• Nenhum resultado encontrado

2 A SUPERVISÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO ATUAL: HÁ

2.1 Caracterização das escolas

2.1.2 A Escola 2

2.1.2.1 Estrutura física e material

Trata-se de uma escola pública municipal, que está localizada na região oeste de Belo Horizonte e atende 1.074 alunos do “Aglomerado Morro das Pedras”, filhos

de pais oriundos de classe trabalhadora autônoma e de baixo poder aquisitivo e de um grande número de desempregados. A região do Morro das Pedras é considerada de grande risco social por causa da violência lá existente.

A escola faz parte do projeto Escola Plural e atende o Ensino Fundamental, funcionando em três turnos de trabalho (em 2005, extraordinariamente, foi aberta uma turma da Educação Infantil).

No turno da manhã, ou 1º turno, há turmas de 2º ciclo (alunos de 9, 10 e 11 anos - antigas 3ª , 4ª e 5ª séries), turmas de “projeto” (alunos de 10 a 13 anos que estão em processo de alfabetização) e duas turmas do último ano do 1º ciclo. No turno da tarde, ou 2º turno, há turmas de 1º ciclo (alunos de 6, 7, e 8 anos - antigos pré-escolar, 1ª e 2ª séries) e uma turma de Educação Infantil. No turno da noite, ou 3º turno, há turmas de 3º ciclo (antigas 6ª, 7ª e 8ª séries) e turmas de alfabetização para adultos, 1º e 2º ciclos (antigas 1ª ,2ª ,3ª ,4ª e 5ª séries). Esse turno recebe alunos acima de 14 anos.

A escola possui a arquitetura tradicional das escolas públicas de Minas Gerais. O prédio é antigo e parece não ter recebido ainda as reformas de que necessita, principalmente na área externa.

O espaço físico da escola é dividido em três grandes blocos, sendo que dois possuem dois andares, e o terceiro, apenas um andar. Possui 15 salas de aula, biblioteca, cantina/refeitório, diretoria, secretaria, almoxarifado, sala de informática, sala dos professores, sala de artes ou multimeios, sala de coordenação pedagógica e de turno, e uma brinquedoteca (temporariamente desativada).

Esquema representativo das instalações da escola

A escola é bem colorida, mas não possui parquinho infantil ou brinquedos de parquinho. Possui quadra poliesportiva coberta (mas com pouca infra-estrutura para as crianças), algumas árvores e um pequeno jardim.

E N T R A D A Q U A D R A SALA DE ARTES B L O C O A B L O C O B B L O C O C P Á T I O

As salas de aula são amplas, bem arejadas e iluminadas. Possuem quadro verde ou branco, ventilador de parede ou de teto, cortinas, murais, armário de aço, etc.. As carteiras estão em muito bom estado de conservação. As salas comportam uma média de 25 alunos na Educação Infantil; 22 alunos no 1º ciclo; 28 alunos no 2º ciclo e 35 alunos no 3º ciclo.

A sala de informática é bem pequena e pouco arejada. Possui 10 computadores conectados à Internet e 01 armário.

Não há sala de vídeo na escola.

A sala da direção é bem pequena e está quase sempre organizada e limpa. É bem iluminada e arejada. Seu mobiliário está bem conservado. Possui 01 computador conectado à Internet.

A sala das coordenações de turno e pedagógica é decorada com figuras coloridas de crianças, animais e personagens da Turma da Mônica, fixadas na porta da sala e nos armários de aço; está quase sempre organizada. Possui armários de aço com rodinhas, mobiliário novo, 02 computadores, 02 impressoras, 01 scanner e estantes de madeira com muitos livros didáticos.

A sala de professores não é muito ampla. Possui muitos escaninhos e alguns armários de aço, uma grande mesa com 11 cadeiras, 02 computadores e uma impressora, filtro de água mineral, cristaleira e uma máquina de xerox. Há na sala um grande mural com muitos e diferentes tipos de textos afixados, organizados por turno. Há ainda 02 banheiros com 01 pia e espelho entre eles.

A biblioteca possui um acervo variado, porém pequeno, contando com livros de literatura infanto-juvenil; livros didáticos; revistas educacionais; revistas em quadrinhos; jornais; fitas de vídeo infantis e educativas; mapas e globo terrestre; etc.. Há mesas redondas, de fórmica, com cadeiras; estantes de aço; quadro branco; mural; um computador; 01 TV e 01 armário de aço. A sala encontra-se em fase de reorganização.

2.1.2.2 Organização da escola

2.1.2.2.1 Gestão

A direção iniciou seu mandato em 2003 e compõe-se de uma diretora e uma vice-diretora. Há colegiado na escola.

O turno da manhã, ou 1º turno, tem uma supervisora pedagógica concursada (TSE) e uma coordenadora de turno eleita. À tarde, ou 2º turno, há uma coordenadora geral de turno e uma coordenadora pedagógica, ambas eleitas. À noite, ou 3º turno, há apenas um coordenador de turno, que acumula a função de coordenador pedagógico.

2.1.2.2.2 Organização dos tempos e espaços escolares

A escola organiza-se por ciclos, de acordo com o Projeto da Escola Plural. Atualmente, tem a seguinte estrutura: Educação Infantil (com crianças de 5/6 anos de idade); 1º ciclo (com crianças de 6, 7 e 8 anos); 2º ciclo (com crianças e pré- adolescentes de 9, 10 a 11/12 anos) e EJA (com alunos da alfabetização e de 2º e 3º ciclos ou 5ª a 8ª séries).

Os turnos são de 4h30min. O módulo-aula é de 1h15min para a Educação Infantil e para o 1º ciclo do Ensino Fundamental. Há um intervalo de recreio de 20 minutos.

2.1.2.2.3 Os professores e sua organização

Há cerca de 58 professores na escola e 01 educadora infantil, nos três turnos, além dos que estão exercendo cargo de coordenação. São 23 professores no 1º turno, 23 no 2º turno e 12 no 3º turno.

A jornada de trabalho dos professores é de 22h30min/semanais, sendo 20h de regência, 50 minutos de “projeto” e 1h40min de recreio. A escola tem poucos professores P1 sem habilitação37, pois os que não possuíam a graduação foram incentivados a participar do Projeto Veredas.

No 1º e 2º turnos, a escola tem 15 turmas e os professores se organizam em:

Professor Referência I e Professor Referência II . O Professor Referência I trabalha

com uma turma apenas, da qual é o titular, e faz parte de um “quinteto” de turmas afins da mesma etapa do ciclo. O Professor Referência II trabalha com três turmas,

37 Os professores são classificados pela prefeitura por categorias como: P1 (professores com formação apenas em Magistério

= Ensino Médio); P1 habilitado (professores formados em curso superior. Desde o último concurso, só são aceitos os cursos de Pedagogia e Normal superior) e P2 (professores especialistas das disciplinas como: Português, Matemática, Biologia...)

uma de cada quinteto, e desenvolve atividades de literatura, corpo e movimento, artes e projetos diversos.

2.1.2.2.4 Os coordenadores e sua organização

Os coordenadores pedagógicos dessa escola são professores eleitos para o cargo por dois anos, o mesmo período do mandato da direção. Quando novas eleições acontecem, outros professores podem candidatar-se.

Em 2005, além de uma supervisora concursada que trabalha no 1º turno, há 04 coordenadores responsáveis pelo trabalho na escola, sendo 03 coordenadores de turno e 02 coordenadores pedagógicos (um dos coordenadores de turno acumula também a função de coordenador pedagógico).

1º turno: 01 supervisora concursada, responsável pelas turmas de final do 1º ciclo e 2º ciclo completo, e 01 coordenadora geral de turno

2º turno: 01 coordenadora geral do turno e 01 coordenadora pedagógica responsável pelo 1º ciclo e Educação Infantil.

3º turno: 01 coordenador geral do turno e pedagógico (acumula as duas funções).

2.1.2.2.5 Opção político-pedagógica

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola não está totalmente estruturado, embora já tenham feito as pesquisas iniciais sobre a realidade ou o perfil da comunidade escolar (professores/funcionários/alunos/famílias/comunidade). Apenas os questionários aplicados aos professores e funcionários já tiveram seus

dados tabulados e organizados em gráficos. Segundo a coordenadora do 2º turno, não há profissional na escola disponível para responsabilizar-se pelas outras tabulações, uma vez que a compilação dos dados é extremamente trabalhosa e exige alguém exclusivamente para esse trabalho.

Embora o PPP não tenha evoluído em sua formulação, a escola elaborou um “Projeto de Intervenção de Alfabetização”, em que fez constar todos os projetos pedagógicos da escola. Conforme pude observar, esse projeto foi elaborado com muito esmero; é bastante detalhado, descrevendo, em seus pormenores, todos os trabalhos e projetos desenvolvidos pela escola, com o objetivo de promover a alfabetização, leitura e escrita dos alunos. A elaboração do projeto foi promovida pelas coordenadoras de turno e pedagógica, do turno da tarde, que fizeram o levantamento de todos os projetos junto aos professores, colheram idéias e sugestões, e organizaram o texto final. O projeto completo foi encadernado com capa dura e é objeto de muito orgulho da escola, embora ainda se ressintam da “falta” do seu PPP.

Documentos relacionados