capaz de envolver os alunos no processo de construção de novas competências por meio de cursos ofertados no contraturno das aulas regulares, de modo que os alunos podem optar por matricular-se em práticas que mais se adequem a seus interesses.

Assim, destaca-se que a escola oferece o Acompanhamento Pedagógico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (50 alunos matriculados em cada disciplina, perfazendo um total de 100 alunos), Uso de Mídias e Cultura Digital (26), Rádio Escolar (23), Tae-kwon- do (47), Recreação, Lazer e Brinquedoteca (300), Dança (126), Instrumento de Corda (170) e Teatro (48).

No que se refere à EJA, o alunado é oriundo das classes baixa e média baixa e que buscam por meio da educação uma alternativa de melhoria de sua realidade socioeconômica. Além disso, é perceptível a heterogeneidade quanto à faixa-etária dos alunos, de modo que dentro da escola C é necessário desenvolver um trabalho diferenciado que atenda às especificidades de seu público, que variam entre jovens a partir de 15 anos até idosos, que pode ser percebida através da tabela 23.

Tabela 23 – Número de alunos matriculados na Escola C por faixa etária 2014

ENSINO FUNDAMENTAL (EF) (6º AO 9º ANO)

ENSINO MEDIO (EM) (ETAPA ÚNICA) 1º ANO (Língua Portuguesa, Artes, História e Geografia) 2º ANO (Matemática, Ciências e Inglês) 1º ANO (Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Filosofia e Sociologia) (Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês) 15 A 20 ANOS (EF) 39 20 - - 18 A 20 ANOS (EM) - - 10 12 21 A 30 ANOS 35 34 40 30 ACIMA DE 30 ANOS 16 22 49 50 TOTAL 90 76 99 92

Fonte: Sistema de Gestão Escolar do Amazonas - SIGEAM. Elaboração própria.

Conforme destacado por Roggero (2013) dentro do contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos é fundamental considerar a questão geracional que impacta no processo de aprendizagem dos alunos, sendo competência dos profissionais buscar meios de integrar os sujeitos educativos respeitando suas peculiaridades e desenvolvendo a alteridade23.

Ao apresentar os dados que evidenciam a evasão dentro do contexto da EJA, especificamente em três escolas públicas do Amazonas, destaca-se a importância de um olhar diferenciado quanto a realidade vivenciada pelos sujeitos educativos que retornam ao espaço escolar na perspectiva de dar prosseguimento aos estudos que foram interrompidos no decorrer de sua trajetória estudantil.

Quanto ao segundo capítulo serão discutidos aspectos essenciais da evasão escolar na EJA com base na revisão da literatura existente sobre a temática, fazendo um paralelo com os elementos trazidos para o estudo pelos alunos evadidos do ano de 2014 das três escolas selecionadas. O intuito é analisar quais fatores tem contribuído para a evasão dos alunos da EJA, a partir da percepção dos alunos no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio, ano 2014, de três escolas públicas do Amazonas, vinculados à Coordenadoria Distrital de Educação 03.

23 Alteridade é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de modo que por meio do diálogo seja capaz de

2 EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO AMAZONAS: