• Nenhum resultado encontrado

Escola Wf 1: síntese das Observações e Especificidades

CAPÍTULO IV – APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS

4.3 ESCOLAS EM OBSERVAÇÃO: OS PASSOS DA PESQUISADORA

4.3.5 Escola Wf 1: síntese das Observações e Especificidades

Após o contato inicial, foi possível fazer as visitas, observações e entrevistas, na escola Wf 1, localizada em São Paulo, num período de seis dias (quase um mês foi o tempo que a pesquisadora levou para contatar as escolas). Foram seis visitas e muitos dados foram coletados.

A escola apresenta excelente estrutura, é formada por um conjunto de casas e prédios, alguns, inclusive, destinados ao ensino de Arte. A Wf 1 atende, em sua maioria, alunos que moram no bairro aonde se localiza a escola. São alunos de classe média e classe alta, mas a escola também atende outras classes sociais, além de ser escola

inclusiva, ou seja, atende aluno com dificuldades de aprendizagem. Houve pouco contato, portanto não foram observados e não estão relatados aqui, dados referentes aos professores de Música, Euritmia e Teatro. A observação se restringiu a turmas de Ensino Fundamental- Séries Finais. Na Wf1, a pesquisadora observou as turmas de 5º, 6º, 7º e 9º ano e aulas específicas de Metal, Pintura, Desenho (Luz&Sombra), Modelagem, Marcenaria, Encadernação do Ensino Fundamental- Séries Finais, além das que são definidas no currículo. Logo a seguir, fotos ilustram o resultado que pôde ser apreciado nessas aulas.

Ilustração 16: Aquarela Wf1 Ilustração 17: Modelagem 9º ano/Seres Vivos -Wf1

Ilustração 18:Nanquim/9º ano –Wf1 Ilustração 19: Desenho 9º ano de L&S –Wf1

Ilustração 20: Chaveiros – Wf1 Ilustração 21: Tigelas de Metal e Cobre –Wf1

Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, as disciplinas artísticas fazem parte do cotidiano do aluno, além de ter, no caso do Ensino Fundamental, um horário reservado para serem ministradas, assim como em todas as outras escolas. Ao entrar na sala, os alunos se deparam com atividades artísticas espalhadas em diversos lugares e, no quadro-de-giz, a professora desenha ilustrações, de acordo com o conteúdo ministrado, e ensina a fazer diversos trabalhos artísticos e a demonstrar amor e seriedade pela expressão.

Como em todas as escolas, os alunos estudam todas as disciplinas obrigatórias, e preparam-se para ingressar nas universidades. Estudam em grupo, têm seus problemas como em qualquer escola mas, mesmo com a carga horária lotada, eles conseguem inserir todas essas atividades e disciplinas artísticas no horário, sem prejuízo na aprendizagem. Inclusive, as disciplinas e atividades artísticas aumentam, justamente no Ensino Médio, nível de ensino em que a maioria das escolas diminui as atividades artísticas, em prol do vestibular. A carga horária das disciplinas artísticas é cumprida em sua totalidade, em suas quatro expressões (usa-se esquema de rodízio, dividem-se as turmas), sem prejudicar as outras disciplinas. Isso, só no turno matutino, alcançando da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. A partir do 9º ano, até a conclusão do Ensino Médio, o horário muda, funcionando das 07h às 14h; e, do 10º ano até o 12º ano, o horário é das 07h até 17h.

Informalmente, a pesquisadora inquiriu alguns alunos novatos que deram depoimentos sobre como se sentiam, no início, e como mudaram a visão que tinham das artes, relatando que, atualmente, aprenderam a gostar. Os alunos veteranos, por sua vez, acostumaram-se a expressar suas angústias, sentimentos e pensamentos por meio das artes. Um exemplo disso foi a aluna que, explicou sua escultura assim: “fiz uma

escultura de uma mulher com o filho nas costas, porque ficava indignada e com raiva, dessas mulheres que ficam na rua com seus filhos, pedindo dinheiro.”. Assim ela quis retratá-la, como as mulheres equatorianas que levam seus filhos nas costas.

Ao observar, a pesquisadora constata que, seguindo os ensinamentos da Pedagogia Waldorf, os alunos produzem, artisticamente, algo útil, para, assim, desenvolver o zelo pelas coisas. Também que é comum ver o movimento dos alunos, no ir e vir para e das aulas de Música, com seus violinos, flautas, cello, violões; indo para as aulas de Euritmia com suas sapatilhas e também indo para o teatro. No caso, encaminham-se para ensaio da peça de teatro que preparam para apresentar para a comunidade e o público em geral.

A pesquisadora também ouviu depoimentos de pais que nunca haviam estudado artes, e que começaram a aprender atividades artísticas nos cursos oferecidos (um por semestre) para os pais e a comunidade. Inclusive, conforme prevê a Pedagogia, os pais participam ativamente da escola, não apenas em cursos e palestras, mas, inclusive, na gestão, por meio de Associações ou Conselho de Pais.

A escola Wf 1 localiza-se no Jardim Alto de Boa Vista, São Paulo, e foi fundada em 1956. Atende, em média, 800 alunos, em entrevista. Composta de várias casas e prédios, sendo algumas de dois ou três andares, com parques e repleto de jardins e árvores, a escola possui diversas salas-ambiente, teatro, quadra, biblioteca, cantina, refeitório, conforme fotos ilustrativas anexadas a seguir. O terreno é amplo e plano.

Trata-se de escola que oferece condições necessárias para o ensino de Arte e que, de acordo com depoimentos, são condições excelentes. Assim também como os materiais, pois a escola oferece diversas salas-ambiente e recursos necessários para o ensino de Arte. A escola conta com vários professores, com formação em Arte, e com um coordenador para cada expressão artística. Segundo relato do Prof 1 da Wf 1, a gestão da escola e a coordenadora oferecem todo o suporte que ele necessita. A escola promove eventos como: Bazar, Festa Junina, Exposições, Coral, Euritmia, peças, apresentações. E conta com a participação da comunidade nos eventos artísticos, segundo relato do professor entrevistado. Desde a sua fundação, em 1956, que a escola se volta para o ensino de Arte. Atualmente, as modalidades ofertadas são: Artes Visuais e Aplicadas, Música, Teatro, Euritmia, Dança, com as aulas assim distribuídas, por série e expressão: Artes Visuais e Trabalhos Manuais: oito aulas semanais, sendo quatro vezes por semana, até 11º e 12º ano (Ensino Médio); Música: duas vezes por semana, desde o Jardim até o Ensino Médio; Euritmia: desde o Jardim de Infância até o Ensino

Médio, em duas vezes por semana, sendo um semestre para cada sala; Dança: desde o 9º ano, sendo uma aula por semana, ministrada por módulos; e Teatro: desde a infância, mas como elemento pedagógico, sendo que, do 8º ao 11º ano, passa a ter apresentação e montagem de peça.

Quanto ao nº de professores e a formação deles, oito são de Artes Visuais; seis de Trabalhos Manuais; seis de Música; quatro de Euritmia; um de Dança e Teatro. São professores (alguns estrangeiros) formados na área e com formação Waldorf. Alguns professores da área de Arte estão na escola, em média, há 25 anos.

O Prof1 ressaltou que para a pedagogia não se trata apenas de um conteúdo ou metodologia. Os conteúdos a serem trabalhados são criados e recriados a cada momento, porque o foco da Pedagogia Waldorf é ampliar o conhecimento do ser humano. Ainda segundo o Prof 1, todas as artes, para os que trabalham com a Pedagogia Waldorf, são patrimônio do ser humano, ou seja, deve ser desenvolvido, assim como o pensar. Por intermédio da Arte, o ser humano se transforma. Pela experiência prática dele, um aluno que não consegue se alfabetizar, com certeza será ajudado por uma atividade artística ou física e alcançará a aprendizagem.

Documentos relacionados