• Nenhum resultado encontrado

3. ENQUADRAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

3.2. E NQUADRAMENTO INSTITUCIONAL DO EP

3.2.2. Escola Secundária/2,3 de Águas Santas

A ESAS é a escola sede do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, agrupamento vertical constituído desde 2008. Neste agrupamento, incluem-se ainda o Jardim de Infância de Moutidos, Escola EB1/JI de Cristal, Escola EB1 da Granja, Escola EB1 de Moutidos, Escola EB1 da Pícua, Centro Escolar da Gandra, e Centro Escolar do Corim.

A escola foi incluída no programa de modernização e requalificação do Parque Escolar. Para a prática desportiva, salienta-se a construção de duas salas de ginástica (incluindo balneários, vestiários e espaços de apoio) e a reabilitação das zonas de lazer exteriores (incluindo o espaço exterior).

A ESAS alberga o 2º e 3ºCiclos do Ensino Básico, e o Ensino Secundário, contendo ainda na sua oferta educativa cursos profissionais. No 2ºCiclo tem 594 alunos; no 3ºciclo, incluindo o CEF, 743 alunos; no Ensino Secundário, incluindo os cursos profissionais, tem 841 alunos. Possui 86 turmas num total de 2178 alunos.

No Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Águas Santas (2012, p.2), após ser identificada a complexidade e imprevisibilidade dos fenómenos sociais e humanos e da importância de se desenvolver uma visão holística e dinâmica, existe a intenção de fomentar uma Escola “em permanente reflexão, individual e coletiva, técnica, (meta) prática e (meta) crítica, conjugada com flexibilidade cognitiva, inteligência emocional e humildade, rumando à melhoria e à mudança”. É feita também referência à cidadania, pessoalidade, disciplina, participação, autoimplicação,

27

responsabilidade, inclusão e aprendizagem, como metas a perseguir no processo educativo.

O pessoal docente totaliza 254 professores; e o não docente, 14 técnicos, 43 assistentes operacionais e 8 técnicos superiores, perfazendo 65 elementos.

A população escolar é caraterizada pela diversidade social, destacando o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Águas Santas (2012) a existência de agregados familiares de nível baixo de instrução, contextos sociais e financeiros frágeis fruto de desemprego e más remunerações, fatores que podem afetar o rendimento escolar e comportamento dos alunos. É também feita referência no mesmo documento à existência de alunos de etnia cigana e estrangeiros, provenientes de países com culturas distintas (alunos de nacionalidade chinesa,...).

Dá-se importância aos atores educativos, já que considera-se necessário desenvolver um conhecimento da diversidade da população escolar (situações culturais, financeiras e familiares), preconizando-se um modelo de educação para todos em que o aluno é o elemento central do processo, tomando-se em conta as suas diferenças para desenvolver práticas equitativas (Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, 2012).

Segundo o mesmo documento é valorizado o clima da escola que tem sido muito positivo e apreciado por toda a comunidade. É realizado um esforço por esta instituição para garantir condições aos seus profissionais para desenvolverem o seu trabalho livre, harmoniosa e criativamente. A cultura da escola integra ainda como uma missão da Escola de hoje a educação fora dos registos formais. Por princípio, esta organização operacionaliza a sua conceção de escola como um espaço cultural, de criação, proposta de atividades e de planos, e de festividade procurando conquistar os alunos e combater o abandono escolar.

A partir de diagnóstico estratégico, o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Águas Santas (2012) identifica como pontos fortes a sua liderança organizacional, o trabalho e esforço dos seus profissionais, o clima positivo, a relação com a comunidade envolvente, a oferta educativa

28

diversificada, a valorização da educação por estratégias não formais, a procura de uma melhoria contínua a partir da autoavaliação, a luta por princípios de equidade e justiça. Como áreas de intervenção prioritária, são identificadas no mesmo documento o progresso na qualidade e resultados do ensino, uma melhor relação entre os níveis de ensino, e melhoramentos no controlo da disciplina e na qualidade das ajudas educativas.

Como estratégias de melhoria são apontadas a inovação, a utilização da tecnologia disponível, o trabalho interdisciplinar, a adequação das práticas educativas aos alunos, a correta articulação entre ciclos de ensino, a promoção de uma melhor orientação vocacional dos alunos, combater o abandono escolar (envolver professores e encarregados de educação), realização de testes intermédios. Face aos problemas de indisciplina que se têm registado, a envolvência dos encarregados de educação, Associações de Pais, de estudantes, e o trabalho do gabinete de apoio e mediação disciplinar, serão as estratégias a seguir.

É missão da escola promover o pluralismo ideológico e rejeitar o doutrinamento. Pretende desenvolver os alunos na dimensão académica e profissional, procurando paralelamente a sua participação ativa, responsável e autónoma como cidadãos dotados de espírito crítico, que respeitem os princípios democráticos e da diferença.

O objetivo nuclear da ação educativa passa por melhorar continuamente o nível do processo ensino aprendizagem a partir da melhoria da qualidade da educação, devendo ser exigente e responsável (Projeto Educativo de Escolas de Águas Santas, 2012). A avaliação deste projeto passa pela aferição do sucesso escolar e do alcance das metas/objetivos propostos.

A escola pretende uma visão da gestão integrada, estratégica, com base numa liderança coerente, articulada com os restantes órgãos e estruturas educativas e organizações da comunidade (Projeto Educativo de Escolas de Águas Santas, 2012).

A organização da escola determina no topo da hierarquia o Conselho Geral, a que preside o diretor sem direito a voto. No nível inferior encontramos os Conselhos Administrativo e Pedagógico, ambos presididos também pelo

29

diretor da escola. Este estabelece a relação com o meio interno e externo na escola, comunicando com parceiros como autarquias, centro de formação, parceiros sociais, associações de pais e associações de estudantes.

O diretor nomeia o seu subdiretor, adjuntos e assessorias. Nestas encontramos os coordenadores de estabelecimento, incluindo a coordenação dos centros de novas oportunidades. O diretor, ainda nomeia a equipa que realiza a avaliação interna da escola.

No Conselho Pedagógico encontramos os diversos departamentos, cujo coordenador é nomeado pelo diretor. Neste agrupamento, existem os seguintes departamentos: Pré-Escolar; 1ºCiclo; Línguas; Expressões; Ciências Sociais e Humanas; Ciências Matemáticas e Experimentais. Em cada departamento, existem os grupos disciplinares, onde se inclui o de EF (Grupo 260 e 620). Ao longo do relatório, é feita sempre referência ao Grupo 620 de EF, já que é o que integra o Ensino Secundário, nível de ensino lecionado durante a prática pedagógica.

O Conselho Pedagógico é ainda responsável pela coordenação pedagógica, da biblioteca, do centro de novas oportunidades e do núcleo dos apoios.

Para cumprir a sua ação educativa, a escola conta com importantes estruturas de apoio, destacando-se os seguintes serviços de apoio educativos: Educação Especial; Núcleo dos Apoios Educativos (apoio educativo no 1ºciclo, apoio pedagógico acrescido no Ensino Básico/ 2º e 3º ciclo, aulas de reforço no Ensino Secundário, apoio à aprendizagem da Língua Portuguesa, programas de tutoria, assessorias pedagógicas, biblioteca escolar, gabinete de acompanhamento e mediação disciplinar); Serviço de Psicologia e Orientação; Gabinete de Promoção da Saúde; e Serviços de Ação Social Escolar (ASE).

No Projeto Educativo de Escolas de Águas Santas (2012) é valorizada a interação escola/meio na tentativa de beneficiar todos os intervenientes num exercício recíproco de cidadania. O caráter complexo e multidimensional da ação educativa assim o exige.

São exemplos de associações culturais, recreativas e desportivas com que a escola se relaciona: Associação Atlética de Águas Santas, Associação

30

dos Bairristas do Formigueiro; Associação Fontineiros da Maia; Associação dos Moradores da Granja; Associação Recreativa dos Restauradores do Brás- Oleiro.

Existe ainda o estabelecimento de parcerias e protocolos com instituições de formação (estágios profissionais, promoção da saúde, formação profissional especializada, apoio técnico específico a alunos com necessidades educativas especiais, programas de formação); e com os órgãos de poder local (Junta de Freguesia de Águas Santas e Câmara Municipal da Maia). No contexto da EF, esta última relação é muito importante já que possibilita a partilha do Pavilhão Municipal de Águas Santas II em que decorrem as aulas.

É uma escola importante para a região, existindo uma grande procura por parte dos alunos para todos os níveis de ensino. É uma escola, por princípio presente nas suas diretrizes gerais, aberta à comunidade envolvente, procurando diálogo e colaboração que permitam um enriquecimento mútuo.

Ao nível de instalações desportivas, a escola tem um pavilhão desportivo, divisível em três espaços, dois deles com uma baliza cada e duas tabelas cada, sendo que o espaço central não tem nenhum destes acessórios; dois ginásios de dimensão reduzida; e um espaço exterior com duas balizas e 6 tabelas de Basquetebol.

O material é reduzido, limitando a planificação da aula. Além de reduzido, existem até 6 turmas em aula simultaneamente, e existe material que só se utiliza no espaço interior (diferenciando-se pavilhão e ginásio) e outro que só se utiliza no espaço exterior, sendo a falta de material uma grande limitação identificada nesta escola.

No Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Águas Santas (2013) podemos verificar entre os seus princípios gerais que todos os seus membros têm responsabilidade de promover e defender a Escola enquanto expressão do direito de todos os jovens à educação segundo valores do humanismo, ambiente e amizade entre os povos do mundo. No mesmo documento é feita referência ao direito de todos os jovens à educação e à cultura, direito à expressão, e à liberdade de associação e reunião.

31

É uma escola que se preocupa em assegurar a assiduidade, cumprimento da escolaridade obrigatória, sucesso educativo, e integração a todos os seus alunos.

A escola pretende promover a transmissão de conhecimentos de forma crítica, permitindo a participação democrática e coletiva na resolução de problemas do meio envolvente.

Esta escola procura a formação de competência com base no relacionamento positivo entre toda a comunidade educativa. Este clima só é possível pela sã convivência entre todos os seus elementos.

No Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Águas Santas (2013), é feita referência aos direitos e deveres dos professores, constituindo importantes referências para a atuação docente e enquadramento desta prática que se pretende específica, particular, e contextualizada para potenciar os seus resultados. O professor é o principal catalisador do desenvolvimento harmonioso da educação, devendo manter a ordem e a disciplina no ambiente escolar. Na articulação entre professores e com os encarregados de educação, é dada importância ao papel do diretor de turma na prevenção e resolução de problemas comportamentais ou de aprendizagem.

O professor tem o direito (artigo 153.º) a uma atualização de conhecimento (científica, pedagógica e tecnológica); a receber apoio na sua ação e conhecer as deliberações, informações e documentação dos órgãos da escola; dispor de equipamentos e materiais para a sua ação docente; a eleger os seus representantes do Conselho Geral; a exercer atividades sindicais; e a conhecer eventuais alterações no seu horário.

O professor tem o dever (artigo 154.º) de ser assíduo e pontual; fazer cumprir o regulamento interno da escola; promover um ambiente são de partilha, trabalho, e colaboração na comunidade educativa; estimular no aluno o interesse pelo estudo, a criatividade e respeito pela diferença; cooperar com o diretor de turma; contribuir para a valorização sociocultural e profissional da escola; interessar-se pela formação pedagógica/didática e científica; requerer a cooperação dos serviços técnico-pedagógicos; solicitar material audiovisual por escrito; autorizar que o aluno assista à aula (mesmo chegando atrasado);

32

respeitar os intervalos entre aulas; entregar com antecedência de 48 horas os trabalhos para serem fotocopiados; solicitar autorização do diretor e encarregados de educação, as aulas a serem lecionadas fora da escola; consultar os locais próprios de afixação para tomar conhecimento das diversas informações; tomar conhecimento da informação dos documentos que lhe estejam direta ou indiretamente associados; comunicar por escrito ao diretor de turma o contexto que conduziu à marcação de uma falta disciplinar; guardar sigilo profissional; e, estar sempre acompanhado do cartão da escola.

Desta enumeração de deveres do professor, compreendemos o seu papel na escola atual, correspondendo ao discurso de Alarcão (2002) quando referia que a maior autonomia dada às escolas envolve os professores em novos papéis e funções para os quais necessitam de formação especializada. Neste sentido destacamos a importância dada ao domínio das novas tecnologias e de estratégias de comunicação e de promoção de um clima positivo e de partilha na escola.

Considerámos também importante consultar e compreender as normas que regulam a prática da EF já que determinam princípios diretamente relacionados com a prática pedagógica. No Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Águas Santas (2013) é consagrado o direito à dispensa da atividade física mediante comprovação por atestado médico, devendo o aluno estar presente no espaço onde decorre a aula (caso se encontre impossibilitado de estar presente, deve ser encaminhado para um espaço em que seja pedagogicamente acompanhado). Para efeitos de avaliação, o Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Águas Santas (2013, p.75) determina que “exceto quando o aluno pretenda prosseguir estudos nesta área, a classificação da disciplina de EF é considerada para efeitos de conclusão do nível secundário de educação, mas não entra no apuramento da média final”.

Documentos relacionados